O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

Milena.Santos 29/12/2020

Clássico do Regionalismo: O quinze
Retrata a seca de maneira realista, transmite a influência dela na vida das diversas classes sociais vigentes. E principalmente como a fome transforma e degrada o físico e mental.
Bom, o livro tem críticas políticas contra o governo e suas ações aos retirantes, além de uma história onde a personagem feminina não deseja o matrimônio - dado na época de lançamento da obra foi algo bastante chocante.
Em suma é extremamente interessante observar o impacto da primeira obra da autora e como esta influenciou diversas outras histórias que se seguiram ao longos dos anos.

@limasamara__ 08/06/2022

Amei a leitura
A questão de abordar sobre a seca, os currais de fome que existiram e como Rachel retrata claramente o sofrimento das pessoas pobres daquela época, me doeu a parte da morte do meninozinho

Reiseane 04/05/2020

O sofrimento do retirante, fugindo da seca no Nordeste, retratado de forma simples e realista por Rachel de Queiroz. Gostei da forma como ela traz à tona as emoções e esperanças diante do sofrimento, mas sem fazer com que o texto fique sentimentalista.
Não tinha costume de ler autores brasileiros, mas tô amando!

Pablito 10/04/2020

Ótimo livro. História triste dos retirantes do Ceará. Só ficou faltando a conclusão da história do Chico Bento. Poderia ter falado o destino da personagem.

RoSousaAlenc 10/04/2020

Um retrato poderoso sobre a seca no sertão do Ceará no ano de 1915, conhecida como "a grande seca", e a condição penosa de quem enfrenta essa realidade. Um livro que comove, faz chorar e causa agonia pela descrição do sofrimento pela fome, pelas perdas, pela morte, pela desesperança. Prepare o coração e a caixa de lenços!

Renato 22/09/2023

A seca de 1915
O Quinze, o Romance mais conhecido da brilhante escritora Rachel de Queiroz, conta uma história embientada no sertão nordestino, sobre a grande seca de 1915.

A narrativa gira em torno de vários personagens, entre os quais destacam-se Conceição e Vicente; porém, a grande protagonista (ou no mínimo antagonista) é a seca, que é presente no início da história que fala pelos aís das personagens mais miseráveis, que poda as vidas, encara todos os personagens, transformando a aparência deles assim como transforma as paisagens, desumaniza-os e depois se vai, mas não sem deixar seu rastro de destruição.

Gutierrez.Lellis 16/03/2021

Não sei se é por causa da sensibilidade da quarentena, mas chorei lendo um livro. Quanto sofrimento e aspereza transmitidas na escrita seca de Rachel de Queiroz.
Muito interessante também a edição trazer as críticas da época à obra, somou bastante.

Maisa 17/04/2022

Um clássico com Louvor
Começo dizendo : que privilégio foi poder ter tido a oportunidade de ler essa obra.
Provavelmente como a maioria que foi apresentado a esse livro, foi uma leitura obrigatória na época do ensino médio, mas nunca algo obrigatório me deu tanto prazer.
A escrita de Rachel de Queiroz é envolvente, necessária, sem rodeios.
Nos deparamos aqui com a história da família de Chico Bento, Conceição e Vicente, pontos de vistas onde o cenário é nada mais nada menos do que a maior seca que já tivemos no país no ano de 1915 ( desse se origina o título do livro), uma história sobre a miséria no sertão, sobre uma realidade nua e crua, que nos faz ter empatia pelos personagens e até mesmo sofrer com eles, mesmo que para muitos essa seja uma realidade distante ( digo isso como nortista, somos o contraponto da história, mesmo assim não há como ser indiferente)
Uma leitura que nos comove, ensina e enquiquece.
Um verdadeiro clássico da literatura brasileira.
Simples, impactante e inesquecível.
Recomendo fortemente!

Helo 30/04/2022

Gostei bastante!
Um clássico da literatura brasileira, que a autora escreveu quando tinha apenas 19 anos! Sem nenhuma pretensão e sem nem imaginar oq esse livro se tornaria.

O livro se passa na seca de 1915, no Ceará. Nos mostra a Conceição, uma mulher inteligente e bondosa, tb temos Vicente que está trabalhando de frente com a seca, com quem ela tem muita afeição. Vemos os desafios que Chico Bento enfrenta após perder seu trabalho para a seca, se tornando ele e sua família retirantes.

Apesar de ser uma situação pesada, a escrita da autora é impecável e bem realista, sem exageros, oq torna o livro muito bom de ler. Uma história bem curtinha e muito boa, acaba na pág. 157, o resto são comentários de outros autores e a ordem cronológica de acontecimentos da vida da autora.

Recomendo dms essa leitura!!

Camila 28/07/2023

Esplendoroso
"O Quinze" ascendeu rápido e fácil a lista dos melhores livros que já li e recomendaria a qualquer pessoa - sem medo de errar! É um livro cru e verdadeiro, com tanta humanidade que me peguei pasma, que personagens! Foi desses livros que hipnotizam, quando engatei no segundo capítulo, não conseguia mais soltar das mãos: no ônibus, na praça, na rua... em todo lugar, a todo momento. E esses personagens seguem me acompanhando nos cantos das ruas e da vida - como almas encarnadas na minha -
Conceição, Vicente, Mocinha, Chico Bento... quando não em mim mesma, tomam forma em outros corpos errantes que cruzam meu caminho. Não se pode negar a chance de se tornar mais humano sentindo na pele essas vidas.
caiquepessoa 08/08/2023minha estante
Tão lindo o que tu falou que irei atrás desse livro! ?

Camila 08/08/2023minha estante
Acho q tu vai amar esse livro também, Caíque, a sua cara rsrs

rayssa600 02/05/2023

Comovente
A leitura apesar de um pouco arrastada é compreensível, a história do chico bento de longe é a melhor, tem um mix de sentimentos te leva ao riso e ao choro em páginas.

Lau 13/04/2023

Terra arrasada
Lindo e triste, de uma potência lírica sem romantismo e economia de palavras que não peca em detalhe, assim é construída a história de "O Quinze" - mais uma narrativa passada na grande seca nordestina, que tudo tem de triste e nada de lindo

A crueza desse cenário não abre espaço para dizer coisas bonitas, não no enredo. Por isso Rachel impressiona com o que escreve nesse livro. Ela é capaz de extrair amor e afeto de cenários brutais, como quem tira diamante de pedra. Comove mesmo na ausência de sentimentalismos. E critica. Critica mais mostrando do que dizendo. A seca é fatal e ponto. A seca, para o pobre, é extermínio

E quando a chuva chega... até o leitor chora de alívio

Gostei muito e com certeza lerei outras obras suas

Essa também foi a primeira vez que vi menção aos campos de concentração do Ceará na ficção. Já tô com outro livro que aborda o fato esperando na lista; fiquei empolgada para ler logo e saber mais sobre o assunto
Marcio Fabula 15/04/2023minha estante
Belíssima resenha.

Fernanda Bitencourt 11/06/2023

Triste e angustiante
Este não é um livro fácil de ler. E digo nos dois sentidos. No sentido literal, trata-se de um livro com uma linguagem marcada pelo regionalismo em quase todas as frases. Sendo assim, caso você não esteja habituado, pode demorar um pouquinho até ?pegar o jeito?. Além disso, é difícil de ler por ser muito triste. É duro, é desolador? De toda forma, gostei muito da experiência de leitura e me fez refletir em vários momentos e passagens.
Renato375 12/06/2023minha estante
Constatar que, mais de 100 anos após a publicação dessa obra, a fome ainda assola uma parcela gigantesca da população brasileira é desolador.

Fernanda Bitencourt 12/06/2023minha estante
Sim, você tem toda razão. Foi e ainda é muito dolorido