Orfandades

Pe Fábio de Melo

Resenhas - Orfandades

Bruno Tasso 12/10/2012

Me decepcionei
Comprei o livro, acreditando ser um diálogo, ou uma história sobre pessoas que de alguma forma sofreram da orfandade. No entanto, o livro traz, uma ótima escrita e gramática impecável, mas em contra partida, histórias, de pessoas que sofreram em que o leitor fica perdido e enfadonho.
Tamires 14/12/2012minha estante
Também me decepcionei, Bruno. Sou órfã e confesso que comprei o livro em busca de histórias de superação e apoio. Contudo, o "Orfandades" mais parece um pesadelo que você tem dificuldade para acordar: Tristeza e angústia que não têm fim.
Não mostra o lado da superação e o do aprender a viver com a ausência, só a dor e o sofrimento.

Nelson 17/09/2012

Poucos livros me emocionaram como este...profundidade, inteligência, contos capazes de te levar para um mundo totalmente diferente, onde todos nos talvez ja tenhamos vivido uma das situações, mas não percebemos...Otimo livro..
Ju 30/01/2014minha estante
Vc não tem em pdf?

Rafael Iglesias 20/01/2013

Órfão da simplicidade
Eu posso jurar que não acreditei quando li a frase quero que essa vaca morra sapecada no inferno no livro escrito pelo padre Fábio de Melo. Talvez eu seja conservador para essa rebeldia literária do padre ou o padre seja muito revolucionário para a minha compreensão.

O livro se chama Orfandades. Foi lançado em 2012. A sinopse da obra diz que a temática é um olhar poético sobre as ausências humanas. E, como toda boa propaganda, diz que a narrativa é envolvente e que o autor nos convida a uma aventura literária que investiga a crueza e os avessos dos sentimentos humanos. O leitor deve saber, e eu vou dizer isso, que o livro não investiga absolutamente nada.

PUBLICADO NO RETICÊNCIA JORNALÍSTICA
Cyntia Bandeira 17/08/2014minha estante
Nossa! Que resenha mais sarcástica!

Adriano301 11/04/2022

Falta objetividade, linguagem muito rebuscada.
O livro é bom, porém um pouco confuso. Ao meu ver, autor divaga muito ao escrever os contos. Vale a pena ser lido e relido.
Adriano301 11/04/2022minha estante
* quis escrever: "ao meu ver, o autor..."

Roger 17/10/2012

Todos somos órfãos
Quem nunca sentiu a perda de alguém, mesmo que vivo? Quem nunca se sentiu órfão da presença de alguém, ou não sofreu a dor de uma separação?
Quem lê esse livro pensando em auto-ajuda, pensando que foi escrito apenas por um padre, se engana, foi escrito por um homem, um ser humano como nós, com suas angústias, seus arrependimentos, seus anseios.
Mesmo assim, são contos que nos fazem pensar muito em nossa existência como seres imperfeitos que somos, contos que com muita criatividade expõem o sofrimento da alma humana, e que apenas nós seremos capaz de superar.

Coelho ð° 17/08/2014

Poucos livros me emocionaram como este...profundidade, inteligência, contos capazes de te levar para um mundo totalmente diferente, onde todos nos talvez já tenhamos vivido uma das situações, mas não percebemos... Ótimo livro.

Aryane 20/02/2015

Como lidar co0m as ausências?
Eu sou apaixonada pelos livros do Padre Fábio de Melo, por ele conseguir tocar seus leitores com uma linguagem fácil. Mas esse me decepcionou um pouco. A leitura é um pouco cansativa porque ele recorre a vocábulos muito rebuscados. Apesar do livro tratar sobre ausências, medos e descrever alguns personagens que passaram por isso, ele pecou na linguagem e o livro ficou entediante.

Três estrelas.

site: amoremletras@bol.com.br

Nathalia Almeida 06/01/2016

Orfaos
O livro conta uma diversidade de historia, sobre o qual o tema principal e a morte. O livro e um pouco chato de ler, porem ha frases que são comoventes e tocam a alma

TÁSSIA ROCHELLI 15/02/2017

Orfandades o destino das ausências
Padre Fábio de Melo vem nos trazer, nessa maravilhosa obra, uma coletânea de crônicas que abordam as infinitas orfandades e ausências que adquirimos ao longo de nossa existência. Nos tornamos órfãos quando perdemos alguém querido, seja porque partiu numa viagem, seja porque morreu, todos nós somos permeados das ausências de alguém querido. Vivemos perdendo pessoas, é a lei da vida, mas se alguém faz falta é porque foi importante!

JotaOAB 28/02/2017

Orfandades
É um livro de contos em que Pe. Fábio, vai construir uma narrativa eminente sobre personagens e lugares, envolvendo-os em sentimentos de solidão, desamparo, perdas, esperas... É um livro que lhe faz refletir sobre questões essenciais de existência.

Perguntas como; você é dependente do funcionamento de outro ser para se manter vivo? O que parte de nós com quem parte?
Entre outros questionamentos!

Gostei!

Antonio Maluco 19/12/2018

Religião
O livro conta várias histórias de gente que teve que lidar com a morte já sua vida

Larissa 17/01/2019

Humano demais
Livro de pequenos contos. Prosa simples, mas doída. Fala do estado de espírito daqueles que ficam com a saudades da partida alheia, seja partida da vida ou partida por caminhos diferentes nessa vida mesmo. Em alguns momentos, nosso coração se doi também, seja por empatia ao personagem da história ou por se enxergar nas dores dele.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

"Era assim. Na escuridão da noite eu procurava o corpo paterno. Aconchegava-me ao seu lado e punha atenção no compasso de seu respiro de homem. A tudo eu contemplava. A voz grave, a postura de quem não conheceu as delicadezas do mundo, a exata medida das mãos que minhas mãos gostariam de ter, tudo observado em silenciosa contemplação. A barba cerrada, o olho capaz de enxergar-me no escuro, o alívio do medo, a devolução da vida. Meu pai e seu mundo profundo. Eu e meu mundo de rasuras. Ele na liberdade de estradas que não conheciam destino nem fi m. Eu, na solidão de paredes sensatas, prova de que os laços de sangue podem nos privar das alegrias, ocultando-nos em abrigos inóspitos onde prevalecem as pregas da cortina que nos protege da luz, sem piedade." As palavras geralmente são simples demais para representar tudo aquilo que carregam. Orfandades leva não só todos os sentimentos que estão neste livro, como as emoções contidas nas orfandades de cada indivíduo. É algo que muitas vezes só aperta o peito, bem forte, e mostra que ali há saudades, a ausência de alguém ou de algum sentimento que naquele momento seria tão importante. Com a sensibilidade de quem já ouviu tantas histórias, Pe. Fábio envolve o leitor fazendo-o chorar, refletir e até sorrir."

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576659068

Matheus Max 18/06/2020

Contos de acontecimentos cotidianos e que as vezes vivemos sem perceber... mas, postos e refletidos com grande profundidade nas palavras do Pe. Fábio de Melo.