Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo Rubem Fonseca

Resenhas - Feliz Ano Novo

Rebekka O'Brien 06/03/2023

Agora eu entendo o grande sucesso que esse livro se tornou e o motivo, por o Rubem Fonseca ter se tornado um dos clássicos brasileiros. Ele consegue retratar vários problemas da época, com tanta profundidade, que chega a ser assustador e cheio de massacre.

carbononh 27/02/2023

Feliz ano novo!
"Há tanta gente assim interessada nesses marginais da sociedade?"

Com uma proposta diferente e um estilo de escrita única, que une a violência e o obsceno, a pobreza e a burguesia, a miséria e o luxo, a ignorância e a intelectualidade, Rubem Fonseca se consagrou como um dos melhores prozeadores dos últimos tempos.

Em "Feliz Ano Novo", os contos evidenciam desde a vida no crime aos dilemas substanciais de escritores. A maioria dos contos, no entanto, tem um foco evidente na violência, apelando muitas vezes para o fator inesperado ou chocante. Por sorte, na segunda parte, o autor muda o eixo de temas, porque senão ficaria repetitivo e previsível demais. Achei coerente e coeso, além de muito bem escrito, adoro livros que focam na linguagem falada nas ruas e o Rubem Foncesa nos presenteia com enormes doses disso. Livro excelente para um primeiro contato, e me mantenho curioso para, no futuro, ler mais obras do autor. Recomendo! ????

bobbie 25/02/2023

Um livro incrível numa coleção de preço acessível.
Muitos fatores me fazem comprar um livro: ser um clássico literário, ter uma história que promete puro entretenimento descompromissado (nem só de clássicos vive o homem, não que um clássico não possa entreter), livros sobre gênero, livros de autores consagrados, romances policiais e/ou de mistério. E livros que foram proibidos pela ditadura militar brasileira. Estes são compra certa da minha parte. Amo a hipocrisia, amo o reflexo de um período que fez todo o mal que ele próprio tentou proibir quando representado na literatura. E este aqui foi um deles. O que tem aqui de tão "preocupante"? Violência urbana, gratuita e insana, sexo, homoerotismo, sabe aquilo tudo que tem... na vida? Tá aqui nesse livro. Acho que meu conto preferido aqui foi A entrevista, no qual um repórter entrevista um autor literário. Papo cabeça, temperado com muita acidez, sarcasmos e tiradas muito, mas muito perspicazes. De modo geral, porém, cada um dos 15 contos presentes no livro valem muito os 14 reais que paguei por ele. Aliás, valem bem mais.

Cris 07/02/2023

Até 40% eu estava gostando, os contos eram rápidos e brutais não sei porque me lembrava o livro Cidade de Deus, que preciso reler, depois disso parece que os contos ficaram maçantes. Mas foi uma boa experiência ainda mais pra mim que não sou grande fã de contos.

Felipe Roesler 03/02/2023

Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca, 1975.
Rubem Fonseca é conhecido por sua linguagem crua e por vezes até seca. Na minha experiência (sendo este meu primeiro contato com o autor, fora uns textos para vestibular lá e acolá), domina a linguagem e expressa extamente o que deseja dizer, o que favorece a crueldade verbalizada e por vezes fomenta a imaginação de maneiras um tanto perturbadoras. É uma linguagem que o próprio autor define como "pornográfica".

Sobre os contos, destaca-se a representação das dificuldades da classe baixa do Rio de Janeiro, a hipocrisia das classes altas e a geral depravação que principiava a infectar todos os segmentos da sociedade vigente. Vale ressaltar que é uma obra de 1975 que, inclusive, foi retirada de circulação pelo governo militar por "ofender a moral e os bons costumes".

Algo que me chamou a atenção foi a imprevisibilidade dos enredos. Às vezes terminam de uma maneira tão diferente do começo que involuntariamente elogia-se o autor pura e simplesmente pela capacidade de relação de uma coisa com outra, de maneira coesa. Me lembra bastante de Nelson Rodrigues, especialmente os contos de "A Vida Como Ela É".

Por fim, vale a leitura, com sobreaviso de que alguns temas tratados podem perturbar alguns leitores.
Margô 11/03/2023minha estante
Olá Felipe! Li este romance em um período que tinha saído da Faculdade, era bem recente...e achei que o autor fez uma leitura daquela geração de forma muito fiel, escreve sem rodeios, e fisga o leitor pela narrativa nua e crua...(mais nua...rsss). E realmente aqui e acolá ele traz algumas características de Nelson Rodrigues!

Felipe Roesler 13/03/2023minha estante
Muito obrigado pelo comentário! Nada supera a voz de quem viveu a época do livro. Este livro não mudou, mas com certeza mudou-se a forma que a sociedade o vê. Imagino que não impacte tanto hoje quanto na época.

Margô 14/03/2023minha estante
??????

Júlia 27/01/2023

Leitura que dá aquele soco no estômago, viciante e que prende do começo ao fim. Nos mostra que as vezes não já final feliz.

Ingrid Guimarães 17/01/2023

Comprei esse livro por dois motivos. 1 pois foi censurado e 2 por conta do título, queria que fosse a primeira leitura de 2023. Não sabia mais nada sobre, mas definitivamente não esperava que fossem contos, tive um pouquinho de dificuldade com a escrita.

Beatriz1619 17/01/2023

Amei amei amei!!!! Não tenho nada ruim pra falar desse livro, amei todas histórias, principalmente a ?passeio noturno? (acho que é a quarta), achei o livro extremamente bem escrito e a casa história e um plot absurdooooo, enfim muito bom!

S.Paz 15/01/2023

Um lembrete sádico da Existência
Marcado pela violência e por um humor ácido que já é do costume de Fonseca, esta coleção de contos, como qualquer outra, tem seus altos e baixos. Mas os baixos prevaleceram para mim.

Ainda bem que não iniciei em Rubem Fonseca através desse livro, e que não foi tão horrível para que eu parasse de o amar como escritor. Mas, digo: tive mais "skips" do que favoritos.

jjumping 12/01/2023

Feliz ano novo
É um livro que te faz pensar com várias histórias que causam raiva, nojo e te fazem questionar muitas coisas. Como são vários contos, obviamente tiveram os bons e outros meh (e outros péssimos tbm). Menção honrosa pra "Corações Solitários", "74 degraus" e "Intestino Grosso" que foram de longe os melhores contos do livro e também uns dos melhores que eu já li!

Não sei se foi a formatação do livro, mas muitas vezes a escrita parecia muito confusa e eu demorei um pouco pra me acostumar com o jeito que as histórias eram narradas, isso sem contar a linguagem questionável (mas imagino que isso seja pra combinar com a índole dos personagens também bem questionáveis). Entendo porque muitos consideram esse livro um clássico, não senti muito isso na leitura, mas mesmo assim ainda considero um livro muito bom.

Rodrigo.Silveira 06/01/2023

Otimos contos e escritas
O fato se o Rubens Fonseca ser um ex policial deixa cada conto mais macabro. Os contos são todos vem estruturados e com personagens marcantes. É um livro ótimo para quem busca suspenses rápidos e com plot's inesperados. Por ser um livro se vários contos, é claro q tem um ou outro q destoam e acabam sendo meio ruins, mas nada q acabe com toda a escrita

Dani - Amando Leitura 04/01/2023

A realidade nua e crua
Esse livro foi uma projeção de propósito ou não de Rubem Fonseca da realidade atual. Não é a toa que foi proibido na época do regime militar. As pessoas primeiro veem se o livro é moral ou imoral e não se é bem escrito ou mal escrito. Realidade da época. Não conhecia este escritor, mas já quero ler mais livros dele. Cuidado com gatilhos!! É um livro que tem brutalidade e certa psicose nos personagens. Se você pode ler livros assim, recomendo muitíssimo a leitura!

@adriana_ lerlivros 03/01/2023

Última leitura de 2022.
Feliz ano novo de Rubem Fonseca.

Os quinze contos mais bizarros que eu já li na minha vida. Eu não conhecia a obra e nem o autor, escolhi essa leitura pelo título.
Ao iniciar o primeiro conto eu pensei seriamente em largar esse livro.
Esta é uma leitura nada leve.
Tem uma narrativa detalhada, bastante pesada e crua. Maldade, violência , insanidade, tragédias e excentricidades, são os principais temas destes contos.

Estas são as minhas reações com emoji ao ler os contos e um breve resumo de cada um:

Contos:
Feliz ano novo:
Um crime horrendo!
Corações solitários:
Um jornal escrito para mulheres, mas todos os funcionários são homens com pseudônimo de mulher.
Abril, no Rio, em 1970:
Um jogador almeja a sua chance.
Botando pra quebrar:
Um ex presidiário tentando ganhar a vida.
Passeio noturno, Partes I e II:
Um homem que ao chegar em casa depois do trabalho, gosta de passear no seu carro a noite para relaxar.
Tem como hobby atropelar e matar as pessoas que caminham solitárias em ruas desertas.
Dia dos namorados:
Um homem descobre que a garota de programa é um travesti. O travesti faz chantagem e pede dez mil cruzeiros...
O outro:
Um homem de negócios que vive para o trabalho é assediado por um pedinte.
Agruras de um jovem escritor:
Um "escritor" alcoólatra, vive à custa de uma costureira que o ama. Ele a despreza. Ela comete suicídio. Mas não é só isso!

O pedido:
Um homem idoso busca um amigo do passado que, sem saber o porquê há muitos anos não se falam. Vai pedir-lhe ajuda financeira, pois estar muito doente e sozinho.
O leitor descobre que o motivo da intriga é a inveja.
O campeonato:
Campeonato de conjunção carnal.
A competição basea-se no número de conjunções e volume do sêmen expelido dentro de 24h.
A história é narrada pelo árbitro do campeonato com muita formalidade e descrição técnica, além da descrição das técnicas usadas por cada competidor.
Ganha aquele que mais conjunções fizer e menos líquido expelir.
Nau Catrineta:
Uma família com uma história sinistra.
Um sobrinho, o único homem da família, está completando seu vigésimo primeiro aniversário e precisa cumprir uma missão antropofágica.
Entrevista:
Uma entrevista no escuro, um tanto ambígua, que me deixou com dúvidas no final. Uma mulher foge do seu marido.
Ela descobre de um jeito nada agradável que o marido tem uma namorada. Ela fica louca de ódio e mata a amante com caco de vidro. Seu marido a persegue e a espanca até perder seu filho, pois é, ela estava grávida!
74 Degraus:
O mais estranho de todos!
Não consigo descrever.
Talvez duas palavras resumam:
Cavalos. Homicídio.
Intestino grosso:
Uma entrevista com um escritor. A maioria das perguntas são em torno da opinião do escritor sobre a pornografia.

lucw 05/12/2022

O livro trata de vários contos. Alguns foram meio confusos e de leitura lenta. Mas me surpreendi na maioria. A linguagem usada em alguns contos me surpreendeu, justamente por causa da época em que foi escrito. O autor insere tabus da época em vários contos de maneira cômica. Um livro com um misto de risadas, tensão, tristeza e suspense.