Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo Rubem Fonseca

Resenhas - Feliz Ano Novo

Claudia 27/11/2022

Rubem Fonseca para mim tem uma literatura visceral, anárquica, potente!
Não tem como começar a ler e não se envolver.
Muito bom!!!

Rodrigo Scarabelli 24/11/2022

homem lobo do homem
Seco, cruel, violento. Realça certos aspectos da cultura brasileira que desvelam uma sociedade profundamente cindida, brutal e perversa. Os contos transitam entre a crueza e crueldade nas relações e acontecimentos. Há algo de decadente e de ferocidade (in)contida nas personagens, que aparentam um enjaulamento nos ambientes urbanos onde as tramas se desenrolam. Incomodamente formidável.

Viquituhpm 08/11/2022

Essa foi a minha primeira experiência com a escrita deste autor, e, sinceramente, eu não fazia ideia do que esperar. Porém, gostei muito do que recebi.
Admito que possuo uma dificuldade com contos, não consigo me apegar facilmente a livros que possuem várias histórias. Em vários momentos eu me perguntei se estava realmente gostando de um conto ou de outro, como me peguei surpreso e êxtase em outros. Minha nota foi um meio termo por conta disto, as histórias que eu gostei foram incríveis para mim, mas as que eu não fui muito com a cara foram maçantes.
De qualquer forma, eu considero uma boa leitura e uma experiência com a escrita do autor. Planejo ler mais obras dele no futuro.

Ferreira 05/10/2022

Feliz ano novo para o escritor que provoca o leitor a pensar
Rubem Fonseca pontua sua inclinação ao Pulp Fiction, só que mais provocador e acido.
No ultimo conto do livro escreve: ?Ja foi dito que o que importa não é a realidade, é a verdade, e a verdade é aquilo em que se acredita.? Isso resume bem o fio condutor.
Uma obra ao mesmo tempo visceral e filosófica, traz elementos do cotidiano urbano da década de 60-70 (Rodriguiano em muitas passagens), recheado de sangue, violência e crueldade para revelar a ignorância animal que nos angustia todos os dias e nos afasta do óbvio e do simples.
Não se pode ler um livro como este sem entender o contexto do ambiente socio-politico-cultural, pois é rico em metáforas e alegorias das inquietudes da época, que em sua maioria podem ser atualizadas para o Brasil caótico dos dias atuais, tendo o personagem ?classe média? e/ou ?cidadão medíocre? mais uma vez no papel de protagonista, vilão e anti-herói.
Diverte e faz pensar, leitura prazeirosa para uma tarde e noite de quarta-feira.

:) jubs 09/09/2022

É legalzinho até mas eu não gostei mt da maioria dos contos, achei q poderia ser melhor. A escrita tmb é um pouco confusa
Leo 16/02/2024minha estante
Feliz ano novo, "legalzinho" e "confuso".
E é isso.
Então tá bom então.

Lara 04/09/2022

Primeiro do ano
Sou muito fã do Rubem Fonseca e acabei comprando a coletânea quase completa de obras. Comecei lendo Feliz Ano Novo pelo conto que dá nome a obra, que li há muitos anos e lembro de ter adorado.
Adorei todo o restante da obra, Fonseca é forte nas palavras e na criatividade, machuca a gente de um jeito bom, literário

Marlonbsan 23/08/2022

Feliz Ano Novo
Ao reunir vários contos sobre violência urbana, Rubem Fonseca escancara esse lado inerente à natureza humana. Mesmo após quase quatro décadas, o tema e acontecimentos retratados são atuais e relevantes.

O livro é separado em contos curtos, escritos em primeira pessoa, com linguagem bem simples e, a maioria deles, bem fluidos.

Assim como outros autores, tipo Bukowski, por exemplo, a escrita e forma de apresentar as histórias não vão agradar muitas pessoas, tanto pela brutalidade, temas que podem ofender, meios de abordar algum assunto ou até mesmo os desfechos dos contos.

A maioria deles tem como pano de fundo algum aspecto social, seja da pobreza, relacionamento humano, alguns beiram ao absurdo na forma de agir e pensar dos personagens, mas que trazem também a crítica, a ironia, assim como o senso de humor.

Não havia lido nada do Rubem Fonseca anteriormente e foi uma experiência interessante, o fato de ser um livro de contos nacionais e trazem assuntos que brincam com o exagero, que mostram a brutalidade do ser humano e vários outros aspectos de sua natureza, juntos em contos curtos que possuem desfechos inusitados.

Só um problema quanto a essa edição em específico, a letra é minúscula e a leitura seria bem mais confortável e menos cansativa se a diagramação fosse um pouco melhor.

Dude 10/07/2022

Contos do cotidiano
São fascinantes histórias urbanas com personagens bem caracterizados e mais próximos da realidade em que vivemos. Um clássico!

João Pedro 09/07/2022

Algumas pessoas deveriam ser proibidas de escrever
Rubem Fonseca é uma delas (se bem que tentaram durante a ditadura militar).

Metade do livro é absurdamente cômica (ainda que um tanto imoral). Impossível descrever exatamente qual elemento torna-o tão engraçado: seriam os personagens estapafúrdios e caricaturizados? Talvez as cenas distorcidas e inusitadas nas quais eles se inserem? Ou ainda, a escrita irreverente e gramaticalmente destrutiva, na qual sinais de pontuação são meras sugestões? (Não sei se Fonseca se inspirou em Saramago ou se escreve desse jeito mesmo).

A outra metade parece fruto dum sonho febril de um esquizofrênico viciado em tóxico. O autor passa por estupros violentos seguidos de homicídio, surtos de racismo e misoginia aleatórios e críticas sociais que mais parecem a materialização de desejos animalescos como se nada fossem.

Após campeonatos de conjunção carnal, núcleos familiares de canibalismo, motoristas sociopatas e casais lésbicos assassinos, podemos facilmente classificar Rubem Fonseca como um dos autores nacionais mais despudorados.

A capa dessa edição, um manequim quebrado de seios à mostra, é autoexplicativa.

pedro villar 10/05/2022

Rubem Fonseca escreve sobre personagens marginalizados, sobre um suposto "submundo" (que apenas não é o mundo adaptado à nossa moral de classe média), e por isso feriu tantas suscetibilidades a ponto de ter esse livro proibido pela ditadura.

Destaque para Corações Solitários e Intestino Grosso. Esse último, mais que um conto, é uma defesa prévia de acusações que o autor sabia que viriam.

Brilhante.

annacê 03/05/2022

Contos interessantes
Contos interessantes, te deixam desconfortável. Não sou muito fã de contos então gostei mais de uns que de outros, mas foi uma ótima leitura, mesmo o autor tendo uma escrita estranha. As histórias te fazem pensar, algumas te deixam com enjôo... e é bom, te mostra que você ainda é humano, não é como alguns monstros que o Rubem Fonseca mostra nos contos dele.