Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Helena.Melo 29/03/2024

Delicia de livro
Meu primeiro Azimov, e amei! Que delicia de livro!! Coletânea de histórias de Robôs, que vai evoluindo conforme a tecnologia robótica evolui. Ri demais com a duplinha de cientistas em "Andando em circulos", e adorei a sacada em "Razão".

Annaplima 28/03/2024

“Houve um tempo em que o homem enfrentou o universo sozinho e sem amigos. Agora ele tem criaturas para ajudá-lo; criaturas mais fortes que ele próprio, mais fiéis, mais úteis e totalmente devotadas a ele. A humanidade não está mais sozinha.”
Contos favoritos: Razão, Mentiroso e Prova

Suelli.coelho 28/03/2024

Leitura maravilhosa,todos os contos te deixam com uma pulga atras da orelha e muito tem um fim meio sem um final claro e difinitivo o que torna tudo mais intrigante

Thais 27/03/2024

Eu robô
Que leitura incrível. Os contos foram escritos na década de 1940 e é fascinante ver as semelhanças com os dias atuais.

Cris 24/03/2024

24.03.2024
Resolvi me aventurar em livro de ficção científica, pois não faz meu gênero, mas posso dizer que gostei da escrita e das histórias. Estamos vivendo o momento de que a inteligência artificial nunca foi tanto mencionada e ler essas histórias são tão atuais! Super recomendo.

anacarol.luz 23/03/2024

Foi meu primeiro livro de ficção científica e não teria como não começar no gênero pelo cara que simplesmente INVENTOU a palavra robótica. Gostei bastante dos contos e dos dois personagens cientistas, achei os dois super bem humorados. Mesmo sendo um livro de memórias da Susan Calvin, a personagem contribuiu demais para não dar um tom meio "negativo" para a história, pois se paramos para pensar é bem assustador esse futuro onde robôs e máquinas dominam tudo, inclusive o livre arbítrio dos seres humanos. No final do livro, o autor esclarece esses pontos, gostei demais!

Minha nota para cada conto:
Robbie ⭐️⭐️⭐️
Andando em círculos ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Razão ⭐️⭐️⭐️⭐️
É preciso pegar o coelho ⭐️⭐️
Mentiroso! ⭐️⭐️⭐️
Um robozinho sumido! ⭐️⭐️⭐️⭐️
Evasão! ⭐️⭐️⭐️
O conflito evitável ⭐️⭐️⭐️

Já quero ler as outras obras do autor!!

Mari Ayub 21/03/2024

Minha primeira leitura de Asimov. Simplesmente amei. Normalmente não gosto de contos por achá-los muito rápidos e ficar com sensação de que algo ficou faltando. Porém não senti nada disso nesse livro. Gostei demais. Pensando qual o próximo livro dele que eu lerei.
Akemi 21/03/2024minha estante
Recomendo o Cavernas de aço. Leitura rápida, divertida. Fala de robôs...
Eu amei.

Mari Ayub 21/05/2024minha estante
Obrigadaaa pela indicação. Vou colocar aqui na lista

Ravenyelle 21/03/2024

Fui com muita expectativa por já ter lido um livro de Asimov e pra mim os contos não fluíram muito bem.
Fiz a leitura em conjunto valeu a experiência.
São nove contos, gostei de uns três mais não chegam a ser favorito.
Quem se interessar por ficção científica vale a pena tentar, recebi a dica de que a edição da CÍRCULO DO LIVRO melhora a experiência da leitura dos contos.

Bianca2478 21/03/2024

Excedeu expectativas!
Uma simples série de contos que retratam a relação entre seres humanos e robôs. O autor se apoia na lógica e racionalidade para resolver diversos conflitos, mas não foge dos aspectos humanos de cada interação.

Isaac não se abstém de apresentar uma protagonista feminina de personalidade forte e com defeitos. Ótima leitura para aquele que deseja molhar as pontas dos dedos em ficção científica e, principalmente, o impacto da robótica na sociedade.

tainota 21/03/2024

Mente e ferro
"qualquer avanço tecnológico pode ser perigoso. o fogo era perigoso no princípio, assim como (e até mais) a fala - e ambos são perigosos nos dias de hoje -, mas os serem humanos não seriam humanos sem eles."

sinceramente? estou obcecada pela escrita deste homem ! simplesmente meteu ESSA nos anos 50?? e a nota dele no final é muito boa pra saber como o livro foi sendo construído ao longo dos anos

Aline Oliveira 20/03/2024

O livro é dividido em contos, e gostei bastante de quatro deles, Robbie, Andando em Circulos, Razão (ri demais com o robô "religioso") e Evidência.

Não é uma temática que eu curta muito, acompanhei pela leitura coletiva com a Isabella Lubrano, mas valeu todas as reflexões tiradas e o conhecimento da escrita do Asimov, que é genial.
Odivany 21/03/2024minha estante
Se vc gostou desse, sugiro o livro Andróides sonham com ovelhas elétricas? (Philip Dick) Esse livro deu origem ao filme Blade Runner. Vale a pena.

Cleber 21/03/2024minha estante
Muito bom, gostei dos contos

Richard O. Silva 19/03/2024

Um futuro próximo?
Indico este livro como introdução ao universo de Asimov, onde somos apresentados as três leis do Robótica, a humanidade já conseguiu colonizar outros planetas da Galáxia,e os Robôs se devolveram de tal forma, que fazem parte do cotidiano da sociedade influenciando até na economia, o que não esta muito distante dos dias atuais, mas considerando que foi escrito ha aproximadamente 70 anos atrás. O livro é dividido em 9 contos, onde se segue uma certa cronologia dos fatos e uma conexão entre eles.

Adriana.Karimi 19/03/2024

As 3 leis da robótica nem os humanos conseguem seguir
Asimov consegue transcorrer em várias mundos da escrita. No 1°. Conto ele tem uma vibe infanto juvenil, mas no transcorrer dos contos ele flutua desde ciências, política, suspense o que nos faz a cada conto ficar mega vidrada para saber o transcorrer da história. Lembrando que foram contos iniciados em 1949 e a 1° base espacial foi lançada em 1975. Meus contos favoritos são o 1° e o 8°. Só façam essa viagem pois é bem reflexiva.
LaraTavares 20/04/2024minha estante
Eu só li os dois primeiro contos e já estava pensando nisso, exatamente sobre o título da sua resenha, que grande reflexão, estou gostando muito.

Jaque 18/03/2024

Amei!
Caraca! Amei.

Eu conhecia um pouquinho o fato de serem contos reunidos, mas adorei a forma como tudo se encaixou e como tivemos a dimensão de todas as coisas que podem acontecer com robôs.

Nunca fui muito fã de ficção científica, mas estou nessa vibe, e acho que li no momento certo. Esse livro se tornou um dos meus favoritos.

Obs.: Eu não sabia que o filme era tão diferente. Gostei.