Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Mel 18/03/2024

"Eu, Robô"
Foi minha estreia no universo de Isac Asimov, e sim, ele já tem um espaço entre meus escritores prediletos.
Asimov escreve de forma impecável e única. Sua escrita é fluida e nos leva direto há um mundo de possibilidades, onde homens e robôs convivem entre si amigavelmente.
Como era de se esperar, Asimov sabia bem que essa convivência geraria desastres e êxitos.
Pois bem, nos nove contos reunidos nessa obra, foi exatamente o que aconteceu.

Tivemos robôs, prefiro chamá-los de camaradas, de todo jeito. Amáveis, mentirosos, Arrogantes, religiosos, egocêntricos, teimosos...
Mas parei para analisar essas situações, e cheguei a conclusão de que eles estavam se espelhando em nossas atitudes.
Asimov foi genial e muito criativo quando escreveu essas histórias.

Dois contos mexeram bastante comigo, o primeiro foi Robbie, o segundo, Razão.

Robbie, um robô baba que nutre sentimentos puros e verdadeiros por sua protegida. Fiquei extremamente sensibilizada com o amor genuíno que há entre ambos. Eu, sentimental como sou, nao poderia deixar de me emocionar com essa linda história, onde um robô que havia sido descartado como sucata, encontra em uma menininha um sentido diferente para sua existência.

Razão, nos leva a refletir sobre nossa condição como seres humanos, nossas atitudes, sentimentos e até mesmo sobre religião. São temas muito discutíveis, mas cada ser humano tem o seu ponto de vista.
É um conto magnífico.

Ao longo dos contos acompanhamos a evolução dos nossos camaradas, e é fantástico!!

Viajamos para o universo, galáxias que, graças à ficção científica, somos capazes de nos transportar para esses outros mundos.
E nessas muitas viagens, homens e robôs entraram em conflitos e resta ao homem sanar o problema.

Todos os contos foram bem elaborados, os personagens bem construídos e vão se desenvolvendo ao longo do tempo.

Eu simplesmente amei o livro!!

"Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido."

.... Será?!
Fabio 18/03/2024minha estante
Resenha impecável, minha linda!???
Muito bem escrita, concisa e repleta de lirismos!!!???
Você discorreu de forma excepcional os pontos principais do compêndio, com suas meticulosas impressões e enalteceu e abrilhantou ainda mais a obra, quando absorveu, os intuitos de Asimov em nos mostrar que os seres mais complexos do universo não são feitos de ligas metálicas, plástico ou processadores "Positrônicos", mas de carne, osso, mente e coração!
Parabéns minha linda!???
Sou seu fã!??

Mel 18/03/2024minha estante
Aaah meu lindo, vindo de você, sinto-me lisonjeada!!! ??
Sua opinião é muito importante para mim, você sabe disso!!
Obrigada por me incentivar a fazer a resenha. Você é incrível!!
Agradeço por sua atenção a esse humilde texto!!
???

Duda.bae 18/03/2024minha estante
Mel, que resenha incrível!! ???? ??
Confesso que eu tenho um pouquinho de medo de robôs, mas fiquei com vontade de ler por conta da sua resenha. ???

Paulo Henrique 18/03/2024minha estante
Se você gostou do Robbie, recomendo enfaticamente que você leia "O Homem Bicentenário".

Léo 18/03/2024minha estante
Uau, que resenha... Está ótima. ???
Também comecei a ler Asimoc por esse livro, e também foi meu primeiro livro de contos, me marcou muito o livro.

Mel 18/03/2024minha estante
Dudinha, minha princesa... obrigada pelo carinho e elogio, vindo de você tem um significado muito importante!!
Eu nunca tinha me interessado por ficção científica, mas depois desse livro tudo mudou. Leia sim, são contos maravilhosos, você vai gostar!! ???

Mel 18/03/2024minha estante
Paulo, querido! Adorei sua recomendação, já vou colocar na minha lista infinita. Rsrsrs... Obrigada!! ?

Aaaah, Léo!!! ??
Obrigada pelo elogio, fico muito feliz que tenha gostado!
Jamais vou me esquecer desse livro, me marcou profundamente!!
???

Bruno.Jacimenco 19/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha. Retrata bem a mensagem que o livro transmite. Divulga la no insta pra mais pessoas apreciarem ?

Mel 20/03/2024minha estante
Obrigada, Regis linda!!! ???
Eu amo suas resenhas, a forma como escreve é de uma grandeza única!!
Eu amei o universo de Asimov!
??

Mel 20/03/2024minha estante
Bruno, meu querido, obrigada pelo elogio! Obrigada pelo carinho! ?
Vou tentar divulgar sim!! ??

DANILÃO1505 26/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Alex 26/03/2024minha estante
Esse eu li há muitos e muitos anos, sua resenha me fez rememorar o quão impecável é Asimov.

Regis 27/03/2024minha estante
Sua resenha está esplêndida, Mel!! ???
Sou muito fã desse livro e o conto Robbie, também, mexeu comigo, permanecendo vívido em minha memória.

Obrigada, Danilo!!! ?

Mel 27/03/2024minha estante
Asimov é mesmo um gênio, Alex! ?

Mel 27/03/2024minha estante
Aaah Regis... Receber um elogio seu, que para mim é uma resenhista sensacional, é maravilhoso! Robbie jamais será esquecido! ???
Obrigada, linda!!!

Obrigada, linda!!!

Will 18/03/2024

Dilemas e mais dilemas
Eu, Robô é um compilado interligado de 9 contos que aborda a ascensão dos robôs e sua utilidade para a humanidade. Ao mesmo tempo, nos apresenta questões quanto à sua maneira de funcionar e como a humanidade reage a tais paradoxos. As 3 leis da robótica (excelente conceito, diga-se de passagem) são as peças-chaves para que nos deparemos com situações que nos faz questionar a (possível) senciência das máquinas.

Ingrids.arts 18/03/2024

Contos e metáforas sociais interessantes
O primeiro conto foi de longe o meu favorito, mas todos são interessantes e bem desenvolvidos, acompanham a evolução da sociedade com os robôs e a importância social que eles acabaram tomando.

Mylaa0 17/03/2024

Além de ter gostado da escrita, a construção e cronologia dos contos achei que foram bem pensados, desde os robôs mais rudimentares até o destino da humanidade ser decidido pelas máquinas. As soluções dos problemas com que os cientistas lidam sempre decorre da aplicação das 3 leis da robótica, que têm diferente impacto nos robôs conforme o próprio contexto em que inseridos (motivo de sua criação, função, etc). Em certa medida concordo com a Susan?.

Lorena636 17/03/2024

Uma leitura muito interessante e divertida com cada conto apresentando uma crítica própria. Sem dúvida vale muito a pena ler.

calebsrodrigues 17/03/2024

Um livro de contos ou previsões sobre o futuro?
Depois de Ler a trilogia da Fundação, comecei a ler Eu, robô sem muita expectativa. Fui pego de surpresa por incríveis 9 contos sobre a evolução dos robôs e seu relacionamento com a raça humana. Meu conto preferido é "Liar!". Ler Asimov hoje, em um mundo repleto de máquinas, é reconhecer sua genialidade a frente de seu tempo.

Celia.Mattos 16/03/2024

Conjunto de nove contos, que acompanham uma entrevista dada pela dr. Susan Calvin, psicóloga roboticista, antes de sua aposentadoria, a narrativa nos mostra a evolução dos robôs.
Apesar da temática tecnológica, a linguagem é muito acessível, e a narrativa ágil e agradável. Lançado nos anos 50, é interessante ver como Asimov imaginou o desenvolvimento da tecnologia robótica, e curioso como o livro é filho de seu tempo, ao mesmo tempo em que pensa um futuro com viagens intergalácticas, ainda tem detalhes como fotografias que precisam ser reveladas.
Em tempos de inteligências artificiais, é uma leitura que ajuda a pensar sobre como a tecnologia pode ajudar, ou não; como a relação entre humano e máquinas podem ser complexas.
Para destacar, meus preferidos foram: Razão, Mentiroso, Um robozinho sumido e Evidência.

Isabella Cristina 15/03/2024

Eu realmente gosto muito de ficção cientifica
Esse é meu segundo livro lido do Asimov, o primeiro foi Cavernas de Aço, que li a uns 3 anos, e decidida a ler as obras do autor na sequência decidi pegar o Eu, Robô para ler e dar seguimento na série dos Robôs do autor, porém eu fiquei muito relutante ao saber que esse livro era uma coletânea de contos, tenho uma seria dificuldade de pegar o ritmo na leitura de contos, mas decidi fazer uma força para pegar esse livro e nem precisou de muito para eu ficar presa a essas histórias e não querer largar o livro.

Todos os contos do livro são incríveis, e eu não consigo escolher qual meu favorito, gosto também do plano de fundo usado para poder interligar todos esses contos usando a entrevista com a Dr. Susan, isso me ajudou muito a ler esse livro, pois eu sempre estava ligando um conto ao outro.

Decididamente gosto demais da escrita do Asimov, ele escreve muito bem, é tudo muito fluido e você mal vê as páginas passarem de tanto que a história te prende, estou com muita vontade de pegar As Cavernas de Aço para reler e dar seguimento aos demais livros do autor e me aventurar em outras ficções cientificas clássicas e contemporâneas também.

Obs – talvez meu conto favorito seja Razão, eu gostei muito da ideia do Robô religioso

LAvia511 15/03/2024

Não sei se realmente gostei
Uma boa escrita livro interessante mas não sei se irei continuar lendo os livros do Isaac mas vou começar a trilogia de fundação para ver se eu gosto mais

Amanda Mohring 14/03/2024

A frente do seu tempo
Um livro de contos a frente do seu tempo! O nível de raciocínio lógico e imaginação de Isaac é incrível.
Sempre gostei do filme Eu robô 3 confesso que vim ler o livro achando que era a mesma história. Ainda melhor que o filme? Os contos mostram diferentes formas que os robôs podem ser úteis e perigosos no nosso futuro.

Erisney 14/03/2024

É incrível
Nem tem o que dizer de negativo. Eu só tive uma grande dificuldade de imaginar os cenários descritos (preciso formular o ambiente em que se passa as histórias). Tirando isso, que é algo extremamente pessoal, o livro é incrível!

Lucio.Flavio 14/03/2024

Azimov merece a fama que tem
O primeiro do Azimov que li, e era um autor que queria muito ler, e que até onde eu o conhecia é famosíssimo pela criação (ou por popularizar) "as três leis da robótica" e por ser um dos primeiros mestres escritores da ficção científica além de cientista que dá a ele o conhecimento necessário para escrever uma obra dessas,

Uma obra dividida em 9 pequenas histórias que se interligam mas que podem facilmente serem lidas separadamente, com algumas um pouquinho mais fracas mas com a maioria sendo um enorme deleite pra quem lê,

Nesse livro ele explora ao máximo essas três leis primordiais da robótica colocando uma série de "mas" que dificilmente alguém pensaria em um primeiro momento, imagino que esse deva ser o livro que ele mais explora esse tema,

Além de aplicar conhecimento técnico e científico nas suas histórias, sem que seja difícil de um leigo na área ler e entender tudo, ele aplica uma dose de filosofia em seres que são resumidamente máquinas criadas artificialmente por seres humanos, mas que não quer dizer que não possam ser mais humanos que os próprios criadores,

Parafraseando a narradora das histórias, obviamente mais esperançosa com uma inteligência artificial do que com a natureza humana: "Para você, um robô é um robô. Engrenagens e metal; eletricidade e prótons; mente e ferro; feito pelo homem! Caso necessário, destruído pelo homem. Mas você não trabalhou com eles, de modo que não os conhece. São uma raça mais limpa e melhor do que a nossa."

Enfim, livro maravilhoso, super indico para quem curte (ou não) ficção científica, filosofia, tecnologia, robótica, e acima de tudo uma história divertida.

Alvaro tucci 14/03/2024

Eu, robô
Top de mais, o livro é muito bom. O melhor capítulo do livro foi o do profeta que só faltou demitir os cara lá mas eu consegui gostar do robô mesmo assim kkkkkkkk
Lana 14/03/2024minha estante
Faz uma resenha maior

Alvaro tucci 14/03/2024minha estante
Não

Lorena816 14/03/2024

#08 Eu, robô
Livro de contos sobre um futuro no qual os seres humanos desenvolveram a tecnologia de robôs e cérebros positrônicos capazes de realizar cálculos matemáticos e trabalhos braçais com muito mais eficiência do que os próprios seres humanos. Mas nem tudo são flores. Em cada conto somos impactados com os problemas causados pelos usos desses robôs, tanto na Terra como em outros planetas do sistema solar e até de outras localidades do Universo. Sempre há uma solução, encontrada de forma brilhante pela Dra. Susan Calvin, ou de forma atrapalhada e meio na sorte pelos colegas Donovan e Powell. Ou por outros personagens que aparecem em apenas um conto. Porém, não sabemos até quando poderemos contar com eles? ?