Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

Marcela Reis 16/10/2012

Não é que o livro seja uma vergonha para as mulheres...
É uma vergonha para a a literatura. Gente que se diz leitora só porque lê esse tipo de "coisa" (não sei do que chamar) está se iludindo.

Mal escrito, repleto de palavrões, clichês, uma personagem principal subserviente e um galã dominador (fórmula do sucesso)parecem conquistar leitoras com um magnetismo ímpar... Pena!
Tantos bons livros por aí e isso é o que faz sucesso.
Daniele 16/10/2012minha estante
Acho que precisamos respeitar o gosto de todos, claro que esse não é o maior exemplo de livro com conteúdo para leitores e intelectuais exigentes, mas existem muitos livros excelentes com uma linguagem cheia de palavrões,penso que não é bem por aí.Desculpem, mas tenho interesses bem eclético sobre livros.

Clarissa 16/10/2012minha estante
Tb achei mal escrito e sinceramente não é o que busco ao ler um livro...

Clarissa 16/10/2012minha estante
Tb achei mal escrito e sinceramente não é o que busco ao ler um livro...

paulanewmetal 16/10/2012minha estante
Li pra ver se era tudo isso mesmo, me decepcionei

Rosi Ramos 08/08/2012

Para que o livro seja entendido é necessário olhar além........
Tenho algumas coisas a confessar a vcs:

Terminei o livro ontem e de lá pra cá estou muito preocupada comigo e com minha sanidade mental...estou em plena crise de abstinência do Sr. Christian Grey...essa é a primeira confissão...Ainda não consegui me desvencilhar da sensação de quero mais, meu ser esta como se estivesse em uma montanha russa, altos e baixos, picos de desejo insano de continuar recebendo doses cavalares desta estória no mínimo empolgante e tensa.
Nunca vivenciei de uma maneira tão intensa uma estória como ocorreu com esta( e olha que li muitos, muitos e muitos livros em meus 38 anos).
Segunda confissão: amei e odiei o Christian ao longo de todo o livro, ainda não sei qual sentimento prevalece, mas de uma coisa tenho certeza, estou totalmente tomada, enredada por ele, por sua estória de vida, por seu charme, seu jeito de ver a vida, sua carência emocional camuflada pelo sentimento de dominação que tem para com tudo, principalmente por Anastacia...não sei se alguém conseguiria resistir a tamanha gama de charme e sensações.
E L James conseguiu algo que poucas autoras conseguiram até hj, apresentar em uma trilogia um conteúdo tão contraditória e denso de uma forma tão crua, mas ao mesmo tempo tão carregada da vontade premente em todos de ter um amor incondicional...isso é o que todo ser humano busca, sua cara metade que lhe proporcione um amor além da conta...no caso de Grey esse amor vem com o adicional de sentimentos carregados se dor, prazer, dominação e satisfação sexual. A tensão de tudo isso é palpável em cada oração descrita, em cada palavra e cenário apresentado...não é só o conteúdo erótico que conta ( apesar de ser extremamente excitante),mas sim a busca que cada leitor faz para entender o que leva uma pessoa a buscar a satisfação submetendo a pessoa amada. A dúvida que prevaleceu pra mim durante todo o livro é se Anastacia conseguiria se submeter irrestritamente por esse amor recém descoberto.
Impressionante a forma como as coisas vão se encaixando e como aos poucos Christian apresenta a Ana em detalhes mínimos que o levaram a esse caminhos e as pistas que ele deixa nos pequenos gestos que faz a ele de que espera e aceita que ela seja a redenção para tudo o que é e o que vive.
Quando ele diz que por ela quer tentar algo novo o MAIS, o sentimento novo obscuro e além de sua realidade temerária até aquele momento, penso e senti em meu coração uma tristeza profunda por ele e por ela.....
O momento em que ele a leva para voar no planador e lhe mostra seu prazer em em voar na liberdade desse sentimento( prazer) ser vivido em sua pureza é demais!!!!!Amei.
Amei tbém o modo intenso como os dois se ligaram desde o primeiro momento, o sentimento de eletricidade qdo estavam juntos, a vontade do mais do além é incomensurável....enfim queria realmente que que as pessoas olhassem além do conteúdo erotizado utilizado pela autora e entendessem que o livro não trata somente disto, mas de toda a gama de vivencias que levaram essas personagens a chegar até ali e o desfecho que será construído ao longo dos livros que o sucederão....
Terceira confissão: ESTOU APAIXONADA....NÃO TEM MAIS JEITO.....ENREDADA TOTALMENTE E ANSIOSA POR MAIS...MAIS...MAIS.....QUE VENHAM OS PRÓXIMOS DOMOS!!!!!!
Soraia 09/08/2012minha estante
Concordo totalmente... descreveu tudo o que eu senti, durante e depois da leitura. São tantos sentimento juntos que não sabemos qual prevalece.

Josiane 10/09/2012minha estante
Também me sinto como você descreveu. E acredito que tantas críticas pesadas sobre ter sido mal escrito, é pelo fato de ter todo esse apelo de vendas, tantos fãs declarados. Se fosse um livro mais de menos sucesso, não atrairia tanta atenção e críticas. O fato é que vicia. Vicia muito.

Sissy 10/08/2013minha estante
Excelente comentário.A trilogia é, indiscutivelmente,fascinante.Amei!!

Anne 13/12/2014minha estante
Realmente, eu percebi desde o começo que essa obra tem que ser olhada além das aparências, é uma história linda e sofrida!!

Fireheart.l 14/09/2021

Cara, esse livro é muito ruim!!!!

Não é possível que alguém tenha realmente gostado disso.

O Christian é totalmente tóxico, abusivo e autoritário com a Ana e em vários momentos ele fala da inocência dela e até teve um momento que ele ?comparou? ela com uma criança

?Encontro duas presilhas na bolsa e rapidamente faço marias-chiquinhas. Sim! Quanto mais eu me parecer com uma garotinha, mais protegida talvez eu fique do Barba Azul.?
?? Você parece uma garotinha com esse penteado ? murmura, e se adianta.?

Sério, só piora
Yulee Zin 14/09/2021minha estante
Essa resenha vai pra minha lista de "Motivos para nunca ler Cinquenta Tons de Cinza"

JurúMontalvao 14/09/2021minha estante
@fireheart.l, ainda não li os livros nem vi os filmes, mas é possível q mt gente tenha favoritado justamente pq não consegue vê a relação deles como tóxica, mas sim como romântica. Tipo aquele blablabla da mulher ingênua, especial e pura (como uma criança) que é a única capaz de "mudar" um cara mentalmente perturbado (profissionais da psiquiatria e da psicologia existem pra quê mesmo hein???)

JurúMontalvao 14/09/2021minha estante
Retiro a palavra *perturbado, quis dizer mentalmente adoecido

JurúMontalvao 14/09/2021minha estante
Não sei se isso soa melhor?

julianamirandx 29/12/2022

Não tenho o que falar KKKKKKK, vi o filme e decidi ler o livro, apenas isso, não entrarei em mais detalhes.
camila 29/12/2022minha estante
foi o primeiro livro que li na vida kkkkkkkkkkkk daí que aprendi a gostar de ler

Géssica 29/12/2022minha estante
O filme comparado ao livro é péssimo

Dalila 29/12/2022minha estante
Não vi o filme, porém li o livro. Sinceramente, acho que o livro é bem melhor ?

Saymon 29/12/2022minha estante
??

patita 07/08/2012

Romance?! Adulto??!!!!! Acho que perdi alguma coisa...
O tal de Grey é uma criatura assustadora que, na minha opinião precisa de ajuda profissional. A Ana... minha nossa... estou dando risada, não sei se de raiva ou por seu tão engraçado ao relembrar. Que jovenzinha sem graça, perdidinha, maria-vai-com-as-outras. Eu ficava indignada com toda aquela submissão dela e, em muitas passagens, torci para que o Grey a esganasse e a tal da Deusa Interior. Dos outros personagens não dá pra falar muito pois devem ter umas cinco falas cada, no livro todo. rs
O resto é todo cenas de sexo cansativas com vocabulário chulo e termos degradantes. Nada excitante, sensual, erótico ou interessante sobre o mundo sadomasoquista. Só pornografia mal escrita. Nada de errado no fato do personagem amarrar a guria e fazer o que eles fazem no quarto vermelho. Afinal, entre quatro paredes vale tudo, só depende do casal e não é da conta de ninguém. Nada de errado também em tórridas cenas de sexo. Mas, por favor, que sejam bem escritas! Dei uma estrela só porque os e-mails que eles trocam salvam o livro da desgraceira total. Caso contrário não daria nenhuma.
Dizem que a continuação é bem melhor mas não sei o que dá pra se esperar. Talvez entre um psiquiatra na trama...
Sou muito mais Crepúsculo, que pode ser um livro bobinho como muitos dizem, mas é vendido como literatura infanto juvenil e é exatamente o que diz ser. Apesar de achar que a Meyer não é uma boa escritora, a estória flui bem e dá vontade de continuar a ler.

Acho que o grande problema de alguns livros escritos para "adultos" é que os personagens são adultos somente na faixa etária. As mulheres pensam e se comportam como se fossem adolescentes o que as torna ridículas. No caso deste livro em especial acho imperdoável, pois ele é vendido como outra coisa, mas ele é basicamente um romance "mulherzinha" , o que não seria problema se fosse vendido como tal. Eu mesma leio muitos desses romaces água com açúcar e gosto pois não espero demais deles. São livros para pura diversão e todos sabem que é assim, que não acharão nada de extraordinário ali e que, basicamente, a estória é muito próxima de muitas outras estórias desse mesmo tipo.
Agora, um livro que é vendido como um fenômeno, como algo original e se mostra um Crepúsculo para adultos que continuam sendo adolescentes é deprimente. É isso: este livro é um Crepúsculo com cenas explícitas de sexo e sem vampirinhos. O que me causa grande estranhamento pois várias fanfics de Crepúsculo foram escritas e havia toda uma questão de direitos autorais e não sei mais o que sendo discutidas no caso de alguém querer publicá-las. Foi o caso de Russet Moon, uma fanfic que, se não me engano, quase foi publicada mas teve sua venda barrada por esta questão de plágio, direitos autorais, etc.
Tenho portanto algumas dúvidas:
1. Como será que E. L. James conseguiu publicar algo tão descaradamente Crepúsculo?
2. Como teve esta permissão?
3. Sendo este livro baseado numa fanfic (para não dizer copiado), quem escreveu esta fanfic? Esta pessoa que escreveu, caso não seja a autora do livro, está ganhando algo com isso?
4. E o que Stephanie Meyer está ganhando com isto? Naturalmente deve estar ganhando algo (que não deve ser pouco) já que tal publicação foi autorizada.
Talvez estas questões respondidas expliquem o marketing esmagador feito com relação a este livro. Se alguém souber a resposta de alguma delas ou tiver opiniões a este respeito será ótimo se puderem tentar me esclarecer.
E mais: Quando a saga Crepúsculo foi lançada as pessoas a achavam incrível. Depois de um tempo, a saga passou a ser desprezada, com muita gente falando mal e jogando pedras, como um tipo de literatura menor. Se quem não gostou de Crepúsculo disser que gostou de Cinquenta tons de cinza será pra morrer de rir...

Quero deixar bem claro que não que o livro não preste, eu não gostei dele mas tem quem goste. Mas critico o fato de ele ser vendido como algo que não é. E, por favor, que a autora afogue a Ana e faça outra guria menos sonsa tomar o lugar dela
Kaissa 08/08/2012minha estante
Tava com vontade de ler, mas como eu analiso os livros de um modo bem parecido com o seu, acho q descartei rapidinho. Ri muito da frase :''Talvez entre um psiquiatra na trama...'' .

Juh Avila 16/08/2012minha estante
Uau! Resolvi ler umas resenhas para descobrir do que se tratava essa nova "febre". Pelo jeito temos uma maneira parecida de selecionar leituras, então...Você me convenceu. Vou poupar meus reais para algo mais do meu interesse...

Mateus 17/08/2012minha estante
Bem que achei o escárceu ao redor do livro grande demais para uma história que nem parece ser tão legal assim... Deu pra dar risadas com sua resenha e sentir seu desgosto pela obra, hehe.

Silvia 23/10/2012minha estante
Aprendi a duvidar da mídia, quando o assunto é livro, e Cinquenta Tons de Cinza está no alge, por isso nem me aventurei, agora eu amei a série crepúsculo, principalmente os livros: 1, 2 e 4. Talvez por ter sido a primeira saga vampiresca que eu li.

Sté 10/10/2012minha estante
Disse exatamente tudo!
Também odiei a história principalmente pelo fato de Ana não estar preparada para esse tipo de relacionamento e mesmo assim meter os pés pelas mãos. Adorei seu ponto de vista, é bom encontrar alguém que só leu o livro para dar boas risadas assim como eu.

myllamaral 11/10/2012minha estante
estou mais aliviada, pq achava que era só eu que não tinha gostado desse livro...

Bia 27/10/2012minha estante
O livro é horrível. Em todos os sentidos.

Jessica 19/03/2013minha estante
a série toda é ruim, minha nossa

Kleane Souza 10/04/2013

Um viral desnecessário - E o machismo erotizado.
O mais novo fenômeno da literatura, ''Cinquenta tons de Cinza, originalmente intitulado ''Fifty Shades of Grey'', tem causado alvoroço entre a mídia e os leitores. Em suas primeiras semanas de lançamento, apenas no Brasil, o primeiro livro da trilogia de E.L James alcançou a incrível marca de 200 mil cópias vendidas e continua sendo um sucesso de vendas, uma vez que a estratégia de marketing funciona bem e atrai leitores curiosos.

O livro traz a estória de Anastasia Steele, uma inocente estudante de literatura que aos 21 anos de idade divide o apartamento com Kate Kanavagh, sua colega de faculdade. Quando Kate sente-se indisposta no dia em que precisa realizar uma importante entrevista para o jornal da faculdade, Ana aceita ir até a Grey Enterprises em seu lugar onde conhece e interroga o magnata milionário e maníaco por controle Christian Grey, CEO da Grey Enterprises Holding, Inc.

Após conceder a embaraçosa entrevista, Grey passa a demonstrar um inexplicável interesse por Ana, presenteando-a com mimos como primeiras edições de clássicos literários caríssimos, um computador supermoderno, um celular blackberry e até um carro; não apenas um carro, um Audi. Obviamente, Ana retribui a todo interesse – que de tão repentino, não convence - e se apaixona pelo milionário que, passado um tempo, revela à jovem inocente e virgem Anastásia quais são as suas verdadeiras intenções, introduzindo a garota ao submundo do BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação,Submissão, Sadismo e Masoquismo),e oferecendo-lhe ainda uma insólita proposta onde Anastásia passaria a ser sua submissa sexual.

Recheado com clichês e diálogos mal construídos, o livro peca principalmente pelo uso da linguagem excessivamente prolixa, o que acaba afetando a leitura e tornando-a enfadonha. A escritora se preocupa em descrever com exatidão e com um extenso acervo de palavras elementos triviais, como a cor do tapete de uma sala, a refeição de Grey ou os detalhes mais irrelevantes de sua aparência física perfeita – Na verdade, a palavra ‘’lindo’’ talvez seja a mais mencionada. Entretanto, ainda não é a linguagem muito pobre, digna de romances baratos de bancas de revistas, nem a trama totalmente previsível e açucarada que torna o primeiro livro da trilogia de E.L James o monte de folhas mais vergonhoso que eu já tive o desprazer de ler: É a péssima construção de seus personagens.

Aos que não sabem, Cinquenta tons de cinza originalmente foi uma fanfic inspirada na Saga Crepúsculo que fez algum sucesso entre os fãs e acabou sendo adaptado e inexplicavelmente publicado. Ao leitor, a procedência amadora não passa despercebida, assim como a semelhança entre os personagens de James e Stephanie Meyer. Claramente, Anastásia Steele se assemelha a Isabella Swan, de Crepúsculo; e não para por aí; o mesmo acontece a todos os outros personagens, despertando no leitor que já teve a oportunidade de ler algum livro da saga de Meyer, uma irritante sensação de Déjà Vu, proporcionada pela indiferença de E.L james no processo de criação de seus próprios personagens.

Durante a leitura, é possível ainda observar a personalidade confusa, hesitante e submissa da personagem principal, que ao longo da estória é atormentada pelos seus anseios e medos, representados por dois extremos que ela intitula ‘’ Deusa Interior’’ e ‘’Consciência’’. Se por um lado, sua Deusa interior a atormenta, impulsionando-a a ceder aos encantos de Grey, por outro lado sua Consciência a alerta sobre as possíveis consequências que suas atitudes passionais irão lhe assegurar. Esta seria uma boa forma de humanizar a personagem – apresentando ao leitor os conflitos internos de Anastásia, pelos quais todo ser humano já passou – entretanto, as longas deliberações que esses extremos lhe garantem continuam acontecendo durante todo o livro, mas não levam Anastásia a tomar decisão alguma, fazendo com que este seja apenas mais um dos muitos fatores frustrantes encontrados na obra de James.

Em relação à Cristian Grey, nota-se que a autora criou a personificação do homem perfeito, ou quase isso, uma vez que ele tem como hobbie uma prática um tanto violenta e possuiu uma personalidade extremamente possessiva e controladora, chegando a monitorar até mesmo as refeições de Anna, assim como suas vestes e comportamento, estipulando horários que ela deve cumprir com pontualidade, deixando bem claro quem é o ser dominante da relação.

O intrigante sobre os fatos supracitados é que em pleno século XXI, em uma sociedade que lutou e continua lutando assiduamente para desvencilhar-se do machismo, um livro como ‘’Cinquenta Tons de Cinza’’ (repleto de inclinações machistas que, aqui, são muito bem maquiadas com erotismo) tenha causado impressões tão positivas entre a população feminina.

O motivo mais plausível para o sucesso da obra, acredito, deve-se – além de ao marketing pesado – à curiosidade dos leitores, instigada pelo tema relativamente polêmico que é o BDSM, entretanto, até mesmo este tema é pouco explorado aqui, sendo abordado em apenas algumas cenas e de forma superficial, tornando a exótica pratica BDSM em BDSM com leite e açúcar.

Cinquenta tons de cinza não possui um desfecho, apenas um fim da primeira parte, que, devo adiantar: é constrangedor. Há uma deixa para a sua continuação ‘’Cinquenta tons mais escuros’’, mas, uma vez que ‘’Cinquenta tons de cinza’’ é totalmente dispensável, eu presumo que os dois livros que o sucedem também sejam.

Então, se planeja lê-lo, eu sugiro que procure outro livro. Felizmente, temos à nossa disponibilidade uma gama rica e diversificada de obras realmente incríveis, de novos autores realmente talentosos, que por causa de livros puramente comerciais como ‘’50 tons’’ acaba tendo seu brilho ofuscado pelo marketing viral em torno desses lixos literários que a mídia tem tentado nos fazer engolir.

Três palavras para você, leitor: Não caia nessa.

tres-versos.blogspot.com
JoAlbuquerque 11/04/2013minha estante
Kleane,

Permita-me apresentar aqui uma outra visão da mensagem que o livro deixa. Me chamo Jorge Albuquerque, sou redator do site www.conversadehomem.com.br e um apaixonado pelos temas de sexo e sedução, tendo os estudado há mais de 8 anos.

Apesar de ter um enredo fraco e uma história mal construída, na sua opinião, é preciso aprender as lições que o 50 Tons de Cinza nos deixa principalmente em relação a "apimentar o relacionamento".

Recomendo a leitura dele para aqueles casais que estão caindo na rotina e não conseguem mais sentir tesão um com o outro e o sexo vem diminuindo. As ideias apresentadas do BDSM podem servir para, no mínimo, despertar o interesse para um caminho que pode ser seguido por essas pessoas a fim de recuperar algo tão importante dentro de um relacionamento, que é a excitação.

Abraços,

Jorge Albuquerque

Renata CCS 11/04/2013minha estante
Concordo Kleane. Escrever bem, como se não fosse algo inerente a um livro, nessa área vai acabar virando diferencial.

Kleane Souza 16/04/2013minha estante
Renata, que bom que concorda :)

Jorge, obrigada pelo seu parecer, embora eu continue discordando. Tudo bem, cada qual com suas opiniões, certo?

Grande abraço para ambos!

JoAlbuquerque 17/04/2013minha estante
Com certeza! Estamos aqui para cada um expor suas opiniões e debater em cima delas ;)

Abraços,

Jorge Albuquerque

Zana 29/03/2013

Opinião ratificada
Li “Cinquenta Tons de Cinza” na esperança de, se não modificar, pelo menos abrandar a opinião formada ao termino do livro 3, “Cinquenta Tons de Liberdade”. Sim, iniciei a leitura da trilogia pelo fim, então me inteirar do teor inicial da história talvez aplacasse a péssima primeira impressão. (ver resenha anterior http://www.skoob.com.br/estante/livro/26582281 )

Ledo engano, “Cinquenta Tons de Cinza” somente contribuiu para ratificar a opinião anteriormente formada, ou seja, E. L. James é uma escritora comercial e um tanto quanto medíocre. Desenvolveu uma história fraca, sofrível, alicerçada por sexo e mais sexo.

E. L. James vai para a lista de escritores cujos livros não valem a pena o tempo e esforço da leitura, e menos ainda o investimento.
Renata CCS 09/04/2013minha estante
Literatura medíocre e carência sexual em estado bruto.

Linda 10/04/2013minha estante
Arrazou na rezenha iria ate solicita-lo na biblioteca porem mediante a sua declaracao, vou avaliar melhor a opcao.

Zana 11/04/2013minha estante
Olá meninas,

Realmente Renata, ótima observação!

Mas, Linda, não desencorajo ninguém. Como diz o Carlos Drummond "Todo ser humano é um estranho ímpar", a gosto pra tudo, não é mesmo? Não é à toa o livro estar na lista dos mais vendidos e ainda com projeto de virar filme!!!
Leia e forme sua opinião (nem que seja pra falar mal comou eu rsrs).
Abraço pras duas :)

Valfloripa 31/05/2013

Libido.
“(...) Puta merda... é aquela gravata!”
Vou tentar se sucinta em relação à leitura que acabei de fazer. Cinquenta tons de cinza é um livro que intriga e a prova disso que as vendas estão cada vez maior, a mulherada que diga. Por que será?
Acredito que tenho uma resposta, isso não, significa que é uma verdade única; mas ao conhece esse homem “Christian Grey”, mesmo estando em pleno século 21, com as várias revoluções e conquistam que ocorreram no âmbito feminino. As mulheres desejam sim, ter sucesso profissional, reconhecimento no seu nicho em relação a sua capacidade de atuar em vários segmentos, mas isso não a impede de ter um segredo guardado a 7 chaves.
Encontrar um “Príncipe Encantado”, por exemplo, para que todos na sociedade vejam, porém o que irá fazer ela realiza-se plenamente em todos os sentidos é que quando estiver em 4 paredes o “Príncipe” se transforme em “Christian Grey” para que possa numa exploração de desejo e excitação se capaz de realizar e concretizar todas e quaisquer fantasias para que em conjunto alcance o linear de total prazer.
Eu sei que nem todos pensam assim, mas o sucesso do livro, não pode se deixado de lado.
Afinal não é assim que os “Contos de fadas” são descritos o “Príncipe” encontrar a “Donzela” e vivem felizes para sempre?!
Até o Cinquenta tons mais escuros,...

Jenny 31/05/2013minha estante
Acho que o Cris é como um diamante bruto,ele é grosseiro e ao mesmo tempo cuidadoso,não dá para entende-lo,suas reações mudam muito depressa,mas não podemos ignorar o fato de que ele realmente é em "partes" um homem perfeito para as mulheres...vamos ver noque vai dar esse romance com Ana...

Jenny 31/05/2013minha estante
Cinquenta tons de cinza me fez perceber que a maioria das mulheres tem um único desejo em comum,ser saciadas, porque muitos homens tentam dar prazer as mulheres mas não conseguem talvez porque não procurem saber do que elas realmente gostem e qual é o seu ponto...O Cris Grey sabe muito bem como levar uma mulher ao delírio e querer mais e mais,é isso que nos prende a esse maravilhoso livro...nos inspira..

Valfloripa 31/05/2013minha estante
É Jenny o que um livro...Não faz na vida de muitas mulheres...

Ícaro 12/10/2013

Cinquenta Tons de Masoquismo "do Bem" e Futilidade Literária
Primeiramente, é importante dizer: a trilogia de Cinquenta Tons iniciou como uma “FanFiction” de Crepúsculo, ou seja, a E. L. James fez um romance literário parcialmente baseado nos personagens de Crepúsculo. Entretanto, ela retirou toda a atmosfera vampírica e lupina, presente em Crepúsculo, e desenvolveu um novo enredo, mas recheado com “pipits” e “pepecas”. Portanto, sabendo que Anastasia Steele é ninguém mais do que Bella, torna-se fácil entender e situar-se na história, além de sondar características básicas do seu comportamento e modo de ver as coisas.

Bom, o primeiro volume da trilogia Cinquenta Tons, como o primeiro volume de toda trilogia, é para apresentar os personagens e a atmosfera da trama. Portanto, Anastasia Steele é uma moça de 21 anos de idade, virgem, que descreve um rapaz, no qual ela está interessada, com a mesma maturidade de uma menininha entre 11 e 15 anos de idade (são umas 100 ou 120 páginas de: “Uaí, iaí???”, até que chegue na primeira cena de intercurso sexual – sacanagem, putaria mesmo...). Já Christian Grey, é um “fodão”, ou seja, empresário, rico e sadomasoquista nas horas vagas (mas que fique claro, Christian Grey é um “masô” “do bem”, ele não faz coisas que vão muito além do que comumente faz um casal normal nos momentos mais “eufóricos” do intercurso sexual, principalmente quando este casal está no início da relação e dispõe de alguns “brinquedinhos”. A única coisa que deixa a leitura “penosa”, são os diálogos, pois Grey fala com Anastasia como se ela fosse, de fato, um “buraco”). Enfim, o primeiro volume pode ser resumido da seguinte forma: uma virgem que assina um contrato para ter intercurso sexual com um sadomasoquista e que acaba se apaixona por ele.

Se o primeiro volume (Cinquenta Tons de Cinza) trata de uma apresentação da atmosfera da história, o segundo volume (Cinquenta Tons Mais Escuros) é um livro de transição entre a “linda” história apresentada no volume anterior e o “clímax” do volume posterior (Cinquenta Tons de Liberdade). No segundo volume, história é mais bacana e tem um pouco mais suspense, pois não se resume ao “pornô vagabundo” do livro anterior. Anastasia acabou, no finalzinho do livro anterior, seu “romance” com o “(...) cavaleiro romântico” ( um pensamento de Anastasia sobre Christian Grey), e concentra-se agora em sua carreira profissional. Ela passa a trabalhar para Jack, outro pervertido, e Christian Grey percebe rapidamente que esse tal de Jack não é “boa gente”, afinal, um tarado reconhece o outro. Enfim, depois de alguns conflitos, acidentes e a aparição de uma antiga submissa de Christian, o livro termina com a revelação de um abuso sexual do passado e com Grey e Anastasia juntos.

No terceiro volume, a história pode ser resumida, basicamente, com a Anastasia usando seu orifício circular corrugado, localizado na parte inferior-lombar da região glútea, para ter intercursos sexuais com Grey... Depois do casamento, é claro.

Quando terminei de ler a trilogia de Cinquenta Tons, acho que fiz uma das maiores perguntas do século XXI: "como deixamos de ler 'O Amante de Lady Chatterley' (D.H. Lawrenc), 'Justine - Os Infortúnios da Virtude' (Marquês de Sade), 'História de O' (Pauline Réage/Anne Desclos) ou 'A Mulher de Trinta Anos' (Honoré de Balzac), para ler a trilogia de Cinquenta Tons (E.L. James)?", em outras palavras, como deixamos de ler livros que possuem um conteúdo pornográfico, congruência com a realidade, profundidade e larga crítica e social sobre a condição da sexualidade feminina na sociedade, para ler um refugo literário, que não apresenta nada mais do que verborragia pornográfica sem nenhum conteúdo intelectual ou reflexivo? Como a trilogia de Cinquenta Tons tem mercado de consumo atualmente?

Acredito que a resposta para tais questões, seja o fato do romance de E.L. James vender uma fantasia que soluciona, de modo fácil, um drama feminino universal, qual seja, a figura utópica do homem ideal; pois Christian Grey é rico, bonito, inteligente, viril, experiente e, em alguns momentos, bastante educado e, em outros, muito escroto.

Por isso, Cinquenta Tons tem mercado, por dialogar com mulheres românticas, cultas, ignorantes, críticas e assim por diante. Entretanto, como é moda as mulheres mentirem sobre os atributos masculinos que as atraem, ninguém confessa claramente o motivo de ter gostado da história de Cinquenta Tons. Todavia, é fácil identificar o que atrai verdadeiramente uma mulher, quando se observa os aspectos da criação fálica de qualquer menina de nossa época ou do passado; pois, enquanto meninos são ensinados pela sociedade que homens não devem chorar e demonstrar qualquer tipo de sensibilidade emocional, as meninas são ensinadas, pela mesma sociedade machista, que devem se relacionar com homens vitoriosos, viris e fortes, além de sugerir a liberdade de poder demonstrar publicamente sua sensibilidade, algo que para um homem deve ser impraticável. Portanto, na sociedade do século XXI, o machismo não está diminuindo, mas apenas tornando-se cada vez mais oculto e de difícil visualização, por está se escondendo atrás da figura da atual "Mulher Independente" e dos "Direitos de Liberdade Sexual", ou seja, a história continua exatamente a mesma, apenas o que mudou foram os personagens, a época e o cenário. Portanto, conhecendo bem os elementos que compõem a mentalidade de certa sociedade, é fácil desenvolver um produto que estimule o consumo dos indivíduos, como, por exemplo, a trilogia de Cinquenta Tons, que apresenta apenas a vida sexual de uma fêmea, que não é apenas submissa no sentido sexual, e de um macho, que não é dominante apenas no aspecto sexual.
Chay3 11/11/2013minha estante
Eu ainda não li o livro, mas está de parabéns pela resenha, e principalmente pelo último parágrafo, acho que é bem por isso que desperta tanta atenção, você chegou no ponto exato, só esqueceu de dizer outro motivo pelos quais as mulheres se interessam pelo personagem, o Christian Grey é rico.

Ícaro 12/11/2013minha estante
kkkkkkkkk...
Obg, Chay! :D
Mas eu falei sobre ele ser rico (penúltimo parágrafo, segunda linha). ^^

Chay3 12/11/2013minha estante
kkk desculpa eu não vi. :)

Pedro Paulo 01/10/2012

Fodida
Me desculpem os menores de idade, mas vamos falar de sexo. Sexo, mijar, cagar, peidar, comer, respirar, sorrir, chorar, viver, amar. Que livro delicioso, divertido e cheio desejo. Muita gente olha pra ele e revira os olhos, merece apanhar. É uma obra diferente, ousada e merece ser lida, cada pagina. A personagem principal é magnifica e suas descrições são surpreendentes. Estou apaixonado pelos protagonistas e nao tenho vergonha nenhuma de assumir isso. Amo Ana e amo o Christian. Estou ansioso para ler logo os outros livros e se fosse você, leria esse logo. Ps: a deusa interior é o MELHOR do livro.
Adelle 01/10/2012minha estante
Engraçado que ouvi muitos comentários negativos justamente por conta da deus interior. Mas, fala sério! Essa conversa q rola na nossa cabeça raramente é tão bem descrita. Morri de rir qd numa dessas vezes, a deus interior, super alegre, "dava um soco no ar". hahahaha. Amei!

Lilly 20/08/2012minha estante
Amei a resenha! Arrasou!!!! =D
To louca pra ler mas me recuso (porque não tenho...rs) quarenta reais neste livro. O pior é que pelo frisson que tem causado acho que nunca vai ter preço reduzido, não antes de ter saído toda a série. =(

Lilly 20/08/2012minha estante
Amei a resenha! Arrasou!!!! =D

Raffafust 21/08/2012minha estante
Obrigada lilly!
Eu gostei realmente desse livro! É livro para ler sem pensar muito se tá bem escrito,se nao está, é distração ;)

Nathalia 15/04/2013

Crepúsculo Para Adultos
Talvez esse tipo de comentário nao seja muito inovador ja que aparentemente existe um vídeo no youtube falando exatamente a mesma coisa.. Mas, como eu formulei essa opinião ANTES de assistir o vídeo, tenho todo o direito de sair espalhando ela por ai como se fosse minha, porque, na verdade, ela é mesmo =)

Alem de tudo realmente nao tem um jeito melhor de definir o conteúdo do livro, ele é basicamente A MESMA COISA de Crepúsculo. A não ser pelo fato de que envolve sexo selvagem (mercadoria em falta entre o Edward e a Bella)e nao tem nenhum vampiro.

"Um homem lindo, rico e charmoso se apaixona por uma moça normal, que, de acordo com a própria opinião, é alguem sem nenhum atrativo aparente, apesar desse fato ser um milagre por si só, nem tudo são flores. Existe algo de misterioso no nosso homem perfeito, mas seus avisos constantes a respeito do perigo que existe em se envolver com ele nao causam efeito algum na boa moça, a não ser talvez, a de aguçar sua curiosidade e aumentar sua atração por ele."
E então, estamos falando de Crepúsculo ou Cinquenta Tons de Cinza? Resposta certa? TANTO FAZ.

Creio eu nao ser surpresa pra ninguem a inexistencia de vampiros em Cinquenta Tons de Cinza, mas, depois de ter lido Crepúsculo anteriormente, vc tem que passar metade do livro repetindo para si mesmo de que nao, NAO HÁ, vampiros no livro. E isso é uma tarefa árdua uma vez que o nosso personagem principal, Christian Grey, afirma durante uma looooonga parte do livro ser um cara muito perigoso, assustador, e, basicamente, o tipo que ninguem deveria chegar perto (sou só eu, ou essa história parece familiar?). O seu discurso é tao fantastico que, ultrapassando todos os limites de uma conversa no mínimo lógica, ele se afirma como um CAVALEIRO DAS TREVAS! - sim, esse é aquele momento que vc para, fecha o livro e se pergunta: pq msm eu estou lendo isso?

Páginas vem e vao e vc finalmente descobre pq ele se considera alguem assim (macabro, perigoso, etc ) que é pelo fato de que ele é sadomasoquista (pasmem, ele NAO é um vampiro... e nem o Batman). Então, ao contrario de tudo que ele tentou te fazer pensar ele nao mata, estupra,escraviza nem faz nada ilegal com ninguem.
Na verdade ele tem até um contrato bonitinho. Ok, vou ser otimista e partir do ponto de que as pessoas irão concordar comigo que aquela papelada é totalmente doentia, mas no fim das contas ninguem é obrigado a assinar, podem simplesmente falar "quer saber, vc é maluco, vou procurar alguem mais normal =)"
Resumindo, ele tem um contrato (que na verdade nao é realmente valido entao qualquer um pode quebrar a hr que quiser) que mulheres assinam definindo o tipo de relacionamento entre eles, e é basicamente, um contrato para mulheres com baixa auto-estima(hum.. Bella, é vc?)
Posso morder minha língua algum dia mas nao entendo esse apelo que tem "galãs" possessivos,longe de mim definir o que cada um deve gostar, mas fico profundamente chateada com mulheres que veem nele um modelo de homem.
No entanto, pior do que nao entender o apelo de "galãs possessivos" é o fato de não entender o apelo que tem esse livro. Tanto os personagens quanto a história não são originais, e a escrita da autora é apenas razoável. Não estou desmerecendo o livro, ele até tem partes interessantes e pode ser uma boa história para passar o tempo, simplesmente nao entendo como ele alcançou um sucesso tão grande.

Talvez o que leva a maioria das pessoas a ler seja o mesmo que ME levou a ler, ou seja, a curiosidade de saber "o que ele tem de tão bom?" mas, sinto decepcionar os futuros leitores, nao achei uma resposta pra essa pergunta.

PS: e se o seu interesse no livro for completamente de caráter sexual, tbm nao perca seu tempo, ele nao tem nada que nao possa ser encontrado em livros do tipo "Sabrina".

SABRI 16/04/2013minha estante
Legal sua resenha! Já tinham me dito coisas parecidas sobre este livro.

Ludy 16/04/2013minha estante
Gostei da sua resenha. Eu comprei o box destes livros completamente desavisada e tomada pelo apelo da mídia. Acontece que li os dois primeiros volumes, e não fosse meu suado dinheirinho, não leria o terceiro. Não me resta nem curiosidade mórbida para lê-lo. O que mais me encomoda é narrativa em primeira pessoa, acompanhar o ponto de vista pouco inteligente de Anastasia faz eu me sentir tão limitada quanto ela, sendo obrigada a sacar tudo antes dela. concordo com sua comparação com Crepúsculo, o livro é doentio, mal escrito, pobre e superficial. Descartável!

Nathalia 16/04/2013minha estante
haha, passei pelo mesmo que vc.. ganhei os livros em um box e agora nao sei o que faço com os dois ultimos =/