Cidade do Fogo Celestial

Cidade do Fogo Celestial Cassandra Clare

Resenhas - Cidade do Fogo Celestial

GeL 13/01/2016

Resenha do blog Garotas entre Livros
“Heróis não são os que sempre vencem,” disse ela.
“Algumas vezes, eles são os que perdem. Mas eles continuam
lutando, continuam voltando. Eles não desistem.
Isso é o que os torna heróis.”

“Você já sentiu como se seu coração estivesse tão cheio que, com certeza, ele iria partir?”

Não poderia começar essa resenha/declaração de amor de forma melhor, do que com uma citação do próprio livro. É exatamente assim que a leitura desse livro nos faz sentir, e agora, após o termino, tudo que eu sinto é um vazio. Lembro que assim que terminei o livro, pude sentir meu coração partindo.

City of Heavenly Fire traz de volta Jace, Clary, Magnus, Simon, Isabelle e tantos outros velhos amigos, de quem sentimos tanta saudade. Traz também personagens novos, que nos conquistam logo de cara. Aqui vemos Sebastian tocando o terror na vida dos Caçadores de Sombra, e o esforço e sacrifício que nossos queridos personagens são obrigados a fazer para salvar o mundo.

Cassandra Clare, pelo que percebi, tem um jeito bem peculiar de terminar suas séries. O mesmo sentimento que tive quando terminei As Peças Infernais me consumiu neste livro. Você será surpreendido várias vezes, irá derramar infinitas lágrimas, irá gargalhar com o Jace, com Alec (que eu comecei a gostar mais nesse livro). Podemos compreender o que é realmente amar, ser amado, ser um verdadeiro HERÓI. Aqui você verá mais uma vez uma lição de amizade verdadeira.

Sim, eu sei, você está se perguntando: “E A HISTÓRIA?”. Meu caro amigo, acho melhor deixar você desfrutá-la sem a minha ajuda, porque os detalhes são irrelevantes nesta resenha. Tudo o que importa é que quem já é apaixonado pela série, irá ficar completa e desesperadamente apaixonado por esse final. Quem ainda não leu a série: O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? Corra e leia, vale muito a pena. Quem leu e achou milhões de defeitos, eu tenho duas opções: LEIA NOVAMENTE e dê uma chance para o seu coração se apaixonar por esses livros, ou NÃO ATRAPALHE ou ESTRAGUE a diversão de quem os ama.

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2014/06/resenha-30-city-of-heavenly-fire-serie.html

Ju 22/01/2016

Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare
"Existem cem trilhões de células no corpo humano. E cada uma das minhas células te ama. Nossas células morrrem, e novas células nascem, e minhas células novas te amam mais que as antigas, e por isso te amo cada dia mais. É ciência. E quando eu morrer e cremarem meu corpo, e eu virar cinzas que se misturam ao ar, parte da terra, das árvores e das estrelas, todos que respirarem esse ar ou enxergarem as flores que crescerem do chão ou olharem para as estrelas vão se lembrar de você e amar você, por que esse é o quanto eu te amo."

Adeus Alec, Magnus, Isabelle, Simon, Jace e Clary. :'(

I Love It Group 01/03/2016

Resenha de Raquel Muniz
“Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis”

“Cidade do Fogo Celestial” é o tão esperado desfecho da série. Finalmente, todos os segredos serão revelados, casais ficarão juntos ou não. Prepare-se para se envolver extremamente nesse livro e sentir toda a dor e aflição por que nossos queridos personagens passarão.

O livro é ação e suspense do início ao fim. Não há uma parte do livro em que você não fique aflito, esperando o que vai acontecer em seguida e que não fique com medo de ser o pior. No livro anterior, depois de muitos obstáculos, Jace conseguiu se livrar da conexão com Sebastian, mas isso trouxe uma consequência terrível, ele não pode se aproximar de Clary sem machucá-la. Agora, como nosso casal preferido agirá sobre isso?

Além disso, todo o terror que já reinou no mundo dos Nephilim, vem ficando cada vez pior. Sebastian está reunindo um exército de Caçadores de Sombra, transformando-os em seres malignos, com a ajuda do Cálice Infernal. Não vou me estender para não contar muito da história e do que está por vir, senão estraga todo o mistério e a surpresa.

Isabelle e Simon ficarão finalmente juntos? Alec e Magnus deixarão as diferenças de lado e serão um casal sem brigas? O que acontecerá com Sebastian? Como será o desfecho dessa saga tão esperada?

Guerra, magias, mortes, amores, sacrifícios, verdades, traições, reviravoltas... tudo isso acontecerá nesse livro. Você se emocionará com ele, sentirá tristeza por algumas consequências e felicidade por outras. O final é surpreendente, realmente não esperava que aconteceria isso tudo no livro. Algumas coisas te deixarão com raiva da autora por ter feito isso ou aquilo, mas você entenderá que ela teve seus motivos e tudo faz um certo sentido ao parar para analisar. Termino aqui fazendo a resenha do último livro da série com lágrimas nos olhos por essa história de Caçadores de Sombras tão maravilhosa que me encantou desde o princípio e se tornou uma das minhas preferidas.

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/cidade-do-fogo-celestial-cassandra-clare

Sil 02/03/2016

UMA SÉRIE COM UM MOCINHO MALVADO…
Hellloooouuu pessoas,

chove e o clima está gostoso, mas não vou enrolar, tem muito assunto pra ser abordado:

Hoje o post será sobre uma série YA (Young Adults, ou: Jovens adultos): a série literária Os Instrumentos Mortais! Escrita pela autora norte-americana Cassandra Clare, a série vendeu milhares e milhões no mundo inteiro e conquistou muitos fãs!

Atenção: contém pequenos spoilers.
A série inicia com o livro Cidade do Ossos: Clary Fray é uma garota de 15 anos que é super protegida por sua mãe Jocelyn Fray. Certo dia, Clary vai para uma boate com seu amigo Simon Lewis e lá ela testemunha um assassinato. Acontece que somente ela consegue enxergar os três assassinos, mais ninguém, nem mesmo seu amigo! A coisa estranha não para por ai, os assassinos são Caçadores de sombras (humanos que são descendentes de anjos) e alegam que estão no mundo para protegê-lo dos seres do submundo (demônios)! What??? É isso mesmo! Certo, após passado o primeiro choque, Clary começa a ter contato com esse mundo e conhece melhor Jace, Isabelle e Alec (os caçadores de sombras assassinos da boate) conhece um mago muito poderoso chamado Magnus Bane, e sua mãe Jocelyn some misteriosamente (não exatamente nessa ordem). Na busca por sua mãe, Clary se apaixona por Jace, o nosso ogro mocinho da história. Não vou mais resumir além disso.
O segundo livro se chama Cidade das Cinzas, nesse livro Clary já esta um pouco familiarizada com o mundo dos caçadores de sombras e ela acaba encontrando e descobrindo parte do que queria. Á cada dia que passa, conhece Jace cada vez melhor, e nas atuais circunstâncias isso pode ser muito bom, mas também pode significar ruína. Seu amigo Simon lhe faz uma revelação, Clary descobre certas habilidades, revê alguém do seu passado e uma batalha com este se inicia. Algo além disso é dar muito spoiler.

O terceiro livro se chama Cidade de vidro, Clary ainda esta envolvida na batalha que finaliza o livro dois, vive ainda a descoberta das sua habilidades, usa-as de vez em quando, mas não entende exatamente como elas funcionam. A convivência com Jace, o monstro mocinho é uma montanha-russa de emoções e nada é certo. A batalha iniciada finalmente se encerra, Clary conhece um homem muito charmoso chamado Sebastian Verlac e fica na presença de um anjo.

O livro quatro se chama Cidade dos anjos caídos, uma nova ameaça surge, o grosseiro mocinho Jace, resolve ser mais intenso do que já era (e isso nem sempre é positivo), alguém está matando caçadores de sombras, um vampiro poderoso toma decisões perigosas, novos personagens são inseridos na história, algumas traições acontecem, e a batalha entre o bem e o mal não tem fim.
No quinto livro (ufa!), intitulado Cidade das almas perdidas, o vilão está mais poderoso do que nunca! Praticamente ninguém pode detê-lo! Simon tem sérios problemas em sua vida pessoal, alguns instrumentos mortais já foram encontrados, Clary vai para um mundo diferente, do qual não conhece nada. Jace esta diferente (e isso também não significa ser algo positivo), mais traições acontecem e o vilão sai ileso novamente.

O sexto e ultimo livro, se chama Cidade do fogo celestial, Simon arruma uma namorada, Jace volta ao normal (e isso pode ser perigoso), o vilão ainda está na área e muita coisa acontece.

A história termina bem? Não vou dizer, com as observações que vou fazer abaixo, talvez vocês tenham mais alguns pequenos spoilers, mas eu juro que não é nada que vá comprometer a leitura de ninguém!

Essa série chamou bastante a minha atenção por algumas coisas:

Como conseguem tirar sangue só de apertar as unhas na palma da mão? Sério, eu tentei fazer isso, não sai sangue assim fácil não ta?

Simon, eu adoro o personagem dele, o bom humor, as piadas, mas a mania de se oferecer facilmente pra morrer o tempo todo é irritante. Como se fosse tão fácil decidir: hoje vou morrer.

Personagens super malvadões, matadores, terríveis, mas que não me causaram medo, havia partes em que eu não conseguia levar eles á serio, falavam coisas clichês e soavam engraçados demais.

Jace é loiro ou moreno? Sério gente, posso jurar que ele sempre foi descrito como loiro com pele super branca, quase translúcida, mas do nada, li um trecho onde falavam da pele morena dele. Não tenho preconceito nem preferência, mas seria legal imaginar o personagem só de um jeito. Acredito que isso possa ter sido problema na revisão do texto.

Os homens dessa história fazem MIMIMI demais. Sempre se lamentando em como são terríveis, em conflitos interiores de personalidade, tudo bem, são livros pra jovens adultos, e os personagens são adolescentes, mas alguém pode se sentir tão fora do contexto assim?
A personagem da Clary tem o “tique” nervoso que tantas outras personagens principais também tem. Medo desses “tiques”. Alias, um personagem precisa ter “tique”? Por que isso está tão em alta?

Um diferencial da série, que foi bem divertido, foi o amor de Alec e Magnus Bane.

Uma coisa é clara: Poderia ter sido escrito em três livros, ou a historia poderia ter parado no livro quatro. A escrita arrastada e enrolada gerou seis livros de cerca de 400 páginas cada (mais dinheiro pras editoras). #Desnecessário. Devido á isso, já estou com medo de iniciar novas leituras, por exemplo: Se eu ficar (Gayle Forman) e Como eu era antes de você (Jojo Moyes), são livros que tem continuação, o que me deixa com a pulga atrás da orelha: Vão ser mais livros-enrolação ou vou realmente me divertir e emocionar com a leitura? Não entendo porque alguns autores insistem em fazer uma continuação para certas histórias (vai ver porque tem público pra ler ne?).

Eu já comentei em outro post sobre o gosto que os livros tem, infelizmente essa série teve um gosto bem semelhante á outras histórias que li recentemente.

Os livros são horríveis? Não! De forma alguma, é só que são personagens parecidos com os que existem atualmente em livros atuais, o que torna tudo um pouco menos interessante.

Espero que não tenha desencorajado ninguém de ler a série, ela vale a pena, caso você ainda não tenha lido muitos livros nesse estilo.

Abraços e boa quarta (dia de namorar!)

site: http://www.colunadovale.com.br/uma-serie-com-um-mocinho-malvado/

Juboots 22/03/2016

Aquele que será lembrado.
No livro Cidade do Fogo Celestial, já somos lançados no mundo dos caçadores de sombras em colapso, pois já no começo já se mostra que Sebastian já não se esconde mais, já se mostra que ele passaria o livro todo, não medindo esforços para alcançar seus objetivos.
Nessa última parte dos Instrumentos Mortais, a Cassandra Clare, já apresentou o Sebastian como aquele vilão que seria o bicho papão o livro todo, agora por que isso ? Porque o livro todo você passa naquela tensão de querer saber o que ele vai aprontar a seguir, ou onde ele pode aparecer, pra tentar ainda puxar a Clary, pro lado dele, e claro aqui também vemos que ela trabalha mais ainda que o mesmo tem uma necessidade básica de qualquer ser humano que é ser amado, pois ele quer que a irmã o ame, mesmo que ele tenha que forçar esse sentimento.
Aparecerão personagens novos e personagens que já estavam na história, mas agora com um pouco mais de evidência.

hwpemikaelson 24/03/2016

feelings
eu chorei praticamente o livro todo, nesses dois ultimos capitulos entao.. e as referencias ao Max acabaram cmg

Patty Pizarro 30/03/2016

A única coisa a dizer é que Cassandra me arrebatou com essa série.

Amei cada página e fique feliz de conhecer Tessa, Will e Jem antes de começar essa a sequência, isso faz com que se compreenda melhor a personalidade de Jace. A possibilidade de ver que o sobrenome Herondale poderia simplesmente sumir, foi triste demais, conhecendo a história de Tessa e Will.

Gostei da ideia da série de existir pessoas que nos protejam dos males invisíveis.

Sem palavras. Gostei de tudo.

priscila.wenzel 04/05/2016

Amei o final!
Acho que a autora conseguiu dar um desfecho justo para a história!
Chorei em vários momentos...

Super indico!

Bruna Martins 17/05/2016

CIDADE DO FOGO CELESTIAL - CASSANDRA CLARE
Fantasia || 531 páginas || Editora: Galera Record || Classificação: 5/5 ♥ Favorito

# Volume 06 da série Os Instrumentos Mortais – pode conter spoilers dos volumes anteriores

“ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando.”

O último volume da serie tem início com os ataques de Sebastian e seu exercito de Crepusculares a diversos Institutos, transformando cada vez mais Nephins e eliminando aqueles que não lhe servem.

Assim, em meio a uma invasão ao Instituto de Los Angeles, conhecemos Emma Castairs, uma jovem e destemida caçadora das sombras e seu melhor amigo Julian Blackthorn, com quem dividiu toda a infância e agora os primeiros anos de adolescência. Juntos, eles presenciam todo o caos e destruição, enquanto tentam salvar a si próprios e os irmãos mais novos de Julian da morte iminente.

Sebastian conta com uma aliança muito poderosa e ainda passa a ameaçar os membros do submundo com a mensagem de que, se decidirem apoiar os caçadores da sombras, também serão aniquilados. Tudo isso leva a uma forte divergência de opiniões entre eles, acarretando discussões, batalhas e mortes.

Nossos protagonistas ainda carregam o cansaço diante de todo o drama e batalhas recentemente vividos.

Alec parece muito mais maduro e destemido, sofre por seu rompimento com Magnos, mas segue na luta por sua raça, de maneira determinada e justa.

Simon e Izzy ainda não se declararam ou se resolveram de maneira aberta, mas o sentimento crescente entre eles é visível.

Existem coisas que queremos, por baixo do que sabemos, por baixo até mesmo do que sentimos. Existem coisas que nossas almas desejam, e a minha deseja você. Página 396.

Clary e Jace estão totalmente conectados, seguros e comprometidos, mas Jace ainda não sabe como controlar o fogo celestial que corre em suas veias, não podendo tocar a namorada livremente, sem machucá-la.

Com as resistências e velhos conceitos burocráticos da Clave, nossos protagonistas, mais uma vez são obrigados a agir para evitar a tão temida Guerra Maligna, indo de encontro ao perigo, no local mais sombrio e mortal que já estiveram.

“E agora uma única palavra: VENI. Cheguei.”

O clima de tensão, angustia, perseguição e medo me acompanhou durante toda a leitura, fazendo o coração acelerar e me deixando completamente surpresa por diversas passagens.

Ressalto que Sebastian realmente se mostrou muito cruel, um vilão com ideias psicopatas e totalmente obcecado em extinguir toda a raça de caçadores das sombras, tornando-se governante absoluto num mundo de caos.

Sua ideia de amor e sentimento são totalmente distorcidas e erradas e ele tem Clary como uma espécie de amante, da necessita da aprovação e companhia.

Minha irmã, minha rainha. Página 437

Sebastian fez o que fez porque não sabe a diferença entre amar e ter. Entre se doar e tomar. Ele acha que se conseguisse me obrigar a me doar, ele me teria, eu seria dele, e, para ele, isso é amor, porque ele não conhece mais nada. Página 214.

Mesmo assim, com toda a repulsa que Sebastian me gerou, com o sequestro, tortura e as mortes de personagens queridos, com as ideias malignas e o sangue demoníaco nas veias digo que jamais estava preparada para o rumo que a historia tomou em relação ao vilão.

Quanto ao desfecho do restante dos personagens, é preciso relatar toda a insegurança e medo, trechos e acontecimentos me fizeram duvidar de que iria gostar do que a autora pretendia fazer, mas em se tratando de Cassandra Clare não há palavras para expressar a criatividade e brilhantismo de sua escrita, fato que ficou mais do que evidenciado nesse desfecho.

Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis. Página 79.

Porque o mundo não é dividido entre especiais e comuns. Todos tem potencial para serem extraordinários. Contanto que você tenha uma alma e livre-arbítrio, pode ser qualquer coisa, fazer qualquer coisa, escolher qualquer coisa. Página 508.

Foi com lágrimas nos olhos, um contentamento bobo e uma incrível admiração pelo trabalho da autora que termino essa serie. Uma historia que me encantou e trouxe momentos únicos a minha vida de leitora.

Somos todos parte do que nos lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Contanto que exista amor e lembrança, não existira perda de fato. Página 527.

Neste livro temos vários links a serie Peças Infernais, uma trilogia que narra os antepassados das primeiras e principais famílias de caçadores das sombras.

Há ainda menção e melhor entendimento sobre os livros avulsos “As Cronicas de Bane” – um compilado sobre a vida de nosso Magnifico Feiticeiro do Bucklin e sobre o “Códex dos Caçadores das Sombras”, livro de historia dos Nephin.

Cassandra ainda nos deixa ansiosos por seus lançamentos futuros, ainda nesse mundo fantástico criado: “Academia Shadowhunter” que contara o futuro de Simon, um dos personagens mais queridos de Instrumentos Mortais e também The Dark Artificies, que terá como protagonistas Emma e Julian.

** A Série:

Instrumentos Mortais é uma série fantástica de 06 volumes criada pela autora Cassandra Clare e publicada no brasil pela Editora Galera Record. A história se passa na atualidade e leva os leitores a um mundo onde existem anjos, demônios, vampiros, lobisomens, feiticeiros, fadas e, claro, caçadores de sombras – os famosos guerreiros com metade sangue de anjo e metade humano, que defendem o mundo dos demônios.

Ainda no mundo de caçadores de sombras temos a trilogia Peças Infernais. A trama se passa na época vitoriana, e gira em torno da vida dos antigos caçadores de sombras e da curiosa condição de Tessa, uma garota aparentemente comum, mas que é capaz de misteriosos e incompreensíveis dons sobrenaturais.

A autora ainda lançou livros complementares como “As Crônicas de Bane”, que narra a história de Magnus Bane, famoso feiticeiro presente nas duas séries acima citadas e, “O Códex dos Caçadores de Sombras”, uma espécie de livro didático para ingressar no mundo dos caçadores de sombras.

Em 2013 houve uma adaptação cinematográfica do livro cidade de Ossos, primeiro volume da série Instrumentos Mortais, mas esta não agradou muito o publico e não teve uma sequencia gravada.

Próximos lançamentos: No primeiro trimestre de 2016 será lançada, pela “Abc Family”, uma série de tv baseada na obra de Cassandra intitulada Shadowhunters. Haverá ainda o lançamento do livro “Lady Midnight”, que também se passará no mundo de caçadores de sombras.

Gio 30/05/2016

Cidade do Fogo Celestial
Muito triste saber que essa história maravilhosa acabou :(
Cassandra fez um ótimo final mas sempre deixando aquele mistério de ?o que será que vai acontecer depois??
Em Cidade do Fogo Celestial, Sebastian começa a botar seu plano de fazer com que o mundo só tenha demônios em ação.
Captura os membros do submundo representantes do Conselho e Clary, Jace, Alec e Isabelle, entram em uma aventura em outra dimensão para buscá-los.
O melhor de tudo, é que nesse livro já conhecemos um pouquinho dos personagens do seu novo livro, Dama da Meia-Noite.
Não mudaria nada nesse ?final?, mas poderia dar continuidade à história, porque ainda fica aquele mistério do que vai acontecer depois.
Cassandra sempre arrasando em seus livros ??

Isadora 12/06/2016

Médio
Esse é o último livro da série Os Instrumentos Mortais. Acompanhei desde o primeiro livro, gostei de todos eles mas, infelizmente, achei este o mais fraco da coleção. Pode ser que eu tenha perdido o pique, pois fui lê-lo após uma grande pausa do anterior. Não chegou a me decepcionar, mas eu esperava algo mais.

Em tese, Clare e Jace enfrentariam a maior batalha de suas vidas mas, para mim, a luta contra Valentim foi mais impactante do que esta. Achei que houve muito suspense e tensão para um conclusão rápida. Quando aconteceu, eu pensei: era só isso? Sério?

Acho que faltou mais sacrifício nessa história, deveria ter sido mais difícil.

Adri 12/06/2016

Cidade do Fogo Celestial (Os Instrumentos Mortais #6) - Cassandra Clare
Cassandra Clare começa o livro nos apresentando os protagonistas de sua próxima série, The Dark Artifices: Emma Castairs e Julian Blackthorn. Em Cidade do Fogo Celestial eles são apenas crianças, mas já dá para conhecermos os dois e nos apaixonarmos por eles. Eles aparecem bastante, e nos vemos cada vez mais nos apegando a eles, e querendo saber mais, não apenas sobre eles, mas sobre suas famílias também. Foi uma ideia genial da autora introduzi-los nesse livro, e já estou contando os dias para que eu consiga ler.

Em Cidade do Fogo Celestial temos os Institutos de todos os lugares sendo evacuados e os Caçadores buscando refúgio em Idris, pois Sebastian e seu exército de Crepusculares (nome dado àqueles que beberam do Cálice Infernal e se transformaram) estão atacando e transformando todos os Caçadores de Sombras que conseguem, com o objetivo de aumentar seu exército. Mas eles vão acabar descobrindo que nem em Idris estão seguros, que Sebastian consegue fazer o que quiser, e que ele não vai desistir enquanto não conseguir o que quer. E ele quer Clary.

Ele quer Clary, e terá Clary. Nem que para isso ele tenha que sequestrar a própria mãe, juntamente com os membros do submundo que fazem parte do conselho, e oferece-los como troca. Magnus, Luke, Raphael, Meliorn e Jocelyn por Jace e Clary. E, com isso, ele põe à prova a lealdade da Clave para com os membros do Submundo. Afinal, se eles se recusarem eles estarão abertamente mostrando aos seus aliados que dão mais valor a vida de dois Caçadores de Sombras do que a vida dos quatro líderes do Submundo.

Mas Clary e Jace não vão esperar a decisão do Conselho. Não agora que sabem onde Sebastian está se escondendo. Eles vão até o fim do mundo para conseguir os cinco de volta. Mas eles não vão sozinhos. Alec, Isabelle e Simon estão junto com eles, e não vão aceitar serem deixados para trás. E então eles irão para um lugar desconhecido e perigoso, contando apenas com o fogo celestial que Jace ainda não sabe controlar e com as habilidades de cada um, na esperança de conseguir derrotar de vez Sebastian e seu exército e salvar o mundo.

Cidade do Fogo Celestial foi um ótimo fechamento para essa série. A autora soube explorar os personagens, não somente os principais, como também os secundários. Foram muitos os personagens explorados, mas não ficou nada confuso, a autora sabe escrever de um jeito que você entenda tudo. O livro inteiro foi incrível, passou longe da enrolação que senti em Cidade das Almas Perdidas, nesse tudo tinha um sentido. A autora conseguiu introduzir perfeitamente os personagens de sua próxima série, nos fazendo querer lê-la também, e além disso nos trouxe referências e personagens de As Peças Infernais, o que me fez terminar esse e querer ir correndo ler a série.

Falando em As Peças Infernais, tenho que deixar uma sugestão: não façam como eu e ignorem quando te falarem para ler a série antes de ler Cidade do Fogo Celestial, pois esse livro entrega muita coisa do que aconteceu no final da trilogia. Claro, a autora não conta exatamente o que acontece, mas dá para adivinhar. Por isso, acredito que é realmente melhor ler As Peças Infernais antes, pois, além dos spoilers que são dados nesse livro, ainda tem o fato de toda a emoção de ver as referências e entendê-las direitinho, coisa que eu senti falta um pouco. Sim, você não vai ficar perdido ao ler esse livro sem ter lido As Peças Infernais, mas vai perder toda a emoção que a autora quis trazer ao interligar essas séries tão maravilhosas.

Eu tenho que confessar que eu esperava uma coisa totalmente diferente para o final. Não que eu não tenha gostado do jeito que terminou, porque eu gostei sim, mas não imaginava que a Cassandra fosse finalizar desse jeito. Os personagens todos foram muito bem desenvolvidos, desde Clary até Sebastian, e acredito que todos tenham tido um final decente (menos os que participarão de The Dark Artifices, óbvio), e a autora conseguiu fechar tudo de uma maneira excelente.

A edição desse livro está bem melhor que a dos livros anteriores. Primeiramente, nesse livro as letras não são pretas, são cinzas. Não sei se isso é bom ou ruim, para mim não fez muita diferença. Mas as falhas de impressão diminuíram muito. Quase não há falta de pontuação no livro, se comparado aos outros livros. Claro, ainda há falhas, tanto de pontuação, quanto de letras, mas está bem menos. A edição está bem caprichada, só senti falta dos extras que deveriam ter vindo na edição de colecionador. A Galera ficou de disponibilizar esses extras nos eventos do livro, mas como não teve em Brasília, fiquei sem. No mais, a tradução continua ótima, como em todos os outros livros. Os Instrumentos Mortais é uma série incrível, super bem construída e desenvolvida, e recomendo sempre, não somente esse livro, como a série inteira.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2014/07/resenha-cidade-do-fogo-celestial.html