A viuvinha / Cinco minutos

A viuvinha / Cinco minutos José de Alencar...

Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha

aally_souza 26/09/2021

"? Jorge, disse ela com a voz trêmula e cheia de angústias, tu não me amas.
? Não te amo! exclamou o moço tristemente; se tu soubesses de que sacrifícios é capaz o amor que te tenho!...
? Oh! não, continuou a moça, abanando a cabeça; tu não me amas! Vi-te todo o dia triste; pensei que era a felicidade que te fazia sério, mas enganei-me.
? Não te enganaste, não, Carolina, era a tua felicidade que me entristecia.
? Pois então saibas que a minha felicidade está em te ver sorrir. Vamos, não me ames hoje menos do que me amavas há dois meses!
? Há dois momentos, Carolina, em que o amor é mais do que uma paixão, é uma loucura; é o momento em que se possui ou aquele em que se perde o objeto que se ama."

Na leitura desse livro, foquei mais em "A viuviunha", que narra a história de Jorge (filho de um homem de posses, que gasta toda a fortuna do pai) e sua noiva/esposa, Carolina (uma jovem pura, devota ao seu amado, que torna-se viúva logo após seu casamento).
Alguns pontos do livro não em agradaram, mas são "justificados" pelo período literário e a época em que foi escrito. É um romance bem curtinho e rápido de ler, então recomendo ele.

Zanza 07/09/2021

Admirável!!
Comecei esse livro sem muita vontande. Mas ao decorrer das histórias fui me envolvendo cada vez mais.
As duas histórias tem uma perspectiva diferente sobre o amor e isso é maravilhoso!

camilla 25/08/2021

história de como conheceu o amor da sua vida...
que história linda
li esse livro por causa de um trabalho e acabei gostando

Alessandra 30/07/2021

Me surpreendeu!
Primeira vez que consigo concluir uma obra de José de Alencar (pasmem). Li a história e depois descobri que se tratava da história de seu casamento com a Sra. Carlota.

Achei muito bonito!

july 13/07/2021

Para o meu clássico favorito
cinco minutos é uma das primeiras obras de José de Alencar e de longe a 80km de distância minha obra favorita dele (apesar das oitras serem geniais) o livro é envolvente apesar da linguagem antiga, requintada e algumas referências em outras línguas(que o livro explica a cada página, amei a editora por isso) a sensação da leitura foi fantástica, eu realmente senti tudo oque aquele romântico emocionado sentiu, o nome do livro e a relação com a viuvinha é incrível, José um gênio nas referências

Cassia 29/06/2021

O Romancismo Brasileiro
Eu queria falar mil coisas sobre essa obra mas nada que eu falasse chegaria aos pés do que me transmitiu esses textos. Eu particularmente não sou chegada ao romantismo brasileiro, mas nossa essa obra deixou meu coração quentinho, me deu esperanças os dois textos tratam de amor, esperanças, perseverança e tudo que deve envolver um relacionamento a dois eu acredito que por sua vida Alencar escreveu inúmeras obras que falassem da sociedade da época e nestas em específico ele falou de costumes, jeitos, cotidiano e nossa a parte do cortejo a uma dama nossa essas cenas são lindas fora que a todo momento eu me imaginava com os trajes dos oitocentos, andando pelas ruas do Rio de Janeiro esse livro me fez viajar.

bia 19/05/2021

assim... o cmc eu n entendi nada mas a segunda história (A viuvinha) me fez tod o sentido e o final eu real n esperava-- ent eu gostei, mas se n tivesse tanta hipótese e viagens na cbc do autor, acharia mlr!!

Gabi 01/05/2021

Bom livro considerando a época
São duas histórias interessantes, mas que não me chamaram muito a atenção. As duas histórias são relativamente curtas e com um bom desenvolvimento mas que contém muitas palavras que caíram em desuso ou de difícil compreensão.

Byannca.VerAssimo 16/11/2020

Duass histórias curtinhas, adorei, como não amar literatura brasileira.

Rosinha.Correia 14/08/2020

Comecei esse livro sem muitas expectativas, acabou que amei. São duas histórias incríveis sobre dedicação e amor.

MF (Blog Terminei de Ler) 22/06/2020

O chato romantismo burguês de José de Alencar
“Cinco minutos” e “A viuvinha”, duas novelas do escritor brasileiro José de Alencar, publicadas numa mesma edição. Tratam-se das duas primeiras obras do autor, publicadas em 1856 e 1857, respectivamente.

Na trama de “Cinco minutos”, o protagonista (certamente o próprio Alencar) perde o ônibus por apenas cinco minutos de atraso. Ao embarcar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma moça cujo rosto está coberto por um véu. Ela permite que ele segure suas mãos, mas não chegam a se apresentar, antes dela desembarcar. Então, nos dias seguintes, ele parte em uma busca para tentar reencontrar e saber a identidade da jovem que, mesmo interessada por ele, prefere se manter anônima.

Por sua vez, na trama de “A viuvinha”, conta a história de Carolina e Jorge, um jovem casal apaixonado. Ele está em uma situação financeira terrível e, no auge da dor, encontrará na morte sua redenção. Cabe agora à Carolina lidar com a viuvez precoce.

Alencar entrou para a história como o primeiro romancista que colocou, como temática, o Brasil no centro de suas obras. Ao longo de sua vida literária, procurou retratar diferentes aspectos da vida brasileira, geograficamente falando. Seus livros eram ambientados no sertão nordestino (vide “O sertanejo”, por exemplo), no interior do país (vide “Til” e “O tronco do ipê”), litoral cearense (vide “Iracema”), pampa gaúcho (vide “O gaúcho”) e, por fim, o ambiente urbano (vide “Lucíola”, “Senhora”, “Diva” e as duas novelas da presente resenha). Ao analisar essa postura do autor, é nítido que havia uma preocupação de Alencar em criar uma literatura brasileira de fato.

É inegável a importância de Alencar para a história da literatura brasileira. Contudo, isso não significa que sua obra seja imune a defeitos. Eis o caso aqui. O Romantismo, como estilo, possui como características predominantes uma idealização passional e um sentimentalismo exacerbado. Isso permeia todo o texto dessas duas obras. O Romantismo em si já é exagerado, mas nessas duas primeiras obras de Alencar beira ao ridículo. Uma pieguice exagerada que torna o texto intragável, devido à dose generosa de açúcar. Os personagens são tão irritantes que eu torcia para que eles tivessem um final infeliz.

Entretanto, há algo que torna a experiência pior: o universo burguês (que inclui o próprio autor). A sociedade burguesa do período do Segundo Reinado do Império do Brasil, tal qual todas as elites que ditaram os rumos do país ao longo das décadas seguintes, é desinteressante, enfadonha. Quando lembramos que o Realismo já dava seus primeiros passos na mesma época em que Alencar estreava, percebe-se o abismo que há entre as primeiras aventuras literárias do autor e as obras realistas que já se apresentavam ao público. “Madame Bovary”, do francês Gustave Flaubert, por exemplo, foi publicada no mesmo ano que “Cinco minutos”. Até mesmo obras do Romantismo produzidas no Brasil, em anos anteriores, tinham algo que já dialogava com o Realismo, tornando-as mais interessantes. Cito, por exemplo, o curto e genial "Macário" de Álvares de Azevedo. Perto de obras realistas, a trama de Alencar soa quase infantil, o que torna a leitura desinteressante, gerando enfado.

A originalidade de Alencar só veio a se manifestar depois, em obras onde retrata a cultura indígena como, por exemplo, em “O guarani” e na já citada “Iracema”’. Entretanto, por mais que quisesse, Alencar não poderia adentrar na alma do povo mais humilde, maior parte do Brasil desde sempre, dado o seu elitismo. Nas obras de Alencar, é visível uma contaminação por um olhar mais elitizado sob o todo, ainda que se manifeste de forma tênue. Burguês, Alencar era ainda conservador, tendo se tornado político durante o reinado de Dom Pedro II, ocupando o cargo de ministro da justiça. Nesse período, foi um ardoroso defensor da escravidão. Ele acreditava que o fim da escravidão atrapalharia o povoamento do restante do país (!). Ora, como uma criatura com visão tão racista e míope poderia ter a capacidade de escrever sobre a alma do povo brasileiro? Não podia. Simplesmente precisaríamos ainda de algumas décadas para ter um Ariano Suassuna ou um Jorge Amado.

Enfim, “Cinco minutos” e “A viuvinha”, embora bem escritas, são obras que representam os aspectos mais irritantes do Romantismo, redigidas por um autor que, devido à miopia de sua posição social, conservadorismo e posicionamentos retrógrados (até para a época), seria incapaz de entender a alma do povo brasileiro humilde, maioria que leva o Brasil nas costas, em suas obras seguintes.

Essas duas primeiras obras, embora sejam marcos iniciais na literatura brasileira, surgem tardiamente visto que o Realismo, mais maduro como estilo, já vinha se desenvolvendo na Europa. José de Alencar emula dos europeus, em forma de folhetins, um Romantismo superficial e ridículo, que só encontrava eco nas madames burguesas da elite carioca e paulista. O autor evoluiu com o passar do tempo, o que é natural e esperado, visto que não tinha como ele escrever algo tão chato quanto essas duas primeiras novelas.

É válida a leitura como curiosidade histórica e literária… e é compreensível que jovens desanimem de entrar no maravilhoso mundo da literatura quando, na escola, são estimulados e, às vezes, obrigados (como nos vestibulares) a lerem os primeiros textos de José de Alencar. Uma leitura regular, sendo generoso.

P.S.: Caso tenha gostado do que escrevi, visite https://mftermineideler.wordpress.com/

Mônica Paz 16/05/2020

Clássico da literatura brasileira em sua fase do romantismo. Os dois contos seguem a mesma estrutura narrativa, sendo contadas via cartas do narrador. Ambas trazem finais surpreendentes e ainda revelam o que as une, além das histórias de amor, é claro!
Foi um bom retorno ao gênero que até então eu encarava como "coisa do colégio". Vale a pena ler José de Alencar, não perca!

Jéssica Passos 25/04/2020

Me surpreendi
A escrita é maravilhosa e as histórias, apesar de simples, são cativantes. É o tipo de livro para uma tarde. Ademais, José de Alencar nos faz ter a sensação de ter uma agradável conversa com ele.

Caroliny 24/03/2020

Achei o livro bem interessante ao contar a história dessas mulheres tão fiel a seus maridos.
Foi uma história que eu não tinha interesse em ler, estava lendo por obrigação, e ao final eu gostei muito.