Login

José de Alencar
Resenhas
Mais Gostaram

Chiarizzi 22/12/2009

O romance relata a história de Jorge e Carolina. Ele, herdeiro de uma grande fortuna que em sua juventude passa a gastá-la sem nenhuma preocupação.Apaixona-se por Carolina e começa a ver a vida de um outro ângulo, mas às vésperas do seu casamento, é surpreendido por um velho amigo de seu pai e seu antigo tutor, o Sr. Almeida, descobrindo estar desgraçadamente falido.Para saldar sua dívida e a honra de seu falecido pai ele toma uma atitude que transformará sua vida. A partir dessa decisão, o romance terá outro rumo para Jorge e Carolina e cabe a você, leitor decifrar esse rumo tão intrigante e comovente.
Filipe 09/08/2012minha estante
Ele finge que está morto e vai trabalhar pra ganhar uma graninha ! E depois volta e aí sim consegue viver sua história de amor ...

Apóllimes 03/05/2011minha estante
Ótima resenha.

Nildo 20/11/2010

Depois de ter lido Cinco Minutos, fiquei impressionado com a facilidade de comover e deixar todos os seus leitores em um clima de expectativa surpreendente, trazendo em cada palavra uma emoção gigantes, elevando os leitores em estado de espírito e compaixão como se o acontecimento tive-se fazendo parte de sua vida. Sem sombra de duvida Jose de Alencar é para mim entre outros escritores um mestre da literatura brasileira.

Cinco Minuto retrata um característica muito forte nos livros de Jose de Alencar, que é a luta contra os empecilhos da vida em busca de um grande amor. De um encontro em um ônibus que durou apenas cinco minutos, a uma pela historia de amor.

Leiam, e pequeno tenho certeza que vocês vão adorar!

Elyninphadora 29/12/2010minha estante
Já li, e gostei bastante. Enfim, era um romântico de marca maior e, tenho certeza que fez - e ainda faz! - muita gente suspirar em seus romances.

Patricia 30/08/2012

Cinco Minutos - A Viuvinha
Metamorfose Literária
Leia. Transforme-se.

José de Alencar, autor Romancista, nos presenteia com sua escrita de fácil compreensão (ou, pelo menos, de uma maneira que dê para a leitura ser compreendida sem se fazer necessária uma viagem pelo dicionário) e descrição da sociedade brasileira da época em que as histórias se passam.

Cinco Minutos

José de Alencar não era um adepto das convenções sociais marcadas pelo tempo cronológico, ou seja, hora para fazer isso, horário para fazer aquilo... Achava que os seres não podiam ficar submetidos a um aparelho com pequenos ponteiros e que esse ordenasse suas vidas. Isso fica evidente também na obra - Cinco Minutos - devido ao fato da personagem conhecer o amor de sua vida através de um atraso de cinco minutos em relação a sua rotina diária, ou seja, o atraso pode ser benéfico, segundo o autor. (Fonte)

Cinco Minutos” trata-se do atraso de cinco minutos tido pelo personagem principal, quando pegaria sua condução. Devido a este atraso conhece aquela que será o amor de sua vida – a qual lhe diz apenas as palavras “Non ti scordardi me!” – “Não se esqueça de mim!”.

Esse sentimento é marcado pelo mistério a respeito da identidade de sua amada, da qual somente conhece o cheiro e a voz. No decorrer da trama descobrimos os motivos que levam ao afastamento de “C.”, bem como o fato de a moça já estar apaixonada pelo homem, bem antes deste conhecê-la.

A obra possui grande apelo romântico, com declarações e muito sentimento.

A Viuvinha

Em “A Viuvinha” o cenário é um pouco diferente, embora também se trate de um grande amor. Jorge, que herda o dinheiro e as dívidas de seu falecido pai, se vê em uma situação horrível de se imaginar na época: pobre. Ele, noivo de Carolina, se vê desesperado pela ideia da vergonha e da humilhação. Assim, planeja seu suicídio, a fim de minar todo esse desprazer. Após cinco anos de sua morte, Carolina ainda vive o luto, e todos a chamam A Viuvinha. História também com mistérios e reviravoltas, super bacana!
Elda 22/05/2013minha estante
amei o seu comentário

Queziaray 26/07/2014

Convite à leitura
5 minutos: Ele a conheceu no ônibus e só entrou naquele horário porque se atrasou 5 minutos. Sentou-se no banco ao lado dela, porém não pode ver seu rosto que estava escondido entre a grande seda que vestia. Mesmo assim, ali os dois iniciaram seu romance.

A viuvinha: Jorge era um moço jovem e rico, que encantado pela vida na corte, perdeu muito do seu dinheiro com coisas mundanas. Mas conheceu Carolina, moça simples e recatada que o salvou da luxúria.

São essas as duas histórias que o narrador conta à sua "prima" e que trazem ao leitor mais romântico a sensação de como é encontrar um amor verdadeiro: seja daqui cinco minutos ou daqui a cinco anos.

Natalia 13/07/2013

Simples
Cinco minutos é um belo exemplo da prosa simples e poética de José de Alencar. Já A viuvinha é uma colcha de retalhos feita de carbono.
Aline 17/04/2014minha estante
Amo Jose de Alencar e gostei das duas belas prosas.

Publicidade

logo skoob beta
"o Skoob oferece um espaço com comentários e críticas que lhe servirá de amparo antes de qualquer leitura."

Outro Lado