Belle

Belle Lesley Pearse

Resenhas - Belle

Giulia Alz 12/03/2014

Resenha: Belle - Lesley Pearse

Belle é um romance histórico muito bem construído e que com certeza exigiu muita pesquisa, afinal, não é uma tarefa fácil falar do tráfico de mulheres no início do século XX (1910), quando isso era tão comum e tão difícil de ser provado. Admiro muito autores que aceitam mergulhar fundo em um cenário antigo para construir uma história de qualidade.

Nesse livro, Lesley Pearse conseguiu construir uma trama intensa e dramática, sem deixar de lado nenhum dos pontos de vista. O livro é narrado em terceira pessoa. Obviamente, o foco está em tudo o que Belle está passando e é facilmente possível se por no lugar dela e sentir sua dor e seu desespero, mas também sua felicidade e sua satisfação. No entanto, em nenhum momento a autora abandona as pessoas que a personagem foi forçada a deixar para trás e que, desesperadamente, procuram por ela sem nunca perder as esperanças.

O livro tem um bom ritmo, mas em alguns momentos ele acaba se tornando um pouco maçante por tentar convencer o autor de um sentimento que às vezes não é tão intenso quanto deveria ser. E, como acontece em muitos outros, acho que ele seria melhor se fosse um pouco menor, já que muitas descrições são desnecessárias.

Outra coisa na qual ele pecou (e isso é culpa da tradução) foi na revisão. Muitas vezes eu senti falta de vírgulas e até de pontos finais, deixando frases muito mais longas do que deveriam ser.

Mas independente de tudo isso, eu gostei muito do livro e ele passou no meu teste de qualidade por um simples motivo: ele não é igual a todos os outros. Não é um romance meloso, nem um drama que te deprime. Ele tem a dose certa dos dois e mais uma dose extra do oposto dos dois. Graças a isso, eu o recomendo sem pestanejar, mas deixando bem claro que, embora o livro seja incrível, ele não é perfeito.

Kétrin 02/03/2014

A história se passa no ano de 1910. A protagonista é Belle, uma jovem inglesa de 15 anos que mora em um bordel, pois a mãe é dona do lugar.
Belle sempre foi uma menina inocente, apesar de ela morar em um bordel, a mãe e a empregada Mog, que é como sua segunda mãe, sempre a mantiveram longe dos acontecimentos da casa, então Belle ficava a maior parte do tempo em seu quarto que ficava no porão, e não tinha permissão de subir a parte de cima da casa após as cinco horas.
Certo dia, em um de seus passeios matinais, Belle conhece Jimmy, um jovem encantador, a qual ela simpatiza logo de começo, e aí começa uma amizade pura e verdadeira.
“ Eles tinham mais em comum do que Jimmy imaginava. Ele, com seu tio gênio difícil para enfrentar, ela, com uma mãe mal-humorada. Ambos eram rodeados de pessoas, mas tinha ficado evidente que Jimmy era tão solitário quanto ela, sem amigos de sua própria idade para conversar.”
A rotina de Belle não mudou, até o dia em que houve um acontecimento terrível. Belle estava limpando o quarto de uma das meninas da casa, quando adormeceu sem querer, ela acordou assustada quando ouviu vozes de pessoas subindo, e como ela não tinha permissão de ficar naquela parte da casa, se assustou e se escondeu em baixo da cama. Ela pensou que não teria problemas se eles não a vissem lá, então resolveu ficar lá quieta até eles saírem do quarto. E nesse mesmo dia Belle perdeu sua inocência, ela acabou descobrindo tudo que acontecia em um bordel, ela descobriu do pior jeito possível, pois viu Millie se entregando a um homem e logo após ela se recusar a ir embora com ele, ela foi assassinada.
Belle testemunhou esse ato terrível, e infelizmente teve as consequências depois, pois esse assassino é muito perigoso, com medo de ser enforcado pelo crime cometido, ele sequestrou Belle e a enviou á Paris, para ser vendida como prostituta.
“ Belle ouviu uma carruagem atrás dela quando se aproximava de Jake’s Court, mas nem sequer virou a cabeça, já que era um som comum. De repente, no entanto, ela sentiu que alguém lhe deu uma rasteira e a agarrou por trás. Seus braços foram agarrados bem apertados e torcidos para trás, ao mesmo tempo em que uma mão deu um tapa em sua boca para silenciá-la. Ela lutava e tentava chutar, mas o agressor era muito maior e mais forte do que ela, e Belle foi carregada para dentro da carruagem que agora estava ocupando a rua estreita.”
Mas o destino de Belle não acaba por aí, ela acaba sendo enviada a muitos lugares diferentes com o mesmo intuito de ser uma cortesã. Ela conhece pessoas terríveis, mas também conhece pessoas maravilhosas.
Será que Belle está destinada a ser uma cortesã para sempre? Será que ela vai conseguir voltar a sua cidade natal na Inglaterra?
“...Sentou-se na cama e percebeu que estava confusa. Não em relação ao que acabara de ver, mas, sim, por todas as coisas que a vida havia colocado em seu caminho, pois certamente havia algum plano por trás de tudo aquilo, e ela queria entender o que era.”
A história me comoveu, pois naquela época era muito comum o tráfico de meninas jovens para a prostituição, e acompanhando a história de Belle, pude ver o quão terrível foi tudo que ela passou. Fico pensando na coragem dela, pois não é fácil uma menina inocente de 15 anos passar por tudo que ela passou.
O livro é do começo ao fim cheio de emoções, e ao decorrer da história, Belle mudou muito, pois ela teve de aprender a sobreviver a esse novo mundo, ela se viu sozinha muitas vezes sem poder contar com ninguém e em perigo, e é incrível o jeito como ela conseguiu passar por cima de tudo, com a cabeça erguida e sempre com o sonho de mudar seu destino.
“ Ela era um mistério, forte, direta e corajosa...”

site: http://keetring.blogspot.com.br/2014/03/resenha-belle_2.html
Marcela 06/03/2014minha estante
Amei o livro. Envolvente, fascinante e lindo! Recomendo para quem gosta de romance com drama!

Lika 25/01/2014

Adorei
Sem palavras um romance maravilhoso. Apesar de ser um tema conhecido por todos nós a Prostituição em geral e bem difícil se dar bem em um romance. A autora soube dosar certinho. Desde as primeiras páginas você já consegue entender o romance, apesar de ser um livro grosso ele não é cansativo. Indico a todos.

Isabella Pina 22/01/2014

Uma escrita muito bem feita.
Quando eu recebi esse livro, eu fiquei em dúvida se eu gostaria da história ou não. Afinal, era uma premissa super interessante, mas até aí, conheço vários livros que ficam só na promessa. A história tem como protagonista a própria Belle, uma personagem forte, feminina e muita à frente de seu tempo. Eu gostei de que, apesar de viver numa sociedade extremamente machista – afinal, o livro se passa no começo do século 20 –, Belle não é uma costumeira garota.

E o mais interessante mesmo é ver como, em alguns centenas de páginas, ela vai evoluindo, sofrendo e mudando a personalidade. Apesar do livro tomar certos rumos que eu não esperava, eu gostei bastante da narração – era gostosa, e eu lia o livro sem pressa.

Mas o que eu vi várias pessoas comentando foi a presença de sexo no livro e eu, que não sou muito acostumada, poderia ficar desconfortável, mas na realidade, dado o contexto, achei muito bem colocado e descrito. Afinal, toda a história tem esse pé nesse tema e seria impossível – e irreal – evitar tal assunto.

Em livros grandes, é normal ter várias reviravoltas e, nesse quesito, Belle não desaponta. Lesley caprichou na escrita e eu, que criei afeto por vários personagens inusitados, fiquei surpresa, nervosa e com o coração dolorido várias vezes. Os personagens são ótimos, aliás, nesse livro, porque nenhum deles é completamente mal ou o são sem motivo, por assim dizer. Todos já sofreram grandes baques da vida, sejam perdas de pessoas importantes, falta de amor, há de tudo, mas na maioria das vezes, eles também são as pessoas que menos julgamento fazem de outras.

Belle é um bom livro, um pouco longo demais, talvez, mas que ao mesmo tempo, entrega tantos acontecimentos que você simplesmente torce para que a protagonista se dê bem, porque, afinal, não é possível alguém sofrer tanto sem encontrar um final feliz depois! Haha!

P.S.: Minha resenha ficou esquisita, eu sei, mas é que é um mix de sentimentos difícil de pôr no papel – ou, no caso, no Word.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br/2014/01/resenha-belle-de-lesley-pearse.html

Mari 10/01/2014

Resenha: Belle
Tudo começa quando Belle, uma garota de 15 anos, acaba perdendo a inocência e enxergando a realidade que a rodeava.

Sempre viveu em um bordel, mas não sabia o que realmente isso significava. Até que um dia, depois de limpar um dos quartos das meninas que ali trabalhavam, acaba caindo no sono e só acorda á noite, e com medo de sua mãe, que nunca havia deixado ela ficar ali á noite, ela decide se esconder debaixo da cama, e vê quando uma das garotas entra no quarto com um homem, descobrindo logo em seguida, o que realmente se passa em um bordel.

Mas quem dera ela se fosse só isso! Não, a coitadinha ainda teve que presenciar um assassinato na mesma noite. Apavorada, ela sai correndo do quarto, mas infelizmente o assassino percebe que ela esteve ali o tempo todo e que poderia testemunhar contra ele.

É claro que ele não iria deixar barato, neh!

Belle foi sequestrada, vendida, estrupada, e acabou entrando no mundo da prostituição. Nossa! Essa parte foi de emocionar.

Belle perdeu a inocência brutalmente e passou por muitas coisas até finalmente dar a volta por cima.

Quase sempre ela era humilhada, mas nunca deixou de sonhar. Sonhar com uma vida digna, com sua loja de chapéis e com Jimmy.

É uma bela historia, que te emociona e te dá raiva. Sim, me deu muita raiva. Raiva das pessoas que tem coragem de fazer isso com uma menina. E mesmo passando por situações terríveis, ela nunca parou de acreditar que iria conseguir dar a volta por cima.

Esta história é um romance muito forte que até parece ser uma história verdadeira de tão brutal que chega a ser.

Eu amei tudo neste livro. A capa, a diagramação, a narrativa, os personagens, tudinho ...

A Lesley é uma autora incrível e em breve espero poder ler os outros livros dela.

Espero que tenham gostado da resenha !!
Beijos e abraços !!!

site: http://insaciavelmenteapaixonada.blogspot.com.br/2014/01/resenha-belle.html

Valquiria Apa 07/01/2014

Belle - É preciso ter coragem para perder a inocencia
Iniciei esta leitura sem muita expectativa (aliás, isto vem ocorrendo nas minhas últimas leituras) até mesmo por que eu não tinha a intenção de lê-lo principalmente por ser um romance histórico – um tipo de leitura que eu não gosto muito mas, ele praticamente caiu de pára-quedas na minha mão e eu não pude perder a oportunidade.
O único fato que realmente me chamou a atenção de inicio foi o livro puxar para o lado policial, o que, em contrapartida eu gosto bastante.

Neste livro somos apresentados à Belle Cooper uma jovem inocente de 15 anos que não sabia nem sequer o que significava ser uma prostituta, Pois sua mãe Annie a proibia de subir ao salão após certo horário. Até que certo dia ela adormece num dos quartos do andar superior e perde a hora de descer. Com medo da reação da mãe e de Mog - a governanta, Belle se esconde sob a cama aguardando o momento oportuno para sair. A partir deste momento ela descobre o que realmente as meninas fazem e mais, torna-se testemunha de um terrível assassinato.
Dias depois Belle é seqüestrada pelo assassino e vendida a um bordel na França.

Através das páginas do livro narrado na década em 1910, onde a justiça era feita com as próprias mãos, vemos Belle passar de menina inocente à mulher, assumindo seu destino e fazendo o que pode para sobreviver nesse mundo do qual havia sido tão protegida.
A atmosfera que Leslye Pearse nos mostra é bastante realista sem rodeios e nem vocabulário rebuscado tornando assim a leitura densa e tensa, o que para mim tornou a leitura demorada.
Apesar disso, acabei gostando de todo o enredo e criando certa empatia com a personagem principal e, em certo ponto da leitura eu já estava envolvida em toda a trama e apesar de eu não derramar uma lágrima, cheguei a sentir amor e ódio dos personagens em momentos distintos, (o que já é de se esperar de mim rss).
Apesar de o foco principal do livro não ser o romance - Sim há um romance em meio a todo este sofrimento! - e sim o seqüestro, a autora não deixou a desejar em nenhum momento e a historia tornou-se perfeita como um todo, não podendo ser escrita de melhor forma, incluindo aqui, o desfecho de tudo que para mim foi perfeito.
Recomendo. Para que gosta de romance histórico com um lado policial este livro é um prato cheio, porém, não é um livro para qualquer um, pois contém cenas fortes e palavras obscenas, como falei Leslye não uso de rodeios e vocabulário rebuscado.
Apesar de eu não gostar de capas com modelos (fotos de pessoas ou rostos) esta ficou bem bonita e deu um ar de sofisticação de que a época em que a história é narrada pedia.

“Nenhuma mulher pode passar pelo que ela passou e não ser afetada por isso. Você diz que Jimmy a ama, mas amor nem sempre é suficiente.”

site: http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/2014/01/resenha-belle-e-preciso-ter-coragem.html

Leticia 05/01/2014

Quem ?
O livro todo gira em torno da velha New Orleans , uma cidade que pode guardar tantos segredos quanto uma velha.E muitas coisas acontecem quando a Belle faz 15 anos de idade , ela descobre aonde realmente morava e a partir daí sua vida vira de cabeça para baixo.

Aline 03/01/2014

RESENHA DA SEMANA #Belle
Até os 15 anos Belle tinha sua inocência preservada mesmo morando em um bordel, Belle nunca teve a real noção do que acontecia sobre sua cabeça; sua mãe Annie e Mog a empregada nunca deixaram ela na parte superior da casa no horário de movimento, até que um certo dia Belle acaba adormecendo na cama de uma das garotas, com medo de ser descoberta Belle se esconde e naquele momento além de descobrir o real motivo de todas as noites aqueles cavalheiros entrarem em sua casa, Belle presencia o assassinato da garota. A partir desse momento Belle é arrancada com bastante crueldade da sua vida, da sua inocência.

Após alguns dias Belle é sequestrada pelo assassino e levada para Paris, aonde é estrupada violentamente por 5 homens em uma noite, após o ocorrido Belle chega a beira da morte, mas como todos que estão do seu lado diz que Belle é uma garota forte, ela resiste e assim é vendida novamente para uma novo bordel em Nova Orleans, o encarregado de fazer o transporte da garota é Etienne que desmostrará um enorme carinho por Belle, porém devido as circunstâncias e o sistema Etienne teme que caso não faça o combinado algo poderá acontecer a sua família, Belle e entregue a sua nova vida.

A garota se torna a melhor garota da casa, e tem momentos que Belle encontra-se pensando que sua vida não é tão ruim assim, e que ela só precisa saber lidar com a situação e aproveitar o que a vida está colocando em seu caminho.

Belle tentará sair daquela situação por cima; mas a vida lhe revelará várias situações desagradáveis, Belle conhecerá homens nojentos, cruéis que só querem aproveitar da situação. Belle irá no meio do percurso fazer várias escolhas erradas, e isso poderá custar sua vida.

Além de todas esses fatos Belle terá que encarar a dura realidade que sua mãe de "verdade" não é Annie e sim Mog, que após quase dois anos do desaparecimento de Belle ela nunca perdeu as esperanças de novamente a sua menina voltar para casa e com isso ela irá contar com ajuda de alguns amigos especiais inclusive Jimmy.

Todos os personagens são bem construído.

Confesso que faz muito tempo que tenho vontade de ler este livro, acho a capa linda porém o tamanho do livro me assustou são 559 páginas é muito grande, porém enfim encarei e não me arrependo, Lesley fez um estória muito boa, tenho que lhe dizer se você quer ler este livro esteja psicologicamente preparado é uma estória pesada, a autora não economizou detalhes cruéis, violentos e repugnantes. Conseguimos perceber que a autora fez várias pesquisas durante a escrita ela inclui informações até de como as prostitutas naquela época fazia para não ser alvo de doenças e não engravidar, Lesley não tem medo do linguajar ela é bem descritiva isso chegou até me irritar um pouco sinto que em alguns momentos e desnecessário, porém em outros é super aceitável, outra coisa que me incomodou foi que algumas vezes Belle teve a oportunidade de tentar arriscar e fugir e isso não aconteceu.

Lesley fez uma ótima protagonista, forte, determinada e que conseguiu comandar toda a estória, é uma tarefa fácil gostar de Belle, porém na vida real acho que uma garota de apenas quinze anos não consegue olhar a vida e encarar de forma tão madura como Belle fez.

Boa leitura corujas!

"Se eu morasse em um palácio não seria obrigatoriamente uma rainha — ela respondeu com raiva. — É verdade que eu moro na Casa da Annie, mas não sou prostituta. Annie é minha mãe! — Jimmy, arrependido, com seus olhos escuros, fitou."

site: http://www.paraisoempapel.com

Júnior 02/01/2014

Forte com escrita branda
“Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?”

Escrito por Lesley Pearse e lançado no Brasil pela editora Novo Conceito, o romance Belle é descrito pelo ponto de vista de um narrador observador, a historia gira em torno de duas vertentes com capítulos alternados entre Belle, a protagonista, e um grupo de parentes, admiradores e amigos de Belle que investigam o seu sumiço.

No início do livro Belle tem 15 anos e apresenta atitudes de uma garota ingênua, meiga e delicada essa suposta ingenuidade foi, no inicio, algo proposital e levemente exagerado fazendo-nos crer que essa personalidade iria progredir-se ao longo do livro.

Como já descrito acima a protagonista é seqüestrada e obrigada a viver como prostitua, ou seja, uma vida nada condizente com sua personalidade. A partir daí temos uma surpresa, Belle sofre uma evolução, ela mostra-se madura, sensual e gananciosa. A trama a partir daí passa a ter um ritmo mais rápido fazendo então a leitura fluir facilmente.

O livro gira em torno de dessa jornada de Belle, tentando voltar para casa ela passa por altos e baixos onde precisa tomar decisões corajosas e assumir uma atitude de independência e principalmente coragem.

Como ponto negativo, o vocabulário usado é incoerente à época (1910), exceto por algumas marcas históricas no cenário, os diálogos e o a forma de utilização dos pronomes não remetem que a trama ocorreu a muitos anos atrás onde as pessoas comunicavam-se de uma forma diferente, e utilização de frases moralistas especialmente no final da trama deixou tudo um pouco piegas.

A história do livro é interessante, te prende do início ao fim, o objetivo do livro é mostrar o lado ruim da sociedade, e como nunca devemos perder a esperança nem deixar-se levar pelos problemas.

O final é previsível, entretanto a emoção permanece, encontrei dois erros somente(pg231 e pg417), desfrutem a leitura de Belle, e soube que tem continuação, ansiosa.

site: http://ateaultimapagina.blogspot.com.br/2013/12/resenha-belle-lesley-pearse.html

Vic Santiago 30/12/2013

Resenha: Belle - Lesley Pearse
Com uma narrativa envolvente a autora nos leva a uma parte pobre de Londres em 1910, Belle é uma menina de 15 anos, nascida e criada em um bordel que pertence a sua mãe, porém não faz ideia do que acontece nos andares de cima durante a noite, até que em um dia ela descobre da maneira mais abrupta possível e testemunha um assassinato, pouco tempo depois é sequestrada e levada a Paris.
Durante sua trajetória, Belle passa de uma menina inocente e ingênua à uma mulher corajosa e esperta, que passa por poucas e boas na vida e tem que aprender a lidar com isso de cabeça erguida, sempre procurando uma forma de conseguir voltar para casa.
Em sua vida amorosa passam alguns homens, sendo que dois tiveram maior destaque: Jimmy e Etienne; O primeiro foi um garoto que ela conheceu antes de ser sequestrada e que nunca perdeu as esperanças de encontrá-la, já o segundo levou-a para um de seus destinos e na longa viagem acabou se mostrando uma pessoa boa e que estava naquilo contra a sua vontade.
A autora consegue retratar muito bem e manter a narrativa envolvente o tempo quase todo, o narrador é onisciente e acompanha vários personagens (parte do motivo de o livro ser tão grande).
Com um final maravilhoso, esse é um romance pra chorar e se desesperar, porém sem ser depressivo e triste.

Gabriela ð 26/12/2013

Belle é uma garota de 15 anos que mora em um bordel, mas por proteção de sua mãe e da governanta do local, ela ao menos sabe oque realmente é uma "prostituta" e porque as pessoas da cidade acham que ela é uma por morar lá, mas belle um dia dorme em um dos quartos das meninas e presencia o assassinato de Millie e é sequestrada pelo assassino e a partir dai ela viaja pelo mundo passando por várias coisas que nunca imaginaria passar.

Eu achei o livro ótimo, apesar de ter demorado quase um mês pra termina-lo,pois achei que o livro só começou a realmente ficar bom depois das 100 páginas,eu já estava realmente desistindo dele,mas ele dá uma reviravolta fantástica no momento em que Belle deixa de ser aquela menina boba e ingênua e se torna uma mulher forte e esperta.A escrita das Lesley Pearse eu achei muito boa e ela descreve cada detalhe do que Belle passa, vê, e você sente tudo pelo que ela passa, e sofre junto com a garota e sente saudade junto com ela de casa e torce para ela voltar para sua família.

Natália Coelho 28/10/2013

Belle
Belle é inocente.
Mesmo com sua mãe sendo dona de uma dos melhores bordéis da cidade, Belle foi escondida de de tudo o que acontecia lá durante toda a sua vida. Mas depois de acidentalmente assistir o que acontece lá embaixo de uma cama e presenciar um assassinato, a vida de Belle está para mudar.
Para impedir que Belle a denuncie, o assassino a vende para Paris, onde é estrupada e depois tem que virar prostitua. E ela precisa fazer de tudo para juntar dinheiro e voltar para casa. Mas será que outras pessoas, inclusive Jimmy, já não estão fazendo isso à muito tempo?
Tedioso no meio e triste. Pelo menos para mim.
Bom para quando você acha a sua vida uma droga.

site: http://leioreleio.blogspot.com/

Ana Luiza 26/10/2013

A perda da inocência e descoberta da luxúria
Para uma garota de quinze anos que cresceu nas ruas sujas de Seven Dials, Belle não sabe muito da vida. Graças à superproteção de sua mãe, Annie, e da empregada que a criara como filha, Mog, a garota não foi influenciada pela vizinhança composta basicamente de trabalhadores pobres e, em sua maioria, de ladrões, mendigos, vagabundos e prostitutas. E olha que essas últimas estão muito próximas, dentro da própria casa da garota. Frequentando praticamente apenas seu quarto no porão e a cozinha, Belle não sabia que, nos andares de cima, sua mãe administrava um bordel.

“Ladrões, cafetões, enganadores e assassinos. Estou começando a achar que não há um homem honesto e de bom coração em Seven Dials.” (Pág. 54)

Entretanto, após conhecer Jimmy, um garoto que perdera a mãe recentemente e viera para Seven Dials morar com o tio, dono de um pub, Belle fica muito curiosa para saber o que realmente acontece em sua casa todas as noites, mas o medo de ser repreendida pela mãe não a deixa fazer nada. Mas, quando acaba adormecendo no quarto de uma das garotas, Belle descobre da pior maneira o que significa ser uma prostitua, além de presenciar um assassinato. Millie era a favorita da casa e de Belle, que mesmo ainda traumatizada pela morte da garota, consegue levar tudo com muita maturidade, acreditando que logo toda essa tormenta passará. Mas o assassino tem outros planos. Ele sequestra Belle e a vende para um bordel na França.

“Era um lembrete para Belle de que há apenas poucos dias ela era tão inocente como a neve fresca, mas que o terrível homem tinha pisado na pureza de sua mente e lhe mostrado a dura realidade.” (Pág. 55)

Enquanto isso, em Londres, Annie e, principalmente Mog, ficam loucas por causa do desaparecimento de Belle. A polícia não dá muita atenção as duas, além do fato de Annie ser uma ex-prostituta e dona de um bordel, motivos suficientes para ser ignorada pelas autoridades, Kent, o homem que sequestrou Belle, é um criminoso conhecido e poderoso, que tem os policias em sua mão. Mas Mog não desiste e vai atrás de Noah, um jornalista e investigador que era um cliente de Millie e apaixonado com a garota. Com uma bela matéria em vista, além da oportunidade de fazer um último bem em nome de seu amor, Noah começa a investigar o caso, mas as pistas são poucas e ninguém parece ter coragem suficiente para falar. Entretanto, Jimmy e seu tio se mostram dispostos a ajudar, assim como Mog, que jamais desistirá de encontrar sua menininha.

Em Paris, Belle é violentada por cinco homens diferentes e acaba adoecendo e sendo vendida novamente. Após passar um tempo se curando em um convento, ela é levada de navio até New Orleans, acompanhada de um belo homem, Etienne. Usando de toda a sua doçura e gentileza, Belle acaba o conquistando, tornando-o seu amigo. Etienne não pode deixar a garota fugir, se não sua família estará em perigo, mas a aconselha e tenta ajudá-la o máximo que pode. Já em New Orleans, Belle se despede do amigo, disposta, como ele a aconselhara, a tirar o máximo de proveito da sua situação deplorável. As meninas da nova casa são amigáveis e elas, assim como Martha, a dona do lugar, a acolhem e fazem de tudo para torná-la boa em sua nova “profissão”.

Belle aprende rápido e usando de sua sensualidade, beleza, carisma e experiências recém-adquiridas, ela se torna a favorita da casa. De certa forma, ela começa a apreciar a vida que tem, deixando para trás os antigos preconceitos sobre ser uma prostituta. Entretanto, ela sabe que é apenas uma escrava e suas esperanças de ganhar dinheiro suficiente para voltar para a Inglaterra logo se mostram tolas, pois Martha jamais a pagará bem e jamais se livrará da sua galinha dos ovos de ouro. Belle não é do tipo que desiste, mas sua beleza e determinação podem tanto ser aliados nessa batalha como inimigos. Chegará o momento em que ela terá que definitivamente deixar a garotinha doce e inocente que fora para trás e se tornar uma mulher forte, dona de seu próprio destino.

“Belle não achava fácil calar-se, como faziam as outras. (...) Belle não tinha nascido para ser submissa, e ela não conseguia fazer papel de tola para agradar a uma mulher que comprava e vendia seres humanos.” (Pág. 268)

“Belle” é um romance tocante ao mesmo tempo em que é chocante. O comércio descarado e desenfreado de mulheres, muito bem mostrado no livro, torna a história atual, apesar da época em que se passa, e cativante, pois sabemos que ainda hoje muitas garotas têm histórias similares com a de Belle. A falta de ação por parte da polícia também é revoltante e, infelizmente, uma realidade enfrentada em muitos lugares. A autora do livro escolheu um tema polêmico para sua obra, mas soube desenvolvê-lo com muita desenvoltura. Ao mesmo tempo em que expõe e critica certas verdades e realidades, ela criou uma bela história, que além de emocionante é motivadora. Algo que me encantou na personagem principal, Belle, é a força e maturidade da garota. Sempre de cabeça erguida, ela não aceita as situações em que a vida lhe joga tão facilmente, mas aprende a usá-las a seu favor, a conseguir o quer. Belle não é perfeita, é claro, comete erros como qualquer um, mas ela aprende com eles e continua em frente.

Outro detalhe da personagem principal é que ela levanta uma discussão relevante sobre prostituição. É errado ou não vender o próprio corpo? A própria Belle encara essa questão, mas percebe que o certo e errado dependem muito do ponto de vista. Algo que me agradou foi o fato de que a autora em momento algum julgou pessoas em situações semelhantes a da Belle. Em vez disso, ela mostrou os caminhos que as levaram até ali, mostrou que algumas foram forçadas aquela vida, mas que conseguiram sair e ter uma vida digna, mas também mostrou que algumas escolheram aquele caminho, assim como escolheram não sair dele.

Ainda falando nos personagens, todos têm personalidade própria e papel na história, mas alguns foram clichês. Jimmy e seu tio foram uns fofos, mas poderiam ter sido mais. Já Annie e Mog estavam perfeitas, a primeira com sua frieza e coração partido, e a segunda com seu carinho, personalidade maternal e coração caloroso. Noah teve um papel superimportante na trama, mas ele é quase um fantasma e senti falta de uma personalidade mais marcante. Já Etienne é um amor, o típico vilão convertido em herói que é impossível não amar. O grande destaque do livro mesmo é obviamente sua protagonista, Belle. A evolução da garota inocente para a mulher sensual e forte foi longa e sofrida, mas simplesmente encantadora e, como já disse, motivadora. Adorei a personalidade cativante, fofa, divertida, desencanada e sensível, mas também decidida, madura e sensual da personagem. É impossível não amar Belle, não torcer por ela a todo momento, não sofrer com seus erros e não comemorar com suas vitórias. Ela é o tipo de personagem que logo ganha um espaço no seu coração e, que, dificilmente, sai de lá.

Falando nos pontos negativos do livro, senti que a autora foi muito óbvia em alguns momentos e que poderia ter trago mais surpresas. A trama foi muito bem construída, mas extremamente longa e inevitavelmente cansativa. A narrativa de Pearse nos absorve para dentro do livro e flui com agilidade, mas senti que faltou a ela um pouco mais de objetividade. Gosto de cenas bem descritas, mas o foco deve ser mesmo a história, não os mínimos detalhes do lugar onde ela se passa. Felizmente, nas (muitas) cenas de sexo, a autora foi detalhista, mas mais objetiva, não prologando o que não deveria ser prolongado. Pena que não foi assim no resto do livro.

Já quanto à edição, tenho apenas comentários positivos. A tradução e diagramação estavam boas. Amei os detalhes no início de cada capítulo. Também amei a capa que é divina e, para mim, é bem mais bonita que de outas edições (a baixo). A modelo é linda e combina perfeitamente com a Belle descrita, principalmente por causa do cabelo castanho maravilhoso. Outro detalhe que me agradou foi o peso do livro, super leve para suas 560 páginas.

“Belle” é um livro intenso, sensual e cativante. Apesar dos pontos negativos citados a cima, gostei bastante da obra de Lesley Pearse e espero ter oportunidade de ler suas muitas outras histórias. “Entre o Amor e a Paixão”, continuação desse livro, já está na minha meta de leitura desse final de ano e estou ansiosa por ele, mas vou dar um tempo antes de lê-lo, pois ele também é enorme como esse. Recomendo “Belle” para todos que gostam de uma boa história com doses de fatos históricos, romance, sexo, aventura e belas paisagens. Além de lugares de seu país natal e, claro, Londres, Belle conhece cidades como New York, New Orleans e Paris, lugares que nunca mais poderei ao menos pensar sem me lembrar desse belíssimo livro.

Autora da resenha: Ana Luiza Ferreira (La Mademoiselle)

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/