Diomedes Lourenço Mutarelli

Resenhas - Diomedes

Jonas (@castelodepaginas) 23/06/2020

Diomedes
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/diomedes.html

Diego Piu 12/03/2023

Afinal, há ou não há magia: eis o Enigma!

Gostei do ambiente de mistério no primeiro dos Mutarelli's que tenho pela frente. Não dei nota máxima talvez alguma ou outra coisa (piadas) que achei um tanto antiquado (mesmo reconhecendo o momento em que foi escrito e em quem foi inspirado).

Histórias com cartomantes (independente da importância dentro da história) tem um lugar especial no meu coração.

Roteiro bem escrito e inteligente com algumas falas que deixei guardadas no meu bloquinho de notas!

Margô 29/12/2022

Diomedes
Conheci Lourenço Mutarelli através de um amado quadrinista, também!

Adorei as ilustrações, o roteiro é bem dinâmico , em alguns momentos em ritmo de aventura, o que permite conhecer a grande habilidade do quadrinista; São cenas rápidas como um filme!

Diomedes é um detetive sem sucesso, tanto bate como apanha...rsss

Ler quadrinhos dar uma sensação de estar movimentando-se com as personagens...sempre senti isso. E com Lourenço Mutarelli as sensações são mais vívidas, muito bom mesmo.

Gostei. Até a próxima ação/magia.
Recomendo.

Marcos.Paulo 20/11/2021

Traço maravilhosos
Eu não sou muito fã de HQs e nem um grande entendedor, mas como Diomedes é fruto desse cara incrível chamado de Lorenço Mutarelli, decidi conferir e adorei os traços, essa coisa de traços sujos e emaranhados, sempre me impressionaram em desenhistas, gostei demais de o dobro de cinco e do rei do ponto, já a soma de tudo se transforma numa coisa chata e que acabam descaracterizando o personagem principal, mas fora isso é uma ótima leitura chamando sempre a atenção principalmente para o os traços de Mutarelli.

Henry 20/05/2021

Diomedes, detetive internacional, ao seu dispor
Pensem num sujeito fracassado, irônico, detestável, inútil e convencido. Este é Diomedes, o detetive que nunca desvendou um caso.

Esta foi a primeira obra de Mutarelli que tive contato e a experiência foi a melhor possível.
Claramente, nos deparamos com um drama. O drama pessoal de um homem que não tem sucesso e tem sua vida pessoal arruinada com o passar do tempo. Porém, o humor cru e irônico me agradou demais. Eu me peguei rindo alto em diversas vezes com o cinismo e algumas tiradas de alguns personagens.

A história é muito fluída e traz um trilogia (de quatro capítulos rs) com tramas e mistérios muito bem construídos.

O desenho de Mutarelli passa por uma evolução gradativa. O Diomedes do primeiro capítulo, não é o mesmo da metade para o final do livro. E essa evolução mostra o empenho e paixão que fora dedicada pelo autor. Outro ponto que me agradou muito foram as referências a outras obras de diferentes tipos de mídias, Lourenço soube aproveitar muito bem essa "ferramenta" para abrilhantar a história.

A edição da Companhia das Letras é espetacular. Obviamente grande por se tratar de um livro de pouco mais de 400 páginas, e com um acabamento que aparenta estar envelhecido.

Concluo que ao finalizar a leitura, fiquei com um sentimento de tristeza, pois a leitura te leva, te cativa, e nos faz acompanhar a vida de um personagem que é tão desprezível, que chega a ser apaixonante.

Recomendadíssimo! Ponto alto dos clássicos nacionais.
Margô 17/01/2023minha estante
?????????? Super concordo Henry!

Joao.Paulo 18/09/2020

a
É interessante como o mundo de Diomedes ao mesmo tempo que é cru e desesperançoso, tem um certo fascínio caricatural por seus personagens. A arte do quadrinho consegue refletir isso muito bem, é como se ela realçasse os movimentos do cenário e dos personagens, tornando-os extremamente narrativos, sem medo de se sujar demais, mas mesmo assim mantendo um equilíbrio.

As cenas de ação tem uma estilização muito revigorante, que independe dos balões para acontecer (algo que nunca gostei muito em HQ's é essa dependência narrativa de falar tudo o que está acontecendo no desenho, mas aqui, felizmente, isso não acontece), dando ênfase aos movimentos dos personagens. É um quadrinho bem destemido, não ficando só em sacadinha e em momentos mais edgy, como se torna mais convencional em obras que optam por uma abordagem mais crua, mas que faz dessa crueza sua filosofia. É como se estivesse fascinado por essa desesperança, que o leva a um ideal divinatório que nega uma ideia de Deus, mas não uma de criador, no entanto, sua criação é artística. Talvez o melhor jeito de assumir uma arte pela arte, sem uma preocupação firmada, é mais um quadrinho que tenta realçar os momentos.

Quando Diomedes caminha para fora das páginas ele assume sua ficcionalização, o grande segredo é mais um debate artístico e existencial, que o leva a se reconhecer como uma peça perdida no mundo.

Doug 12/11/2021

Mutarelli é gênio
Adorei a premissa, o personagem e toda a história (mesmo que tudo esteja datado) até a metade do último volume. Daí pra frente a história toma um caminho que nos deixa curioso, mas frustra no final.

Entretanto, a maneira como tudo é contado mostra a genialidade de Mutarelli e como ele manja da mídia.

joaoggur 20/12/2022

Ninguém faz quadrinhos como Mutarelli.
Quando se fala em quadrinhos nacionais, muitos nomes vem à mente. Com o advento da internet, muitos novos quadrinhistas surgiram, e a chamada ?nona arte? adquiriu novos adeptos. Porém, houve o tempo que as histórias em quadrinhos eram consideradas algo ?underground?, com poucos leitores e um número ínfimo de artistas. Em meio a essa época, surge um nome que a influência perdura até os dias atuais: Lourenço Mutarelli.

?Diomedes? é um compilado de quatro histórias sobre o detetive de mesmo nome. Sendo rabugento e beberrão, tem um estilo irreverente e único ao falhar miseravelmente em tentar resolver qualquer caso, características que fazem os leitores facilmente se apaixonem por ele.

Pensar que Mutarelli escreve e desenha nessa HQ é simplesmente incrível. Isso demonstra como realmente é um artista completo e diferenciado. O que chama atenção não é seu traço incrível ou o roteiro único, e sim como essas duas coisas se juntaram em algo excepcional. Ele é realmente um mestre em contar histórias por meio de quadros e desenhos.

Eu recomendo a todos os fãs de quadrinhos que querem fugir do eixo Marvel/DC: essas produzem para o lucro, Mutarelli produz pela arte. Isso é uma excelente obra nacional que precisa ser reverenciada.

Adriano 05/02/2020

Mutarelli é um gênio da nona arte.
Diomedes é grotesco, asqueroso. E a arte do Mutarelli consegue transmitir isso.

Diomedes é um delegado aposentado, gordo e cínico. Em busca de uns trocados para completar o orçamento, ganha a vida como detetive.

Lucas1429 21/12/2020

Noir brasileiro
O quadrinho tem muitos momentos e ideias interessantes, além de ser escrita por um brasileiro. Particularmente, tenho muita dificuldade em encontrar obras nacionais que me agradam, mas essa com certeza foi uma. Num tempo onde todos os autores escrevem com uma linguagem de tradução, é agradável e refrescante ler algo que fala 'como a gente'.
Minhas críticas ficam somente pra segunda parte dessa trilogia em quatro atos, que conta uma história que realmente não me agradou e destoa muito do teor das duas primeiras. Sem contar que o personagem do Diomedes, por mais que seja carismático, não tem uma consistência de comportamentos muito boa com o passar do tempo. Ele vai de um canastrão niilista sem grande pensamentos pra algo completamente filosófico no final, simplesmente não condiz com o que é mostrado no começo.
Toda a trama de Lisboa, pra mim, foi cansativa e muito derivativa de umas histórias - a lá Dan Brown - que já estão totalmente desgastadas.

Edu 03/01/2022

Melhor quadrinho nacional
Quando eu li a sinopse eu fiquei tipo "como isso aqui é o queridinho de tanta gente?" e serio quebrei a cara, porque a historia conta de um detetive fracassado, um lixo na vida, mas nem de longe é algo simples assim, me arrisquei em comprar esse quadrinho e hoje virou meu queridinho também... As cenas de perseguição com a arte UNICA do Mutarelli, simplesmente é um espetáculo!

Guilherme 10/07/2021

Diomedes
O trabalho de Lourenço Mutarelli em "Diomedes" é realmente excelente. Misturando diversas referências tradicionalmente paulistanas com grandes clássicos dos quadrinhos, o autor consegue um resultado único que vai do humor, a aventura e a discussões filosóficas. Seu traço é naturalmente inconfundível, algo entre o extremamente detalhado e ainda assim cheio de personalidade, uma narrativa gráfica nada menos que incrível. Talvez os únicos deslizes sejam alguns momentos que a narrativa soa ligeiramente prolixa e que em toda essa originalidade leve para alguns desfechos aparentemente apressados e sem tanto impacto. Mas não da pra negar que Lourenço Mutarelli é um gigante na tímida mas fascinante cena brasileira de histórias em quadrinhos.
Margô 17/01/2023minha estante
Me fascina todos aqueles detalhes que ele traz pra cena do HQ, é a essência do contexto... é incrível como , com um olhar apurado você simplesmente "sente" o ambiente, como uma descrição , uma narrativa em prosa ...rssss.

Evandro Luiz 01/05/2021

Complexo
É difícil resenhar Diomedes e se parecer relevante em um mar de resenhas, então irei me ater ao que vivenciei.
Conheço a bastante a representatividade do Lourenço Mutarelli no Brasil, já tinha lido o livro O Cheiro do Ralo e assistido algumas entrevistas dele. A HQ Diomedes é um passo importantíssimo na vida dele e é possível notar nos traços e no roteiro a sua evolução como artista. A história se torna ainda mais emocionante após ler o posfácio e é nesse ponto que entendemos o quão importante ela é para vida do Mutarelli.
Recomendo para todos os fãs.

Dango Yoshio 05/12/2023

O detetive melancólico
Tô na missão de ler todos os quadrinhos do Mutarelli. E ler Mutarelli é sempre uma viagem. Poético, ácido, melacólico, mostrando uma sociedade suja e real.

Gostei mais das duas primeiras partes, as reviravoltas foram muito boas. A terceira parte foi interessante, mas achei que se estendeu demais. Mas isso não tira o mérito nem a grandiosidade dessa obra.

A arte do Mutarelli é coisa de outro planeta, de humanos deformados a arquitetura impecável, cada página é uma delícia de ver.

Leiam Lourenço Mutarelli!
Pedro 30/01/2024minha estante
Tu fez a exata resenha que eu queria fazer rsrs

Darkpookie 09/01/2021

Comentário
Um quadrinho bem divertido e ao mesmo tempo reflexivo, com ilustrações, diálogos e piadas muito boas. Não gostei muito da resolução final, mas ainda assim foi um ótimo entretenimento.