Diomedes

Diomedes Lourenço Mutarelli

Resenhas - Diomedes

Leonardo1263 23/11/2017

Vamos ao que viemos!
Conheça a edição Diomedes - A trilogia do acidente, escrita pelo brasileiro, ator, escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli. Essa edição foi publicada pela Editora Quadrinhos na Cia e anteriormente havia sido publicada pela Editora Devir de forma separada. A edição que apresentaremos compila as 4 histórias de Diomedes e suas desventuras + algumas tirinhas e esboços inéditos.

Diomedes é um delegado aposentado que agora se aventura na vida de detetive particular em busca de uma grana extra. Sua grande frustração é nunca ter conseguido resolver um caso se quer. Contrariando totalmente o estereótipo detetivesco, Diomedes é baixinho, gordo, lento, grosseiro, de raciocínio lento e sua expertise é totalmente questionável. Mas talvez seja esse pacote de características e seu bom humor que faz com que o personagem ganhe notoriedade. Sua ignorância intelectual é uma comédia a parte, beirando a inocência.

No início dessa trilogia (de 4 partes) Diomedes é contratado para investigar o desaparecimento de uma celebridade nacional. Mesmo não tendo noção alguma de como fará isso, o detetive já faz planos de como irá gastar seu pagamento pelo caso, prometendo a mulher coisas que ainda não tem certeza se conseguirá. Ao desenvolver da trama Diomedes mais uma vez se vê perdido em um caso totalmente obscuro onde ele conhece apenas parte da verdade. Colocando sua vida em risco e contando com a sorte, esse "acidente" se torna importantíssimo para o desenrolar de todos os demais capítulos, mesmo sendo casos isolados a esse.

O que mais chama a atenção para Diomedes ao longo da edição é com certeza o humor perante as dificuldades. Como diz o ditado, "A ignorância é a mãe da felicidade". A vida do personagem é um caos que se torna difícil imaginar como seria passar por isso. Mas mesmo com todos os problemas o fanfarrão Diomedes ainda tira onda de suas descobertas e se gava de inverdades.

Diomedes sabe muito bem que é um fracassado, seja na vida profissional ou pessoal, ele tem plena ciência disso, a todo momento alguém faz questão de lembra-lo, mas mesmo assim ele não deixa esmorecer e contínua com seus propósitos em busca de resolução. Nas entrelinhas, uma grande mensagem sobre como ser a pessoa que você realmente quer ser, e não a que esperam que você seja. No último episódio da edição, em uma conversa a dois, Diomedes explica agora, depois de tudo que viveu, qual sua visão em relação ao mundo e a esperança. Um breve discurso digno de sua atenção. Talvez um dos poucos momentos de clareza desse personagem, mostrando como as experiências da vida nos amadurece e abre nossos olhos para uma verdade que é só nossa. Como diz a própria sinopse, "Diomedes é um sobrevivente".

A preocupação de Mutarelli não apenas na ambientação e cenário, mas ao trazer referências certeiras da literatura nacional e européia, mostra o carinho e dedicação que teve ao escrever a obra. Poucos escritores buscam referenciar tão bem, trazendo um pouco sobre história e situações de grandes nomes da literatura e filosofia. Essa característica que contrasta tanto com Diomedes, é responsável por ótimos momentos na trama. A edição toda em preto e branco tem desenhos maravilhosos dignos de semelhança a  traços de Will Eisner e Robert Crumb e o melhor de tudo é nacional! A Quadrinhos na Cia traz esse compilado tamanho gigante com capa cartunada que merece sua atenção. Publicado em 2012 até os dias de hoje ainda é fácil de encontrar em grandes livrarias, aproveite essa oportunidade e tenha em sua coleção um dos melhores detetives particulares do mundo.

Caso tenha assistido ao filme brasileiro QUE HORAS ELA VOLTA? saiba que o personagem Carlos é vivido pelo escritor Lourenço Mutarelli, um baita filme emocionante.  Mutarelli também estará na CCXP 2017. Essa é uma ótima oportunidade para conhece-lo e pegar um autógrafo nessa fantástica edição. Aproveite!

site: www.mundohype.com.br

Matheus 05/03/2016

Diomedes é tudo aquilo que esperaríamos de uma história de um detetive brasileiro. Mutareli imprime muito bem as piores características possíveis em seu personagem, talvez sendo isso que nos faça simpatizar tanto com aquela figura. Diomedes não tem nenhum dom ou talento especial, muito menos aptidão para o que faz, falando sem pudor que nunca foi capaz de resolver um caso. Mas mesmo assim o acompanhamos em sua saga atrás do mágico Enigmo, ansiosos para descobrir como uma figura tão patética poderá resolver tamanho mistério. E Diomedes não nos decepciona, nos entregando não respostas, mas sim um caminhão de piadas da pior qualificação, palavrões, e figuras de um submundo muito bem retratado por um desenho caótico, onde por muitas vezes temos que olhar com muito cuidado para entendermos o que se passa na cena. Mas, apesar de todos seus méritos, ao meu ver a história acaba perdendo muito de seu encanto em sua última parte, onde Diomedes é envolvido em uma investigação internacional, e a história começa a crescer demais para seu pequeno detetive. Diomedes é uma figura que exemplifica muito bem o submundo em que a história se passa, e acredito que a história deveria ter permanecido ali, explorando mais as figuras que o cercam. A última parte da história acaba tomando ares filosóficos que não combinam muito com o caminho traçado até ali, o que acabou me causando uma certa estranheza. Uma pena, pois esse personagem tão interessante merecia um fechamento melhor para sua história (ou talvez, mais história).

Literatura Policial 07/05/2015

Resenha: Diomedes – A trilogia do acidente, de Lourenço Mutarelli
Diomedes é um delegado aposentado que se tornou detetive particular, mas que nunca solucionou um caso sequer. Gordo, vestido com roupas amassadas e grande contador de piadas infames, o sujeito sabe como nos cativar. Dono de um escritório bagunçado, escuro e por vezes deprimente, o protagonista vive uma atmosfera observada através de óculos escuros e que namora o pessimismo, fazendo graça da desgraça.

O enredo tem início com a visita de Hermes, um senhor que busca em Diomedes ajuda para localizar uma pessoa, o mágico Enigmo. Ao longo de toda a trama, o detetive flerta com a existência da magia e convive com uma realidade turbulenta, que lhe aponta caminhos pouco esperançosos.

Leia a resenha completa no literaturapolicial.com

site: http://literaturapolicial.com/2015/03/13/resenha-diomedes-a-trilogia-do-acidente-de-lourenco-mutarelli/

Gláucia 29/07/2014

Diomedes - Lourenço Mutarelli
Após sua magra aposentadoria como delegado de polícia, Diomedes resolve abrir sua agência de detetive, tornando-se assim o mais fracassado investigador particular de todos os tempos, atingindo a impressionante marca de zero caso resolvido!
Pior ainda é sua vida particular ao lado da dona de casa Judite e no papel de pai ausente. Obeso, sedentário, fumante inveterado, alcóolatra e contador das mais toscas piadas de butiquim.
O pobrezinho só se ferra mas o destino pode trazer uma surpresa transformando nosso herói num detetive intercontinental prestes a descobrir o segredo dos segredos com direito a profundos questionamentos filosóficos, ao lado do mais improvável parceiro. Ou não...
Amei a forma como terminou, particularmente os últimos quadrinhos, que complementaram a mais emocionante dedicatória que já li e onde o autor explica o processo de criação do personagem, a elaboração da história e uma homenagem que me fez chorar.

site: https://www.youtube.com/watch?v=GI6K-FNxmSI

Fruggerr 19/06/2014

Um detetive fora do comum
Aposentado da polícia federal, Diomedes tornou-se detetive particular. Acima dos pesos padrões dos personagens policiais mais conhecidos e o seu cinismo, não consegue solucionar algum caso. Casado, pai de família e avô, Diomedes tornar a ser repugnante seus familiares conviver ao seu lado.

O livro conta um caso que o Diomedes passa a investigar, que é o sumiço do mágico Enigmo. Todo o desenrolar dessa trama é recheado de diversão. Não há como não simpatizar com o Diomedes.