Diomedes

Diomedes Lourenço Mutarelli

Resenhas - Diomedes

Karina.Maman 08/03/2024

Ótimo quadrinho!
Quadrinho com excelentes ilustrações e um ótimo enredo.
As histórias que compõem o "universo " de Diomedes são muito bem construídas e no final muito bem amarradas, Lourenço Mutarelli foi genial e um exímio pesquisador.
Me diverti muito, em alguns momentos fiquei apreensiva, tive um pouco de tédio e no final até dei uma choradinha.
Gostei muito da experiência e recomendo!

felipe.marinho.9210 18/02/2024

Diomedes uma viajem do fracasso a magia ?
A trilogia do acidente de Mutarelli é impressionante. Diomedes fracassado e consciente da mediocridade da vida que leva embarca em aventuras que desencadearam na pergunta a qual os álbuns se propõe. Existe magia no mundo? Onde fica o fantástico? A resposta é incrível e indigesta, as ilustrações maravilhosas. Ora praticamente anatômicas, ora saídas de um bestiário. É uma grandiosa obra.

Vanessa 06/01/2024

Um quadrinho longo mas que me deixou curiosa até o fim, mutarelli foi mestre aqui tanto no roteiro quanto na arte

n achei a melhor obra dele mas com ctz é boa de ler e apreciar a arte dele

PedroTOS Ribeiro 31/12/2023

A nata do noir
Essa obra de arte do Lourenço Mutarelli é um ensaio intimista de personalidade onde nos perguntam9s pra que ser bom no que fazemos quando somos pessoas más ou porque sermos pessoas boas quando a vida é má conosco, nessa vida monocromática ainda podemos. buscar os tons no entanto é um destino inefável...

Dango Yoshio 05/12/2023

O detetive melancólico
Tô na missão de ler todos os quadrinhos do Mutarelli. E ler Mutarelli é sempre uma viagem. Poético, ácido, melacólico, mostrando uma sociedade suja e real.

Gostei mais das duas primeiras partes, as reviravoltas foram muito boas. A terceira parte foi interessante, mas achei que se estendeu demais. Mas isso não tira o mérito nem a grandiosidade dessa obra.

A arte do Mutarelli é coisa de outro planeta, de humanos deformados a arquitetura impecável, cada página é uma delícia de ver.

Leiam Lourenço Mutarelli!
Pedro 30/01/2024minha estante
Tu fez a exata resenha que eu queria fazer rsrs

winchesterdudab 18/06/2023

Decepçãozinha
Esperava muito, me empolguei pacas com o início, mas foi bem decepcionante, não consegui ter ânimo nenhum do meio pro final do livro, mesmo que era pra ser algo rápido, demorei muito pra ler. as partes dele (diomedes) em lisboa sao UM SA CO, fiquei triste por nao ter gostado, muuito sofrimento, e quando começavam aqueles textoooes em um quadrinho só, que terror!

Bruno Henrique 14/06/2023

Dificil explicar a sensação que é promovida pela leitura de Mutarelli. Diomedes talvez seja o mais palatável, por termos uma história fechada com menos abstrações que o usual. A força do roteiro sem duvidas se encontra no desenvolvimento dos personagens, todos causam sensações no leitor tornando impossível a indiferença, já na arte, mutarelli da aula. As sequências de ação estão entre as melhores que já vi.

Pequena M 07/05/2023

Eu costumo ter um cansaço absurdo quando se trata de história que rodam o gênero "policial", mas quando se trata de grandes sátiras acabo me prendendo, o que foi o caso desse quadrinho, ele fugia totalmente do eixo, dando um protagonista acabado e babaca, um grande de um fracassado, o que acabava por trazer graça na história porque cada vez que ele abria a boca e soltava um comentário absurdo, daqueles que você ri de tão sem noção que foi. Teve muito a questão do ceticismo e da mágica, o que até o final você não consegue ter certeza se ele tava certo (pelos antecedentes ruins) ou simplesmente alucionou. Em sí a trajetória me lembrou muito o livro "O Sonho do Heróis" que é um jovem que tenta descobrir o que ele fez no ano anterior, no Carnaval mais louco da vida dele, o qual não lembrava de nada, por algum motivo a busca dele voltou para minha cabeça diversas vezes durante minha leitura, a forma como cada parte ia se ligando a outra até o "Enigmo" reaparecer.

Já os traços me conquistaram, não por serem algo que sinto tanta facilidade, mas justamente por ter a dificuldade com linhas de expressão, com as faces bem características, me deu vontade pegar alguns personagem e imitar em papel pra entender esses movimentos, em questão de roteiro eu estava até bem analítica, achando até besta algumas resoluções, só que quando chega no final tudo se junta e esses finais quase abertos tornam uma narrativa incrível, claro ser uma produção nacional ainda torna a linguagem mais divertida e familiar.

Diego Piu 12/03/2023

Afinal, há ou não há magia: eis o Enigma!

Gostei do ambiente de mistério no primeiro dos Mutarelli's que tenho pela frente. Não dei nota máxima talvez alguma ou outra coisa (piadas) que achei um tanto antiquado (mesmo reconhecendo o momento em que foi escrito e em quem foi inspirado).

Histórias com cartomantes (independente da importância dentro da história) tem um lugar especial no meu coração.

Roteiro bem escrito e inteligente com algumas falas que deixei guardadas no meu bloquinho de notas!

Margô 29/12/2022

Diomedes
Conheci Lourenço Mutarelli através de um amado quadrinista, também!

Adorei as ilustrações, o roteiro é bem dinâmico , em alguns momentos em ritmo de aventura, o que permite conhecer a grande habilidade do quadrinista; São cenas rápidas como um filme!

Diomedes é um detetive sem sucesso, tanto bate como apanha...rsss

Ler quadrinhos dar uma sensação de estar movimentando-se com as personagens...sempre senti isso. E com Lourenço Mutarelli as sensações são mais vívidas, muito bom mesmo.

Gostei. Até a próxima ação/magia.
Recomendo.

joaoggur 20/12/2022

Ninguém faz quadrinhos como Mutarelli.
Quando se fala em quadrinhos nacionais, muitos nomes vem à mente. Com o advento da internet, muitos novos quadrinhistas surgiram, e a chamada ?nona arte? adquiriu novos adeptos. Porém, houve o tempo que as histórias em quadrinhos eram consideradas algo ?underground?, com poucos leitores e um número ínfimo de artistas. Em meio a essa época, surge um nome que a influência perdura até os dias atuais: Lourenço Mutarelli.

?Diomedes? é um compilado de quatro histórias sobre o detetive de mesmo nome. Sendo rabugento e beberrão, tem um estilo irreverente e único ao falhar miseravelmente em tentar resolver qualquer caso, características que fazem os leitores facilmente se apaixonem por ele.

Pensar que Mutarelli escreve e desenha nessa HQ é simplesmente incrível. Isso demonstra como realmente é um artista completo e diferenciado. O que chama atenção não é seu traço incrível ou o roteiro único, e sim como essas duas coisas se juntaram em algo excepcional. Ele é realmente um mestre em contar histórias por meio de quadros e desenhos.

Eu recomendo a todos os fãs de quadrinhos que querem fugir do eixo Marvel/DC: essas produzem para o lucro, Mutarelli produz pela arte. Isso é uma excelente obra nacional que precisa ser reverenciada.

gabrielvgcosta 04/12/2022

Magia e Saudade.
Quatro álbuns reunidos em uma edição que você levará pra vida...

A soma de tudo é uma das maiores poesias que já li, que obra de arte.

Edu 03/01/2022

Melhor quadrinho nacional
Quando eu li a sinopse eu fiquei tipo "como isso aqui é o queridinho de tanta gente?" e serio quebrei a cara, porque a historia conta de um detetive fracassado, um lixo na vida, mas nem de longe é algo simples assim, me arrisquei em comprar esse quadrinho e hoje virou meu queridinho também... As cenas de perseguição com a arte UNICA do Mutarelli, simplesmente é um espetáculo!

Marcos.Paulo 20/11/2021

Traço maravilhosos
Eu não sou muito fã de HQs e nem um grande entendedor, mas como Diomedes é fruto desse cara incrível chamado de Lorenço Mutarelli, decidi conferir e adorei os traços, essa coisa de traços sujos e emaranhados, sempre me impressionaram em desenhistas, gostei demais de o dobro de cinco e do rei do ponto, já a soma de tudo se transforma numa coisa chata e que acabam descaracterizando o personagem principal, mas fora isso é uma ótima leitura chamando sempre a atenção principalmente para o os traços de Mutarelli.

Doug 12/11/2021

Mutarelli é gênio
Adorei a premissa, o personagem e toda a história (mesmo que tudo esteja datado) até a metade do último volume. Daí pra frente a história toma um caminho que nos deixa curioso, mas frustra no final.

Entretanto, a maneira como tudo é contado mostra a genialidade de Mutarelli e como ele manja da mídia.