O meu pé de laranja lima

O meu pé de laranja lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - Meu Pé de Laranja Lima

Kath 23/04/2013

Inigualável
Em minha conta, já li 47 livros e nenhum deles, até mesmo Marley e Eu, conseguiu me fazer chorar, mas Meu pé de Laranja Lima me arrebatou, chorei da página 127 até o final. Incrível, Zezé é de uma sensibilidade e de uma bondade que eu nunca vi numa criança de 5 anos, não, 6 anos, mentira, 5 anos, mas a escola não pode saber. Ele é um prodígio, um anjo, embora muitas vezes "encapetado". Zezé me mostrou a ver a vida por outros olhos, pelos olhos da pobreza e da bondade. Do querer o bem aos outros e imaginar uma outra história, onde você pode ser quem quiser, até mesmo um cowboy. Ah se todas as crianças fossem como Zezé... Meu Pé de Laranja Lima é o livro mais bem escrito e tocante que eu já li.
cgaseta 30/10/2015minha estante
Concordo com suas palavras! Foi o livro mais simples e mais tocante que já li até hoje!

Bruna 09/12/2022

Roubou meu coração
O livro conta a história de Zezé, um menino com 6..não! 5 anos - muito pobre que aprendeu sobre as dificuldades da vida ainda pequeno e é uma criança precoce.

É de uma sutileza e precisão, que tocam a gente e pegam você totalmente desprevinidos.
Eu só queria poder entrar no livro e poder abraçar o Zezé. Ele toca a gente profundamente e não tem volta. Fluído e curtinho, mas demorei dias para ler tentando absorver cada detalhe.
Perfeito a cada página.

Atingiu um podium no meu coração como nenhum outro. Sem palavras para descrever o quanto gostei.

ju_pimenta_fernandes 29/03/2021

Me impressionou
Li esse livros por obrigação, por conta da escola,mais acabei amando.
No começo achei que seria um livro mais bobinho ou sem graça, porém quanto mais eu ia avançando a leitura mais eu gostava.
No fiquei muito triste com o final, pois esperava um final feliz, mais como todos sabem a vida não é apenas coisas boas.
E por isso adorei.

@fran_rodrigues_92 02/03/2020

?Vamos falar de Laranja Lima?! ?
Leitura 2020
#9
Título: O meu pé de laranja lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Páginas: 190
1968
O livro é um clássico da literatura brasileira, com muitas adaptações, marcou sua época. Trata-se de uma história autobiográfica, que demonstra a mão de um escritor experiente, ciente do efeito que pode provocar nos leitores com suas cenas e a composição de seus personagens.
O protagonista Zezé tem 6 anos e mora num bairro modesto, na zona norte do Rio de Janeiro. O pai está desempregado, e a família passa por dificuldades. O menino vive aprontando, sem jamais se conformar com as limitações que o mundo lhe impõe ? viaja com sua imaginação, brinca, explora, descobre, responde aos adultos, mete-se em confusões, causa pequenos desastres.
As surras que lhe aplicam seu pai e sua irmã mais velha são seu suplício, a ponto de fazê-lo querer desistir da vida. No entanto, o apego ao mundo que criou felizmente sempre fala mais alto. Só não há remédio para a dor, para a perda. E Zezé muito cedo descobrirá isso. A alegria e a tristeza não poderiam estar mais bem combinadas do que nestas páginas. E isso, se não explica, justifica a imensa popularidade alcançada pelo livro.
Há livros que tocam profundamente nosso coração e, dessa forma nos leva a extravasar essas emoções, em choros e risos, indignação e raiva, alegria e empatia. Nos transporta completamente para dentro do seu mundo e muda algo dentro de nós. Isso foi o que senti ao ler esse livro!
A cada travessura de Zezé e cada consequência eu estava lá julgando sua conduta e a daqueles que faziam parte de sua vida. Um livro que nos desperta pra simplicidade e complexidade do mundo através do olhar de uma criança.
O autor escreveu a obra em apenas 12 dias mas já estava dentro dele a muito tempo como afirmava, só escrevia quando a história estava saindo por seus poros. O resultado é uma leitura cativante que nos arrebata da insensibilidade.
"Porque você é a melhor pessoa do mundo. Ninguém judia de mim quando estou perto de você e sinto um sol de felicidade dentro do meu coração."
* Sinopse da editora

panelinharamos 27/09/2022

Como é fantástico você ler livro do ponto de vista das crianças! Os sentimentos, as descobertas, a inocência... É um livro tão tocante, me deixou tão emotiva que é difícil falar. O Zezé é um protagonista que deixa a gente encantado, não tem como. Indico pra todo mundo (mas já aviso também que chorei tanto que não conseguia ler

Maria.Adalicia 03/10/2023

?O Meu Pé de Laranja Lima? é uma obra perfeita que me conquistou desde a primeira página. José Mauro de Vasconcelos tem uma narrativa muito sensível, explorando temas como amizade, a coragem e a superação. A escrita e a emotiva jornada de Zezé tornaram este livro uma leitura emocionante e inesquecível. É uma obra-prima que toca o coração e ficará marcada na memória de quem lê??

Ka Cruz 16/12/2023

Livro que te deixa aos prantos..
Leitura comovente, sensível, que toca lá no fundo da alma. Hoje, eu sendo mãe, me despedaçou o coração vendo como Zezé era tratado, que vontade de pegar ele no colo e ninar com palavras positivas.. que injustiça, que dor para uma criança ter esses traumas. É uma leitura super válida, mas que esteja preparado porque pode acarretar gatilhos..

Asther 07/01/2023minha estante
Eu amei esse livro, li ano passado e foi uma experiência incrível. Com certeza esse livro ficará marcado por muito tempo na minha vida. Um dos favoritos da vida

Joy 24/07/2016

Tive dor de cabeça de tanto chorar lendo esse livro.
Leitura rápida, fluida, incrível. A cada uma ou duas páginas, estava de boa e "pá", vinha uma passagem emocionante e brotavam novas lágrimas.
Uma linda história sobre inocência, amizade, imaginação. A única coisa que lamento é ter levado tantos anos para ler, mas falha corrigida, quero ler mais coisas do José Mauro.

Patrícia 09/03/2020

Livro simples, leitura rápida e muito emocionante

Lucio 20/03/2021

Sensacional, emocionante
Um livro maravilhoso, Zezé consegue nos tocar com toda sua inocência, mesmo sendo um menino levado, não como não se apaixonar por esse pequeno anjo. Um livro que vai fazer vc rir, chorar, único arrependimento que eu tenho é de não ter lido antes.

Letícia 05/10/2021

Livro muito marcante
Sempre quis ler esse livro mas estava enrolando. Me arrependi de não ter o lido antes. A história é narrada pelos olhos de uma criança, personagem principal. A inocência infantil comove do início ao fim e é muito triste ver tudo o que acontece com o Zezé e ele devido sua inocência não entende. Livro simplesmente maravilhoso, nota máxima dentro de sua proposta. Recomendo fortemente, mas prepare-se para sentir emoções variadas.

Paulo de Araujo 09/07/2022

Baita livro triste e inesquecível
Acho que é o livro mais triste e melancólico que li na minha vida. E isso não é uma coisa ruim.

A narrativa aos olhos de uma criança nos faz voltar a ser crianças também. As desventuras de Zezé, com sua família pobre, negligente e agressora, é um soco no estômago, ainda mais quando sabemos que o pobre só tem a imaginação como refúgio. A imaginação e a amizade com uma figura cativante.

Triste, sim.
Melancólico, pra caramba.
Inesquecível, com certeza.
Leitura obrigatória, sem dúvidas!

colecionandolivros 29/11/2015

a mais emocionante de todas as histórias!
Ao ler O meu pé de laranja lima, é impossível não se emocionar com a linda história de Zezé.
Zezé era um menino pobre que vivia sua familia, seu pai era desempregado, sua mãe e uma de suas irmã era quem ajudava nas despesas da casa.
Zezé acima como toda criança era muito levado, mais acima de tudo era um menino com um bom coração cheio de amor, ternura, sabedoria. Muitas coisas na vida Zezé teve que aprender cedo, fazendo com que tao novinho sofra tanto...
A historia de Zezé é tão simples mais muito emocionante.

Mr. Jonas 26/11/2017

O Meu Pé de Laranja Lima
Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.