Ilusões

Ilusões Aprilynne Pike

Resenhas - Ilusões

Lohh4 28/10/2023

Desde que lhe implorou para deixá-la em paz no ano anterior, Laurel não teve mais contato com Tamani. Embora seu coração ainda esteja ferido, a protagonista tem certeza de que David foi a escolha certa. Porém, quando a vida começa a voltar ao normal, ela descobre que há um novo inimigo à espreita. Uma vez mais, Laurel deverá contar com Tamani para protegê-la e guiá-la, pois o perigo que agora ameaça Avalon é algo que o mundo das fadas jamais imaginou que fosse possível.

Pela primeira vez, o leitor verá a história não só pelos olhos de Laurel, como também, do elfo Tamani.

Gabriela2665 02/08/2023

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO
Esse na minha opinião foi o melhor livro da saga!
Recomento muito!
A dinâmica entre Lauren e Tamani é a melhor coisa nesse livro, perfeito. Estava esperando por isso há muito tempo

Juba 27/06/2023

É um livro mais ou menos, então realmente não se pode esperar uma bela escrita mas dá pra se divertir

giovanna 10/09/2022

Totalmente sem palavras.

Ilusões não me surpreendeu no início e tenho quase certeza que isso foi o motivo pelo qual eu demorei muito para terminar o livro

Na narrativa encontramos novos personagens e a participação maior de outros que já estavam, e é justamente ai, que o livro começa a intrigar o leitor

Durante toda a leitura vamos criando teorias em nossa cabeça, e pelo menos comigo isso não tinha acontecido ainda nessa saga

(EU ACERTEI TODAS AS TEORIAS!!!!!)

Enfim, um livro que eu recomendo a todos que gostam de fantasia (obviamente já que livro envolve fada) e romance com um leve mistério.

Margarida.Santos 14/01/2022

Ilusões
A escola, o mundo de Avalón são coisas fantásticas.
A Laurel é o Tamani a irem ver ballets em Avalón e depois juntando-se ao David e à sua melhor amiga , louca por fadas, para juntos salvarem o mundo real.

Neyme 22/05/2020

Neste livro Laurel toma muitas decisões importantes, e com adições de novos personagens a trama se altera. Vamos ver se agora o final vai ou não surpreender.

Iza 22/03/2020

Laurel descobre que há mais uma fada vivendo junto aos humanos, mas ela não sabe se a fada desconhece sua verdadeira origem ou está trabalhando como espiã. E, neste caso, para quem? Por qual motivo?

Laina Borges 14/05/2019

Laurel achava que sua vida estava em paz, mas novamente ela está em perigo e vai precisar da ajuda do Elfo Tamani para protegê-la e salvar Avalon de uma grande ameaça que coloca em perigo o mundo das fadas.
??????????????????
Com tantas coisas acontecendo em sua vida a fada ainda terá conflitos em relação aos seus sentimentos entre Tamani e David.
??????????????????
Nesse terceiro livro, elfos, fadas, ogros e muita magia aparecem em dobro. ??????????????????
Para nos encantar ainda mais a autora pela primeira vez nos mostra uma história por dois pontos de vista, a da fada Laurel e do elfo Tamani. ?
O que nos permite entender e conhecer mais desse personagem. ??????????????????
??????????????????
A autora conseguiu equilibrar bem o triângulo sem deixar a narrativa chata ?
??????????????????
Esse livro além de apaixonante tem trechos bem divertidos e interessantes, eu descobri coisas maravilhosas sobre esse universo de fadas e elfos.
????????????

Bela 15/12/2017

Seria o fim do triangulo Laurel/David/Tamani??
Nada poderia deixar Laurel mais surpresa do que encontrar Tamani na sua escola, sem seus longos cabelos verdes, vestindo calça jeans e usando um iphone. Ainda mais depois de ficar tanto tempo sem ter nenhum tipo de contato com o elfo. Mas, apesar dela ter ficado feliz com seu aparecimento, sua vida amorosa é novamente balançada pelo charme do elfo que não faz a menor questão de esconder seus sentimentos e transformou David em um verdadeiro rival. David morre de ciúmes de Tam e tudo isso tem desgastado o relacionamento. Entretanto, não podemos dizer que são ciúmes infundados...

"-Ele tem um iPhone- disse Laurel a David. -Meu elfo-sentinela, que geralmente vive sem água corrente tem um iPhone. Isso é. Simplesmente. Ótimo. Todos os seres viventes do mundo inteiro tem um telefone celular, menos eu. É incrível."

Mas Tam não é o único "aluno intercambista" que chega à Del Norte High e logo Klea apresenta Yuki a Laurel. Segundo ela, Yuki é órfã e após sofrer alguns ataques e ter seus pais adotivos assassinados foi levada até ali por Klea. Além disso, ela lhe diz que Yuki não é exatamente humana, mas isso não é um grande mistério para Laurel que logo percebe se tratar de uma fada. O problema é que ela não sabe se deve confiar em Klea ou mesmo em Yuki. Ela não sabe de que estação Yuki é e, na verdade, nem deveria existir uma fada vivendo no mundo humano, tão alheia à Avalon. Além disso, ela precisa decidir se irá para a faculdade ou voltará à Avalon quando terminar o colegial e definitivamente precisa entender o que está acontecendo com o seu coração.

"O Inacreditável da situação era sufocante. - Não sabemos quem está mentindo e quem está dizendo a verdade. Talvez ninguém esteja dizendo a verdade!"

Laurel está um pouco mais madura, mas ainda conseguiu me irritar com essas idas e vindas entre David e Tamani, já estamos no terceiro livro e ainda esse lenga-lenga! Já sabemos que o Tamani é maravilhoso, intenso e a ama desde sempre e o David é calmo, seguro e compreensível, mas Laurel precisa se decidir. Nem seria tão absurdo se ela acabasse a série sozinha depois de tudo que aprontou com esses dois, mas acho bem difícil isso acontecer... Ela finalmente se acertou com seus pais e eles combinaram que não haveria mais segredos ou mentiras entre si, e, por incrível que pareça isso tem dado bastante certo. Sua amizade com Chelsea também está num ótimo momento, as duas se dão muito bem e por diversas vezes Chelsea se mostrou uma amiga valiosa. E, ela já está conseguindo se sair bem melhor com suas poções e talentos de fada também. Já Yuki é muito desconfiada e reservada e tem afastado todas as tentativas de aproximação de Laurel.

"-Nunca vou me cansar de você, David- disse Laurel baixinho.
-Espero que não- respondeu ele, enterrando o rosto no pescoço dela. -Porque, se isso acontecer, temo que a vida humana cotidiana vai parecer, para mim, a coisa mais chata do mundo."

As vezes acho David um pouco bobo e fico me perguntando se ele continuaria tão devotado a Laurel se soubesse dos beijos que já rolaram entre ela e Tam. Tam também não é nenhum santo, afinal é ele que está dando em cima de uma garota comprometida, mas acho que ele não leva a sério o relacionamento de Laurel simplesmente por David ser humano. Essa é a primeira vez que ele tem tido tanto contato com o mundo humano e ele não pode evitar se sentir sufocado, mas ao mesmo tempo começa a se afeiçoar as pessoas que vivem com Laurel, seu amigos e família, e assim pode entendê-la um pouco melhor.

"-Apenas não quero me aproximar muito do cara cuja namorada tenha toda intenção de roubar - disse ele, direto, sem olhar para ela."

A escrita da Aprilynne é muito gostosa, a leitura foi fácil e me rendeu boas risadas, li o livro rapidamente e em alguns momentos foi até difícil largá-lo. As capas dessa série são lindas e dessa vez não foi diferente, sempre carregada de uma graciosidade que em muito nos remete ao universo criado por Aprilynne. O livro acabou em meio a um momento de bastante tensão e possível revelações. A minha sensação foi de que ele terminou no meio de uma frase, mesmo que não tenha sido esse o caso. A verdade é que não descobrimos nem metade do que queríamos saber e muita coisa fica para o próximo e ultimo volume da quadrilogia. Então, acho que vocês podem entender porque Destinos será minha próxima leitura. Inclusive, faz tempo que não faço uma resenha tão rápido... kkk Eu sinceramente não entendo como essa série não é tão conhecida e super indico para quem gosta de fantasia e romance e não se incomode tanto com personagens adolescente indecisos.

"Mas o amor é algo que deve ser ao mesmo tempo egoísta e generoso. Você não pode se obrigar a amar alguém porque deve. O mero fato de querer amar alguém não é suficiente.[...] Só estou dizendo que você não deveria ficar com ele pelos motivos errados, ainda que sejam nobres. Ninguém deve a ninguém ser sua namorada. É uma escolha que você refaz todos os dias."

site: http://www.sigolendo.com.br/

Gabrieli Gudniak 27/02/2017

Tão ruim quanto os outros, mas com menos coisas acontecendo.
Após os acontecimentos dos dois primeiros livros, Laurel está feliz e namorando com David, Tamani se afastou e as aparições de trolls são raras. No meio dessa calmaria, Yuki, uma fada selvagem, aparece para bagunçar um pouco as coisas.

Eu não consigo pensar em muitas coisas boas sobre esse livro, então vou começar por elas. A escrita da autora melhorou desde o primeiro livro, eu li quase metade dele em um dia só e o livro é bastante engraçado.

Agora a longa lista de problemas com o livro.

Todos os personagens são o mais puro estereótipo, Laurel é a garota perfeita, David é o nerd, Tamani é o galante, Chelsea é a melhor amiga, Yuki é a garota tímida com um segredo, Shar é o soldado que faz as vezes de pai para Tamani, Aaron é o melhor amigo 2.0, Klea é a misteriosa. É a isso que se resume todos os personagens, não há profundidade neles, seus conflitos são trabalhados de uma maneira preguiçosa ou então sequer trabalhados.

O triângulo amoroso. Não sei dizer se nesse livro nós tivemos dois triângulos amorosos ou um quadrado amoroso, mas é ridículo. Se você leu os outros dois livros, sabe que a Laurel e o Tamani vão ficar juntos, está claro desde as primeiras páginas, então por que se dar ao trabalho de criar todas essas situações ao invés de focar em coisas que realmente importam? É algo muito desleixado por parte da autora, você não consegue se preocupar com o que está acontecendo com os quatro personagens. A Laurel é muito chata nesse sentido, absurdamente egoísta e infantil, ela quer que os dois garotos estejam lá para ela quando ela quiser, como ela quiser. Se algum deles faz qualquer coisa que não seja estar disponível para ela, eles estão errados. Sem contar que ela começa a sentir ciúmes em certa parte do livro e não tem o menor direito a isso.

A Yuki é um dos mistérios menos misteriosos que já vi. Tudo sobre ela é muito óbvio e cheguei a sentir pena da garota pelo modo como ela estava sendo usada por todos. Eu não acho nenhum pouco justificado o que as outras fadas fizeram com ela, tudo poderia ter sido tão, mas tão mais simples.

Potencial perdido. Em coisas que realmente poderia — e deveria — haver conflitos, isso é totalmente deixado de lado. Por que não falar dos sistemas de casta de Avalon, da história das fadas, da magia, do trabalho que há em manter vigilância constante em uma só fada, do conceito de família em Avalon, das festividades, de qualquer coisa que não seja a Laurel tentando decidir quem vai beijar? Clichê do pior tipo.

Os acontecimentos, justificativas e explicações são muito ridículos. Eu disse que o livro havia sido engraçado, mas isso é porque é impossível levar as coisas que acontecem a sério, então elas se tornam hilárias, enquanto os momentos que deveriam ter sido engraçados só me fizeram revirar os olhos pela falta de senso de humor e sensibilidade da autora.

Não dá nada acontecendo no livro, apenas umas coisas aqui e ali, além disso, é só um bando de garotos indo para o colégio. O livro não tem uma estrutura narrativa com começo meio e fim, algo que faz muita falta, já que o clímax nunca chega, o livro acaba do nada, deixando o leitor frustrado. As 350 páginas poderiam ter sido resumidas em 75.

Ilusões é um livro rápido e fácil, feito para um público que ainda não foi inserido no universo da fantasia ou então conhece muito pouco dele. Os personagens são adolescentes, mas o público-alvo é claramente pré-adolescentes, ele segue a mistura que já vimos em vários outros livros desse gênero. Eu poderia recomendá-lo justamente para pessoas mais jovens que não têm muito conhecimento em fantasia, mas existem coisas muito melhores para leitores iniciantes do que isso.

Pri 26/11/2016

Cada dia mais apaixonada por esse elfo!
Finalmente consegui ler o terceiro livro dessa série linda! ❤ Desde que terminei Encantos, estava doida para ler! Enfim pude dar continuidade à história de Laurel.

"— Mas o amor é algo que deve ser ao mesmo tempo egoísta e generoso. Você não pode se obrigar a amar alguém porque acha que deve. O mero fato de querer amar alguém não é suficiente. (...)
— Eu o amo, mãe.
— Sei que sim. Mas existem vários tipos diferentes de amor."

No final de Encantos, Tamani nos deixa intrigados para saber o que ele está aprontando. Porém, já na sinopse de Ilusões esse mistério é quebrado. Então não fiquem chateados comigo achando que estou contando spoiler. haha
Em Ilusões, já passou quase um ano desde os acontecimentos finais do livro anterior, em que Laurel e Tamani brigam e ela pede para que ele se afaste dela. Desde então, Laurel tem vivido normalmente sua vida humana: a relação com seus pais está melhor do que nunca, seu namoro com David está super bem e a amizade com Chelsea cada vez mais forte. Apesar da falta que sentia de Tamani, estava se acostumando a ignorar isso.

"Desde o dia em que Laurel partiu de Avalon, fiz tudo que podia para ser designado seu guardião. Todas as escolhas que fiz na vida, todos os minutos de treinamento, foram em busca dessa posição. Porque eu queria que quem quer que estivesse lá fora vigiando-a fosse alguém que a amasse... e não um comandante indiferente. Quem melhor para guiá-la e protegê-la do que alguém que a amasse tanto quanto eu?"

No primeiro dia de aula do último ano do colégio, porém, ela tem uma surpresa enorme. Tamani está lá, sem os cabelos verdes e com olhos claros, vestindo roupas normais, agindo como um estudante normal, e com um sotaque escocês muito sexy que arrebata o coração de todas as garotas da escola. Apesar de ficar feliz em revê-lo, Laurel entende que provavelmente a presença de seu guardião ali indique que perigos estão mais próximos do que imaginava. Será que mais trolls estão à espreita?

"Ela queria fazer tantas coisas: gritar com ele, estapeá-lo, beijá-lo, agarrá-lo pelos ombros e sacudi-lo. Entretanto, mais do que qualquer coisa, queria passar os braços em volta dele, apertar-se de encontro a seu peito e confessar quanto havia sentido sua falta. Podia fazer isso com um amigo, não podia?"

David não fica nem um pouco feliz com essa proximidade de Tamani. Ele tem motivos de sobra para ter ciúmes do elfo. Laurel sente que as coisas entre eles podem ficar abaladas, mas tenta equilibrar o bom relacionamento com o namorado e a amizade com Tamani. Apesar das faíscas que os dois trocam quando se encontram, ela tem esperança de que com o tempo pode melhorar.

"— Nós temos dezessete anos, David. Eu gosto de você, e gosto de Tamani, e acho que talvez precise parar de me preocupar com o 'para sempre' por algum tempo. Já estou tendo bastante dificuldade para decidir se vou fazer faculdade no ano que vem, que dirá saber com quem deveria ficar pelo resto da vida."

Como se não bastassem os problemas de sempre, Klea está de volta, e dessa vez quer a ajuda de Laurel para ficar de olho em uma misteriosa garota, Yuki, uma aluna de intercâmbio que veio do Japão. Yuki é muito tímida e discreta, mas esconde segredos demais. Laurel e Tamani não sabem o quanto podem confiar em Klea, nem se os segredos de Yuki podem fazer com que ela seja uma inimiga de Avalon. Além disso, os trolls também estão estranhamente resistentes, o que contribui para a dúvida em saber se Klea é aliada ou rival.

"Por dois anos, Tamani tinha sido um segredo dela — sua pessoa especial. Exceto por algumas vezes com David, ela nunca o dividira com ninguém. Às vezes, desejava poder voltar a como as coisas costumavam ser. Quando ele tinha olhos verde-escuros e cabelos compridos e não usava sapatos nem calça jeans. Quando ele era somente dela."

Laurel está mais madura nesse livro. Mais velha, mais experiente, está conseguindo avançar bem nas suas técnicas de fada e levar a vida humana normalmente. Mesmo estando constantemente preocupada com a presença dos trolls, sabe que está em segurança com a quantidade de sentinelas sempre ao seu redor, e a presença de Tamani é ainda mais tranquilizadora. Fiquei muito feliz com a boa relação que ela está tendo com o pai e a mãe agora. Tamani está mais charmoso do que nunca, apesar de ter perdido um pouco aquela graça que tinha por não entender nada do mundo humano. David continua o mesmo cara legal e inteligente, mas minha preferência pelo Tamani só aumentou. Esse elfo é perfeito! A amizade com Chelsea também é muito importante, mas não tem tanto destaque quanto o triângulo amoroso em que Laurel se encontra.
A narrativa é em terceira pessoa, e dessa vez, além do ponto de vista de Laurel, também acompanhamos o de Tamani. Isso foi muito bom, para compreendermos melhor o que está acontecendo e acompanharmos a rotina dele, o que serviu para fazer com que me apaixonasse ainda mais. haha

"(...) David sempre fora primeiro seu amigo. E talvez essa fosse a maior diferença entre ele e Tamani. Com David a amizade viera primeiro; com Tamani, sempre fora a paixão. Não tinha certeza se poderia imaginar a vida sem cada um daqueles extremos. Será que escolher um significava deixar o outro para trás para sempre?"

Continuo achando a história inventada por Aprilynne maravilhosa. Ela teve muita criatividade para criar essas fadas tão incríveis e reais. O enredo continua como os anteriores, com muito mistério e romance. Ainda que um triângulo amoroso normalmente me incomode um pouco, não consigo ficar irritada com a Laurel em relação a isso. O que me fez não gostar tanto desse livro quanto dos outros foi que a autora focou muito mais nesse triângulo do que nos perigos que rondavam a Laurel, e as revelações acabaram ficando para o final. Foi como se o livro todo servisse só como uma introdução para o próximo. Mas, mesmo com esse fator negativo, o livro ainda é muito bom e gostoso de ler, a leitura é viciante e flui rápido.
A diagramação está perfeita, os capítulos são curtos e as letras grandes, o que contribui para a leitura mais veloz. A capa é linda demais e com uma textura legal, como as outras.
Como puderam notar, nesse terceiro volume da série, mistério e romance é o que não falta. Gostei muito do livro e estou mega ansiosa para ler o último!

site: http://www.sigolendo.com.br/2016/11/resenha-ilusoes-3-serie-fadas.html