Wonder

Wonder R. J. Palacio

Resenhas - Wonder

Gabriela 17/05/2021

Livro escrito em uma linguagem fácil, excelente para aqueles que estão começando a ler em inglês.

É tocante. A maior lição que eu pude tirar é que não devemos julgar pela aparência. Os personagens são interessantes, até os que a gente sente raiva acaba que entendemos o lado deles quando vemos seus pontos de vista. O livro por si só já é emocionante, mas tem uma fatídica parte em que arrancas muitas lágrimas, chorei horrores, mesmo porque é um assunto muito sensível para mim.

A única parte que me incomodou foi o ponto de vista de um personagens, mas me encodou por causa do recurso utilizado, no caso, a falta de letras maiúsculas e aspas para inssinuar a fala de personagens. Não entendi a finalidade desse recurso. Imaginei que fosse para mostrar que é um adolescente meio largadão, mas se nem nos pontos de vista das crianças era assim, não fez muito sentido pra mim.

Enfim, é um livro gostosinho e fácil de ler.

Camillagomesc 20/05/2014

Seja Extraordinário
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade ? até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Extraordinário deveria ser um livro adotado por todas as escolas para todas as séries escolares, as pessoas precisam, as pessoas tem que ler esse livro. Às vezes, eu mesmo não dou valor a vida que eu tenho, August Pullman mostra que é possível ser feliz da maneira mais simples. O livro me fez lembrar bastante coisas que eu já fiz, na escola, na rua e outras coisas. Agora, me arrependo de tudo que eu fiz.

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. Sr. Browne.

literan.du 19/05/2021

"Escolha gentileza"
Passei por vários momentos e sentimentos ao longo da leitura desse livro contagiante de R.J. Palacio. É o tipo de obra que pode e deveria ser lida não pensando no seu gênero e público-alvo, mas sim como uma via de aprendizado. Muito aprendizado, e uma leitura fácil e fluída. Excelente para quem quer começar a ler livros em inglês.

Raiva, tristeza, alegria, empatia. Foram os sentimentos que me veio à tona ao longo da leitura. De cara, já nos apaixonamos pelo Auggie e por sua família. E seus futuros amigos na escola. Como todos são como barreiras amáveis que tentam protegê-lo da crueldade de (alguns) seres humanos.

O livro me surpreendeu bastante ao apresentar outros pontos de vistas (POVs) ao longo das páginas. Achei que o livro seria inteiramente narrado por ele, porém, foi uma boa ideia narrativa acrescentar outros personagens à história: dessa forma, conhecemos suas relações com o Auggie e também acompanhamos o desenvolvimento de alguns deles.

Acontece que, em determinados momentos, a entrada desses POVs não aconteceu pra mim. Existem alguns pontos de vistas bastante dispensáveis — podemos utilizar essa palavra — porque não necessariamente acrescentam algo para a linha narrativa e enredo central da história. Em alguns momentos, foi até mesmo decepcionante fechar um capítulo e ver que o próximo era um ponto de vista de um personagem não tão interessante.

Esse foi o motivo de eu ter abaixado meia estrela da avaliação geral. Seriam 4 estrelas, mas os acontecimentos finais da obra — tudo sob o ponto de vista do Auggie — me fez acrescentar mais meia estrela. E, sem dúvidas, merece entrar na minha lista de favoritados.

Preparem os lenços na hora da leitura. "Wonder", ou "Extraordinário", não importa em qual língua você leia, vai te ensinar bastante.

Morgana 10/04/2023

Simplesmente incrivel!! não poderia deixar de comentar o quanto me identifiquei com a via no sentido de ser irmã mais velha e o quanto sofri vendo tudo que o auggie passou :( amei amei

Eloisa.Melo 06/03/2023

Sem dúvidas é extraordinário!
O Auggie é o personagem mais cativantes de todos, e todos os personagens desse livro tem algo para nos ensinar! Já tinha lido a versão em português e assistindo várias vezes o filme, me emocionei muito como em todas as outras vezes! é simplesmente uma história muito marcante, que nos ensina sobre empatia, amizade, força lealdade, coragem, e principalmente gentileza!

Wanessa Rastoldo 22/06/2021

Finalmente li essa história! Peguei pra ler pq tô querendo começar a ler mais inglês, e essa leitura é extremamente tranquila e fácil pra quem tá começando!

Sobre a história: já tinha assistido ao filme, então não tem muita novidade! mas, acredito que ainda assim prefiro o filme! a história do Auggie é incrível e delicada, amei conhecer mais profundamente ele porém, acredito que tenha sido desnecessário tantos pontos de vista na história! parecia uma encheção de linguiça? mas, de resto, foi incrível!

Fernanda309 10/01/2023

"You really are a Wonder, Auggie. You are wonder."
Essa foi a minha primeira experiência lendo um livro em inglês. Confesso que foi um pouco difícil, eu nem sempre entendia tudo o que era dito e, às vezes, era bem difícil manter o foco, mas a experiência num geral foi muito boa, ainda mais se tratando desse livro perfeito!
Quanto ao conteúdo, sem nenhuma ressalva! Esse livro é extraordinário e sempre vai estar marcado como um dos meus primeiros, tanto em inglês quanto em português. Recomendo de olhos fechados!

"If every single person in this room made it a rule that wherever you are, wherever you can, you will try to act a little kinder than is necessary, the world really would be a better place."

Marina.Garcia 15/03/2015

U-A-U
Não sabia muito bem o que esperar da obra de R.J Palacio, mas devo confessar que me surpreendi da melhor maneira possível. Além da escrita da autora ser maravilhosa e o livro fluir com facilidades as personagens carregam uma bagagem humana incrível e a história faz com que a gente queira ser parte do enredo, viver tudo aquilo com eles.
Achei a obra tocante na medida certa, sem forçar no drama e sutil em toda a sua essência. Fiquei muito impressionada com a mudança de narrativa de cada personagem, o que me fez sentir que eu realmente estava lendo diversas narrativas criadas por pessoas diferentes, não me lembro de nenhuma obra que conseguiu transparecer este tipo de escrita de forma bem sucedida como ocorreu neste livro.
Por fim, amei os capítulos extra com a visão do Julian que é o personagem mais controverso do livro, achei que a autora se manteve fiel a personalidade apresentada por ele ao longo da obra e acredito que a visão dele foi a mais tocante de todas.
Mal posso esperar pra ler outro livro escrito por ela.

Thauam 09/01/2022

Bonzinho
Eu li mesmo só por ser um inglês facinho. Já tinha lido. Em 2018 eu tinha gostado muito. Dessa vez eu só achei mais ou menos. Bonzinho. Pra criança.

Ana 01/09/2016

Wonder
Literalmente extraordinário! Recomendo a todos. Um ótimo livro sobre a aceitação das diferenças! Você ri com eles, torce por eles, chora por eles e ama com eles!

Freitas 10/09/2021

Humm
Eu gostei porém acho que o que li foi tipo um resumo da história tipo um daqueles livros que vem junto com os livros da escola pelo que não posso dizer grande coisa mas pareceu me bemm porreiro e um livro com grandes lições

thay.gregorio 07/12/2017

Kindness
I've just finished my reading and I'm already missing Auggie, Isabel, Nate, Via, Jack, Summer, Miranda, Mr Tushman, Mr Browne and all the other characters of this incredible novel. It goes beyond describing someone that live with differences, it?s about kindness. It?s about love, family and friendship. Auggie?s family demonstrate important values. They believe that despite there are bad people in this earth, there are even more good people and they take care of each other. For sure, I?m going to take with me all the precets of this book, especially: ?When given the choice between being right or being kind, choose kind? Dr Wayne W Dyer.

Julio Mauro 08/01/2018

Emocionante
Esse é um dos casos que não conhecia o livro até ver o filme. Assisti o filme com um brilho no olhar e um nó na garganta, mas saí do cinema com uma sensação boa e corri para procurar o livro. Existem algumas diferenças entre o livro e o filme, mas que não atrapalham em nada a experiencia de quem leu o livro antes ou vice-versa, mas confesso que alguma situações e personagens no filme chamaram mais atenção e tiveram um destaque maior.
Mas repito, o livro é tão extraordinário e emocionante quanto o filme.
É uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e , sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo

Thiago Barbosa Santos 17/09/2018

Verdadeiramente extraordinário
Wonder (lançado com o título Extraordinário no Brasil) é mais um livro que li em 2018 no projeto de leituras em língua estrangeira. A publicação de R. J. Palácio ganhou adaptação para o cinema ano passado, um estrondoso sucesso de bilheteira, daqueles filmes que saem todos da sala chorando.

A história é realmente tocante e traz ao leitor boas reflexões sobre bullying e preconceito. Auggie é um menino que nasceu com uma deformação no rosto. Passou por diversas cirurgias que não conseguiram corrigir o problema. Ele mesmo se descreve no início do livro: “I won’t describe what I look like. Whatever you are thinking, it’s probably worse”. A sentença já é impactante e guia o leitor de como ele se enxerga e como as outras pessoas o enxergam.

Os capítulos são narrados em primeira pessoa, ora por Auggie, ora por pessoas que convivem com ele. O leitor pode observar com clareza os diferentes pontos de vista sobre aquele problema.

Com medo do preconceito que ele pudesse sofrer, os pais de Auggie, superprotetores, criou o garoto dentro de uma redoma, estudando em casa e convivendo apenas com a família. Ele se desenvolveu bem assim, era um rapaz esperto, inteligente, mas precisava quebrar essa barreira, conviver com o mundo externo que o esperava lá fora. Acompanhamos justamente esse conflito, quando os genitores de Auggie decidem que chegou o momento de ele frequentar uma escola regular.

Claro, o início não foi nada fácil. Auggie teve que encarar seus medos, conviver com a rejeição, ter vontade de se fechar no próprio mundo novamente, porém é muito interessante observar como, ao longo do enredo, com seu carisma e inteligência, ele vai superando essas barreiras e conquistando o respeito de todos. Quando ele mostra um desprendimento incrível para lidar com seu problema e de forma corajosa resolve encarar o mundo.

Wonder nos traz de fato grandes lições sem ser piegas. Uma leitura prazerosa, que nos renova e faz refletir sobre um bocado de coisas importantes, sobre como devemos tratar o próximo e valorizar o que realmente é importante, o indivíduo, a sua inteligência, o seu coração.