Sob a redoma

Sob a redoma Stephen King
Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

resenhasdakin 09/06/2021

Meu primeiro calhamaço, meu primeiro King!
Imagina o caos que seria se de repente uma barreira invisível separasse a sua cidade do resto do mundo e ninguém tivesse ideia de como e por que aquilo surgiu, nem quando tudo voltará ao normal. No começo as autoridades até tentam manter a calma na cidade, mas quando todos percebem a gravidade da situação e de que aquilo não é experimento do governo, como desconfiaram no começo, o pânico e o desespero tomam conta de Chester?s Mill.

O início do livro é marcado por vários acidentes causado pela redoma e a forma como o King descreve os acidentes minuciosamente, faz com que você consiga visualizar perfeitamente a cena. A escrita de King é bem detalhada, mas são esses detalhes que fazem a diferença e se não fosse assim, talvez a história não faria tanto sentido no final.
Apesar de ele ser detalhista, ele construiu uma narrativa bem leve e fluida.
Gostei bastante da diagramação do livro também, acho que ajudou muito na fluidez da leitura.

Agora pensa em um livro com MUITOS personagens? Tem até uma lista de nomes dos personagens, tudo separado pelas funções deles na cidade. Até os cachorros entram na lista! ??
A história traz personagens bem comum na política, na autoridade, na igreja, mas com uma pitada de loucura a mais. Porém, devo confessar que TODOS os personagens, incluindo os vilões são muito cativantes.

Big Jim Rennie é o típico político corrupto da boa lábia que usa a religião para disfarçar o seu mau caráter. É sedento por poder e se acha o dono da cidade. Tive vontade de arrancar o pescoço dele várias vezes, mas infelizmente tenho que admitir que a história não seria a mesma sem esse personagem icônico.
Junior Rennie, filho de Big Jim. Ele é psicologicamente perturbado por causa de sua doença que vai se desenvolvendo no decorrer da história e junto com ela a sua insanidade também. King consegue nos mostrar tudo o que se passa dentro da mente dele, achei surreal. ?

Barbie e Julia são os heróis, mas preciso destacar o Rusty, um personagem que eu não dava nada no começo e ne surpreendeu muito! Aparentemente é um mero enfermeiro e pai de família, mas que se mostra ser um líder nato, inteligente e corajoso.

Sob a redoma é um livro que traz ficção científica, suspense e distopia tudo em um só! Veremos a corrupção da política x religião de uma forma bem nítida e em como as pessoas quando estão em uma situação fragilizadas são fáceis de serem manipuladas.

É difícil não se envolver nos problemas de Chester?s Mill. Talvez pela forma que King descreve, no final do livro parece que você conhece Chester?s Mill e todos os habitantes daquela cidade.

Recomendo muito esse livro, e se tiverem intenção de assistir o seriado leiam primeiro. Ou se não tiverem gostado do seriado, leiam mesmo assim porque o livro é totalmente diferente!

Com certeza depois dessa minha experiência fiquei com mais vontade de ler os outros livros do King! ?

Mattheus Moraes 22/07/2020

É mais que uma ficção, é uma obra filosófica. Ele expõe de maneira bem coerente, uma sociedade se comportando e revelando seus lados animalescos, quando as leis e regras não tem mais poder sobre eles, já que estão presos em uma redoma. É muito triste perceber a metáfora que esta obra coloca de viver em bolhas, o quão nocivo e destrutivo isso pode ser.
Teve muitas passagens que me deu muito nojo e raiva de ler, (estupros, por exemplo). Acho, que eu nunca odiei tantos personagens em um livro como odiei nesse, um destaque para o falso religioso Big Jim, que usa da religião e do medo para controlar.
E nesse livro, King não mostra previsibilidade, é surpreendente a cada capítulo.

Bheatriz.Lessa 14/09/2023

Requer muita mais atenção que eu estava disposta a oferecer
"E você, Leitor Fiel. Obrigado por ler essa história. Se tiver se divertido tanto quanto eu, nós dois saímos ganhando."
S.K

Sim, fiquei perdida, mas me diverti bastante.

Brenda 04/11/2022

Queria ter gostado mais
Fui com tantas expectativas?
Até 30% estava amando o livro, mas foi se tornando cansativo, e torturante.
O final foi por um caminho raso e pouco explorado.
Com o tanto de páginas poderia ter trabalhado tanta coisa na história.
Queria realmente ter gostado como todo mundo, mas não rolou pra mim.

15/01/2022

Que livro sensacional. História muito inteligente de king. O livro te prende até o fim. Recomendo muito.
Dhewyd 15/01/2022minha estante
Já li vários dele... mas esse não... assiti a série derivada desse livro

carolwindlin 04/07/2023

Tô tentando entender como prosseguir com a minha vida agora que terminei. Tô me sentindo órfã!!!!

O livro todo é GENIAL, a escrita é bizarramente fluída, o King faz os personagens serem tão reais e cativantes que dá facilmente pra amar um personagem com toda a minha vida e odiar outro com toda minha força, e tudo é interligado e necessário pra cada parte e acontecimento da história.

Tem uma crítica f0da demais sobre religião que me pegou de um jeito absurdo, me fazendo até gargalhar em momentos inoportunos, de tão ATEMPORAL e REALISTA que eram as conversas/ações de certos puritanos.

A explicação da redoma e os acontecimentos finais realmente são ruins, mal desenvolvidos e super corridos, mas pra mim não perdeu o encanto que foi o livro como um todo. No fim, não importou muito a explicação perto da genialidade que foi o livro.

Fora o final, uma coisa que me incomodou muito foi o fato do vilão se dar bem em absolutamente todas as cenas e os bonzinhos se f0derem o tempo inteiro, me pareceu forçado e irreal. Esses dois pontos negativos não me fizeram dar 5 estrelas, mas de resto, É A PERFEIÇÃO! Indico pra caralh0!!!!
Jordaann 04/07/2023minha estante
A resenha perfeita existe ????

Jhonathan.Oliveira 05/07/2023minha estante
Então tem vilão?!
Outro spoiler ?

carolwindlin 05/07/2023minha estante
HAHAHAHAH COMO NÃO TERIA VILAO????

juï¸ ï¸ ï¸ ï¸ ï¸ ï¸ ï¸ 08/07/2023minha estante
SIM EXATAMENTE ISSO QUE TÔ SENTINDO

Igor.Camilo 29/07/2022

Grata surpresa
Confesso que sempre tive um pouco de "preguiça" com esse livro, porém, devo dizer que aqui encontrei King em ótima forma, desenvolvendo excelentes personagens e o pior do ser humano em situações extremas.
Recomendo!

Alana N. 28/11/2020

"As ideias são como micróbios de resfriado: mais cedo ou mais tarde, alguém pega."
“Sob a redoma” é um livrão (em vários sentidos).
Tenho uma pequena meta de vida que é ler, pelo menos, um livro do King por ano. E até agora posso dizer que está dando certo e que tem sido muito bom. (Mas nada que não fosse esperado. O cara é mundialmente famoso por uma razão, não é mesmo?)
Uma das coisas que mais gosto na escrita do King, é que ele toma um tempo para explicar sobre a dinâmica espacial nas histórias. Sei que para algumas pessoas isso pode ser cansativo, mas eu acho muito bom. Depois de um tempo, você passa a conhecer o local onde se passa a trama, então fica mais fácil de entender a movimentação dos personagens. (Sem falar que essa movimentação geralmente é muito importante, então é bom se “situar” no meio de tudo.)
Outra coisa que gosto bastante no autor, é que ele sempre nos apresenta “vilões” muito “reais”. (Sim, eu sei que ele muitas vezes dá uma bicuda no balde da realidade, mas, no geral, os antagonistas dele são apenas humanos, com motivações típicas e reais.)
Sei que muita gente se assusta com o tamanho desse livro, mas posso dizer que vale a pena deixar esse receio de lado e se jogar na leitura. Acredito que não daria para ser uma obra menor, já que cada detalhezinho é importante para a progressão da trama. E, por mais que alguns elementos do final tenham sido bem fora da casinha (o que é a especialidade do King), para mim foi uma conclusão muito boa.
Enfim, é até bobagem dizer que super recomendo, já que estamos falando do mestre do horror. Mas meu eu único adendo é: Talvez esse não seja o melhor livro para começar a ler King. Acredito que, para um novo leitor, já entrar nessas narrativas mais cheias de detalhes pode ser “cansativo”. Então: Pense bem.
(Sobre a série homônima: Assisti a primeira temporada há muito tempo e não me lembro de quase nada. Tenho a sensação de que o livro e a série são diferentes, mas não dá para confiar. E como não pretendo reassistir... Vai ficar por isso mesmo.)
Ryan 11/12/2020minha estante
Esse livro é incrível e ter ele durante a quarentena fica bem melhor

Cakola 12/04/2021

História boa, mas as vezes cansativa
A história é boa, mas achei o livro um pouco massante, principalmente pelo excesso de detalhes que, as vezes, deixava a leitura cansativa. Então, assim como teve passagens que eu devorava rapidamente, teve outras em que eu tive que forçar a leitura para seguir adiante.

O excesso de personagens também deixou a história um pouco confusa, ainda mais porque o autor cada hora chama os personagens por um "nome" diferente, variando pelo seu nome próprio, sobrenome e apelido - que eu sei que é uma prática comum nos EUA, a considerar o grau de intimidade que você tem com cada pessoa, mas que me dificultou para compreender quem era quem em algumas passagens da história.

No entanto, a história em si é muito boa! Salvas especiais para o personagem Big Jim Rennie, que eu achei sensacional como ele foi descrito, com sua capacidade de justificar que todas as suas falcatruas e corrupções eram em prol da cidade e um chamado de Deus, provando o quanto ele é bitolado e psicopata, que crê fielmente no seu papel a desempenhar na Terra. E melhor ainda o quanto ele conseguia fazer o povo acreditar nele por meio da sua lábia e persuasão. Um dos melhores vilões que eu já me deparei.

O modo como as pessoas da cidade se transformam também foi muito bem feita - embora eu tenha achado um pouco forçado, já que eu não acredito que as pessoas mudariam tanto assim no curto período de tempo descrito no livro. Mas o modo como ele apresentou esta mudança na sociedade foi incrível e mostra o quanto nossos instintos de sobrevivência nos tornam irracionais em meio a situações que fogem da nossa realidade.

No geral, um bom livro com uma narrativa com muitos méritos. Afinal, é pequena a cidade e pro time nós torcemos.

Ruuh Vergara 08/04/2020

Eu estou simplesmente apaixonado por esse livro ?? É o segundo que eu leio do King, e sério, muito bom. Vale super a pena a leitura ?

Priscila 25/05/2023

Vida longa ao Rei King
Não da, o cara arrasa. É todo mês, todos os livros que leio dele, se supera.
Ele cria as qualidades tão originais que se cria nojo profundo dos personagens. Intenso e surreal.

alice 25/06/2021

Alô, Ken falando
Já imaginou acordar em uma manhã tranquila e descobrir que a cidade em que você vive está isolada do mundo por uma redoma? Qual será a origem dessa redoma? Algum experimento do governo ou um ataque alienígena?

Em Sob a Redoma, King aborda todas essas questões e mostra o caos que uma situação dessas causaria. O pânico transforma o homem ou só aflora aquilo de ruim que já existe nele?

Além do desespero de estarem isolados, Chester's Mill tem como "chefe" Big Jim Rennie, um político asqueroso e corrupto que passa boa parte do livro usando a religião para justificar suas atrocidades e colocando a culpa de seus atos nos outros (qualquer semelhança com um aí não é mera coincidência). Big Jim foi o responsável por uma grande parcela da raiva que senti durante a leitura e isso só mostra como King desenvolveu bem seus personagens. Torci muito por um grupo, me apeguei a eles como se a minha vida também dependesse da sobrevivência deles, chorei com as perdas. Me vi horrorizada com a crueldade humana e em como o pânico faz isso aflorar de uma maneira desesperadora. A cegueira das pessoas em se agarrar à um líder sem questionar, deixando apenas o medo guiar suas ações, aceitando mentiras como se fossem os doces mais gostosos do mundo.

Pra mim é impossível falar sobre esse livro em uma simples resenha, acontece muita coisa e acredito que estar isolada em casa em plena pandemia, intensificou mais ainda os meus sentimentos. A leitura é frenética e não existe piedade aqui, ela ficou do outro lado da redoma.

Annyyyyyy 07/05/2023

Sob a redoma
Que livro!!!
Meu objetivo era ler esse em uma semana e demorei quase dois meses pra terminar, e não por ser um livro ruim ou arrastado, mas por ser um livro denso. Em alguns capítulos me senti extremamente mal pelas coisas absurdas que acontecem, inacreditáveis, mas muito perto da realidade que vivemos.
Uma semana foi o suficiente para destruírem uma cidade completamente, e não por causa da redoma, com o tempo notei que a redoma era o menor dos problemas nessa narrativa, na verdade, o real problema ali eram as pessoas da pequena Chester's Mill.
E são vários personagens, cada um com seus núcleos, achei interessante a forma como o Stephen conseguiu descrever cada um, cada história, colocando emoção em cada personagem.
O livro aborda principalmente assuntos políticos, corrupção, luta por poder, ganancia, entre outros.
A escrita te prende, é surpreendente e agoniante em alguns momentos.

Vann.Deodato 04/05/2020

Assustadoramente magnífico!
?Resenha Rápida | Sob a Redoma | Stephen King | Editora Suma | Suspense | 960 páginas
?Num belo dia de sol em Chester's Mill, um avião bate em algo no ar e explode. Na terra, caminhão e carros também vão de encontro à algo invisível. Pessoas e pássaros mortos. Tudo ocorre devido a Uma redoma gigantesca que cobre toda a cidade pacata de Chester's Mill e ninguém faz a menor ideia do que está acontecendo, quem a colocou lá, como a colocou e porque. A partir daí, a população, que já era de se esperar, fica em choque sem saber o que fazer. O segundo vereador Big Jim Rennie, com toda a sua ganância e arrogância é quem toma conta da situação. Dale Barbara, o Barbie, é indicado para ser a ponte de ligação entre o comando de dentro da Redoma para o comando fora da Redoma, com a ajuda da jornalista local, Julia Shumway, o que deixa Big Jim bem irritado. Paralelo a Redoma, coisas estranhas e assassinatos ocorrem na cidade. Mas será que tem algo a ver com a Redoma? Crianças começam a... ficar estranhas. Isso é um enigma para o auxiliar médico Rusty Everett desvendar. Ao mesmo tempo que mortes acontecem, 3 adolescentes tentam descobrir como funciona a Redoma.
?Opinião: Um dos livros mais aterrorizantes que já li. Incrivelmente engenhoso. Que vc não consegue parar de ler. Quem já leu King, sabe que ele conta a história de cada personagem. Isso dá uma maravilhosa veracidade à obra. Nós adentramos nas casas de cada personagem, tendo muito carinho ou ódio por cada um. Com esta obra não foi diferente. Sob a Redoma é um daqueles livros que você não quer parar de ler até descobrir tudo sobre a Redoma, até toda podridão de certos personagens serem punidos.
Eu fiquei "passada" em vários momentos. Quanta maldade pode haver por poder. Quanta ganância. Tiveram vários e vários momentos que eu quis matar alguns personagens.
Um livro repleto de ganância, sede de poder.
O final é de tirar o fôlego. Estarrecedor. Assustador. Terei dificuldade de dormir.
?? Possíveis gatilhos: suicídio, estupro.
?Nota: 5/5 (queria dar 10000)
? Favoritado
Rhe 04/05/2020minha estante
Tenho muitaa vontade de ler mas o tamanho assusta

Vann.Deodato 04/05/2020minha estante
Olha, ele é super rápido de ler, apesar do tamanho. Tendo paciência, vc chega lá. Só prepara o coração pq vc vai sentir muita raiva de uns personagens kkk

Rhe 04/05/2020minha estante
Kkkkk tá certo muitíssimo obrigado pela fica