Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Vann.Deodato 04/05/2020

Assustadoramente magnífico!
?Resenha Rápida | Sob a Redoma | Stephen King | Editora Suma | Suspense | 960 páginas
?Num belo dia de sol em Chester's Mill, um avião bate em algo no ar e explode. Na terra, caminhão e carros também vão de encontro à algo invisível. Pessoas e pássaros mortos. Tudo ocorre devido a Uma redoma gigantesca que cobre toda a cidade pacata de Chester's Mill e ninguém faz a menor ideia do que está acontecendo, quem a colocou lá, como a colocou e porque. A partir daí, a população, que já era de se esperar, fica em choque sem saber o que fazer. O segundo vereador Big Jim Rennie, com toda a sua ganância e arrogância é quem toma conta da situação. Dale Barbara, o Barbie, é indicado para ser a ponte de ligação entre o comando de dentro da Redoma para o comando fora da Redoma, com a ajuda da jornalista local, Julia Shumway, o que deixa Big Jim bem irritado. Paralelo a Redoma, coisas estranhas e assassinatos ocorrem na cidade. Mas será que tem algo a ver com a Redoma? Crianças começam a... ficar estranhas. Isso é um enigma para o auxiliar médico Rusty Everett desvendar. Ao mesmo tempo que mortes acontecem, 3 adolescentes tentam descobrir como funciona a Redoma.
?Opinião: Um dos livros mais aterrorizantes que já li. Incrivelmente engenhoso. Que vc não consegue parar de ler. Quem já leu King, sabe que ele conta a história de cada personagem. Isso dá uma maravilhosa veracidade à obra. Nós adentramos nas casas de cada personagem, tendo muito carinho ou ódio por cada um. Com esta obra não foi diferente. Sob a Redoma é um daqueles livros que você não quer parar de ler até descobrir tudo sobre a Redoma, até toda podridão de certos personagens serem punidos.
Eu fiquei "passada" em vários momentos. Quanta maldade pode haver por poder. Quanta ganância. Tiveram vários e vários momentos que eu quis matar alguns personagens.
Um livro repleto de ganância, sede de poder.
O final é de tirar o fôlego. Estarrecedor. Assustador. Terei dificuldade de dormir.
?? Possíveis gatilhos: suicídio, estupro.
?Nota: 5/5 (queria dar 10000)
? Favoritado
Rhe 04/05/2020minha estante
Tenho muitaa vontade de ler mas o tamanho assusta

Vann.Deodato 04/05/2020minha estante
Olha, ele é super rápido de ler, apesar do tamanho. Tendo paciência, vc chega lá. Só prepara o coração pq vc vai sentir muita raiva de uns personagens kkk

Rhe 04/05/2020minha estante
Kkkkk tá certo muitíssimo obrigado pela fica

Beto 13/01/2021

Terminei essa leitura e tenho sentimentos conflitantes com relação a esse livro.

O ritmo da narrativa é frenético, é ação do começo ao fim, e como sempre a ambientação e a construção de personagens do King é perfeita, especialmente dos vilões, contudo esse livro, como muitos outros títulos do autor, poderia ser menor, o foco não é tanto na redoma em si mas nas relações e reações das pessoas da cidade. Sinceramente esperava mais do porquê da redoma :( mas nada que diminua a obra. Ah, e eu adorei a analogia com as formiga!

?Cidades pequenas abrigam imaginações pequenas?
Saulinho 13/01/2021minha estante
Estou finalizando It, grandinho também... Após sua resenha fiquei instigado a ler mais esse título "denso em n° páginas". Assim como a Dança da Morte também. Espero que não me decepcione...

Danielle.Bevilaqua 14/02/2023

Pensava que seria uma leitura demorada, mas foi tão fluida que nem parece que li mil páginas.
A história foca em quanto a sociedade pode ser corrompida se colocada em situações de extrema urgência. Acho que nunca fiquei com tanta raiva de um vilão na minha vida.
O desfecho me desapontou um pouco, mas não desmerece toda a experiência do livro.

eu.paloma 23/07/2023

Uma experiência única
Mesmo o livro tendo quase mil páginas eu li que nem percebi, como todos os livros do king esse não seria diferente a escrita é super fluída. Incrível como o stephen king consegue introduzir tão bem os personagens e enriquecer o livro com tantos detalhes.

Eu literalmente me senti dentro do livro, dentro da redoma me desesperando junto com todos e odiando com todas as forças alguns personagens (Junior e Big jim). Eu AMEI as críticas sobre religiões e o jeito como o king faz piadas sobre.

O final é um pouco decepcionante mas isso não faz o livro ser ruim, não me surpreendeu o final totalmente sem noção porque estamos falando do stephen king né. O final é confuso, corrido e acho que deviam ir introduzindo um pouco dessa idéia do final ao decorrer do livro, mas eu entendi a mensagem que quis passar, e que causa até uma reflexão. Porém esperava mais do final por ser um livro tão bem elaborado mas não muda o fato de não dar 5 estrelas para essa OBRA PRIMA. Indico muito!!! Vai entrar pra lista dos favoritos.

alice 25/06/2021

Alô, Ken falando
Já imaginou acordar em uma manhã tranquila e descobrir que a cidade em que você vive está isolada do mundo por uma redoma? Qual será a origem dessa redoma? Algum experimento do governo ou um ataque alienígena?

Em Sob a Redoma, King aborda todas essas questões e mostra o caos que uma situação dessas causaria. O pânico transforma o homem ou só aflora aquilo de ruim que já existe nele?

Além do desespero de estarem isolados, Chester's Mill tem como "chefe" Big Jim Rennie, um político asqueroso e corrupto que passa boa parte do livro usando a religião para justificar suas atrocidades e colocando a culpa de seus atos nos outros (qualquer semelhança com um aí não é mera coincidência). Big Jim foi o responsável por uma grande parcela da raiva que senti durante a leitura e isso só mostra como King desenvolveu bem seus personagens. Torci muito por um grupo, me apeguei a eles como se a minha vida também dependesse da sobrevivência deles, chorei com as perdas. Me vi horrorizada com a crueldade humana e em como o pânico faz isso aflorar de uma maneira desesperadora. A cegueira das pessoas em se agarrar à um líder sem questionar, deixando apenas o medo guiar suas ações, aceitando mentiras como se fossem os doces mais gostosos do mundo.

Pra mim é impossível falar sobre esse livro em uma simples resenha, acontece muita coisa e acredito que estar isolada em casa em plena pandemia, intensificou mais ainda os meus sentimentos. A leitura é frenética e não existe piedade aqui, ela ficou do outro lado da redoma.

eubeckyleitora 12/11/2022minha estante
eu fui em mundos e fundos atrás de spoiler sobre o que cacetes causa a redoma ou o que é a redoma, mas não tem em canto nenhuummm kkkkkkkkkkkk sinal divino para eu esperar o momento de ler para saber msm, todo o spoiler que eu pego é totalmente sem contexto e que vai fazer pouquissima diferença quando eu ler pq é tão específico que como não li ainda, não vou lembrar quando fizer aaaaaaaaa

Ivanise 12/11/2022minha estante
O autor propositadamente dá pouca relevância para a origem da redoma, mas eu tb comprei o final, gosto da narrativa de King.
Também achei o final de Big Jim bem morno.

Ruuh Vergara 08/04/2020

Eu estou simplesmente apaixonado por esse livro ?? É o segundo que eu leio do King, e sério, muito bom. Vale super a pena a leitura ?

Escritor.Lucas 08/05/2021

Épico...
Um calhamaço do mestre do terror. Pena que não li antes, maravilhoso do início ao fim. Muitos personagens, mas todos de extrema importância. Recomendo muito para todos, fãs ou não.

Simone 24/11/2022

Primeiro de muitos
Foi meu primeiro livro do Stephen King, e escolhi esse porque queria fugir do terror e porque achei a premissa de uma cidade do nada ser isolada por uma redoma de vidro, muito interessante. Tentei permanecer com a mente aberta no decorrer da obra, porque realmente não fazia ideia de como ele ia conseguir terminar isso. Senti fortes emoções... Fuji do terror e me deparei sentindo nojo do ser humano e raiva (acho que nunca senti tanta por um personagem em tantos anos de leitura). Raiva da burrice de alguns, inclusive. Em alguns momentos era até angustiante porque não tinha um momento de paz, as coisas só pioravam. Estão pode-se dizer que o King conseguiu o objetivo de "escrever um livro que mantivesse o pedal no fundo o tempo todo". Eu só queria terminar logo para saber que fim o povo de Chester's Mill teria, e o final eu realmente achei meio blé, mas dada as circunstâncias, eu nem consigo imaginar como poderia ser melhor. Recomendo muito, ele mostra o pior lado do ser humano e eu me apaixonei pela escrita do King (como alguém consegue escrever na visão de uma marmota e de um cachorro de forma tão boa??).
Simone 24/11/2022minha estante
@Marcello me falaram mesmo que esse é o melhor livro dele. Tenho vontade de ler misery e novembro de 63, vamos ver se conseguirei

Simone 24/11/2022minha estante
Fui apagar meu comentário que escrevi errado e apaguei o seu sem querer, desculpa kkkkk

Marcello 25/11/2022minha estante
Kskskks sem problema!

Eu fui tentar ler It, A Coisa... Nossa, odiei. Cheguei até a página 280, por aí, na força do ódio. Mas um dia pretendo voltar e terminar. E tenho na estante o Dança da Morte, que acredito que será bom e por isso estou adiando a leitura ksksk

kathrein.oliveira 08/08/2022

Que obra meus amigos!
Há anos eu queria ler esse calhamaço do rei! E já falo....pra quem só vou a série, parecem duas histórias diferentes hahahaha.

Definitivamente não é uma história de terror ou sobre a redoma, é uma história sobre o ser humano quando levado a condições extremas.

Eu adoro como o king consegue descrever a natureza do ser humano também e criar personagens tão profundos e bem construídos, mais uma história pra ficar marcada no meu coração. Embora It ainda seja o meu favorito do autor hahah

Michel.sts 04/01/2021

Simplesmente incrível
Foi minha primeira leitura de Stephen King e achei incrível. É um livro de fácil leitura, muito empolgante (viciante pra ser mais exato), tem uma quantidade enorme de personagens, mas que com a trama fica fácil de indentificar. Uma história muito envolvente com diversas reviravoltas e acontecimentos marcantes.

Existe uma série produzida sobre o livro que estou interessado em assistir, além do próximo livro do autor.

Como nem tudo é perfeito, faltou um final mais apropriado para os personagens centrais, talvez um pequena continuação na narrativa. Mas enfim, nada que tire o brilho desse livro grandioso.

Duda 05/05/2022

Surpreendente.
Comecei esse livro com o c* na mão. E juro que não foi pela quantidade de páginas. Estava em uma ressaca literária que já ia fazer aniversário de um ano e, não tive experiências boas com o Stephen King. Todos os livros que tentei ler do autor me fizeram passar raiva e foram pra listinha de abandonados. Mas Sob a Redoma vem chamando minha atenção tem um tempinho. Ganhei o livro de presente no meu aniversário do ano passado e resolvi dar uma chance. Um tiro muito mal calculado pra quem tava de ressaca, né? Um livro de um autor que não me apeteceu até o momento e GIGANTESCO. Mas foi a melhor ideia POSSÍVEL!

Estou me sentindo órfã. Li no meu tempo, respeitando todas as pausas que a vida me fez dar. Se não fosse por muitas coisas que rolaram na minha vida ultimamente, com toda certeza já teria terminado o livro antes. Mas acho que tudo fez com que a leitura se tornasse mais agradável. Virou a minha novelona das 21h, sabe? E é exatamente isso que esse livro é, uma grande novelona. Daquelas que acontecem as intrigas mais improváveis e prováveis, que tem as fofocas mais tensas de cidade pequena e seres humanos que te fazem querer entrar na história e dar um choque de realidade (alguns tenho vontade de fazer outras coisas, mas não vem ao caso).

Se tu tem dúvida sobre esse livro, só se joga. Tem muitos personagens? Sim. Você vai se assustar no início e ficar desesperada com uma listinha nas notas do celular checando a cada cinquenta segundos? Vai sim. Mas o King faz um trabalho excelente te lembrando a cada capítulo quem é quem.

Exemplo: Por mais que já conhecemos o Barbie, em todos os capítulos que ele aparece, o S. K. reforça características marcantes dele pra que tu lembre do personagem.

Sobre o final, pra mim fez todo o sentido. Já estava imaginando algo assim desde o início do livro, então pra mim foi mais do que satisfatório. Recomendo muito!!! Mas vá preparado pra um monte de gatilho e desgraça.
Ilam 05/05/2022minha estante
Aí esse livro é pitel demais , o melhor do ano até agora ?

Duda 06/05/2022minha estante
Não é? Vale muito a pena. Uma experiência!!

Annyyyyyy 07/05/2023

Sob a redoma
Que livro!!!
Meu objetivo era ler esse em uma semana e demorei quase dois meses pra terminar, e não por ser um livro ruim ou arrastado, mas por ser um livro denso. Em alguns capítulos me senti extremamente mal pelas coisas absurdas que acontecem, inacreditáveis, mas muito perto da realidade que vivemos.
Uma semana foi o suficiente para destruírem uma cidade completamente, e não por causa da redoma, com o tempo notei que a redoma era o menor dos problemas nessa narrativa, na verdade, o real problema ali eram as pessoas da pequena Chester's Mill.
E são vários personagens, cada um com seus núcleos, achei interessante a forma como o Stephen conseguiu descrever cada um, cada história, colocando emoção em cada personagem.
O livro aborda principalmente assuntos políticos, corrupção, luta por poder, ganancia, entre outros.
A escrita te prende, é surpreendente e agoniante em alguns momentos.