A corrida de escorpião

A corrida de escorpião Maggie Stiefvater

Resenhas - A Corrida de Escorpião

Quel 27/07/2020

Interessante
A princípio eu imaginei que fosse cavalos comuns, mas, o negócio é sério eu nunca mais vou olhar um cavalo como eu olhava antes rsrs.
Eu achei a leitura válida pois, foi diferente do que eu costumo ler, tem uma pitada de romance mas algo bem leve, pois, esse não é o foco principal.
Não sei se o probema fui eu, mas eu não consegui imaginar algumas cenas que a autora descrevia fiquei perdida. E o livro me prendeu nos 50%.

Anna 26/07/2020

Para ler e reler diversas vezes
"Acho que esta é a verdadeira benção dessa ilha: ela não nos deixa com nossas lembranças terríveis por muito tempo, mas nos deixa ficar com as boas pelo tempo que quisermos."

Pretendia escrever essa resenha depois, quando estivesse menos...emocionada.Mas percebi que não conseguiria dormir se não externasse pelo menos um pouco o que essa obra despertou em mim. Cavalos sempre me inspiraram medo e admiração, esse universo de Maggie elevou isso a um novo patamar. Me perdi nas sensações de estar correndo pela praia , com a brisa do mar e a areia açoitando o meu rosto e a força desse ser se movendo sob o meu corpo. Minha alma foi cativada, por esses seres belos e imprevisíveis, por esses personagens que possuem raízes tão profundas em sua ilha e que mesmo temendo, defendem com unhas e dentes aquilo que amam, por essa jornada...
Maggie trouxe algo que acredito nessas páginas, há liberdade em pertencer. Me sinto grata por essas histórias terem chegado até mim, esse é aquele tipo de livro que nos lembra porque a leitura é muito mais que um hobby, porque ela é ar puro em nossos pulmões!

Lila 26/07/2020

Uma fantasia além do fantástico
Na ilha de Thisby, nos meses de outubro e novembro, ocorre a chegada dos cavalos d'água capaill uisce, que são mais velozes, fortes, maiores e selvagens que os cavalos comuns. Além de serem carnívoros. Eles são usados (quando conseguem capitura-los e treina-los) nas Corridas de Escorpião que acontecem anualmente em novembro. "Hoje é o primeiro dia de novembro, portanto alguém vai morrer".

É impressionante como a vida das pessoas da ilha giram em torno dos acontecimentos das corridas e dos cavalos. Todos tem alguém próximo que participa das corridas ou já morreu por causas desses seres. Esse tipo de morte é até natural e respeitada. "Nossos mortos bebem o mar".

O enredo fala de seres fantásticos, mas o foco vai para as vidas de Sean e Pucke.
Sean é o maior treinador e corredor da ilha. Ele é paixonado pelos capaill uisce desde criança, principalmente por Corr, no qual ele corre todos os anos, e tem uma forte ligação, mas não lhe pertence, e Sean sofre muito por isso.

Pucke não tem muito apreço pelos capaill uisce, principalmente depois que seus pais morreram por causa deles. No entanto ela precisa correr esse ano e para isso, terá que enfrentar muitos desafios, causados pelo preconceito de gênero, por ser a primeira mulher nas corridas.

A narrativa nos guia por toda a trajetória e motivações dos personagens até a corrida e seus resultados. Além de uma história de amor, muito comovente e o início de um romance (que nós amamos).

Muito comovente. Um dos melhores livros que ja li.

Dri 20/07/2020

A corrida de escorpião
Esse foi meu primeiro contato com a autora e gostei do que li. A narrativa sobre toda a mitologia dos cavalos d'água é muito interessante e me deixou muito curiosa para ver mais desses cavalos.
A corrida citada no título é uma tradição da cidade e todos se juntam para assisti-la, porém ela só acontece praticamente no fim do livro e isso me deixou com uma sensação de que a autora também correu para finalizar o livro, mas não prejudica a ansiedade que você sente com a corrida. Você fica apreensiva sem saber o que vai acontecer porque esses cavalos são assassinos, então tudo é possível. Recomendo para quem gosta de fantasias em livros únicos.

Nycolle 04/07/2020

Uma fantasia única é isso mesmo??? Só não digo que o livro é perfeito porque senti umas pontas soltas, mas já to com saudade do universo aff

Edu | @leituraelfica 01/07/2020

Uma mitologia que me encantou...
Resenha Élfica || A Corrida de Escorpião
Eu estava louca por uma fantasia de volume único e procurando acabei pegando a indicação da @resenhandosonhos e lendo pelo Kindle Unlimited.
Puck está se recuperando de uma tragédia e as coisas só pioram quando seu irmão mais velho decidi deixar a ilha e com isso ela resolve, pra tentar fazê-lo ficar, entrar na Corrida de Escorpião. Sean já ganhou a corrida quatro vezes e é quase uma tradição pra ele participar.
A narrativa dessa história vai se dar em primeira pessoa alterando os capítulos entre Sean e Puck, o que ajuda, nós leitores a conhecer melhor cada um dos personagens.
Eu já me encantei nas primeiras páginas confesso, a Maggie Stiefvater tem um jeito de descrever os cenários e a mitologia que ela trabalha aqui de uma maneira fascinante. E eu nunca tinha lido nada como Cavalos d'água perigosos, belos e assassinos antes. E que surpresa boa que foi ler.
Puck é daquelas personagens femininas do jeitinho que eu gosto, imperfeita e muito audaciosa e corajosa. Ser a primeira mulher a correr numa corrida que mais da metade das pessoas não chega a linha chegada, tem que ter muita coragem. Além disso, ela está sempre se posicionamento e correndo atrás dos seus objetivos.
Sean é uma pessoa que vai te ganhando cada vez mais ao longo dos livros, pois apesar de ser conhecido na ilha, ele ter um ar melancólico e misterioso, meio bruto até eu diria mas é daqueles personagens que você quer conhecer mais e mais.
Os pontos altos da história são a cultura que envolve a ilha de Thisby e a mitologia acerca dos capaill uisce (cavalos d'água), e o quanto essa história tem um tom constante de apreensão, pois sabemos desde do início que esses são seres mortais, então todas as vezes que um entrav em cena, eu conseguia sentir a tenção e esperava o que poderia dar de errado.
Se você está querendo ler uma fantasia adulta volume único, então essa indicação é pra você! Eu me apaixonei e terminei o livro querendo revisitar Thisby.
Nota: 4,5
Edu - @leituraelfica

Larissa 30/06/2020

Resenha: A Corrida de Escorpiões
"É como uma batalha. Uma confusão de cavalos, homens e sangue. Os mais rápidos e mais fortes dos que restaram depois de suas semanas de preparação na areia. É a onda em seu rosto, a mágica mortal de novembro em sua pele, os tambores de escorpião no lugar do coração. É rápido, se você tiver sorte. É vida e é morte, ou os dois, e não há nada parecido com isso".

Ao chegar o mês de novembro, Os cavalos d'água, conhecidos como Capall uisce, saem das águas e por serem rápidos são capturados pela população para serem domados e participarem da corrida de Escorpiões.Entretanto, esses cavalos não possuem somente encanto, magia e cheiro das águas. Os Capall são conhecidos também por serem cavalos sangrentos que atacam e matam pessoas. Foi assim que Puck perdeu seus pais, mas mesmo assim Puck se vê sem alternativas a não ser participar das corridas, visto que ela e seus irmãos estão endividados e com risco de perder sua casa. Sendo uma garota a participar, a primeira garota, ela sofre preconceito por parte dos integrantes:

"Tinha pensado, por alguma razão, que ser um dos competidores nas corridas de escorpião me faria ser mais respeitada, mas, surpreendentemente, as coisas não mudaram".

Além disso Puck irá competir com um cavalo normal, A Dove, O que faz as pessoas cogitarem sua derrota.

Por outro lado Sean é apaixonado por cavalos d'água e todo ano participa das corridas e é conhecido por sempre vencer. Ele cuida dos cavalos de uma família rica da Ilha onde mora e deseja ardentemente ter Call, um Capall Uisce de quem cuida para si.

"Eles eram rápidos e mortais, selvagens e lindos. Eram gigantes, oceano e ilha ao mesmo tempo, e foi aí que os amei".

Mesmo com suas diferenças Puck e Sean guarda um gosto em comum: Sua paixão por cavalos. O que irá acabar aproximando-os.

"Talvez seja preciso ter um pé no mar para ser capaz de enxergar para além da sede de sangue de seu cavalo".

Lys_97 28/06/2020

Sensacional!
Eu já vou começar dizendo que amei o livro. Devorei cada página e ainda quis mais quando cheguei na última palavra. Chorei muito em várias cenas. Acho que o livro foi incrível em vários sentidos. A mitologia foi sensacional, a trama em si, os conflitos familiares. Mas os personagens? Eu amei. Kate, Sean e Finn já tem um lugar especial no meu coração. Eu amei a coragem deles, as decisões que eles tomaram, seus medos. Eu amei a forma como a Maggie construiu o relacionamento entre a Kate e o Sean. Amei como com tão pouco diálogo entre eles ela ainda conseguiu demonstrar uma relação tão forte e palpável. E que mesmo com poucas conversas entre esses personagens, a autora fez cada uma valer a pena, sendo todas poderosas, construtivas e sempre agregando na jornada de cada um. Fiquei querendo mais cenas entre eles para ganhar mais diálogos incríveis.

Não vou dizer que gostei do Gabe, porque seria mentira. No final, consegui entender ele melhor, mas ainda acho que ele poderia ter sido menos babaca. Claramente ele é um personagem egoísta, mas um não cativante. Mesmo sendo o mais velho, ele ainda parecia uma criança birrenta e mimada aos meus olhos. Tudo bem querer o que ele quer, mas poderia ter feito sem parecer que desligou completamente os sentimentos com relação aos irmãos. E eu odiei o Mutt. Esse invejoso me passou raiva demaaaaais. Cada cena com ele era como um soco no estômago e eu li todas amaldiçoando esse imbecil.

Também passei raiva com o machismo do livro. Foram muitos momentos de ódio, mas entendi o motivo para ele estar presente na trama, sendo a Kate a primeira mulher a participar da corrida de escorpião, era óbvio que um bando de homens cretinos ficariam no caminho dela e diriam que aquele não era o lugar dela. Quem são eles pra decidirem onde é o lugar de uma mulher? Também não sei! As barreiras que ela teve que enfrentar pra participar de uma corrida mortal, e que TODO homem tem direito inerente de participar me deixaram muito p***. Quando ela percebe que o problema dela competir não vai ser pela montaria, mas sim pelo seu GÊNERO... é terrível.

Enfim, não estava esperando gostar tanto, mas com certeza virou um favorito. Conhecer os cavalos d'água foi uma experiência incrível. Eles dividem o protagonismo do livro junto com a Kate e o Sean e tornam tudo ainda mais emocionante e intenso!

Nicoly 18/06/2020

“Eles são lindos e mortais, nos amam e nos odeiam.”
Como descrever minha experiência com esse livro? Sinceramente ainda não sei, só que gostei. "A corrida de escorpião" acontece em uma ilha com uma espécie totalmente diferente de cavalos. Agressivos, perigosos e muito maiores que os cavalos que conhecemos, os "capall uisce" vivem na água, e sempre saem em determinada época do ano, quando ocorre uma corrida importante na cidade. Nessa história conhecemos a vida de Kate Connolly, uma jovem que decide, por impulso, que vai participar das corridas, numa tentativa de manter o irmão na cidade um pouco mais, e salvar a casa da família, que está pra ser confiscada, com o prêmio da competição.
Esse livro vai muito além de todas as fantasias que já li, e o estilo de escrita do autor me surpreendeu de um jeito maravilhoso! Definitivamente, "A corrida de escorpião" se encaixa em uma das melhores fantasias que já li, e vou levar comigo pra sempre.

Marina516 16/06/2020

Se tornou uma das minhas leituras favoritas
Achei a história interessante desde o primeiro capítulo, mesmo quando ainda se desenvolvia era preenchida por lindas comparações, com detalhes que enriqueceram ainda mais a narrativa. Os personagens são únicos, Sean e Puck são divertidos de diferentes formas e semelhantes nas divagações ao longo do livro. Uma leitura deliciosa e, por vezes, eletrizante

clementecaroline 06/06/2020

Surpreendente.
Para ser bem sincera, não sei como encontrei esse livro, nem o que esperava dele e muito menos o porquê de ter colocado na minha biblioteca. Comecei a ler sem pretensão nenhuma, sem expectativa ou mera noção da história. Mas foi incrível como fiquei submersa nestas páginas. A autora tem uma escrita que me agrada muito, a leitura é fluida, os personagens principais são bem caracterizados e a narrativa da perspectiva de dois personagens torna ainda mais interessante. Quando me dei conta, estava me sentindo na ilha de Thisby com o cheiro salgado do oceano e com um desejo enorme de conhecer os fantásticos capaill uisce.
Beth 06/06/2020minha estante
Coloquei na minha lista para ler por causa do seu relato!

clementecaroline 06/06/2020minha estante
Fico feliz de poder ter influenciado de uma forma positiva. Espero que goste também!

Beth 06/06/2020minha estante

Dayane A. 01/06/2020

Que estória!!! cavalos do mar que são carnívoros, agressivos e participam de uma corrida na praia. Que loucura fantástica. Valeu a pena terminar a leitura.

Juliana Dias 31/05/2020

*3,5

Emily 31/05/2020

Lento e arrastado
Demorei séculos pra terminar o livro simplesmente pq a leitura não fluía. Sinto que a história poderia ser melhor, pois a premissa é interessante, mas a narrativa não é boa o bastante, infelizmente.

Ellen 29/05/2020

Cavalos de água carnívoros, uma cidade que se mobiliza em torno da corrida com esses cavalos, relações familiares, romance e a escrita de Maggie Stiefvater. Isso não poderia dar errado, né? Recomendo o livro.