Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis Fábio Yabu

Resenhas - Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

Juliana 05/08/2012

Cuidado, essa resenha pode revelar coisas importantes sobre o livro...
Cheguei a esse livro através de meu namorado, que viciado em Nerdcasts comprou no livro no mesmo dia em que começou a ser vendido. Eu, viciada em leitura e apaixonada por contos de fadas, engoli o livro em menos de 3 dias. Enfim! No inicio da leitura me senti muito confusa e reclamei por algum detalhes que eu PENSEI que estavam faltando. Adentrei mais na leitura e lá pelo 4º conto dei conta do tamanho do talento e da criatividade do autor. Ele conseguiu unir as histórias de uma forma inteligente e obscura tornando tudo muito complementar e surpreendente. Os contos são narrados sem perder a originalidade da cadencia dos contos de fadas, embora o teor seja o oposto, dando assim o ar peculiar do livro como um todo.
É uma ótima e rápida leitura. Parabéns ao Fabio, ops, ao Abu, pela criatividade e por todo trabalho de pesquisa e dedicação que certamente embasa tudo o que foi escrito.
Ps: Meu preferido foi a Cindehella!

Eber 05/08/2012minha estante
Seu comentário foi perfeito.. A cada novo conto ele unia os demais com pequenos detalhes...

Eu gostei bastante do Monstro pela forma que foi construído e a rima, que mesmo não sendo tão rica, ficou muito boa!

fabioyabu 06/08/2012minha estante
Valeu, Juliana! Fiquei muito feliz com a sua resenha. Cindehella também é meu favorito, porque no meio do livro ele muda muita coisa que você achava que sabia no começo. ;)

Huedits 09/08/2012minha estante
Cindehella e Samarapunzel foram os meus favoritos.

Edu 15/09/2012minha estante
Cindehella realmente mudou muita coisa durante a leitura. Também acho o melhor conto.

Larissa 21/09/2012minha estante
Gostei de todos os contos, inclusive porque as histórias se entrelaçam e criam uma trama que, para mim, seria um sacrilégio tentar desatá-las. Mas tenho que admitir que adorei "Bela Incorrupta". Achei a história surpreendente.

Tamira 19/06/2014minha estante
Eu adorei o livro, muito bem escrito!!!

Gogeta 24/05/2021minha estante
Peguei ele na Tuboteca e nunca mais devolvi, pena que se perdeu nas mudanças de casa, agora 01:00 da manhã do dia 24 de maio se 2021 resolvi vir procurar, entre tantos esse é o melhor livro que eu já li

CxxtJulia 06/07/2021minha estante
O conto da cinderela me quebrou em 10 partes, não esperava de verdade sobre a conclusão que levou a vida dela.

Beto 31/05/2022minha estante
Tive o prazer de ter esse livro indicado pelo Kindle e aceitei o convite. Foi simplesmente uma das viagens mais gostosas que já fiz. Impossível não remeter ao mestre do gênero Neil Gaiman

Dani 05/08/2012

Fantástico
O livro te insere num mundo tão fantasticamente assustador e repulsivo que você não conseguirá nunca mais sair dele. Li o livro à mais de 24 horas e não consigo me esquecer de alguns trechos, que me causaram asco de uma maneira que não imagina que sentiria, não lendo esse livro.

Além da história ser fascinante e hipnotizante, o visual do livro é perfeito: as ilustrações são maravilhosas e o visual do livro (capa preta dura, com as manchas vermelhas) te dá ainda mais vontade de ler.

Pena que é pequeno. Acaba rápido demais.
fabioyabu 06/08/2012minha estante
Valeu, Dani! Fiquei muito orgulhoso com esse trabalho e feliz em saber que você gostou. :)

M.M.JÚNIOR 22/03/2013minha estante
Pô, tô muito afim de ler, só não encontro!

Leslie.Eduin 20/06/2023

Bom, para passar o tempo
Bom, demorou um pouco para eu me conectar com o livro e as histórias.
Os primeiros contos achei um pouco chatos, ou talvez eu só não estava no clima.

É um livro legal, mas não maravilhoso. Gostei de alguns contos, como o do Patinho Feio e o da Samarapunzel.
Gostei que os contos se interligam.
Achei que eu fosse gostar mais, mas parece que não gosto muito assim de contos de fadas como pensei que gostasse.
Não leria novamente, mas recomendo para cada um ter sua opinião.

Muotoilla 14/08/2012

Abu Fobiya ao seu horror
Confesso que não sabia muito bem o que esperar na primeira vez que tive o livro em mãos, sendo a primeira obra de teor adulto do Fáb... ehrr.. de tal autor.

Num primeiro momento, como designer gráfica que sou, reparei num projeto gráfico e acabamento tão impecáveis que ignorei um certo erro de acentuação. A capa é linda. As ilustrações fantásticas não necessariamente acusam o que você vai encontrar em cada conto.

Já nas primeiras páginas não havia ainda sentido a pretensão do autor... Mas lá pelo terceiro ou quarto conto percebi a genialidade da obra. Como numa teoria Tarantinesca as estórias conversam entre si, um personagem daqui é citado acolá, ou até mesmo tem sua estória contada em outro conto, como se todos estes estivessem entrelaçados entre si, e todos fossem apenas um.

O livro revisita diversos contos de fadas, altera seu rumo, cria novas lições de moral, traz suspense e horrores. Cuidado ao pisar nos terrenos de Cindehella ou abominar O Monstro e seu desfecho surpreendente.
fabioyabu 15/08/2012minha estante
"Tarantinesca" é um elogio do qual me lembrarei por muito tempo! :)
Muito obrigado pela resenha!

Marcelo F. Zaniolo 17/09/2012

Era uma vez um autor que resolveu mudar os contos de fada e tirar deles todo o amor. Escreveu, então, sobre maldições, zumbis, psicopatas e bruxas. Reuniu as influências mais sombrias que existem para, paradoxalmente, obter o que menos se esperava: um final feliz.

Branca dos Mortos e os 7 Zumbis é um pandemônium encadernado que adapta as mais famosas histórias infantis a um universo adulto e perturbado (...)

Para ler mais: http://lokotopia.com.br/resenha-branca-dos-mortos-e-os-7-zumbis/

Pami 07/01/2022

O oposto dos contos de fadas
Eu adorei esse conto, trouxe uma reflexão diferente sobre os contos tão amados que já estamos acostumados, eu acho que obtive uma visão mais realista e obscura deles.
Cah 13/01/2022minha estante
Talvez tu goste tb do ?Alice no país das armadilhas?.

Pami 14/01/2022minha estante
Vou até procurar, gosto de tudo que envolva essa temática

Myke 18/12/2013

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis
Abu Fobiya, Fábio Yabu, dotado de influências claras de Edgar Allan Poe, Neil Gaiman e Grimm Brothers traz nesta obra uma visão de horror aos contos clássicos de nossa infância. Em um estilo "Tarantino's Mind", influência não declarada pelo autor, mas de muita nota, o autor com muita criatividade conecta um conto ao outro gerando sensações de descobertas e instigando a curiosidade e criando, assim, a " Fobiya's Mind".
Um excelente livro de contos que me surpreendeu mudando o meu conceito de leitura para passar o tempo para devorar o livro de um dia para o outro.
Recomendo, caso não goste de um dos contos dê oportunidade para outro que possa ser surpreendido também.

Marcio Melo 06/10/2012

Razoavelmente bom
O livro começa interessante e tem alguns contos sensacionais, mas perto do fim começa a decair e, no geral, achei apenas um livro acima da média.

O preço cobrado atualmente por ele vale por conta do material (capa dura, ilustrações, qualidade do papel, etc) mas pela narrativa nem tanto assim.

É um bom livro? Sim
Vale a pena ser lido? Sim
É uma obra imperdível? Definitivamente não.
fabioyabu 06/10/2012minha estante
Obrigado pelo feedback! ;)

Sil 11/08/2012

Altamente recomendado - não apenas pelos zumbis!
Não li nenhuma resenha do livro, e não sei se é possível fazê-las sem revelar fatos e características que, ao menos para mim, devem ser uma grata (veja bem, grata, não agradável Q) surpresa aos futuros leitores.

Quando ouvi o Nerdcast sobre H.P. Lovecraft ~ OMFG ~ e os áudio-dramas na voz de Guilherme Briggs ♥, pensei comigo que não tinha sido boa estratégia ler o último conto. Afinal, era o mais sensacional e com final mais surpreendente. Pensei. Surpreendente MESMO, é lê-lo após ler os outros demais contos.

Aliás, a leitura do primeiro conto, que dá título ao livro, lhe dará a impressão de uma fantástica adaptação do mundo de sonhos das fadas às macabras descrições malditas do horror. Avançar pelos demais contos irá apenas aumentar a certeza da criatividade perversa do autor.

A amaldiçoada origem dos dantescos personagens é uma desgraçada peculiaridade que me fez elogiar Abu Fobiya em voz alta algumas vezes (aqueles elogios, você sabe... "que filho da puta talentoso!!!").

Cada obscuro conto é excelente por si. E o compendio total a conversão em palavras das mais nefastas ideias que povoaram as mentes mais perturbadas, caóticas e sinistras já vistas e, modificadas século a século, chegaram até nós. Abu Fobiya perverteu-as novamente.

Leia Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros. Se você não tem, compre. Se não puder comprar (e eu sinto muito por você, terei o meu autografado no dia 19 ヘ(^o^ヘ)(ノ^o^)ノ) empreste de algum nerd. Se você tem medo (não adianta fugir) leia durante o dia, com a luz acesa, com a cabeça enfiada embaixo do cobertor e uma lanterna, com seu namorado, na cama com mamãe e papai. Mas leia. Estes contos possuem riqueza de descrição nas cenas, ação, personagens, intenções, sensações. Todo o horrendo e sombrio se faz real e não apenas no mundo da pura fantasia, mas mesmo flertando com a ficção científica.

Pra quem leu o conto "Confissão" e não se interessou, sugiro que releia e perceba a turbação das entrelinhas. E saiba também que é apenas um ínfimo aquecimento para as imagens bestiais que tomarão seus pesadelos vorazmente. É possível que eu goste muito mais deste livro que qualquer um de vocês, afinal, sempre apreciei o horror, gosto de Edgar Allan Poe e Lovecraft (me dêem coisas do Cthulhu, sejam legais uU). É, também, impossível que você leia e permaneça indiferente. Mas o meu palpite é: poucos deixarão de gostar e elogiar. Tão poucos quantos os momentos de tranquilidade, beleza e felicidade destes contos!!!

E ao final, no reencontro com O Fim de Todas as Coisas, assim como os meus, seus miolos grudarão no teto. Corra para juntá-los, não me surpreenderia caso os demônios do livro saltassem das páginas para degustá-los. Ou tomar-lhe a alma.

André Coutinho 26/09/2012

Monstros, bruxas e outras princesas.
Há anos conheço AS PRINCESAS DO MAR, pois tenho uma filha de 8 anos. Na época ela deveria ter uns 3, ou 4 anos e lembro de ter visto a chamada para esse novo desenho no Discovery Kids. Minha filha ficou maluca com a nova aquisição do seu canal preferido. Mais tarde, conhecendo o Jovem Nerd, fiquei sabendo, para minha surpresa, que AS PRINCESAS DO MAR era um produto genuinamente nacional, brasileiro, e que seu criador se chamava Fábio Yabu. Surpreso e feliz fiquei conhecendo essa figura nos podcasts e na internet. Qual não foi minha surpresa quando soube que essa pessoa lançaria um livro desconstruindo os contos de fadas. Desculpe-me Shrek, mas agora o papo é para gente grande. Não há outra palavra para descrever BRANCA DOS MORTOS que não seja INCRÍVEL! Fui fisgado pelos dois contos do audio drama do Jovem Nerd e fiquei alucinado para comprar esse livro. Não me decepcionei em momento nenhum. A forma como o agora Abú Fobiya (pseudônimo de Fábio Yabú), amarra as estórias é um tempero a parte nesse livro que literalmente engoli, tal qual Samarapunzel. Apesar do medo, teve um gosto para lá de doce. O maior elogio que consigo imaginar para essa obra de arte (já caindo no lugar comum) é que morro de inveja por não ter sido eu o autor dos contos. Parabéns a quem acreditou na idéia, e principalmente ao autor por acreditar na sua capacidade de se reinventar. Hoje, pai da menina que via PRINCESAS DO MAR e que tem agora 8 anos e de uma nova princesa de 1 ano, vou pensar duas vezes antes de achar que POLVINA, TUBARINA E ESTELA são "coisa de criança". Cruzes...
Maurynho 21/09/2012minha estante
O mesmo aconteceu comigo, minha filha caçula adora as Princesas do Mar e nunca, mas nunca mesmo eu poderia imaginar que a mesma mente de onde saiu aquelas coisinhas fofinhas também cozinharia tanto ingredientes macabros e terríveis em uma publicação PRIMOROSA. Estou simplesmente deliciado.

André Coutinho 18/10/2012minha estante
Perfeito Maurynho. Obrigado por comentar a resenha. Isso é mais uma prova de que não conhecemos mesmo as pessoas. A criatividade do ser humano é ilimitada. Parabéns ao Yabú.

Lari 12/08/2014

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis - Abu Fobiya
Você já imaginou que talvez o personagem bonzinho não fosse tão bonzinho assim? Que os vilões talvez poderiam ter seus motivos para serem maus? Então, Fábio Yabu nos mostra isso nessa coletânea de contos macabros. Onde reescreve os contos de fadas em contos de horrores, tenebrosos e macabros que irão fazer você se arrepiar todo!

Confesso que o que me chamou a atenção para esta obra foi justamente a possibilidade de ler os contos de fadas de uma maneira menos mágica, mais assustadora e sem o usual "felizes para sempre".
Li este livro em apenas algumas horas e a leitura, apesar de cheia de sangue e morte, é leve, rápida e com diálogos fáceis.

O livro é dividido em vários contos, como 'Branca dos Mortos e os Sete Zumbis' (conto que dá nome ao livro), 'João, Maria e os Outros', 'Bela Incorrupta', 'Cindehella e o Sapatinho Infernal', 'Samarapunzel', assim como outros. Todos têm um ar sombrio e são cheios de monstros e suspense.

Os contos são narrados em terceira pessoa, dando um ar de lenda urbana (na minha opinião) às histórias. E, segundo o autor, para que a trama seja mais compreendida, deve-se esquecer tudo o que você sabe sobre os contos de fadas. Eu ainda notei um pouco a presença do humor (negro) e do sarcasmo na obra.

Este livro me prendeu completamente - comecei a ler e não vi o tempo passar. Lia uma história e ficava ansiosa para ler a próxima. Eu adorei (e fiquei surpresa) quando notei que alguns contos interligam-se entre si.

P.S.: Me apaixonei pelos contos: Branca dos Mortos, Cindehella e Samarapunzel. E adorei o conto em formato de poesia.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-branca-dos-mortos-e-os-sete.html

Alexandre Verdú 10/06/2020

Fantasia com noatalgia
Conhecer-se livro por causa do Nerdcast, comprei para minha esposa pois ela gosta de terror, comecei a ler também e adorei. Um livro com vários contos que dão um outro olhar (bem macabro) para nossa nostálgica infância.
Recomendo para quem gosta de livros de terror leves.

Helen Priscila 24/08/2012

Deliciosamente sangrento e horrendo.
Enfim, com toda a certeza foi o melhor livro de contos que li. Escrito de uma maneira incrível. Nos prende, surpreende e nos aterroriza.
O meu conto favorito é "Samarapunzel". Que é absurdamente assustador, mas segundo nosso queridíssimo Abu Fobiya: "-É um conto cômico(...) eu ria em cada linha enquanto escrevia."
É uma mente genial e perturbada, não é mesmo?!...risos. E que venham mais sucessos como este livro maravilhoso.

Fica a super dica, caros leitores.
fabioyabu 25/08/2012minha estante
Poxa, eu ainda acho o conto engraçado, hahaha.
Muito obrigado pela resenha! :)

Karol 27/09/2012

♪♫ Welcome to the nightmare in my head! Say ‘hello’ to something scary! ♪♫
Esse verso é de uma música da banda chamada Halestorm e me lembra muito de Branca dos Mortos e os Sete zumbis. Não só por o livro ser assustador, mas também por a música ter um “quê” de referência ao clássico O Médico e o Monstro, que narra o estranho caso de múltipla personalidade do Dr. Jekyll que tem dentro de si o temível Mr. Hyde. (Vai dizer que vocês não se lembram do episódio do Piu Piu onde o passarinho toma uma poção verde e vira um bichão medonho e mal humorado?)

Pois é. O livro Branca dos Mortos e os Sete Zumbis não é inspirado no clássico (ou talvez seja, tá aí a Samarapunzel que não me deixa mentir), mas a autoria do livro é bastante curiosa. O autor, Abu Fobiya é o alter ego, o Mr. Hyde de Fabio Yabu, autor conhecido principalmente pelos seus contos de fadas infantis. Fiquei surpresa ao descobrir que o cara que escreve magníficas histórias de princesas tem dentro de si um universo macabro como o de Branca dos Mortos. A referência ao clássico se torna perfeita ao analisarmos os dois extremos do trabalho de Fabio Yabu e fico feliz em dizer que, tanto nos contos de fadas quanto nas histórias de terror, ao autor se sai bastante bem.

O livro traz diversos contos baseados em histórias infantis com um toque bem macabro. Aqui não há aquela história de mera referência, o autor vai direto ao ponto deixando bem claro qual princesa será detonada no conto em questão. E não pensem em finais felizes, nesse livro o buraco é mais embaixo. Em quase todas as histórias há violência, mutilações, loucura e morte. É uma leitura rápida, mas bem pesada, que cria no leitor (criou em mim, pelo menos) uma referência mental permanente. Você nunca mais vai pensar na Rapunzel ou na Cinderela do mesmo jeito. Sério.

São, ao todo, onze contos mas não vou comentar todos aqui senão essa resenha vai ficar gigantesca. Selecionei os meus favoritos e vou comentá-los rapidamente pra dar uma noção para vocês do tom da obra.

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis: dá o título ao livro e é o maior de todos. A história começa semelhante ao clássico, com algumas ressalvas. A tal da Floresta Encantada é, na realidade, amaldiçoada e os bons anões ficariam bem em um episódio qualquer de Walking Dead. A história é contada com bastante frieza e de sonsa a Branca não tem nada. Esqueça essa história de bater papo com animaizinhos e dormir entre coelhos e esquilos. Os coelhos e esquilos desse conto tem juízo o suficiente para não ficar dando sopa na floresta com anões zumbis a solta.

Cindehella e o Sapatinho de Cristal – é um dos mais semelhantes ao original, mas tem uma reviravolta fenomenal no famoso baile do príncipe. O conto tem um tom assustador especialmente por mexer com um ser que normalmente é tratado com deferência na literatura fantástica: a fada madrinha. Depois do que ocorre à Cindehella eu pensaria duas vezes antes de aceitar presentes de velhas que aparecem do nada e sabem fazer magia. O final do conto é aterrador e me divertiu bastante, pra quem curte uma boa vingança esse conto é perfeito.

Samarapunzel: o melhor conto de todo o livro. Como dá pra notar há referências à Samara d’O Chamado e à fofa da Rapunzel. A mistura dessas duas personagens em um conto de fadas é surreal e ficou muito legal. Como comentei lá em cima, há aqui uma boa mudança de personalidade na personagem principal e o príncipe ficou muito bem introduzido no contexto, em uma abordagem jamais vista na história desse país. De todos foi o que considerei mais aterrorizante e, contraditoriamente, engraçado. Não vou dizer onde está a graça porque seria spoiler, mas digo com convicção: Merecia um livro próprio!

Os outros contos são ótimos também, mas se eu escrever mais que três páginas quase ninguém vai querer ler então vou maneirar.

As histórias são rápidas e em dois dias li o livro todo. E a publicação é ótima. O livro é pequeno – em páginas e tamanho – e é muitíssimo bem trabalhado, com ilustrações bonitas e bem perturbadoras em alguns pontos, que ajudam a trazer um tom mais sombrio
à história.

Por conter sexo, cafagestagem e mortes incontáveis, além de um misticismo bem macabro, não é recomendado para crianças e adolescentes, mas para quem curte um bom livro de terror eis aí uma bela dica. O trabalho de Fabio Yabu nessa nova área é a uma verdadeira revelação e vale o preço salgado do livro.