Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis Fábio Yabu

Resenhas - Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

Erick Mendonça 06/02/2013

Cruel recomendação!
Gostei bastante. Os contos possuem reviravoltas que sempre me surpreendiam no final, seja pelas referências a outros contos (de fadas ou do próprio livro) ou pela crueldade ou horripilância das estórias. Li todo sem conseguir pular para outro livro enquanto não terminava este. Recomendado!

Barbie grew 25/12/2013

(não) é uma história para se contar á criancinhas...
Cinderela, Branca de Neve, João e Maria e até Aurora, de A Bela adormecida não serão vistos da mesma forma que as histórias da Disney.
Livro fascinante pelo modo que é contado, e como detalhes (até a forma que o sangue se espalha) são descritos cuidadosamente do início ao fim.

Paulo Victor 16/08/2012

A união faz açucar!
O livro é muito bom, você sempre se surpreende no final da cada conto, as ilustrações são intrgantes e a qualidade física do livro é excepcional. Dito isso dou para o livro uma nota de 4,5 de 5 possíveis.

Todo livro de contos traz a possibilidade de você gostar muito de algumas histórias e nem tanto de outras. Com Branca dos Mortos foi um pouco assim para mim. O conto que dá nome ao livro e também o inicía não passou de um 3 de 5 não me surpreendendo quase nunca, mas daí em diante o livro cresce. Quero dar destaque aos contos curtos que são excelentes e "o fim de quase todas as coisas" é genial tendo nota máxima! Já nos mais longos algumas vezes senti a falta de mais linhas de texto que melhorassem a ligação entre uma cena e outra.

Agora, se avaliados separadamente os contos já são acima da média, quando unidos em um livro eles mostram a que vieram e formam um livro tão bom que é um pecado você ler um ou outro conto só.

Não tenho muita experiência lendo livros macabros mas já percebi que o sentimento que o leitor tem depende muito do ambiente em que ele se propõe a ler. Por favor só leiam sozinhos e no escuro ,com uma lanterna ou abajur, ruídos de animais e vento balançando as cortinas são otimizadores da experiência de leitura nesse caso.

Daniela 08/09/2012

Divertidíssimo.
Achei o livro escrito de uma maneira muito original e divertidíssimo. Havia escrito anteriormente uma resenha crítica sobre ele em meu blog. Quem quiser, dê uma olhada: http://falandosobrepaletadeideias.blogspot.com.br/2012/09/livro-branca-dos-mortos-e-os-7-zumbis-e.html

Juliana 23/01/2014

Contos de fadas versão Dark!
Usando o pseudônimo de Abu Fobiya, o autor Fábio Yabu escreve uma coletânea de onze contos dos conhecidos contos de Grimm, Andersen, Perrault e outros, em uma versão mais macabra, envolvendo zumbis, maldições e castigos cruéis.

Neste compilado, encontram-se versões alternativas de Branca de Neve, Rapunzel, o pequeno polegar, a vendedora de fósforo, João e Maria, Cinderela, além das referências menos diretas a outros conhecidos personagens e, até mesmo, a filmes. O mais interessante é que, se o leitor prestar um pouco de atenção, irá perceber que os contos se entrelaçam, com personagens de um conto aparecendo em outros em momentos anteriores ou posteriores, já que os contos não têm, necessariamente, uma ordem cronológica entre si.

Além de versões um pouco mais sombrias dos personagens das narrativas que habitaram a infância de quase todo mundo, o livro conta com zumbis, demônios, psicopatas, e animais selvagens famintos, que dão o toque brutal e macabro aos contos, tornando-os verdadeiras obras de horror, contadas em um tom lúgubre de quem conta histórias de terror. A seguir, farei uma lista de contos e uma breve sinopse de cada uma das onze histórias só para dar aos leitores uma idéia do que se trata cada uma.

Branca dos Mortos e os sete zumbis - O conto que dá nome ao livro. Como já é possível perceber pelo nome, é uma versão da Branca de Neve e os sete anões;

João, Maria e os outros - Diferente do que pode parecer pelo título, este conto é mais uma narrativa dos tormentos e da punição dos pais cruéis que abandonam os filhos na floresta, do que a história de João, Maria, e os tais outros que se revelarão na narrativa.

Os Três lobinhos - Narrada sob o ponto de vista de três pobres lobos sozinhos e famintos a procura de comida.

A Vendedora de fósforos e o vingador - Conta a história de uma jovem menina deixada para morrer por um pai desnaturado, e a futura punição, como é de se esperar nos contos de fada, do malvado genitor.

Cindehella e o sapatinho infernal - E se a magia da fada que realiza sonhos for na verdade um demônio a tentar humanos com propostas irrecusáveis? A história de uma fada e de uma princesa não tão boas e inocentes assim.

A Confissão - A história do menino de madeira irresponsável e malandro criado por Lorenzini, de uma forma um pouco mais sádica e cruel.

Bela incorrupta - A história do cientista obcecado por trazer vida à cadáveres faz lembrar muito a história do doutor Frankstein. O conto faz referência não apenas ao romance de Mary Shelley, mas também a contos anteriores do livro.

O Monstro - Contado em forma de poesia, narra a triste história de um monstrinho rejeitado e maltratado por todos.

O Cemitério - Narra a conversa de dois mortos, livres a circular e conversar no cemitério por um determinado período da madrugada, ao mesmo tempo que essa conversa acontece, o leitor se reencontra com diversos personagens de contos anteriores.

Samarapunzel - Faz referência a história de rapunzel, de forma mais sombria e demoníaca, misturada com certos elementos do filme "O chamado".

O Fim de quase todas as coisas - Um brevíssimo conto, falando de um tempo muito após o fim da Terra e o que restou do planeta.

O livro, ao menos a versão da editora Nerdbooks, conta também com o prefácio de Eduardo Spohr, conhecido escrito brasileiro de Batalha do Apocalipse e da série Filhos do Éden. Com poucas páginas, muitas ilustrações e capa dura, a obra é possível de ser lida em apenas um ou dois dias. Para quem gosta tanto de contos de fadas quanto de contos de horror, vale a pena gastar umas horinhas para conferir essa fantástica e horrenda (não no sentido pejorativo) coletânea.

É possível ouvir e ler alguns dos contos do livro através do site do editor no link abaixo: http://jovemnerd.com.br/brancadosmortos/

site: http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

Naty 25/01/2014

Branca dos Mortos e os sete zumbis
Ganhei esse livro de presente do meu namorado. Vinha namorando ele a meses na Nerdstore. O que mais chamou minha atenção, sem DÚVIDAS, foi a capa. Que capa linda e diferente! Assim como em “Pequena Abelha“, fui atraída pela aparência do livro, muito mais do que pela história. Mas claro que o fato de ter zumbis no nome também chamou minha atenção haha Adoro zumbis ou qualquer outra coisa que tenha a ver com o sobrenatural.

Quando recebi o livro, fiquei ainda mais encantada pela belo trabalho que foi feito em cima dele. Capa dura, brilhosa, daquelas que dá gosto de ver. Sem falar nas ilustrações dos contos. Sério, o livro vale muito a pena só pelo ‘formato físico’ dele.

Blá blá blá e sobre a história?! Bueno, eu comecei lendo achando que era UMA história só. Como eu disse antes, não prestei muita atenção no título e nem na descrição do livro, então estava esperando a história da Branca de Neve e dos 7 zumbis. E aí é que veio minha surpresa. Eu não gosto muito de contos. Sou o tipo de pessoa que gosta de continuar uma história, de entender tudo por trás de cada gesto. E tenho a sensação de que contos não me proporcionam isso, de que está faltando algo. E o fato de alguns contos desse livro serem histórias já conhecidas minha, também contribuíram em tirar o meu tesão. Talvez foi por isso que os contos que eu mais gostei dos livros, foram aqueles que eu nunca tinha ouvido falar, como por exemplo, “O cemitério”, “O fim de quase todas as coisas” (que me lembrou muito Asimov – não sei porque haha) e “O monstro”.

Foi uma leitura rápida, o livro tem 200 páginas. Mas posso dizer que foi uma leitura assustadora – pra mim. Eu era o tipo de criança que colocava a fita no rádio da “Chapeuzinho vermelha” e ficava com medo do lobo mal. Minha imaginação vai a loucura e um simples barulho na janela me ajusta (inclusive agora que estou escrevendo sobre isso e me lembrando dos detalhes das histórias, já to sentindo medo haha). Eu li esses contos em plena luz do dia com meu namorado no quarto, e mesmo assim fui teletransportada para dentro das histórias e sim, eu fiquei com medo. Mas como eu disse antes, histórias como a Branca de Neve e Cinderela já são manjadas para mim, então eu acabei não dando muita atenção para esses contos.
Demorei para entender que as histórias se conectavam no final. E no geral, meu feedback em relação ao livro é o seguinte: algumas coisas na escrita do texto me incomodaram. Sou acostumada a violência das cenas, mas personagens que falam de maneira muito grossa, não me agradam. E não digo isso só por esse livro, pois lembro que alguns diálogos de certos personagens em “As crônicas de Gelo e Fogo” de Martin, quando chegam no ponto de ser muito ‘grosso’, eu já pego certo ‘nojo’. Coisa minha, não deem bola. Mas as histórias são boas. Se a intenção do autor era colocar medo em quem lesse, parabéns! Definitivamente, esse objetivo deu certo comigo. Achei um bom livro, com uma escrita boa e fácil de entender.
Mas ainda mantenho minha opinião: contos não são pra mim. Mas talvez sejam pra ti ;)

site: http://bookforlive.wordpress.com/2014/01/25/branca-dos-mortos-e-os-7-zumbis-abu-fobiya/

Nathália Magus 10/02/2014

Fascinante e assustador.
Quando me deparei com este livrinho de contos, não resisti e adquiri. Mal sabia onde eu estava me metendo. Comprei mais por causa da propaganda do Jovem Nerd. Tinha lido livros do Eduardo Spohr e adorado.
Aqui é terror!! Vai ter imaginação assim lá longe viu. Se você for sensivel demais, esquece...
Eu particularmente não costumo ler livros desse tipo, mais por falta de interesse.
Fabio YABU tem muito talento, e somada as ilustrações, criou um clima sombrio para os contos de fadas tão conhecidos. Nem as versões originais são tão assustadoras.
O que eu mais gostei foi o da CindeHELLa, sim, escrito desse jeito mesmo. E o final deste criou uma ligação com um outro conto. Que foi ligado a outro conto e assim por diante. Formando uma teia de aranha. Sinistra.
Quero dar os parabéns, realmente eu estou assustada e empolgada com o livro.

SSandes 27/10/2020

Um livro muito bom, as histórias vão ter uma abordagem diferente, não simplesmente transformar um conto de fadas em um conto de terror.
O que mais me surpreendeu, foi a ligação de várias histórias em uma só.

Juliana 02/04/2014

Esperava mais
O livro possui um ou outro conto interessante, mas no geral, achei a escrita fraca. As ideias são boas, mas para contos de terror, deixou a desejar. Vale a pena para quem quer uma leitura rápida.

Jadna 15/07/2014

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis (e outros contos macabros)

Me surpreendi muito com o qualidade do livro,já que ainda não conhecia nada do Fabio Yabu.

Essa foi uma das melhores histórias de terror que eu já li,principalmente porque quando se trata de um livro (que não tem o recurso dos sustos que os filmes tem) o terror deve consistir no bizarro,naquilo que você acha tão horrendo que não consegue continuar a ler.Coisa que não falta aqui.

Impressionante como os contos são bem construídos,sempre com referências a cultura pop(mas sem soar tosco) e a grata surpresa da ligação entre os contos faz o livro se tornar ainda mais profundo.

site: https://twitter.com/Jadna_Rocha

Chantal 09/01/2013

Superou minhas expectativas!
Tive a sorte de poder adquiri-lo na sessão de autógrafos! É o primeiro trabalho do Fáb... Abu Fobya que eu li, e gostei muito.

Vou fazer uma resenha geral, do acabamento ao texto, com uma estrela para cada "categoria", justificando minha nota de 4 estrelas.

Uma estrela para o cuidado com o acabamento, encadernação capa dura, hot stamping, escolha do papel. Está tudo excelente. Assim como a diagramação e detalhes do design, como as iniciais decoradas. É um livro caprichado que dá gosto de manusear e orgulho de exibir na estante.

Uma estrela para a forma como os contos foram adaptados, com pequenos detalhes ligando um ao outro, tornando a leitura muito mais interessante do que se fossem apenas contos avulsos. Também à criatividade de pegar histórias muito conhecidas e deixar, às vezes, irreconhecíveis. Em alguns contos a revelação final me pegou de surpresa. Em outros fica óbvio qual história está sendo referenciada, mas ela é subvertida ao máximo e continua surpreendente.

Uma estrela para a imaginação doentia do Sr Fobya, me considero bastante forte para contos de terror e ele conseguiu criar bastante tensão e muitas cenas legitimamente perturbadoras e nojentíssimas.

Uma estrela para toda a equipe responsável e o grupo Jovem Nerd por investir em literatura independente. Sei como é dificílimo conseguir distribuir um livro. Espero que mais autores se beneficiem dessa exposição.

Mas, retirei uma estrela porque o texto está com alguns problemas de revisão. Encontrei diversos errinhos de ortografia que escaparam ao revisor... Espero que corrijam tudo em uma segunda edição.

Gabrielli 30/11/2013

Eu não gostei muito do livro. A ideia de transformar contos de fadas em histórias assustadoras pare ser excelente mas o decorrer dos contos foi me deixando entediada e com nojo. A linguagem foi outro ponto que me desagradou bastante e eu achei a forma como ele narra as coisas irritante de um jeito que eu nem sei como explicar. Eram cosias totalmente sem noção até mesmo para uma história de fantasia. O modo como ele liga as histórias no entanto é impressionante apesar do conteúdo delas em si ser frustante.
fabioyabu 30/11/2013minha estante
Obrigado pela sua opinião e sinceridade, uma crítica negativa sempre ajuda um escritor a se aperfeiçoar! :)

SERGIO 16/01/2014minha estante
Não se pode esperar muito de escritor brasileiro, ainda mais com um pseudônimo desses.

Guilherme 01/05/2013

O univervo inominável de Abu Fobiya
Abu criou um universo englobando todos seus contos. A obra, em si, é boa.
Não fiquei com medo, diria que o livro tem mais horror do que terror, cenas de violência e até sexo aparecem no livro. Gostei particularmente o conto ''O Monstro'' que faz uma intertextualidade com ''O Corvo'' do mestre Edgar Allan Poe.
Eu não consegui largar o livro até estar caindo de sono (comecei a ler de noite). No outro dia terminei a leitura com um sorriso. Sou um fã iniciante de terror e gostei.
O livro faz o que se propõe, mostra a grande criatividade de Fab... opa, Abu Fobiya e tem contos que se interligam, algo interessante.
Gosto de falar sobre a qualidade do físico do livro, desde a capa, as ilustrações, o papel, tudo é da mais alta qualidade.
Para que gosta de releituras, de contos de horror e terror e contos de fadas é uma ótima pedida. =)

Emerson 01/10/2014

Contos Magníficos!
Nossa ficou muito bacana a visão de horror dos contos de fadas feitas por Abu Fobiya. Como toda coletânea de contos, você termina escolhendo seus favoritos. Meus contos favoritos foram Branca dos Mortos e os 7 zumbis, com o ponto alto para o desfecho, simplesmente espetacular e amarrou bem toda a história. Samarapunzel, em que gostei mais do desenvolvimento da trama e as modificações da história infantil. E por fim Cindehella e o sapatinho Infernal, que foi o meu favorito.
O mais legal foi a conexão que o autor fez entre os contos, onde um personagem de um conto, tem sua história revelada em outro conto, ou aparece vestígios de sua existência em outros contos. Este fator tornou as histórias bem mais cativantes e geraram inúmeras surpresas ao longos dos contos.
Um ponto que se deve ressaltar foi à versão da Nerdboks, com uma capa e acabamento espetacular, uma verdadeira obra de arte.

eduardoin 12/12/2012

Terrível e delicioso de ler
Excelente leitura, dosa perfeitamente storytelling, humor e terror. Bem escrito, rebuscado sem ser pesado. A forma como os contos são costurados é o grande destaque desta obra.