Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis Fábio Yabu

Resenhas - Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

Helen Priscila 24/08/2012

Deliciosamente sangrento e horrendo.
Enfim, com toda a certeza foi o melhor livro de contos que li. Escrito de uma maneira incrível. Nos prende, surpreende e nos aterroriza.
O meu conto favorito é "Samarapunzel". Que é absurdamente assustador, mas segundo nosso queridíssimo Abu Fobiya: "-É um conto cômico(...) eu ria em cada linha enquanto escrevia."
É uma mente genial e perturbada, não é mesmo?!...risos. E que venham mais sucessos como este livro maravilhoso.

Fica a super dica, caros leitores.
fabioyabu 25/08/2012minha estante
Poxa, eu ainda acho o conto engraçado, hahaha.
Muito obrigado pela resenha! :)

Carol 06/07/2021

Contos de fadas macabros
Já pensou revisitar os contos de fadas mas de um jeito mais "adulto"? O autor reescreve os contos de fadas tradicionais, mistura alguns, adiciona elementos e dessa mistura toda surge um livro delicioso de ser lido e que transborda criatividade.
Seria interessante ver mais coisas escritas por ele.

Amy 09/07/2015

Fantástico!

Branca dos Mortos e os 7 Zumbis nos mostra um mundo novo por trás dos contos Disney, onde tudo é lindo, perfeito e maravilhoso. É um livro que contém várias outras estórias que ouvíamos quando éramos menores,  Rapunzel, João e Maria, por aí vai, mas de uma forma totalmente bizarra com sangue, zumbis, animais falantes, fantasmas e morte, muita morte!

O mais bacana é que Yabu consegue costurar as histórias de forma bem sutil e nada forçada. Por isso e por brincar com histórias clássicas podemos dizer que é uma obra bem ousada, mas digo que é uma ousadia que deu muito certo.

Negrones_Petrus 03/09/2012

Uma genial releitura de clássicos.
A cada página um novo desfecho pra uma antiga história. Me fascinou a maneira como o autor entrelaçou as histórias e como ele as reviveu de um modo mais sombrio. Ele achou, magistralmente, uma forma de me contar, de um jeito novo, histórias que eu há muito tempo já conhecia.
Ao terminar de lê-lo terás um macabro sorriso nos lábios e um coração um tanto mais negro e assustadoramente mais feliz...

Daniel 30/08/2012

Convite à fantasia aterrorizante.
Nesse livro Abu Fobiya mete num caldeirão todas as histórias clássicas de fantasia como Branca de Neve, Cinderela e Pinóquio. E junto à esta mistura ele insere ingredientes de terror, sarcasmo e sadismo. O autor coloca a sua visão perturbada das histórias, resgatando e enfatizando certas "lições de moral" que se antes eram contadas numa roupagem leve e infantil, agora é mostrada de um jeito bizarro e horrendo. Mas não se engane em pensar que o livro é simplesmente uma versão "aterrorizante". O que achei mais interessante foi o modo com que ele consegue conectar um conto ao outro, de maneira que você consegue visualizar uma grande história única em pano de fundo, ligando personagens e eventos. Ou seja, por mais que você já conheça todas as histórias, no livro você irá se surpreender com agradáveis Plot Twists. Indicado! =)

Karol 27/09/2012

♪♫ Welcome to the nightmare in my head! Say ‘hello’ to something scary! ♪♫
Esse verso é de uma música da banda chamada Halestorm e me lembra muito de Branca dos Mortos e os Sete zumbis. Não só por o livro ser assustador, mas também por a música ter um “quê” de referência ao clássico O Médico e o Monstro, que narra o estranho caso de múltipla personalidade do Dr. Jekyll que tem dentro de si o temível Mr. Hyde. (Vai dizer que vocês não se lembram do episódio do Piu Piu onde o passarinho toma uma poção verde e vira um bichão medonho e mal humorado?)

Pois é. O livro Branca dos Mortos e os Sete Zumbis não é inspirado no clássico (ou talvez seja, tá aí a Samarapunzel que não me deixa mentir), mas a autoria do livro é bastante curiosa. O autor, Abu Fobiya é o alter ego, o Mr. Hyde de Fabio Yabu, autor conhecido principalmente pelos seus contos de fadas infantis. Fiquei surpresa ao descobrir que o cara que escreve magníficas histórias de princesas tem dentro de si um universo macabro como o de Branca dos Mortos. A referência ao clássico se torna perfeita ao analisarmos os dois extremos do trabalho de Fabio Yabu e fico feliz em dizer que, tanto nos contos de fadas quanto nas histórias de terror, ao autor se sai bastante bem.

O livro traz diversos contos baseados em histórias infantis com um toque bem macabro. Aqui não há aquela história de mera referência, o autor vai direto ao ponto deixando bem claro qual princesa será detonada no conto em questão. E não pensem em finais felizes, nesse livro o buraco é mais embaixo. Em quase todas as histórias há violência, mutilações, loucura e morte. É uma leitura rápida, mas bem pesada, que cria no leitor (criou em mim, pelo menos) uma referência mental permanente. Você nunca mais vai pensar na Rapunzel ou na Cinderela do mesmo jeito. Sério.

São, ao todo, onze contos mas não vou comentar todos aqui senão essa resenha vai ficar gigantesca. Selecionei os meus favoritos e vou comentá-los rapidamente pra dar uma noção para vocês do tom da obra.

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis: dá o título ao livro e é o maior de todos. A história começa semelhante ao clássico, com algumas ressalvas. A tal da Floresta Encantada é, na realidade, amaldiçoada e os bons anões ficariam bem em um episódio qualquer de Walking Dead. A história é contada com bastante frieza e de sonsa a Branca não tem nada. Esqueça essa história de bater papo com animaizinhos e dormir entre coelhos e esquilos. Os coelhos e esquilos desse conto tem juízo o suficiente para não ficar dando sopa na floresta com anões zumbis a solta.

Cindehella e o Sapatinho de Cristal – é um dos mais semelhantes ao original, mas tem uma reviravolta fenomenal no famoso baile do príncipe. O conto tem um tom assustador especialmente por mexer com um ser que normalmente é tratado com deferência na literatura fantástica: a fada madrinha. Depois do que ocorre à Cindehella eu pensaria duas vezes antes de aceitar presentes de velhas que aparecem do nada e sabem fazer magia. O final do conto é aterrador e me divertiu bastante, pra quem curte uma boa vingança esse conto é perfeito.

Samarapunzel: o melhor conto de todo o livro. Como dá pra notar há referências à Samara d’O Chamado e à fofa da Rapunzel. A mistura dessas duas personagens em um conto de fadas é surreal e ficou muito legal. Como comentei lá em cima, há aqui uma boa mudança de personalidade na personagem principal e o príncipe ficou muito bem introduzido no contexto, em uma abordagem jamais vista na história desse país. De todos foi o que considerei mais aterrorizante e, contraditoriamente, engraçado. Não vou dizer onde está a graça porque seria spoiler, mas digo com convicção: Merecia um livro próprio!

Os outros contos são ótimos também, mas se eu escrever mais que três páginas quase ninguém vai querer ler então vou maneirar.

As histórias são rápidas e em dois dias li o livro todo. E a publicação é ótima. O livro é pequeno – em páginas e tamanho – e é muitíssimo bem trabalhado, com ilustrações bonitas e bem perturbadoras em alguns pontos, que ajudam a trazer um tom mais sombrio
à história.

Por conter sexo, cafagestagem e mortes incontáveis, além de um misticismo bem macabro, não é recomendado para crianças e adolescentes, mas para quem curte um bom livro de terror eis aí uma bela dica. O trabalho de Fabio Yabu nessa nova área é a uma verdadeira revelação e vale o preço salgado do livro.

Suh 15/07/2020

Uma visão diferente dos clássicos contos que já conhecemos. Pra quem gosta desse clima mais sombrio, vale a leitura! Gostei bastante da forma com que o autor narra as histórias, algumas partes tem um quê de poesia.

Daniel Sugui 09/08/2012

Era uma vez...
Há muito tempo, li um livro de contos de Hans Christian Andersen. Na época um pré-adolescente, fiquei bastante impressionado com as descrições vívidas e a violência exacerbada da obra, tanto que nunca consegui assistir A Pequena Sereia sem lembrar do original um tanto quanto mais macabro.

Também sou fã de Edgar Alan Poe há muito tempo. Lembro que a primeira vez que ouvi falar no autor foi em um episódio especial de Halloween de Os Simpsons, em que eles dramatizam O Corvo. Me encantei com o poema e fui atrás de mais, passando por maravilhosos contos, chegando até mesmo a ler o romance A Narrativa de A. Gordon Pynn.

Branca dos Mortos e os 7 Zumbis (e outros contos macabros) trouxe de volta as mesmas sensações de quando li essas obras maestrais: mistério, fascínio, angústia. O estilo da escrita de Abu Fobiya (porque essa definitivamente não é a mesma pessoa que inventou os Combo Rangers...) é deliciosa de se ler. O livro é recheado de referências das mais diversas, e o modo como os contos se amarram entre si é simplesmente genial.

É sem dúvida nenhuma um dos livros mais prazerosos que já li, além de ter um acabamento impecável e ilustrações magníficas. Meus parabéns a todos os envolvidos, vocês criaram uma verdadeira obra de arte.
fabioyabu 09/08/2012minha estante
Caramba, Daniel. Fiquei muito feliz em ler sua resenha. Quer dizer... teria ficado, se tivesse escrito o livro. ;)
Abração!!

Jorge Vinicius 05/12/2012

Surpreendente e aterrorizante!
Essa é a primeira resenha de livro que eu escrevo e, me senti na obrigação de deixar a minha opinião sobre esse excelente trabalho, após concluída a leitura.

Quando li o nome do livro, não foi algo que tenha me chamado tanta atenção. Mas como conheço a qualidade dos produtos do Alottoni e Azaghal e por ter acompanhado por anos a saga dos Combo Rangers, resolvi conferir a obra deste alter-ego maligno do Fábio Yabu. Já na pré-venda, realizei a minha compra assim que anunciou o lançamento no Nerdcast.

Ao ler, fiquei impressionado com a quantidade de referências às obras clássicas infantis (não tão infantis, como já sabemos). E o que me deixou mais impressionado: a conexão que existe entre cada conto! Caso eu não esteja enganado, o único conto que eu não encontrei ligação com os outros foi O Monstro (que devo ressaltar que ficou sensacional no áudio com a interpretação do Guilherme Briggs).

A estrutura narrativa é simples, não muito descritiva, mas ideal para esse tipo de contos. Terminei de ler em velocidade recorde, pois a cada conto ficava mais motivado para saber o que iria ocorrer a seguir! E alguns são aterrorizantes!

Deixo um destaque especial para o meu favorito, Cindehella, com a maior reviravolta ocorrida no livro e uma protagonista que vai se transformando no decorrer do conto.

Um grande abraço e parabéns pelo ótimo livro, Fábio Yabu (e Abu Fobiya)!

Miguel 12/01/2014

Fascinante
Recentemente li este fantástico livro escrito pelo autor brasileiro Fábio Yabu, eu estava já um tempo querendo ler, mas agora que foi lançado pela GloboLivros e estava em varias livrarias do Brasil eu finalmente comprei, e logo nas primeiras páginas me viciei no livro.
O livro é uma coletânea de contos de terror inspirados em contos de fadas clássicos, versões sombrias de Branca de Neve, Os três Porquinhos, Cinderela, entre outros. O livro também é uma homenagem a autores como HP Lovecraft, Edgar Allan Poe e Neil Gaiman. Yabu fez um ótimo trabalho, com histórias amedrontadoras e ao mesmo tempo fascinantes, recomendo a todos lerem este incrível livro.

Takashi Nix 04/10/2012

Destronando a visão "Waltdisneydiana"
Primeiramente, gostaria de parabenizar o trabalho fantástico realizado pelo alterego de Fábio Yabu -Abu Fobiya!
Bem, como não desfruto de tanto tempo para a leitura de livros, li o livro Branca Dos Mortos e Os 7 Zumbis no percurso diário de ônibus e metrô, aqui em São Paulo. Li tão fanaticamente o livro que acabei me desligando do mundo pelo fato de o livro me imergir no universo macabro que se passa na cabeça doentia e genial de Abu Fobiya.
Enfim, os contos do livro são tão chocantes que acabam por destronar a imagem dos contos de fadas cintilantes, impostos pela Disney. Trazem à tona o universo dos verdadeiros contos infantis, os quais tinham o intuito de passar para as gerações uma lição. Contando-lhes contos que fizessem manifestar o medo, para assim evitar diversas situações de risco, que podiam ocorrer numa dimensão nenhum pouco "waltdisneydiana" – cheio de atrocidades.
Um dos contos que explodiu minha cabeça foi: "A Confissão"! Fora os demais que contêm a mesma genialidade. Não citarei todos, pois lendo você entenderá o que é explodir a cabeça consecutivamente.
Lendo conto após conto, a leitura foi se tornando cada vez mais intensa e eu não queria nem gostaria de parar de ler, porém as viagens de metrô e ônibus são curtas para se terminar de uma leva só, o livro inteiro. Então, seguindo os contos e vendo o entrelace que eles tinham, fiquei fascinado e abismado pelo espetacular trabalho que a cabeça dividida entre o autor de histórias infantis - Fábio Yabu-, e em contraposição a macabra e oculta mente de Abu Fobiya, tem.
O selo de qualidade JovemNerd é o melhor! Compro cegamente sempre que possível, caso o produto o tenha, pois qualquer produto que eles indiquem é impecável! Obrigado Abu Fobiya e mais uma vez parabéns! Espero poder estar presente no dia 12/10/2012 para a tarde de autógrafos em Curitiba.
fabioyabu 06/10/2012minha estante
Valeu, cara! Esperamos você em Curitiba dia 12! Abração!

Patrick 18/10/2012

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis, e ainda Outros Contos Macabros
Apesar da popularização em obras baseadas na modificação dos Contos de Fadas em outras versões (o oposto do que ocorreu no século anterior, com a atenuação dos mesmos) nunca uma foi orquestrada de forma tão macabra e contundente quanto Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos macabros.

Não darei os parabéns ao recluso Abu Fobiya pois ele é inerte a qualquer forma de elogio.

E aguardando um segundo Tomo Nefasto de Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos macabros, pois o mal sempre tem retorno!
fabioyabu 24/10/2012minha estante
Valeu, Patrick! Meu alter-ego não é muito dado a elogios, mas eu os aceito de bom grado. ;)

Fernandokg 07/08/2012

Reunião do melhor do terror?
Primeiramente, devo salientar que sou fã do Jovem Nerd e por isso esperava um produto de qualidade quando fiz a pré-compra deste livro. Mas confesso que não esperava um trabalho de TANTA qualidade.
À começar pela sua capa dura e tamanho reduzido, pode-se notar que foi cuidadosamente pensado tanto design quanto a praticidade para leitura.

Em relação à escrita, não sabia o que esperar de Fabio Yabu, porém, estava tranquilo, visto que outro autor que foi lançado pelo selo Nerdbooks foi Eduardo Spohr, o que se relevou um dos meus escritores preferidos.

Entrei de cabeça na leitura de Branca dos Mortos com a expectativa de envolver uma mistura de contos de fadas com pequenas pitadas de terror. O que encontrei foram histórias de arrepiar o cabelo e que de certa forma se entrelaçavam entre si, fazendo com que sua cabeça exploda.

Só tenho de parabenizar Fabio Yabu e dizer que seu nome agora significa uma leitura que com certeza curtirei!
fabioyabu 07/08/2012minha estante
Muito, muito obrigado, Fernando! Realmente foi um trabalho feito com muito esmero. É muito bom e revigorante ler um feedback como o seu, que me dá muita força para continuar me empenhando cada vez mais.
Abração!