Chaves

Chaves Chespirito

Resenhas - Chaves

1 | 2 | 3 | 4

Cyntia Bandeira 30/07/2014

É um livro muito bom, cheinho de ótimas fotografias dos seriados de Chespirito.

Leo 05/12/2014

O trabalho de tradução realizado no livro decepciona, começando pelo título, que em português passa a ideia de ser um guia do seriado Chaves, e não um livro biográfico.
O livro em si é uma breve biografia de Roberto Gomez Bolanos, que eternizou milhares personagens famosos como Chaves, Chapolin, Chompiras, Doutor Chapatim, etc.
Apesar de as informações estarem um pouco fora de sincronia, o trabalho com as imagens, e as homenagens e entrevistas concedidas por Bolanos, sua família e amigos emociona! Se procura uma biografia mais completa, recomenda-se Sin Querer Queriendo, do próprio Bolanos; já se busca um guia da série Chaves, o Diário do Chaves

Rafa 03/01/2015

Isso! Isso! Isso!
Uma tarefa difícil poder falar da biografia do meu ídolo Roberto Gómes Bolaños e não se emocionar. Cresci assistindo Chaves, Chapolin e toda sua turma, até hoje assisto nem que seja um pouco. Sou fã incondicional dos seriados e não poderia faltar de ler o livro que fala da vida e de toda sua carreira artística do gênio, mestre e querido Bolaños.

O livro é voltado para a carreira de Bolaños, o leitor vai presenciar os fatos narrados desde o seu nascimento até quando ele alcançou o seu maior sucesso com as criações de diversos personagens, sendo os principais Chaves e Chapolin. Roberto Gómes deixou uma mensagem especial para os Brasileiros, creio que o Brasil é o lugar onde tem mais fãs de Chaves e Chapolin, o texto é de se emocionar.

Outro ponto do livro que gostei foi que o leitor tem um conhecimento de todos os filmes que Bolaños fez durante toda sua vida. A obra é ricamente em fotos de bastidores e da vida pessoal do autor, conhecemos também sobre a vida amorosa e de como ele conheceu Florinda Meza, os altos e baixos da vida são relatadas do livro.

Uma leitura bem fluida e agradável para todos os gostos e idades. São 208 páginas que o leitor vai matar a saudades e conhecer tudo sobre o que o autor fez. Garanto que depois que você ler o livro vai matar as saudades de episódios e assistir logo em seguida no YouTube.

site: http://www.livreando.com.br/2015/01/chaves-historia-oficial-ilustrada.html

Joao.Ider 25/06/2019

O apelido Chespirito (castelhanizado) vem de Shakespearito, diminutivo de William Shakespeare, maneira como o chamaram já no seu primeiro trabalho como escritor.

Roberto Bolaños, mundialmente conhecido pelos personagens Chaves e Chapolin, teve uma carreira brilhante e fez muito mais do que interpretar só esses dois personagens.

Quando pequeno foi uma promessa do futebol. Migrou pro boxe e conquistou medalhas. Cursou até o segundo ano de Engenharia e só então se dedicou a carreira artística.

Como compositor fez muitos cds (toda discografia de Chaves). Participou de mais de 40 filmes como roteirista, diretor e ator. Produziu telenovelas, fez teatro, cantou.

Se tornou um fenômeno não só pela sua genialidade mas pela simplicidade sua e de suas obras.
Ótimo livro pra quem é fã de Chaves, assiste e dá risada até hoje 😂

Ele tem uma história incrível, exemplo de dedicação, trabalho e empreendedorismo, que faz o programa e seus personagens se tornarem ainda mais incríveis.

Suliany 10/06/2019

Um grande homem!
Gostei do livro, mas esperava outra coisa.
Eu queria saber mais sobre o seriado, sobre os personagens.
O livro foi sobre Bolãnos.
Claro que não é ruim, um homem muito inteligente e versátil, tanto que é o Shakespeare latino americano, e pelo livro com grande mérito.
Guilherme 10/06/2019minha estante
Sobre o seriado, existe um chamado Diário do Chaves, também escrito por ele. Mas é bem curtinho e superficial pra quem já é familiarizado. Mesmo assim, eu gostei da leitura.

Suliany 10/06/2019minha estante
Legal Guilherme, obrigada pela dica!!!!

André "Pexapéu" Moreno 16/06/2015

Só faltou a Thalía
O título traduzido vende uma ideia errada do livro. "Chespirito - Vida y magia del comediante mas popular de América" conta a carreira de Bolaños, de forma pontuada, com alguns marcos pessoais e várias fotos (inclusive umas lindas de Florinda Meza). É uma biografia autorizada, por assim dizer, para se juntar à autobiográfica "Sin Querer Queriendo: Memorias", mas editado pela própria Televisa, sendo uma versão escrita de América Celebra a Chespirito, mas sem a Thalía cantando.

Luiza.Thereza 14/10/2015

Chaves: A história oficial ilustrada
Para muitos de nós, Roberto Bolaños marcou a infância (e até a adolescência) com o humor pastelão de Chaves e de Chapolin Colorado. O que poucos de nós sabem é que Chespirito também está por trás de filmes (cerca de 422 entre 1958 e 1988), peças de teatro, telenovelas, produções musicais e até livros. E desde de muito cedo e sua carreira o nome dele esteve associado a sucesso seja como produtor, como ator ou como compositor.

Como disse uma amiga, a morte dele fez parecer que parte da minha infância havia morrido também, e mesmo com as intermináveis reprises de Chaves (não consigo imaginar o SBT sem esse programa) tenho para mim que essa sensação não passará.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2014/12/chaves-historia-oficial-ilustrada.html

liviagussen 11/12/2015

informativo, porém pouco aprofundado
Como fã de Chesperito, tenho uma tendência natural a atribuir carinho por qualquer assunto relacionado à vida dos personagens de Chaves e Chapolin. Achei interessantíssimo saber de detalhes sobre a história pessoal e profissional de Roberto Gómez Bolaños, No entanto, a escrita não denota grande talento; algumas informações são jogadas a esmo e outras mostram-se repetitivas. Mesmo a coleção de fotos, apesar de bastante interessante, não está devidamente acompanhada de explicações, sendo que algumas imagens ficam sem contextualização.

Thais 26/12/2015

Como podem ver não sou o tipo de leitora que descrimina o livro quando o assunto é biografia, ao contrário, eu até gosto desse tipo de leitura. Acho incrível conhecer histórias reais também, e ver como uma pessoa (de carne e osso) assim como nós, passou por momentos complicados em sua vida, lidou com as dificuldades e ainda saiu disso tudo com uma boa mensagem a passar.

Lógico que se tratando de biografias não tem como você não selecionar a daquelas pessoas pela qual você mais se afeiçoa, como um ídolo da música ou do cinema por exemplo. Eu já resenhei vários livros desse tipo aqui no blog, mas no meu caso acabo optando por aquelas que trazem uma história de vida realmente interessante, pela qual eu tenho interesse em saber os detalhes.

Em 'Chaves: A História Oficial Ilustrada', posso dizer que o maior foco está na carreira de Bolaños, do que na sua história de vida pessoal. É óbvio que a narração passa por momentos importantes da vida do ator, contando sobre seu nascimento, o falecimento de seu pai e seu envolvimento com Florinda Meza, enquanto ainda era casado.

O que realmente me chamou a atenção e fez querer ter o livro em mãos, é o fato do meu namorado até hoje ser vidrado em Chaves. Achei interessante dividir isso com ele, e agora que finalizei a leitura estarei dando esse exemplar de presente.

O livro é realmente voltado para o publico fã de Roberto Gómes Bolaños, algumas informações inclusive já fazem parte do conhecimento dos fanáticos pelo ator. Já para aqueles que não tem essa proximidade com o famoso Chespirito, acaba sendo interessante descobrir como sua carreira vai muito além dos seriados Chaves e Chapolim Colorado.

A obra conta com 208 páginas, entre elas temos um jogo de perguntas e respostas onde o ator revela coisas como o que o faz chorar, qual seu maior sucesso e o que lhe falta para ser completamente feliz. Além disso, metade do livro é preenchido por fotos tiradas ao longo de sua vida, junto a amigos e familiares.

Como a maioria de vocês sabem, em Novembro de 2014, tivemos o falecimento de Bolaños. E o que mais me comoveu nesse livro foi a ultima imagem/página, onde ele menciona como gostaria de ser lembrado após sua morte: "Já me fizeram essa pergunta muitas vezes, mas nunca soube como respondê-la. Na verdade, não sou ambicioso, então, como quiserem. Mas, sobretudo, como um homem bom; não quero monumentos nem bela memórias, nem nada disso."

Enfim, mais do que tudo recomendo esse livro a todos os fãs de Roberto Gómes Bolaños. Ter essa obra é como ter uma pequena recordação daquele que nos divertiu e continua nos divertindo até hoje, em meio a reprises de episódios que sabemos de cor e salteado. E acredito que apenas um bom homem seria capaz de se ridicularizar (palavra citada pelo próprio Roberto em sua juventude) para levar alegria ao mundo.

Confira essa resenha no meu blog também - http://migre.me/swKHG

site: www.amigadaleitora.com

Arlete.Lety 14/06/2017

Fascinante
Uma deliciosa leitura. Prende a atenção com as curiosidades da vida e obras do brilhante Chespirito. Fotos Maravilhosas. Li em dois dias apenas, dividido em algumas poucas horas.

Resenhando Com Luke ® 26/01/2017

Adorei as Imagens
As Imagens são Sensacionais.
Com. Ertrza o que mais eu gostei no livro!
Bolãnos é um Gênio, realmente um Chespirito.

Felicia Lovegood 05/11/2016

Muito bom!
Recomendo ! O livro não segue um roteiro exato, é uma mistura de uma biografia do ator Roberto Bolanos, com curiosidades do elenco e tudo mais.

Claudiomar.Filho 17/09/2016

Um apanhado de entrevistas e historias
O livro não segue um enredo em si. São várias histórias e entrevistas sobre a vida de Bolaños, a criação do Chaves e do Chapolim os outros personagens e coisas assim, mas ainda assim diverte. Paguei 7 reais no livro e parece ser o que me parece ser o preço que ele vale. Um bom livro para ser vendido naquelas máquinas do metrô

marcelgianni 17/07/2016

Pequena biografia
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso, veja minha resenha completa no link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Apesar de na sua sinopse termos a ideia de uma biografia de Roberto Gomes Bolaños, vemos, no decorrer da leitura, que o livro trata-se de um almanaque, criado pela Televisa para homenagear Bolaños. Este livro fez parte do projeto internacional chamado “América celebra a Chespirito*“, que culminou com uma homenagem a Bolaños em 2012.

É um livro pequeno, com 207 páginas, que se lê em um dia, por ser ilustrado com diversas fotos, muitas dos acervos pessoais de Bolaños. Para se ter uma ideia, 76 páginas possuem apenas ilustrações, além de muitas outras páginas com imagens mescladas com texto. Na verdade, poucas são as páginas que não possuem fotos.

Para quem estiver esperando alguma biografia imensa e repleta de informações sobre esse ícone da TV mundial, vai se decepcionar, já que, com pouquíssimas páginas de conteúdo, tem-se apenas um resumo da vida de Chespirito.

A edição do livro deixou a desejar, parecendo ter sido feita às pressas, com algumas erros ortográficos e falhas de tradução. Além disso, muitas fotos não possuíam descrições, outro ponto negativo da obra, já que essas imagens retratavam momentos marcantes de sua carreira, mas o leitor fica sem saber que momentos seriam esses e onde se passaram.

Outra falha são os comentários fora de ordem cronológica (numa biografia, espera-se que haja uma ordem a ser seguida na narração da vida do “biografado”, que vá do nascimento à sua morte – ou terceira idade, que é o caso, já que o livro foi publicado ainda em vida-). Há muitos relatos ou fatos que são mencionados fora dessa ordem, embaralhando um pouco a história.

Mas trata-se de uma boa leitura, que recomendo aos amantes de Chaves e Chapolin Colorado, para que possam conhecer alguns detalhes da vida de seu criador, assim como de tais personagens. O livro nos mostra algumas curiosidades e pensamentos de Roberto Bolaños

site: https://idaselidas.wordpress.com/2016/07/15/chaves-a-historia-oficial-ilustrada-editorial-televisa/

1 | 2 | 3 | 4