Chaves

Mari 23/01/2017minha estante
Cuma???

marcelgianni 17/07/2016

Pequena biografia
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso, veja minha resenha completa no link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Apesar de na sua sinopse termos a ideia de uma biografia de Roberto Gomes Bolaños, vemos, no decorrer da leitura, que o livro trata-se de um almanaque, criado pela Televisa para homenagear Bolaños. Este livro fez parte do projeto internacional chamado “América celebra a Chespirito*“, que culminou com uma homenagem a Bolaños em 2012.

É um livro pequeno, com 207 páginas, que se lê em um dia, por ser ilustrado com diversas fotos, muitas dos acervos pessoais de Bolaños. Para se ter uma ideia, 76 páginas possuem apenas ilustrações, além de muitas outras páginas com imagens mescladas com texto. Na verdade, poucas são as páginas que não possuem fotos.

Para quem estiver esperando alguma biografia imensa e repleta de informações sobre esse ícone da TV mundial, vai se decepcionar, já que, com pouquíssimas páginas de conteúdo, tem-se apenas um resumo da vida de Chespirito.

A edição do livro deixou a desejar, parecendo ter sido feita às pressas, com algumas erros ortográficos e falhas de tradução. Além disso, muitas fotos não possuíam descrições, outro ponto negativo da obra, já que essas imagens retratavam momentos marcantes de sua carreira, mas o leitor fica sem saber que momentos seriam esses e onde se passaram.

Outra falha são os comentários fora de ordem cronológica (numa biografia, espera-se que haja uma ordem a ser seguida na narração da vida do “biografado”, que vá do nascimento à sua morte – ou terceira idade, que é o caso, já que o livro foi publicado ainda em vida-). Há muitos relatos ou fatos que são mencionados fora dessa ordem, embaralhando um pouco a história.

Mas trata-se de uma boa leitura, que recomendo aos amantes de Chaves e Chapolin Colorado, para que possam conhecer alguns detalhes da vida de seu criador, assim como de tais personagens. O livro nos mostra algumas curiosidades e pensamentos de Roberto Bolaños

site: https://idaselidas.wordpress.com/2016/07/15/chaves-a-historia-oficial-ilustrada-editorial-televisa/

Claudiomar.Filho 17/09/2016

Um apanhado de entrevistas e historias
O livro não segue um enredo em si. São várias histórias e entrevistas sobre a vida de Bolaños, a criação do Chaves e do Chapolim os outros personagens e coisas assim, mas ainda assim diverte. Paguei 7 reais no livro e parece ser o que me parece ser o preço que ele vale. Um bom livro para ser vendido naquelas máquinas do metrô

Felicia Lovegood 05/11/2016

Muito bom!
Recomendo ! O livro não segue um roteiro exato, é uma mistura de uma biografia do ator Roberto Bolanos, com curiosidades do elenco e tudo mais.

Stephanie214 13/08/2019

Um personagem inesquecível
Roberto Bolãnos talvez você o conheça pelo personagem chaves que fez parte da infância de muitas pessoas,mais ele fez muitos outros personagens na TV mexicana como: Doutor Chapatin,Chapolin Colorado entre outros.
Aqui sabemos um pouco mais sobre a vida profissional e pessoal dele, as dificuldades e desafios ao longo da carreira até conseguir chegar ao estrelato,os amigos com quem trabalhou,casamento, programas de sucesso na Tv e etc.
Bolãnos não se deixou abater pelas dificuldades e continuou se empenhando para conseguir chegar ao que queria e seus programas se tornaram um sucesso não só em seu país mais no mundo, ele conseguiu eternizar seus personagens e claro trazer risada e alegria para muitas pessoas.

Arlete.Lety 14/06/2017

Fascinante
Uma deliciosa leitura. Prende a atenção com as curiosidades da vida e obras do brilhante Chespirito. Fotos Maravilhosas. Li em dois dias apenas, dividido em algumas poucas horas.

Suka - Pensamentos & Opiniões 04/09/2017

Assisti Chaves e Chapolin Colorado durante minha infância e gostava bastante, com o tempo me afastei da televisão e deixei de assistir, mas sempre que posso eu dou uma paradinha para desfrutar e recordar alguns episódios.
Quando vi esse livro decidi que tinha que lê-lo, pois pouco sabia sobre o ator Roberto Gómez Bolaños, um grande homem, um grande escritor.
E confesso que me surpreendi com o que li, e olhe que não sou de lê biografias, mas fiquei fascinada em saber um pouco mais sobre essa pessoa que estava por trás do Chaves.
O livro é dividido em três partes, cada uma contando um pouco da trajetória de vida, da infância ao sucesso. E ao final do livro encontraremos imagens para que possamos recordar um pouco e matar a saudade.
É um livro curtinho, recomendo para quem é fã ou apenas gosta do Chaves, pois é uma história que deve ser lida.

site: www.suka-p.blogspot.com

Fenix.Pires 09/01/2018

Foi sem querer querendo
Conhecer a historia de Roberto Gomez Bolanos é quase que uma obrigação. Minha infância toda foi na companhia de seus principais personagens (o Chaves e o Chapolim) .
Chesperito foi um homem notável.
Bela sua história.

Rodrigo 03/05/2018

Chaves
Sem dúvida Roberto Goméz Bolanõs é o Walt Disney da América Latina. Uma lenda da lingua hispânica e um embaixador mexicano que enaltece seu país e sua cultura. A riqueza de sua personalidade e a incrível pessoa que se apresenta a cada página, nos conquista ainda mais, como se fosse preciso, levando-se em conta a total importância de seus personagens na infância e mesmo vida de cada um de nós.

Felipe.Leonin 27/07/2018

Bem resumido
Mostra um panorama geral sobre a carreira do Chespirito, o título do livro em português não corresponde à obra. Sem grandes novidades, é bom para conhecer pouco sobre a vida do autor de Chaves e seus trabalhos, mas sem se aprofundar muito. A parte que mais gostei foi a entrevista na parte final.

Regy 27/08/2018

Lá vem o Chaves
O livro não segue uma linha cronológica e isto é ruim. Sentimos-nos meio que perdidos na história. Mas, entre idas e vindas no enredo, o escritor narra detalhes desnecessários e omite outros que os fãs do artista com certeza tem o desejo de saber. As fotos são parte importante, a gente se surpreende com a aparência de alguns dos atores (nunca que imaginava que a dona Florinda fosse bonita, quando jovem, mas ela era linda!) principalmente fora do seriado. Entretanto, embora as fotografias sejam parte importante do livro, elas não seguem uma ordem e nem mesmo explicações, assim a gente fica confuso.

Leia mais em:

site: http://regyjesus.blogspot.com/2016/05/chaves-historia-oficial-ilustrada.html

Joao.Ider 25/06/2019

O apelido Chespirito (castelhanizado) vem de Shakespearito, diminutivo de William Shakespeare, maneira como o chamaram já no seu primeiro trabalho como escritor.

Roberto Bolaños, mundialmente conhecido pelos personagens Chaves e Chapolin, teve uma carreira brilhante e fez muito mais do que interpretar só esses dois personagens.

Quando pequeno foi uma promessa do futebol. Migrou pro boxe e conquistou medalhas. Cursou até o segundo ano de Engenharia e só então se dedicou a carreira artística.

Como compositor fez muitos cds (toda discografia de Chaves). Participou de mais de 40 filmes como roteirista, diretor e ator. Produziu telenovelas, fez teatro, cantou.

Se tornou um fenômeno não só pela sua genialidade mas pela simplicidade sua e de suas obras.
Ótimo livro pra quem é fã de Chaves, assiste e dá risada até hoje 😂

Ele tem uma história incrível, exemplo de dedicação, trabalho e empreendedorismo, que faz o programa e seus personagens se tornarem ainda mais incríveis.

1 | 2 | 3 | 4