Um Porto Seguro

Um Porto Seguro Nicholas Sparks

Resenhas - Um Porto Seguro

Marjory.Vargas 16/07/2023

“Você está certa quando diz que não sei todos os detalhes do seu passado, mas não tenho como saber a menos que queira me contar. Todo mundo tem um passado, mas é apenas isso: passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo. Além disso, nunca conheci essa pessoa. A pessoa que eu conheço é a que eu quero conhecer ainda mais.”

Começo a resenha alertando para os fortes gatilhos de violência doméstica contra a mulher! Kate sofreu muito na mão do marido, que a espancava quase que diariamente. E era policial.

Os capítulos narrados por ele nos dão uma mostra de como funciona a mente doentia desse tipo de gente, pois ele se achava o marido perfeito e encontrava motivos para justificar as agressões. São passagens fortes e nojentas. Não recomendo para quem tem sensibilidade à esse tema.

No geral a história do romance é bem filme da sessão da tarde, com os dois se conhecendo, se envolvendo e se apaixonando, numa pequena cidadezinha do interior dos EUA. Aí no final ressurge o ex louco da Katie para dar uma reviravolta na história.

Eu tive dificuldades para lidar com a parte sobrenatural na história. Sério, tava tudo indo muito bem, mas no final o autor me larga que um dos personagens secundários na verdade já tinha morrido... e a Katie via ela como então?? Isso estragou bastante a história pra mim.

A narrativa é bem gostosa, e a leitura flui super bem. Porém, é aquela fórmula básica: um indo amor entre duas pessoas, personagens secundários carismáticos, duas crianças muito fofas e comportadas, ambiente de cidade pequena, e um vilão que, a gente já sabe desde início, vai ter o seu final se dando mal.

Sempre tive vontade de conhecer a escrita do autor, considerando que várias de suas obras foram adaptadas pro cinema, mas vou dizer que não me ganhou não. Tenho um outro livro do autor, que ainda vou ler, mas a fórmula dele não funciona pra mim, então não tenho interesse em ler as demais.

Fernanda 16/07/2023

Sempre que preciso de uma leitura leve e cativante, Nicholas Spark está aqui.

Esse livro fala sobre violência doméstica, e de um marido psicopata e controlador, que a espancava frequentemente e causava terror psicológico. A esposa foge dele, muda de nome e se esconde em uma cidade pequena. Lá ela acaba encontrando Alex, um homem bom, viúvo e pai de duas crianças pequenas.

Citações:
" Há sonhos que nos visitam e que nos deixam com uma sensação de plenitude quando acordamos e há sonhos que fazem com que valha a pena viver a vida. Você, meu querido e doce marido, é esse sonho."

"A alegria era tão efêmera como uma estrela cadente cruzando o céu, uma luz que pode se apagar a qualquer momento."

Isabel.Canhete 15/07/2023

Incrivelmente bom
Para mim é de longe o melhor do Nicholas Spark. Já li dele: dois a dois, querido John, o melhor de mim, uma curva na estrada, uma carta de amor, um amor para recordar; e posso dizer sem sombra de dúvida que para mim nenhum é melhor que um Porto Seguro. Os personagens são incríveis e é fácil se apaixonar por eles, pelas crianças e por eles como um casal e há uma temática muito importante abordada na obra.
Recomendo, vale muito a pena e é relativamente rápido de ler.

Santos 11/07/2023

Gostei do livro. Nunca havia lido nada desse autor e nem mesmo o conhecia, mas movido pelas avaliações positivas encontradas aqui e por estar me deparando constantemente com ele no catálogo, resolvi comprar e ler. Esperava encontrar apenas um romance meio "água com açúcar" ou algo desse tipo, algo como uma narrativa leve e romanceada, mais para distração mesmo. E... que nada! Algumas passagens do livro chegaram até a me provocar um certo "mal estar" em função do tipo psicológico e atitudes de um dos personagens (o vilão da história). A história foi escrita de tal forma que prende a atenção, eu mesmo não via a hora de chegar ao final, para saber qual o desfecho.

Fernanda631 05/07/2023

Um Porto Seguro
Um Porto Seguro foi escrito por Nicholas Sparks e publicado em 2 de setembro de 2010.
O livro conta a história de Katie, uma mulher misteriosa marcada pelo tempo e pelo marido, que vai morar em uma casa isolada em uma cidadezinha chamada Southport, na Carolina do Norte e que faz o possível para não se envolver com ninguém, até que uma mulher chamada Jo resolve se mudar para uma casa ao lado da sua e elas acabam virando boas amigas. Outro personagem muito importante é Alex, pai de dois filhos, viúvo e que tem uma loja na pequena cidade e faz o possível para ser o melhor pai do mundo e suprir a falta que sua ex-mulher faz para as crianças.
Assim como Katie, Alex tinha seus medos e suas inseguranças para envolver-se novamente com outra pessoa - principalmente a opinião de seus filhos.
Mas vivendo em uma cidade pequena como aquela, claro que Alex e Katie iam acabar se conhecendo, afinal ela é garçonete em um dos restaurantes mais frequentados da cidade e ele tem um mercadinho onde tudo que se precisa é possível encontrar. Porém, nem tudo são flores, enquanto Alex é um viúvo que tem duas crianças para criar e uma loja para tomar conta e que tenta levar sua vida da melhor forma possível, apesar de toda a saudade que sente da esposa, Katie tem medo de se envolver com qualquer homem que seja e vive se escondendo do seu passado, pois ela era constantemente agredida pelo marido, até que um dia, após meses tramando, ela conseguiu fugir, ficou dias vagando sem saber para onde ir, assustada.
No entanto Alex é um homem paciente e compreensivo e consegue ir levando todo o drama que se passa na vida de Katie. Disso surge uma grande amizade que se torna amor, porém, devo confessar que nas páginas finais do livro eu fiquei bem tensa.
Além dos dois os personagens secundários são maravilhosos e envolventes, como os filhos de Alex, Kristen e Josh. Ambos com personalidades diferentes, mas ainda assim encantadoras. Kristen acaba envolvendo-se demais com Katie desde o primeiro momento que ela entra na loja. O Josh por ser mais velho foi um pouco mais reservado, ainda mais porque parecia que não queria que ninguém assumisse o lugar de sua mãe, coisa que obviamente Katie não iria querer fazer, somente iria amá-los e gostaria de ser amada.
Katie é uma personagem incrível! Cada vez mais ela crescia em sua história, tendo coragem para enfrentar os obstáculos e abrindo espaço para um novo amor, afinal, depois de tudo o que já havia passado antes de chegar naquela pequena cidade, não foi nada fácil.
Uma personagem que me deixou bem intrigada foi a vizinha de Katie, Jo. Katie não queria amizades, mas Jo foi logo "entrando" na vida dela de uma forma repentina. A amizade delas foi realmente linda e fiquei surpresa com uma coisa que o autor colocou no livro que não esperava realmente, mas não irei contar.
Por fim, o Kevin um homem do passado de Katie que simplesmente não a deixa em paz. Ele bebe demais, fala muitas besteiras e ainda tem uma pose de ser bonzinho e as pessoas caem nessa jogada. Então, já não é tão difícil imaginar porque Katie o abandonou.
O que mais gostei é a forma que Alex e Katie acabam ficando juntos: as cenas narradas desde a conquista até realmente acontecer alguma coisa são perfeitas demais. Não foi nada rápido e nem simples, foi tudo ao tempo certo.

Mandy 04/07/2023

Sabe aquela frase:

"Esse livro me destruiu psicologicamente, super recomendo"??

Pois é, chorei no final, psicologicamente destruída....

recomendo demais

Ana Maia 23/06/2023

Sem palavras
A cada livro que leio, definitivamente sou apaixonada pelos romances do autor. Como todos os outros que li, a história começa tranquila, a gente vai lendo devagar, até que no segundo terço do livro a história começa ficar muito intrigante. A gente se envolve com o personagem. Eu me via sentindo a dor de Erin, e a felicidade de uma nova vida de Katie. O final muito me surpreendeu. Foi incrível. Bem diferente do que eu imaginava.

bibibooks 21/06/2023

Simplesmente incrível. Nunca tinha lido Nicholas Sparks, foi meu primeiro e eu amei!! Só a escrita que eu achei um pouco, não sei, mas não é muito meu estilo. Porém isso não atrapalhou em nada, virou um dos meus favoritos.
PS: eu terminei de ler quando tava na aula, e eu quis começar a chorar mas não podia??

Clara2718 17/06/2023

Katie, fugindo de seu passado turbulento, vai para Southport, cheia de traumas e segredos. Lá começa a reconstruir sua vida com medo do passado e tendo uma vida completamente diferente. Cheia de traumas e segredos, tentando sempre ser discreta e evitando laços pessoais e amizades, mas acaba fazendo duas amizades: Jo, sua vizinha que passa a ser a melhor amiga e sua conselheira pessoal, e Alex, um viúvo com seus dois filhos Kristen e Josh, família pela qual se apaixona imediatamente, abaixando a guarda e passando muito tempo com a família. Com eles enfrenta os seus medos e sobrevive a seus traumas, encontrando um verdadeiro refúgio no amor e na amizade.

Uma história linda sobre a amizades e o amor, na qual é impossível não se emocionar

Sara 13/06/2023

Primeiro romance com pessoas adultas que li.
Achei muito grande, e por tanto não me prendeu de forma a ler rápido.

Isis Marques 09/06/2023

Um porto seguro ?
HISTORIA LINDA E ENCORAJADORA!! Foi o primeiro livro que li do Nicholas e simplesmente adorei. História emocionante.

Esse livro me impressionou muito, confesso que não dava nada pra ele, mas acabei favoritando ?? SÓ LEIAM!!

Maria.Alice 08/06/2023

Apaixonada!
Esse livro é extraordinário!! Com certeza é um dos melhores que eu já li desse autor!
Recomendo demais a leitura. Além disso, o final é super viciante.