O Crime do Restaurante Chinês

O Crime do Restaurante Chinês Boris Fausto

Resenhas - O crime do restaurante chinês

Angelica75 03/07/2023

3,5
O livro ?O crime do restaurante chinês? de Boris Fausto faz uma análise social e traz o contexto histórico da época em que aconteceu o crime na cidade de São Paulo, nos anos 30.

Além do contexto histórico, lemos e nos inteiramos bem de perto do julgamento que cercou a acusação de Arias de Oliveira.
Arias, um homem negro, humilde, aparece como bode expiatório de um crime cruel e que foi intensamente acompanhado pelo povo paulistano.

O autor traz perfeitamente o contexto da época, nos sentimos na São Paulo dos anos 30, traz com detalhes o funcionamento do carnaval e da Copa do Mundo de 1938 com o ídolo de então, Leônidas da Silva.
Um detalhe interessante: o jogador conhecido como Diamante Negro era um ídolo da época. Arias de Oliveira tinha semelhanças físicas com o jogador e, em certo momento do livro, se entende que a opinião pública percebe essa semelhança e, talvez inconscientemente, isso ajuda Arias no seu caminho até a absolvição.

O livro é primoroso no acesso à
documentos e fotos originais, e ao mostrar o surgimento das análises psicológicas nos julgamentos de crimes. Muito bom.

maria 10/09/2023

livro curtinho, bem interessante mas em algumas partes a descrição do contexto chega a ser bemm maçante, embora talvez seja característica desse genêro de micro-história.

ótimooo pra quem cursa direito, é um exemplo bem estruturado da aplicação da escola positivista aqui no brasil e a discussão em volta das provas criadas a partir desse método!! mas a parte do julgamento usa uma linguagem bem específica (e acredito que difícil de entender pra quem não seja da área).

primeiro Boris Fausto que eu li e foi uma surpresa positiva :)

Clara1738 06/07/2021

O crime do restaurante chinês
Li para trabalhar meu TCC com a visão historiográfica (no caso do Boris Fausto) em relação a um crime. Muito bom, demorei mais que desejava mas valeu a pena!

Mary 07/01/2021

Primeira leitura do ano
Gostei bastante do livro, da abordagem mais sociológica sobre o crime e a cidade de São Paulo. Não consegui, pela leitura, chegar a um "veredito" também. A linguagem das citações mais antigas foi um pouco difícil pra mim, além de vários termos da psicologia e da área jurídica. Mesmo com uma certa dificuldade na leitura foi uma experiência agradável e que certamente enriqueceu o meu repertório literário.
As imagens ajudaram na contrução da história, da mesma maneira que o paralelo feito com outros acontecimentos ocorridos nos anos da investigação/julgamento.
Vi que o autor tem outro livro sobre crimes que ocorreram em SP naquela época e estou ansiosa para ler também.
Muito bom!!!

Henrique Fendrich 06/07/2023

Interessante reconstrução histórica de um antigo crime, em que o autor se vale da caraterização do espaço e da época para lançar mais algumas luzes sobre um caso em que a própria justiça não tem muito o que concluir. Há recursos literários bem interessantes na parte em que ele descreve o crime em si. Achei que poderia haver mais desses recursos na parte do julgamento. Mas é uma leitura rápida e interessante, boa para a comparação entre as épocas.

Crisim 26/06/2011

Não ser exaustivo é diferente de ser vago
Sempre reclamo da aridez da historiografia. Para ser científico não precisaria ser chato na minha opinião. Não se perde cientificidade se há a procura de algo degustável literariamente. Não é o problema deste livro do Boris Fausto.
Apesar do estilo fluido que eu tanto almejava, a análise historiografica está a desejar. Há uma vacuidade que me desagradou. Talvez o autor não quisesse ser exaustivo, talvez estivesse ali só para se divertir e sem se prender às exigências acadêmicas. Talvez. Mas traz várias esperanças vãs, sendo o Boris Fausto quem é...

Angelucci 31/03/2012

Um livro que retrata a sociedade paulista da década de 30 e a forma como a Investigação deste crime foi realizada. Ilustrado com diversas fotos originais.

Gabrielle822 18/05/2024

"que eles descansem em paz"

Comecei a ler pra apresentar um seminário na faculdade mas preciso confessar que a leitura me pegou, gostei bastante.

escrivadocaos 27/12/2022

Não é um livro sobre o crime
ou melhor dizendo, não é um livro apenas sobre o crime. Nesta obra, o autor usa como fio narrativo o desenrolar da condenação de Arias, um homem negro, simples e de origem humilde pelo crime do restaurante chinês.

Ao contrário do que pensei, esse livro não é sobre o crime, sobre provas e evidências, sobre o trabalho dos investigadores, detetives e da polícia (principalmente porque não existiu esse trabalho) e sim sobre o contexto em que o crime ocorreu nos anos 30.

Acho relevante dizer sobre o excelente trabalho de pesquisa feito pelo autor, que contextualiza a sociedade paulistana da época, as mudanças sociais, como o Carnaval era visto e vivido naquele tempo, como os imigrantes eram vistos e como eles lidavam entre si, a questão da copa do mundo, a guerra que se iniciava na europa, o atual governo brasileiro, o inquérito, o processo judicial, as análises antropsicologicas da época, as correntes da psicologia que estavam em voga e foram utilizadas como argumentos da acusação... Enfim, MUITA COISA (dá para ver que se fala de tudo, e do crime mesmo não tem muito o que se falar).

Até ressalto que para estudantes de psicologia provavelmente seja um livro muito interessante, principalmente no racismo que alguns laudos expressam... E a forma como as correntes se expressavam e pensavam... é bem louco...

Não recomendo o livro para quem, como eu, estava buscando um caso criminal, acompanhar uma investigação, pois isso não há.

Renata 13/02/2020

Otimo retrato de SP
Prato cheio para quem gosta de História, investigações de crimes, futebol e carnaval! O retrato de SP na década de 30 é riquíssimo!!

Maria.Fedulo 21/09/2021

-história mto interessante
-É REAL MANO, NAO TO LENDO FICÇÃO, COMO ASSIM
-Me senti culta demais lendo KAKAKAKAKA
-Bem denso
-Demorei pra kct pra ler
-BUT I LIKED IT

Ana Luiza Ramos 08/02/2023

Não conhecia a história, li para uma disciplina da faculdade.
Foi uma grata surpresa. O livro é em estilo história, mas também traz traços de reportagens.
Acho que poderia ser mais explorado e melhor organizado. No mais, vale a pena a leitura.

nel 08/12/2009

Um bom livro
O livro é bom, a atmosfera da cidade de São Paulo nos anos 30 é muito bem recriada. O crime em si, é exaustivamente explicado, repassado em detalhes. O que me frustrou foi a perda de ritmo do final. Bem, pode ser a frustração de quem esperava o final de um romance policial, e a proposta do livro, definitivamente, não é esta.