Um Ano Inesquecível

Um Ano Inesquecível Ronald Anthony

Resenhas - Um Ano Inesquecível

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Eliane Maria 14/05/2014

Minha impressão sobre esse livro.
Um bom romance onde são abordados temas como :
Um amor pode durar para sempre?
Será que um conselho e o exemplo de vida de uma pessoa idosa, pode mudar o conceito de um jovem ?
O que você faria se tivesse que adaptar a sua vida para receber um idoso em sua casa ?
Narrativa singela, de uma delicadeza impar ,que leva o leitor a reflexionar sobre um tema muito importante na vida de muitas famílias.

Rosana 30/09/2013

Um ano inesquecível
Olá!

Um ano inesquecível é um romance que emociona por nos fazer refletir sobre nossos sentimentos mais íntimos. História sensível que testemunha a invulnerabilidade do amor. E é verdade, sob determinadas circunstâncias, ele resiste ao tempo.

Mickey Sienna, aos 83 anos, perde a esposa, Dorothy . Fica sem perspectivas em relação à vida. Mora em uma casa muito grande. Não tem habilidade para cozinhar nem mesmo os pratos mais simples. Após um incidente na cozinha quase resultando em tragédia foi, a convite, morar com Jesse, o caçula, de 32 anos que era jornalista. Embora não tivesse nada em comum com o pai que era cinquenta anos mais velho que ele, Jesse tinha, agora, a chance de estreitar o relacionamento com ele. Era, porém, impaciente, apressado e, muitas vezes, sarcástico com o pai. “Era como se eu o tivesse acordado para ser um pai ativo”. Frustrou-se no início.

Jesse tem uma nova namorada, Marina. “Ela é uma das melhores pessoas que conheci e me considero sortudo por tê-la conhecido.” Antes dela teve muitos desencontros ; as mulheres com quem saía não queriam compromisso e, como Jesse era romântico, acabou adquirindo cicatrizes desde os vinte e cinco anos. Hoje ele tem outra filosofia: “o amor sempre acaba”. Ele conduzia o relacionamento com Marina dentro desse parâmetro. Será que ele está certo?

Mickey conhece a namorada do filho que , no seu entender, considera-a extraordinária.

Estranha o fato de se darem bem,mas sem planos para o futuro. Sabe da teoria do filho “ todo amor morre”. Intriga-se com essa superficialidade e fala com Marina. Calmamente ela lhe diz que esse é o jeito de lidarem com “dores de amores antigos”. Era bom viver um dia após o outro. Afirma, também, que esse relacionamento é o mais saudável que ela está tendo.

Mickey teve um casamento respeitável por muitos anos… sem paixão. Ele, também, sabe muito mais sobre amor do que Jesse imagina. Conheceu o verdadeiro amor há mais de cinquenta anos. Intenso e duradouro. Não se apaga com o passar do tempo. Está ali presente, vivo na memória para sempre. Além disso, sabe como é o efeito devastador da perda.

Como o filho não está dando valor à excepcional mulher que é Mariana, decide que é hora de contar-lhe o emocionante caso de amor com Gina. Acha que ele tem muito a aprender com os momentos mais felizes e íntimos da vida. Jesse vai refletir e, aos poucos, descobrir no pai um lado nobre que ele não tinha visto. Vai redirecionar seu ponto de vista em relação ao pai, à vida e ao amor.

Trata-se de uma fabulosa história(vivida por Mickey) que os irmãos de Jesse desconhecem e que será revelada, aos poucos, no decorrer dos próximos meses.

“Parece que a cada vez que meu pai fala sobre Gina, se emociona mais.É tudo um grande mistério.

—Eu amo você, disse Mickey.— Reserve um lugar na mesa para mim.”

Ele repetia essa frase toda vez que ia embora, nos últimos meses.

História extraordinária e cativante. É o poder do amor que transforma a vida de qualquer pessoa, em qualquer tempo e lugar.

site: http://livrologos.com.br/2013/09/ronald-anthony-um-ano-inesquecivel/

Românticas 28/09/2013

Por Fabiana

"Um grande amor nem o tempo pode apagar"

O livro trata da relação entre pai e filho,um relação de distanciamento pela diferença de idade entre eles - Mickey (o pai) tem 83 anos e Jesse (o filho) tem 32 anos - e que por isso não se conheciam bem. Depois da morte da mãe e de um pequeno acidente na casa do pai, Jesse resolve levar o pai para morar com ele.

Nesse convívio diário onde diferenças são muitas... Inclusive porque o filho não acredita em "grande amor" e o pai não só acredita, como prova para o filho que o "grande amor" existe e nem os anos, nem a rotina e nem uma nova família consegue apagar. Jesse não acredita e inclusive tem uma relação "sem compromisso".

Uma relação de conflitos, cumplicidade, revelações, cuidado e mor. Uma história emocionante que nos mostra que ninguém sabe o que acontece e passa na cabeça do outro. Lindo! Recomendo!

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2013/08/ronald-anthony-um-ano-inesquecivel-novo.html#.Ukc7sdKR8qg

Júnior 28/09/2013

Bom, muito bom.
E esta questão se torna mais delicada quando o assunto é o seu pai - Mickey Sienna. Jesse e Mickey nunca tiveram um relacionamento pai e filho; brincar, conversar, comer juntos, carinhos paternos estava fora de cogitação. Já sua mãe morrera em um acidente domiciliar. Todos os filhos se reúnem para discutir o destino do Sir. Mickey. E mesmo sem ser tão bem sucedido como seus irmãos, Jesse vê naquela hora, que talvez seja a sua ultima oportunidade de realmente ter um pai, e decide levar Mickey para morar com ele.

“Em minha cabeça, entre as poucas Verdades Absolutas que definem a humanidade, havia uma que se relacionava a romance: o amor sempre acaba.”

Jesse está em um relacionamento com Marina, que após de uma desilusão amarosa, decide ter um relacionamento diferente com Jesse, viver cada dia de seu relacionamento, com grande companheirismo, paixão, porém um relacionamento que não tenha muitas pretensões, ou seja, apenas 'curtir'. E Mickey se vê incomodado com este tipo relacionamento ao ver o quão maravilhosa Marina é para Jesse, ele tenta mudar a visão de mundo do seu filho, com a sua grande experiência de vida mostrar que devemos aproveitar a vida, que como um bom livro acaba quando menos se espera.

Um Ano Inesquecível consegui unir, unicamente, angústia, paixão e a sensibilidade. O livro é contado intercaladamente por Jesse e Mickey. E o momento que cada um narrava era o momento certo deles narrarem, fazendo assim o leitor se sentir mais íntimo do contexto, dos personagens. Fazendo-o sofrer a cada lágrima derramada, e se sentir rejeitado a cada amor não correspondido.

"Acho que finalmente compreendi que existem algumas pessoas no mundo que valem a pena. O mundo nem sempre morre. Às vezes, transcende tudo."

Temos capítulos médio e isso não importa ao leitor, pois as páginas passam sozinhas, o tempo passa sem perceber pela leitura tão gratificante e delicada que Ronald proporcionou. Os personagens simples, que os tornam ainda mais real. A luta de um filho tentando reatar um amor de pai e filho perdido e talvez nunca achado é relatado de uma forma tão emocionante, delicada e sensível sendo deliciosa de ser lido.

Ronald Anthony, em seu romance de estreia, abordou diversos temas todos bem construídos e desenvolvidos, com um final inesquecível.

site: http://ateaultimapagina.blogspot.com.br/

Maristela 11/09/2013

Enrolei um bocado para ler esse livro. Achava que não ia gostar,mas qual não foi a minha surpresa? Amei cada página. Recomendo a quem quer ler um livro bom, fácil compreensão, na medida certa de um romance bem feito.

@apilhadathay 11/08/2013

Razoável
Mickey Sienna chegou a certa idade e vive às voltas com as dúvidas dos filhos sobre sua capacidade de viver sozinho em um casarão tão cheio de riscos - lugar que Mickey não quer abandonar por causa da conexão com sua falecida esposa. O velho Sienna tem suas dificuldades em fazer tudo o que a esposa costumava fazer por ele, mas não se dá por vencido, não se convence pela opinião dos filhos sobre ser um incapacitado, e recusa-se a deixar o lar. Até que um incidente caseiro abala as certezas do próprio Mickey.

O livro é bem mais emocionante em seu início do que no fim. É uma situação que flerta com a condição de tabu na sociedade: o que fazer com os pais, quando chegam à condição senil? Levar para uma "casa de repouso" - um eufemismo criado pela sociedade para os antigos asilos - ou cuidar em casa de quem pôs você no mundo e te criou até que tivesse condições de se cuidar sozinho?

"Sobre os filhos o tirarem de casa ou contratarem advogados para selar seu destino. Ninguém deveria ter de lidar com isso" (p. 40)

Ronald Anthony é o pseudônimo de Lou Aronica, escritor e editor americano com dois romances no currículo; entre eles, este - que no original se chama "The Forever Year". O autor mostra uma visão interessante da senilidade, a crua realidade versus a situação ideal de um pai idoso, teimoso, ao viver com um filho adulto e solteiro. Eles não descobrem apenas coisas boas na nova convivência, no novo relacionamento que estão aprendendo a desenvolver: precisam lidar com todos os aspectos negativos que, inevitavelmente, serão adicionados a esse contexto.

Sob um olhar geral, é um livro fofo. Curti Mickey e sua determinação em provar que o tempo passou, mas ele poderia reaprender a lidar com ele - embora não pudesse, mas sua força de vontade é de fazer brilhar os olhos; eu me estressei com os problemas de comprometimento de Jesse Sienna e, por vezes, flagrei-me reclamando mentalmente com ele, como Mickey. Definitivamente, Marina é o tipo de pessoa que a gente gosta de ter na família, e seus diálogos criativos e sem clichês, com Jesse, deram uma alavancada na leitura. Adorei a presença e a vivência dos três.

"Agora, estava sentado no escritório de Jesse, completamente imerso em memórias. estava esgotado. Parecia que havia caminhado meio século." (p. 142)

É uma história verossímil, sim, há flashbacks interessantes. No entanto, os fins de capítulos terminam como um ponto final, e não com ganchos que despertam a curiosidade. Mickey tem um jeito gostoso de contar histórias, mas o livro não tira o fôlego, não nos faz correr desesperados para ver o que acontece no final, não nos instiga a desejar relê-lo.

Recomendo como leitura para uma semana em que precisa daquela dose de realidade e reflexão.

Débora M 05/07/2013

Um Ano Inesquecível tem uma premissa bem legal, já que eu sempre quis que meus pais ou avôs tivessem uma história de amor daquelas bem clichês, o que não aconteceu, e como a vida não é um filme de Hollywood eu tenho que me contentar com livros de romance.

No romance, Mickey Sienna é um senhor de idade que perdeu sua esposa há algum tempo e está tentando levar a vida sem ela, o que não é fácil, já que por muito tempo foi ela quem cuidou dele. Jesse Sienna é o filho de Mickey e nunca teve uma boa relação com o pai. Além de ser um filho não planejado, ele também nasceu quando seus irmãos já eram mais velhos. Então, quando um acidente faz com que Mickey seja obrigado a morar com Jesse, ambos tem a oportunidade de começar novamente.

A história do livro é intercalada em diferentes períodos, o atual e em Manhattan no ano de 1947. Isso já traz uma diferença na trama e felizmente o autor consegue explorar bem esse elemento, contrastando o país atualmente com um Estados Unidos que ferve com oportunidades.

– Primeiro, a gente conquistaria o mundo. Depois, teríamos filhos juntos – ele disse. – Era para a gente conquistar o mundo juntos.

Pena que o livro não chegue a ser tão bom assim. Primeiro com um Mickey aparentando ser muito apaixonado pela esposa e depois descobrimos que de fato não é bem essa a realidade, e essa inconstância me incomodou bastante já que o autor não parecia saber muito bem qual caminho ele queria seguir.

Também foi estranha a forma como ele abordou sobre certos assuntos graves, como o caso da irmã do Mickey, e que foi escrito de uma forma tão leviana que não chegou nem perto de me chocar ou causar à reação que é comum no leitor quando esse tipo de drama está envolvida.

O progresso da relação dos dois foi alternado de momentos doces e aqueles que causam uma certa estranheza na pessoa que está lendo. Também ficou meio irreal a forma em que ele facilmente esquece de sua mãe, sendo que ela foi a única que deu atenção para ele quando era criança.

Se existe algo que eu gostei no livro foi a Marina, namorada de Jesse e uma pessoa com paciência infinita, pois aguentar a insegurança dele é algo que exige muito isso. Ela consegue até dar uma boa melhorada no livro e é divertida, pelo menos em comparação aos outros personagens terrivelmente chatos.

Então, no final, eu posso definir esse livro com só um sentimento: esperava mais.

site: http://livrosecitacoes.com/resenha-novo-conceito-um-ano-inesquecivel-ronald-anthony/

Luana | @leiturasdaluu 01/06/2013

muito bom
gostei muito do livro , pensei que não iria chegar ao ponto de chorar mas chorei, a relação entre pai e filho que foi ficando cada vez mais profunda me comoveu bastante !

Fernanda 16/05/2013

Sabe quando você olha para o livro e apenas respira fundo com o pensamento "e lá vamos nós..."? Então, "Um ano inesquecível" a priori entrou nessa categoria, mas deu uma reviravolta em poucas páginas. Foi realmente uma surpresa agradável.
O livro tem personagens legais, um teor narrativo fácil e fluído e uma boa história.

Mickey tem 83 anos e vive só em sua casa, depois da morte de sua esposa. Depois de um acidente doméstico, ele vai morar com Jesse, seu filho caçula, (contra sua vontade, claro) para evitar mais preocupações.
As diferenças entre Mickey e Jesse sempre foram gritantes. Eles nunca se relacionaram muito bem, e Jesse sempre foi o ~excluído~ da família, mas ao conviver com Jesse mais intimamente, Mickey começa a conhecer coisas novas no filho; inclusive pontos em comum. Principalmente, quando ele conhece Marina, namorada de Jesse. Mickey vê algo especial nela. Neles. Mas parece que Jesse está com medo de se comprometer. Então, seu pai vai lhe contar uma história, que mudará toda sua perspectiva.

"Um ano inesquecível" é uma história de amor no presente com flash vívidos do passado. A história de Mickey é interessante, por não ser obvia e é realmente cativante. Paralelo à isso, a história de Jesse e Marina também chama atenção. Devo constar que achei a história de Mickey um pouco moderna demais para os anos 40, mas posso estar enganada (não seria a primeira vez).

Por mais que o livo tenha um ar clichê, a história foge das fórmulas feitas. É um livro fácil, leve e rápido, e quem curte romance deve gostar.
A narrativa é dividida por Mickey e Jesse, em 3° e 1° pessoa respectivamente, o que também achei atípico, mas até que deu certo na história.

Os românticos de plantão podem chegar, pois "Um ano inesquecível" é para vocês.

"... Se tiver sorte, vai ser abençoado com um grande amor na vida, uma pessoa que torne o mundo completamente diferente para você (...)"

Jung Angel 15/05/2013

Resenha Um Ano Inesquecível
O Kit veio naquelas caixinhas que você mesmo monta, que parece mais uma almofada (estou maluqinha, é o que devem estar pensando, mas é o que eu acho parecido haha). O Kit é composto da caixa, marcador personalizados, livro mais um colar, lindíssimo para você por a sua foto e do seu amor, ou dos seus amores.

[...]“Percebi que existem diversos tipos de amor romântico e cada um tem um prazo de validade. Você pode ser terno, generoso e doce. Você pode ser amargo, egoísta e ferino. Mas não importa como se vista, uma hora você vai ficar nu. Não há meios de manter a profundidade nas emoções. E, se você realmente se importa, vai doer muito mais no final.”[...]

Um livro que me surpreendeu e me deixou apaixonada!

Uma linda estória de amor. Um ano inesquecível mostra a você o valor de cada, palavra, ato e o quão é importante você saber valorizar quem realmente te ama e cuida de você.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Mila F. @delivroemlivro_ 10/05/2013

Intenso, reflexivo!
Um Ano Inesquecível traz ao leitor uma história singular capaz de emocionar o leitor, não a ponto de levá-lo aos prantos – embora aos mais sensíveis tal feito seja possível – mas, a ponto de fazer repensar a vida e as muitas histórias que um ser humano carrega dentro de sua memória e alma. É sobre família, ensinamentos, amor e esperança que Ronald Anthony vem nos proporcionar um novo olhar sobre as pessoas que estão mais próximas.
A narrativa é muito fluida e traz um enredo primoroso. Logo no inicio do livro conhecemos Mickey, 82 anos, que acaba de, acidentalmente, colocar fogo na cozinha. Um idoso, teimoso que após a morte se sua mulher Dorothy passa a morar inteiramente sozinho. Com o acidente doméstico, seus filhos: Matt, Darlene, Denise e Jesse se reúnem para tentar decidir o que farão com o pai, já que este não tem condições de morar sozinho.
Só que a história não é apenas isso, Jesse é o mais novo dos filhos (tem 35 anos) é jornalista, não é casado e também é o filho menos bem sucedido, com todas essas características sua autoestima não é das melhores, até porque também já sofreu muitas desilusões amorosas e, portanto, está decidido a não sofrer mais por amor, entretanto, ele tem uma namorada Marina, um namoro em que ambos suspeitam que logo acabe, mas que incrivelmente não acaba.
Jesse vai contra os irmãos que querem levar o pai para uma casa de repouso e acaba levado seu pai para morar em sua própria casa. Ele deseja manter uma relação mais próxima com o pai, contudo, essa relação não será fácil. Ademais os dois, apesar de serem pai e filho, aparentemente não tem nada em comum e se desentendem, sobretudo, em relação do que seria o amor.
O livro aborda esse aprendizado de mão dupla em que o pai ensina o filho sobre o amor a partir de sua história com Gina, a mulher por quem foi perdidamente apaixonado. E o filho também acaba se aproximando do pai e compreendendo seus ensinamentos, mas também ensinando a seu pai muitas coisas.
De fato, a leitura vai entremear o presente e o passado, trazendo à tona muitos ensinamentos e a visão de que desconhecemos muitas coisas das pessoas que estão mais próximas de nós e, independente da idade, há sempre algo para se ensinar e aprender.
Em suma, a história é demasiadamente linda e delicada, traz um assunto pouco abordado: relação de pai e filho, já que sempre quando lemos livros que tratam de relações familiares a abordagem é quase em totalidade entre mãe e filha. Um novo ponto de vista, uma nova forma de aprender. Por ser uma leitura leve e rica de ensinamentos acredito que muita gente irá se encantar. Indicado!

Camila Márcia

Jeniffer 03/05/2013

Um ano inesquecível não foi exatamente o que eu esperava, foi melhor. É aquele livro de romance que gosto: Tratando sobre o passado e ao mesmo tempo sobre o presente e trazendo lições para refletirmos sobre.

Jesse Sienna não tem um relacionamento muito bom com seu pai, depois da morte de sua mãe, ele vê no pai alguém que precisa de companhia e monitoramento constante, então o convida a morar junto à ele. Michey Sienna tem 83 anos e depois de conhecer Marina, a namorada de Jesse, ele vê que ela não é uma garota qualquer, e que seu filho não pode tratar o relacionamento dos dois como algo sem grande propósito, como ele vem tratando.

Um ano inesquecível fala sobre amor verdadeiro, mas esqueçamos os clichês que existem sobre esse assunto, e se houver clichês, que o aceitemos, por que a estória que esse livro traz é realmente boa para repararmos nos defeitos que histórias de amor constantemente têm. Michey conta sua história de amor a Jesse para alertá-lo sobre Marina, sobre como os dois tem seu amor verdadeiro bem a sua frente e os dois não querem enxergar e dar a importância devida. O pai de Jesse e sua amada são o foco da narrativa, Michey é o locutor em alguns pontos e me fez suspirar algumas vezes pela sua história.

Esse livro, como eu disse antes, trata do passado e do presente e trata sobre personagens diferentes e também assuntos diferentes um do outro, mas que se interligam de uma forma muito boa. Ronald Anthony construiu personagens sólidos e uma estória nada superficial. Talvez Um ano inesquecível te emocione um pouco, assim como me emocionou, mas com certeza ele vai te fazer pensar sobre erros passados e alguns conceitos sobre amor.

O trabalho da Novo Conceito está muito bom também, a diagramação é simples, mas sem erros ortográficos que me lembro e é o que importa.
Não sei se é por que sou uma romântica incorrigível e amo romances, com finais felizes ou não, mas amei a leitura desse livro e recomendo a todos, dos céticos no amor verdadeiro, nesse tal amor que parece só vermos em novelas, filmes e livros, até os parecidos comigo, que amam ler sobre ele.

Publicado originalmente em: http://mon-autre.blogspot.com.br/2013/03/resenha-um-ano-inesquecivel.html

Minha Velha Estante 29/04/2013

Um ano inesquecível é uma mistura de história de amor, drama com revelações do passado e dilema com problemas familiares. Este livro aborda questões complicadas, mas é justamente por isso que ele vale a pena ser lido.

Mickey Sienna é um viúvo com 83 anos que, após quase atear fogo na própria cozinha, vai morar com seu filho caçula, aquele a quem todos os irmãos julgavam imaturo (será que foi por isso que gostei da história???). O grande dilema está no fato de que Jesse e Mickey nunca tiveram um verdadeiro relacionamento de pai e filho devido a diferença de idade entre os dois, por isso sempre se sentiu excluído das conversas familiares. Após o acidente na cozinha, os filhos se reúnem para encontrar um lugar seguro para Mickey morar. Com a intenção de ter um relacionamento de verdade com o pai e recuperar o tempo perdido, Jesse insiste que Mickey vá morar em sua casa. O que não estava nos planos de Jesse, era que Mickey abrisse seu coração e lhe contasse uma pare da sua história que mudaria sua forma de ver a vida.

O livro é morno, o que faz com que a história valha à pena é quando se alterna entre o presente e o passado com a história que Mickey revela a Jesse. A aproximação de Jesse e Mickey é, ao mesmo tempo, tensa e gratificante. Jesse teve problemas com seus relacionamentos anteriores e não acredita no amor em um amor duradouro. O mesmo acontece com Marina, a sua namorada. E os dois resolvem ter um relacionamento superficial, mas o tempo, sempre ele, muda tudo.

Acredito que a grande mensagem do livro é o amor, seja ele entre um homem e um mulher ou entre pais e filhos, pode, sim, durar para sempre, tem o poder de vidas e superar qualquer problema (eu acredito!!!).

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2013/03/resenha-da-drica-um-ano-inesquecivel-um.html

Rafaela 09/04/2013

Um ano inesquecível

Minha Opinião:

Esse é o primeiro livro que leio do Ronald Anthony (pseudônimo usado pelo autor Lou Aronica), e tive uma impressão muito boa dessa leitura.

Um ano inesquecível conta a história do relacionamento distante entre o pai Mickey Sienna e o filho Jesse Sienna, sobre a falta de proximidade e entendimento que existe entre os dois durante a vida toda, talvez em grande parte causada pelo fato do Jesse ser um filho temporão (ou seja, um filho que nasceu "tarde", digamos assim) quando os pais não tinham mais vontade de ter outro filho e já tinham "fechado a fábrica", e todos os seus irmãos já eram adultos, além do fato dos dois (Jesse e Mickey - principalmente o Mickey) serem um pouco fechados em relação a demonstração dos sentimentos e a pouca vontade de ter um diálogo mais aberto.

Tudo isso começa a mudar quando o Mickey, depois da morte da sua esposa, fica morando sozinho e num dia acontece um incidente em que ele quase coloca fogo na casa por um descuido, e os filhos resolvem que ele não pode mais morar sozinho, sendo assim, o Jesse faz a oferta para o Mickey ir morar na casa dele e um fazer companhia ao outro, para assim, quem sabe, eles finalmente terem uma chance de estreitarem os laços afetivos. E a partir dessa decisão, mesmo com todos os problemas de relacionamento, falta de entrosamento e brigas, esse com certeza vai ser um ano inesquecível para ambos.

Continue a ler em: http://cantodemeninas.blogspot.com.br/2013/03/um-ano-inesquecivel-ronald-anthony.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6