Um Ano Inesquecível

Resenhas - Um Ano Inesquecível

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Neyla 30/01/2013

Um ano inesquecível
Um dos melhores romances que já li. É assim que eu definiria Um ano inesquecível. Com uma história sensível e com personagens que são, no mínimo, cativantes, a história me conquistou e eu me vi apaixonada pelo livro.
Mickey Siena é um lindo! Eu não tenho uma palavra que possa descrever melhor esse senhor de 83 anos, que aparenta ser duro na queda e turrão, mas que na verdade, tem um coração lindo. Viúvo e pai de quatro filhos, vive sozinho depois da morte de sua esposa. Porém, após um incêndio em sua cozinha, seus filhos decidem que está na hora dele ser levado para um asilo. Indo de encontro a decisão dos três irmão mais velhos, Jesse decide levar seu pai para morar com ele.
Jesse é o filho caçula de Mickey e Dorothy e sempre teve uma relação fria e distante com o pai, sendo muito mais próximo da mãe com quem tinha um relacionamento carinhoso. Por ser o mais novo, quando nasceu seu pai já não era tão jovem e muitas coisas que seus amigos faziam com os pais, ele não teve a oportunidade de fazer. Além disso, achava que seu pai tinha preferência pelos filhos mais velhos. Disposto a passar mais tempo com o pai e, quem sabe, recuperar esse tempo que não tiveram antes, Jesse leva Mickey para morar com ele.
De imediato, as coisas não andam bem. Ambos acostumados a viverem sozinhos, têm gostos e manias diferentes um do outro. A convivência é difícil e Jesse começa a imaginar que não foi lá uma ideia tão boa trazer seu pai para morar com ele. E as coisas pioram quando Mickey conhece Marina, a namorada de Jesse.
Percebendo o quanto Marina é especial e, vendo que Jesse não dá o devido valor a ela, ele resolve contar ao filho uma história. A sua história de amor. Com isso ele tenta mostrar ao filho a burrada que está cometendo em não valorizar uma mulher tão excepcional como Marina.
Um ano inesquecível não é somente uma história de amor. O livro retrata a relação entre pai e filho de uma forma muito delicada. Não gostei muito de Jesse. Achei ele imaturo e com atitudes bem infantis. Por mais que ele tenha passado por decepções amorosas não vi motivo para agir de forma tão boba quando se vê frente ao amor. Se eu encontrasse um Jesse desses, certamente não daria muita bola para ele. Já Mickey...não sei explicar, eu simplesmente me apaixonei por ele. E quanto mais eu lia, mais me derretia.
A história é linda e, vocês sabem que sou muito emotiva, chorei em várias passagens. Simplesmente me apaixonei pelo livro. A narrativa é simples e os capítulos mesclam, entre a terceira e primeira pessoa. A leitura foi rápida e, para mim, inesquecível. Tanto é que acabou virando um dos meus queridinhos. Super recomendado!

Carol 30/01/2013

Resenha feita para o blog "Este Ja Li" - estejali.com
Sabe quando um livro te surpreende por não ser como você imaginava mas, ainda assim ser muito bom?

Jesse e Mickey nunca conseguiram ter um relacionamento de pai e filho muito afetivo. Com 50 anos de diferença entre os dois, Jesse nunca se sentiu "próximo" ao seu pai. Nas reuniões de família ele sempre se manteve calado em um canto enquanto seus irmãos orquestravam conversas importantes. Era como se Jesse não pertencesse àquela família. Até que um dia, um pequeno incêndio acontece na cozinha de Mickey. Com a idade avançada e sua esposa já falecida, os filhos se reúnem para decidir o que fazer com ele. Jesse vê então a oportunidade que ele sempre esperou para se aproximar de seu pai e assim, o leva para morar com ele.

Aos poucos, Mickey e Jesse vão se adequando a rotina um do outro e tentam derrubar as barreiras que os impedem de ter um relacionamento normal de pai e filho. Quando Mickey conhece Marina, namorada de Jesse, percebe que o filho finalmente achou a mulher certa para ele, mas infelizmente ele ainda não se deu conta disso. Para ajudar o filho a perceber o quão especial é esse relacionamento com Marina, Mickey resolve contar ao filho uma de suas histórias mais intimas sobre um grande amor do passado. Aos poucos os laços entre pai e filho vão se fortalecendo, enquanto Jesse percebe a importância da história que seu pai compartilha com ele, e se dá conta de que finalmente tem algo que só ele e seu pai podem compartilhar.

"Mas algumas coisas não mudam nunca e Mickey sabia disso, pois não era o velhinho dentro dele que assim dizia. Amor e romance não tinham mudado tanto assim em sessenta anos. Não o verdadeiro amor. Era sempre o mesmo havia milhares de anos."

Por tratar principalmente da relação entre pai e filho, achei que o livro fosse me emocionar muito mais do que realmente o fez. Mas isso não significa que o livro não me tocou, pois seria mentira. É uma história linda, e além de tudo realista (e em alguns pontos realista até demais). Jesse é um rapaz que já passou por algumas desilusões amorosas, e por isso, ele não acredita no amor verdadeiro. Ele é tão cético quanto a isso, que na maior parte do tempo dá raiva dele. Além disso, o modo que ele leva seu relacionamento com Marina foge completamente do esteriótipo que costumamos ver em muitos romances por ai, e fica muito mais próximo à realidade, nos levando até mesmo a fazer comparações com alguns relacionamentos que nós já tenhamos presenciado ou até mesmo vivido.

"Eu me divertia com ela e pensava que era uma companhia estimulante, nossa vida sexual era ativa e satisfatória, e era o máximo agarrá-la e ser agarrado por ela. Havia algo que me dizia que Marina era uma mulher com quem deveria conviver por um tempo."

A grande sacada do livro está na história contada por Mickey. Por ser contada aos poucos, ela prende o leitor pela curiosidade em saber o que acontece depois de cada trecho relatado. Eu particularmente li o livro mais pela curiosidade de saber como aquela história terminava do que pela história de Jesse e Mickey em si. E o próprio Jesse muitas vezes fica curioso com isso, no que vem a seguir, em quando seu pai vai continuar lhe contando, e etc, levando o leitor a se sentir ainda mais dentro da história.

Por mais que eu esperasse que o livro fosse uma história super emocionante, que fosse arrancar lágrimas e lágrimas, não me decepcionei. Me surpreendi pois, apesar de não ser o que eu esperava, o livro conseguiu me prender de um modo muito bacana e me fez ver o romance com outros olhos

Fernanda1389 16/01/2013

Comecei a ler Um ano inesquecível depois de ver a Giu do Amout of Words comentando sobre ele. Ok. Demorou um pouco para eu ler depois que ela comentou, mas foi por isso que eu o li.

Jesse e Mickey nunca tiveram um relacionamento íntimo entre pai e filho. Talvez fosse porque quando Jesse nasceu, Mickey já estivesse nos seus cinquenta anos e já não tinha pique suficiente para cuidar de uma criança. Para tentar recuperar esse tempo, Jesse convida-o para morar junto com ele. No começo os dois não se batem. Ambos são cabeça dura, mas aos poucos o relacionamento vai se estabilizando. Mickey pode ter uma idade avançada, mas está tão lúcido quanto eu.

Ronald Anthony me deixou pensando muito sobre a relação entre pai e filho, porque eu não tenho uma relação tão íntima com meu pai assim. Acho que eu tenho que mudar um pouco meu jeito em relação a isso. Também tem a relação entre Marina e Jesse. Ambos se amam e ambos tiveram decepções amorosas. Isso não quer dizer que toda relação vai acontecer decepções, mas também não posso dizer que não irá. Mas pessoas são diferentes uma das outras e acho que quando duas pessoas se gostam, elas devem entrar de cabeça num relacionamento. Mesmo não dando certo no final, com certeza uma levará ensinamentos da outra e no final valeu a pena ter aprendido e convivido com alguém que fez alguma diferença na sua vida. Tanto boa quanto ruim.

A questão é que Jesse tem esse medo e mesmo gostando de Marina - percebemos perfeitamente no livro - ele tem medo. Tem medo de se machucar, mas as vezes esse nosso medo, acaba machucando quem mais amamos. Foi essa lição que Mickey quis dar a Jesse contando sua história com Gina. Realmente foi uma história emocionante de amor, amizade e respeito e gostaria de poder ler ou ver uma história dessas por aí outra vez.

A narrativa de Ronald é muito agradável e fluída, confesso que a parte que mais gostei foi da história entre Gina e Mickey. E poderia ter deixado passar um capítulo em que Jesse vai viajar a trabalho, sério foi um capítulo inteiro que não fez nenhuma diferença na história, pelo menos pra mim.

Esse livro veio em um bom momento. Estava precisando de uma dose de romantismo e posso dizer reflexão também. Esse livro é uma boa leitura para todas as idades. Para aquelas que estão apaixonados e para aqueles que não estão, pois nos dá esperança de ter um relacionamento que valha a pena. Mas principalmente para aqueles que sentem medo de um relacionamento pois tem medo. Se você não tentar, nunca saberá. E se mesmo tentando não der certo, o mundo não vai acabar, talvez acabe por algumas semanas ou meses, mas temos que pensar em todas as coisas boas que aprendemos e no que podemos melhorar. Leitura muito bem recomendada.

Resenha original em: http://www.colinadotordo.com/2012/11/um-ano-inesquecivel-por-ronald-anthony.html

stsluciano 03/01/2013

É difícil falar de relação pais e filhos sem trazer para si muito desta discussão ou, ainda, deixar transparecer nela um pouco de nossa própria experiência no relacionamento com nossos pais. Vou tentar me policiar, já que tenho um severa tendência a “divanizar” este blog.

Jesse é o filho mais novo de uma família numerosa, nascido muitos anos depois do último filho do casal até então – seu pai já tinha mais de cinquenta quando nasceu. Como temporão, se sente desconectado do resto da família, e secretamente invejava a relação que os outros filhos tinham com o pai, assim como tinha uma tendência a se anular nas relações familiares, com quase ninguém notando que estava por ali.

Até que sua mãe falece e seu pai, Mickey, octogenário, se vê sozinho e teimoso em uma casa enorme e cheia de escadas, que exige dele grande esforço mesmo nas situações mais básicas. Após um incidente no qual quase coloca fogo no local, os filhos se reúnem para decidir o que fazer com ele.

Em um livro que fala sobre o amor mas se utilizando das relações familiares para isso, aqui é a primeira de inúmeras situações narradas nele que me fez lembrar do tradicional ditado que diz que “um pai cria dez filhos, mas dez filhos não criam um pai”. No momento em que percebem que seu pai precisará de supervisão, vemos o tradicional empurra, com ninguém querendo pegar para si a responsabilidade, e descambando para o terreno mais seguro nestes casos: uma casa de repouso.

É aí que Jesse sai de sua costumeira apatia e diz que quer que o pai more com ele.

Neste primeiro momento acreditei que o “Um Ano Inesquecível” se tratava de um ano no qual pai e filho passariam juntos, numa tentativa de recuperarem – ou mesmo criarem, quem sabe – laços que foram ignorados até ali.

Mas um filho ignora determinado laço com seu pai intencionalmente? E o contrário? Não sei, quero acreditar que não conscientemente. Mas talvez esteja me enganando, e pense assim guiado pelo tipo de relação que sempre tive com meus pais, e que bem sei que não é régua para o mundo.

E é muito fácil ser desagradável com eles. Mesmo quando sabemos que estamos errados ou que uma resposta é desnecessária nos pegamos com ela saindo de nossos lábios. Daí se sua mãe for chegada num drama você acaba de dar a ela muita munição. Neste ponto gostei da sinceridade do autor, Ronald Anthony, que não se preocupou em esculpir personagens perfeitos que se relacionem maravilhosamente. Os filhos são ausentes, os irmãos são frios, o pai tem uma língua incisiva.

Mas ainda melhor é o fato de que o autor não faz deles donos da verdade. Ninguém é tão inflexível no livro que não possa mudar – ou não queira. E, se é assim, nada melhor que a convivência para fazer com que algum sentimento frutifique. Apesar da tensão inicial, Jesse consegue passar bons momentos com seu pai, até que apresenta a ele sua namorada, Marina.

Achei Jesse um tanto quanto imaturo e chato de galocha quando se trata do namoro com Marina. Os dois sofreram grandes desilusões amorosas no passado e agora querem uma relação onde possam viver um dia de cada vez, sem grandes expectativas. Até aí tudo bem, e logo se percebe que ela é perfeita para ele, mas o fato de Jesse entrar em parafuso quando ela diz que o ama, pois, segundo ele, este amor um dia vai acabar e ele não que passar pela desilusão novamente faz dele um chato de marca maior. Assim como um fraco.

Quem em sã consciência espera ser amigo da ex? Assim, numa boa? Não estou dizendo que não possa acontecer, mas faz favor né!

Com toda sua experiência, Mickey percebe que há algo de errado com o filho em sua relação com Marina, e decide lhe contar uma antiga história, uma passagem de sua vida que seus outros filhos não conhecem. Isto faz com que Jesse se sinta valorizado e se abra mais para a relação com o pai, e os momentos em que ele conta esta história são os melhores do livro.

E ficamos sabendo qual o ano inesquecível.

Mesmo usando um tom realista, o livro tem uma narrativa agradável, as verdades contidas nela não chocam tanto por fazerem parte do dia-a-dia de cada um, mesmo que não vistas ou aceitas facilmente, com um certo ar de familiaridade. É uma história de amor, narrada saudosamente por um homem já no fim da vida, em busca de ensinar ao filho caçula algumas verdades que ele aprendeu não sem sofrer.

No fim acho que esta é uma das principais lições do livro: não se pode ter nada sem algum sofrimento. Tudo tem seu preço, e, apesar de aparentemente caro, muitos deles valem a pena serem pagos.

Para quem não prometia muito, “Um Ano Inesquecível” me proporcionou excelentes momentos. Vale ler.

Resenha publicada originalmente aqui: http://www.pontolivro.com/2012/12/um-ano-inesquecivel-resenha-094.html

Rose 26/12/2012

Jesse Sienna é o que costumamos chamar de “raspa de tacho”. Caçula e com uma grande diferença de idade em relação a seus irmãos, ele sempre se sentia deslocado dentro da família e morria de ciúmes do relacionamento de seu pai com seus irmãos. Quando ele nasceu, a diferença de idade entre ele e seu pai já era de 50 anos, e seu pai já não tinha o mesmo pique que teve com os outros filhos.
Agora já crescido e independente, ele tem uma chance de finalmente ficar mais próximo de seu pai, hoje com 83 anos.
Mickey Sienna que acabara de ficar viúvo, acaba se envolvendo em um pequeno acidente doméstico e seus filhos não querem que ele fique mais sozinho. Jesse propõe então que Mickey vá morar com ele. É tudo o que ele sempre sonhou, estar próximo de seu pai, desenvolver uma camaradagem e uma intimidade que ele nunca teve.
Com a convivência veio junto os segredos, e Jesse acabou conhecendo um pai que nem mesmo seus irmãos imaginavam que um dia existiu. Mickey lhe contou um segredo que mudou para sempre sua vida e o deixou mais perto de seu pai. Um segredo que lhe ensinou a ver a vida de uma outra forma e que ele não vai mais esquecer.
Um livro calmo, envolvente e tocante, que mostra a força do amor e de como ele pode mudar e marcar a vida de uma pessoa.
Yassue 01/01/2013minha estante
Como já disse o livro deve ser emocionante...

AndressaPalmaS 02/01/2013minha estante
O livro deve ser incrível, e muito emocionante. Quero muito lê-lo :)

Beijos, Andressa.

Gladys 07/01/2013minha estante
Tenho muito interesse em ler esse drama familiar.

Maristela 17/01/2013minha estante
Como disse na sua resenha lá no blog, eu ainda não consegui ler esse livro e ele está marcado lá na minha lista para leitura posterior. Gostei da sua resenha.

Gustavo 17/01/2013minha estante
Adorei a historia deste livro, muita gente leu ele e disse que nao se surpreendeu com ele nao, porem aposto que vou amar a leitura, amo livros deste tipo, otima resenha ;)

DomDom 21/01/2013minha estante
Apesar de não ser do gênero de livro que gosto de ler, leria pela história que deve ser bem tocante e comovente. Espero ler em breve.

Paty 23/01/2013minha estante
A historia parece maravilhosa, quero muito ler e conhecer mais a fundo a historia de Mickey.

Gabi l Vai um spoiler aí? 26/01/2013minha estante
Ameeeeei a resenha. A estória parece bastante emocionante e dramática, não sou muito afim de estórias assim, mas gostei muito dessa.

Thicy 30/01/2013minha estante
O livro parece ser muito bom!!
Se tiver a oportunudade, vou adorar ler esse livro!!!

Kelry 02/02/2013minha estante
Me parece muito bom, so pela capa a gente já sabe a historia que ali tem.

Beijos Rose.

NESSA 04/02/2013minha estante
Achei a resenha interessante, provavelmente o tipo de livro que tem dramas familiares com assuntos mal resolvidos, e no caso a relação entre pais e filhos, onde o filho não tem sorte no amor,por causa de relacionamentos fracassados e o pai perdeu o amor de sua vida , depois desse acidente o pai vai ter que morar com o caçula ou então seria mandado para o asilo.O pai vai ficar triste e chocado com o comportamento do filho em relação ao amor. Também vai mostrar como é a vida dos personagens com seus sofrimentos e suas vidas,fiquei realmente muito curiosa para descobrir o que acontece no final.

Rosiclecia 28/02/2013minha estante
Interessante resenha, mas ainda falta algo que me faça ler o livro com o entusiasmo necessário. Mas por outro lado, a resenha me deixou bastante emotiva e curiosa para saber que segredo é esse.

Até mais.

Milla 18/12/2012

Após ter lido a sinopse e algumas opiniões negativas sobre o livro Um ano inesquecível fiquei sem ânimo para a leitura e confesso que fui envolvida pela história de Ronald Anthony. Mas agora eu não sei se gostei ou não do livro. A ideia da história é muito legal, mas tem algumas coisas que foram mal exploradas, sob o meu ponto de vista.

Após um pequeno incidente em que Mickey Sienna de oitenta e poucos anos quase incendiou a casa onde morava sozinho, seus quatro filhos começaram a debater um novo futuro para o homem para que ele não corresse nenhum perigo. Sendo todos muito ocupados, Jesse Sienna, o caçula, decidiu que seu pai deveria ir morar com ele.
Mas as coisas não são tão simples e meigas quanto nos planos de Jesse, principalmente porque sempre houve uma distância entre ele e seu pai de mais de 50 anos de diferença e, por sempre ter sido o caçula, ele era mais apegado à sua falecida mãe.
Jesse namora há seis meses com Marina, mas eles têm um romance peculiar porque ambos já sofreram por amor anteriormente e decidiram manter um relacionamento sem grandes expectativas para que não houvesse decepções. Mickey não se conforma por ver o filho desperdiçando a oportunidade de viver o amor da sua vida e decide lhe contar uma história de um antigo amor que ele teve.

Fiquei pensando na grandiosidade da história de Mickey contou para Jesse. Não falo da história em si, mas falo do quanto esta história quebrou as barreiras e uniu pai e filho outrora tão distantes. E fiquei muito curiosa à medida que Mickey ia narrando por partes um grande evento da sua vida. Mas no fim... - volto logo a este aspecto. Quero primeiro falar sobre o que gostei no livro.

O autor Ronald Anthony criou um texto leve, rápido, com cenas reais - afinal, toda família passa pelo problema "o que fazer com o velhinho?" - e com um humor muito agradável. Mickey e Jesse são irônicos, sarcásticos e eu fiquei encantada com isso. Mickey é um personagem encantador, esperto e engraçado.

Confesso que até então eu não tinha implicância com a tradução de Maysa Monção, [Conselho de amiga, Tudo o que ela sempre quis] mas desta vez topei com umas frases que ficaram um pouco desconexas. Narrado em terceira e em primeira pessoa [por Jesse], o livro é descomplicado, mas eu arrastei a leitura.

E agora vêm os aspectos negativos. Jesse é um chato com essa história de manter um relacionamento "sem futuro", fica claro que o romance dele com Marina é lindo, mas ele se recusa dar a devida importância e isso me incomoda seriamente. Ele não dá valor porque não quer. E é por isso que Mickey decide contar uma história importante e "secreta" da sua vida.

Juro que estava esperando uma história fantástica e não foi bem isso que encontrei. Ao fim da história (de Mickey) fiquei pensando que não fazia muito sentido ele estar contando aquilo ao filho esperando que ele mudasse em relação ao seu comportamento. Eu enxerguei mais como uma redenção, vivendo uma memória especial ou tirando aquele segredo tão pesado de seu coração já tão cansado. Como eu já disse, foi uma história com um signo belíssimo porque uniu pai e filho, mas muito fraca para a ideia que o autor quis transmitir em Um ano inesquecível.

Portanto, acho que nem tanto nem tão pouco. Eu daria três estrelinhas à Um ano inesquecível. Mas algo mais pendente ao dois do que ao quatro.
@somaisumparagrafo 25/12/2012minha estante
Milla, gostei do livro, como vc msm ressaltou, a narrativa é leve e simples, e tb concordo com seu ponto de vista em relação à história de amor contada, tinha tudo para ser "a" história, mas o desfecho foi tão rápido que parece que faltou algo...

Ana Luiza 14/12/2012

Jesse Sienna é um escritor freelance de 32 anos que, após diversas desilusões amorosas chega à conclusão de que o amor sempre acaba. Filho mais novo de Dorothy e Mickey Sienna, o garoto era muito apegado à mãe, mas graças a grande diferença de idade entre ele e seu pai, os dois não se relacionam muito bem.

"Uma das ideias principais de minha teoria sobre relacionamentos era que não apenas o amor morre, mas que nunca envelhece de modo são." (Pág. 268)

Quando Mickey causa um pequeno incêndio na sua cozinha, seus filhos mais velhos, Matty, Darlene e Denise cogitam mandá-lo para uma casa de repouso, mas Jesse surpreende a todos quando expressa seu desejo de levar o pai para a sua casa. Apesar dor irmãos não concordarem com a ideia, Mickey acaba aceitando a proposta, já que de maneira alguma se mudaria para uma casa de repouso.
Já na mudança, Mickey e Jesse percebem o quanto são diferentes e como a convivência entre eles será difícil. Entretanto, os dois se esforçam para transformar a nova rotina e convivência em algo bom para ambos. Aos poucos, pai e filho começam a se entender, principalmente quando Jesse apresenta a Mickey sua namorada Marina.

“Georgia me transformou em um amante e Karen, em um rebelde. Minha vida tinha adquirido um sentido dionisíaco.” (Pág. 27)

Marina, assim como Jesse, sofreu muito com um relacionamento no passado e decidiu viver seu namoro um dia de cada vez, sem grandes expectativas e planos. Mickey, logo que conhece Mariana, percebe o quanto ela é especial. Doce e atenciosa, a garota não só conquista o coração do idoso, como também o faz relembrar Gina, o grande amor de sua juventude.
Mickey resolve contar a Jesse sobre Gina com o intuito de fazer o filho perceber que não pode perder Marina como ele perdeu Gina. Pai e filho começam a se aproximar e se conhecer através da convivência e claro, da linda história de amor de Mickey e Gina. Mas será que uma história será o suficiente para fazer Jesse superar suas desilusões e acreditar novamente no amor?

“Talvez essa fosse a desvantagem de ter um filho tão jovem. Você tem que tentar se atualizar com o fato de que o mundo muda muito além do que gostaria. Mas algumas coisas nunca mudam e Mickey sabia disso (...). Amor e romance não tinham mudado nada em sessenta anos. Não o verdadeiro amor. Era sempre o mesmo em milhares de anos.” (Pág. 182)

Apesar da trama simples e do final obviamente feliz, “Um Ano Inesquecível” foi uma boa leitura e superou as minhas expectativas. Esperava um livro dramático e entediante, mas acabei me surpreendendo. Apesar de não ter nada de inovador, a leitura rápida e trama bem feita deixaram o livro confortável e gostoso de ler.
A escrita de Anthony é simples, mas bem feita. Entretanto, não entendi por que os capítulos focados em Jesse são narrados por ele enquanto os capítulos focados em Mickey são em terceira pessoa. Essa mudança de foco narrativo foi um pouco confusa no início, mas logo me acostumei e comecei a curtir a história.
Os personagens também foram bem criados, cada um possui sua característica própria e papel na trama. Jesse é um cara sensível e um protagonista carismático, entretanto sua dificuldade de se expressar e de se impor com sua família acabaram me irritando um pouco. Outra coisa que me tirou do sério foi o amadurecimento tardio, ele só entende a mensagem que o pai quer passar com a história de Gina no final, o que me deu vontade de entrar no livro e sacudi-lo! Mickey também é um homem sensível, principalmente quando se trata de Gina. Também foi fácil simpatizar com ele e Marina, que é uma garota inteligente e doce, e que também tem um pequeno amadurecimento ao longo da trama.
A editora fez um trabalho maravilhoso com o livro. A capa e contracapa são divinas e combinam com a trama, imaginei Jesse e Marina exatamente como os modelos da capa. A diagramação e tradução também estão boas, me lembro de ter encontrado apenas um erro no inicio do livro, quando o nome da personagem “Darlene” é trocado pelo nome de sua irmã “Denise”. As páginas amareladas ficaram perfeitas, ainda mais com os detalhes na parte superior. O tamanho e fonte das letras também estavam ótimos.
“Um Ano Inesquecível” é um livro simples, mas emocionante. Duas histórias de amor acontecendo nas mesmas páginas, mas em épocas diferentes, nos fazem pensar: afinal, o amor tem data de vencimento?
Recomendo esse livro para aqueles que gostam de um romance simples, mas suspirante, e que reforça nossa esperança no amor.

Autora da resenha: La Mademoiselle

Paula 13/12/2012

Gostei de Um Ano Inesquecível. É um livro com uma história bonita, comovente e que envolve o leitor mas, de alguma maneira, eu esperava mais: talvez algo que comovesse ainda mais.

A narrativa é bem interessante, flui de maneira bem tranquila e as mudanças entre primeira e terceira pessoa não me incomodaram (como no caso de Ladrão de Almas (resenha aqui)), pois segue um mesmo ritmo sem comprometê-lo.

Jesse é o caçula da família, sua mãe engravidou dele quando já havia passado dos 40 e para ela ele era "uma maravilhosa surpresa", enquanto que para sua irmã Denise, a mais nova desde então (doze anos mais velha que Jesse), referia-se a ele como um "acidente".

Jesse sentia que era um membro que estava sobrando na família. As reuniões familiares com seus irmãos mais velhos eram estranhas para ele, como se sempre estivesse nos bastidores, não participando das discussões o que o tornou um rapaz e, depois, um homem sem jeito com as palavras, pelo menos na hora de falar, afinal formou-se em Jornalismo.

A pessoa com quem mais era grudado, sua mãe, morreu e seu pai, com quem nunca teve um bom relacionamento, pois tinha a idade para ser o seu avô e não acompanhou a infância nem a adolescência do filho acabou continuando na grande casa em que toda família havia vivido. Com 83 anos Mickey Sienna estava bem, apesar de mover-se devagar e andar aéreo.

Após um episódio onde vai fritar alguns ovos e acaba colocando fogo na cozinha, os irmãos se reúnem para decidir o que fazer com o pai. Todos acham que uma casa de repouso seria a melhor opção, enquanto Jesse se oferece para viver com o pai em seu apartamento, uma idéia ridícula aos olhos dos irmãos.

Reunindo coragem, Jesse vai falar com o pai, que não aceita de primeira, mas ao saber da casa de repouso, não vê outra opção.

Enquanto isso Jesse trabalha como escritor freelancer e no momento não consegue pegar nada que lhe interesse, mas pelo menos pode pagar as contas. Também está em um relacionamento com Marina, uma mulher incrível e logo percebemos o quanto os dois se dão bem e o quanto o relacionamento é bonito, baseado na amizade e no companheirismo. Mas Jesse não é o tipo de cara que acredita em relacionamentos duradouros.

Depois de duas grandes decepções amorosas, tornou-se cético com relação ao amor.

"(...) Percebi que existem diversos tipos de amor romântico e cada um tem um tempo de validade. Você pode ser terno, generoso e doce. Você pode ser amargo, egoísta e ferino. Mas não importa como se vista, uma hora você vai ficar nu. Não há meios de manter a profundidade nas emoções. E, se você realmente se importa, vai doer muito mais no final". (p. 27 e 28)

O relacionamento de seus pais também não o ajudou a ter uma visão muito romântica sobre o amor. Apesar dos mais de 50 anos de casados, o casamento mais parecia uma parceria que um romance. E mesmo formando uma boa dupla, nunca viu seus pais trocando um beijo demorado ou se abraçando.

"Simplesmente, construíram muita coisa juntos. Como uma empresa de arquitetura". (p. 28)

Marina havia passado por um relacionamento bem ruim e parecia concordar com Jesse, deixando as coisas rolarem, pensando apenas no hoje.

Com a vinda de Mickey para a casa de Jesse temos momentos engraçados entre pai e filho, que parecem pertencer a mundos diferentes e momentos de muita tensão também. O humor dos dois oscila bastante, o que não ajuda muito.

Mickey conhece Marina e se encanta por ela, fica furioso com o filho pelas suas atitudes nada otimistas e resolve que chegou a hora de contar uma história que nunca contou para seus outros irmãos, o que faz Jesse vibrar, pois agora ele teria algo do pai que seria só dele. E essa história se passa no pós-guerra, um relato apaixonado de um homem que Jesse jamais pensou existir e uma mulher que o encantou de todas as formas.

Esse relato, espera Mickey, possa despertar em Jesse um pouco de empatia.

Uma história muito bonita, sobre o amor que nunca morre, o verdadeiro amor. Gostaria que o autor houvesse entrado em mais detalhes no relato de Mickey, pois adoro histórias que se passam em outras épocas, mas é claro que não consegui deixar de me emocionar e de ser cativada pelos personagens de Mickey, Jesse, Gina e Marina.

www.electricbeans.blogspot.com.br

Saleitura 10/12/2012

O amor nem sempre morre. Às vezes, transcende tudo."
“O amor nem sempre morre. Às vezes, transcende tudo.” (p. 302).

Um Ano Inesquecível me emocionou muito. Nele encontramos 3 histórias de amor e a que mais mexeu comigo foi a relação de pai e filho.

Mickey ficou viúvo e fez questão de continuar morando na sua imensa casa, mesmo não tendo empregada e sendo um fracasso na cozinha. Após quase colocar fogo na casa numa das suas tentativas de cozinhar, seus filhos viram que não tinha mais como deixá-lo lá, e numa reunião chegaram a conclusão de que o melhor era coloca-lo numa casa de saúde. Mas enquanto os outros conversavam, Jessé, o caçula e temporão, ficou pensando na relação dele com o pai, na relação que quase não existia, e surpreendendo a todos disse que levaria o pai para morar com ele, numa tentativa de poder conhecê-lo melhor. Sabia que seria difícil, mas queria tentar, e assim foi feito. Mickey tinha 83 anos e Jessé, 32, morava sozinho, escrevia artigos para jornais e revistas e namorava Marina, que lhe deu total apoio.

Jessé já teve grandes decepções amorosas, assim como Marina, e por isso tinham uma relação vivendo um dia de cada vez, sem planos e compromissos. Quando Mickey conhece Marina, fica encantado com ela e tem a certeza de que é a mulher certa para Jessé, mas se aborrece com a forma como o filho vive essa relação. Na intenção de mostrar a Jesse que ele pode jogar fora a mulher de sua vida, resolve contar-lhe um segredo, contar-lhe sobre um grande amor que teve.

A história é contada na primeira pessoa, por Jessé e na terceira pessoa e gostei muito da forma como o autor fez isso. Impossível não se envolver com os personagens e suas histórias. Impossível não se emocionar com a relação pai e filho, com a qual você também dá risadas. Foi o primeiro livro que li desse autor e gostei muito, é mais um daqueles que você não quer parar de ler, e assim como acontece com Jessé e Marina, também fica cheio de curiosidade com a história do amor de Mickey. Super recomendado!!!!

Leitura e resenha feita por Luci Cardinelli

Postagem Saleta de Leitura
Debby 14/12/2012minha estante
Amo livros que começam assim meio que futucando nossos arquivos mais secretos não é?
As memorias voltam a bailar numa sincronia maravilhosa com a saudade.
Tai se não ganhar, vou comprar
Parabéns Luci
Adorei o texto
Sds
Debby :)

Rayme 14/12/2012minha estante
o livro é contado em 1° e 3° pessoa, é isso? não intendi direito Oo
sinto que quando ler este livro vou chorar horrores :'(

Hortência 15/12/2012minha estante
Essa frase inicial me tocou e já sei que chorarei muito lendo-o!
Quem não gosta de uma história de amor? Eu ADORO! hahaha
Quero demais o livro! Já vou colocar na wish list!
bjs

Gabi 16/12/2012minha estante
Livros que conseguem emocionar e envolver o leitor são os melhores.

Maristela 19/12/2012minha estante
Quando li o título desse livro achei que já tinha lido, mas depois de ver o autor vi que eram diferentes as histórias. O outro Um ano inesquecível que eu li é do autor Nicholas Sparks que veio para nós como Amor para recordar. Gostei da resenha.

Fran 19/12/2012minha estante
Já li resenhas negativas a respeito deste livro, mas achei tão incrível sua resenha que estou encantada e com muita vontade de lê-lo.

Pandora 14/01/2013minha estante
É a segunda resenha positiva que vejo desse livro, com certeza deve ser uma boa pedida!

Paloma Viricio 08/12/2012

Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 100

Visão Geral
Será possível existir um amor que ultrapasse as barreiras do tempo? Será possível reviver as lembranças de alguém especial todos os dias? E principalmente... Como acreditar que exista amor verdadeiro e puro em um mundo conturbado como esse que vivemos? Essa é uma missão complicada que Mickey Sienna, pai de Jesse, tentará mostrar ao filho. Será que ele conseguirá provar que “Um grande amor nem o tempo pode apagar”?

Após a morte da mãe de Jesse e um incêndio na casa de Mickey, ele resolve levar o pai para morar junto com ele. O relacionamento de Jesse nunca foi fácil com a figura paterna e nem com os irmãos. Jesse trabalha como freelancer e mantém um relacionamento com a professora de educação infantil, Marina. O jovem jornalista tem o coração partido por amores do passado e Marina sofre o mesmo mal. Por isso, resolvem que o relacionamento dos dois é algo para ser vivido dia após dia... Planos para um futuro á dois não está nos pensamentos de ambos.

Jesse nunca conheceu Mickey Sienna realmente. Entretanto ele é o único filho que o pai resolve revelar um grande segredo do passado. Mickey teme que o filho não consiga ser feliz por não acreditar que um amor possa durar para sempre. Então, conta á Jesse sobre Gina. Uma misteriosa mulher com quem ele manteve um relacionamento quando era jovem e nunca foi capaz de esquecer. Adorei esse livro muito mesmo, li em menos de uma semana. A estória é super rica em detalhes e descrições o que faz o leitor tornar-se refém do autor. Confesso que o final foi previsível, mas isso não quer dizer que você não deva ler o livro.

È uma obra maravilhosa que mostra como devemos valorizar quem amamos escutar e respeitar a voz sabia da maturidade enquanto podemos tê-la ao nosso lado. Mas, por que será que Mickey não conseguiu seguir a vida ao lado de Gina? Será que um amor pode realmente ser verdadeiro e tornar-se perene? Será que Jesse fiará com Marina? Isso você só irá descobrir se ler esse maravilhoso livro e descobrir como Um ano pode ser Inesquecível!

Designer e Diagramação

O livro possui diagramação simples e agradável. As folhas são em material pólen, com letras e espaçamento confortáveis. A capa desse livro ficou muitooo linda e passa toda a sensibilidade da trama. Parabéns Novo Conceito. O kit é muito bonito e composto por caixa, livro, marcador e um relicário. Ameiii.

Sobre o autor
Ronald Anthony mora em Connecticut com sua esposa e três filhos. Atualmente ele está finalizando seu segundo romance. Não é encontrada muito informação e nem foto do autor. Esse nome é um pseudônimo.

O trabalho Amor maior que o tempo de Por Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Confira mais em: http://palomaviricio.blogspot.com.br

Mari 03/12/2012

Uma leitura bem leve, bem escrita e de uma história liinda e possível se comparada a vida real!!! Me apeguei as personagens, hihih... Nos traz de uma forma aconchegante, o já conhecido aprendizado de que devemos aproveitar ao máximo cada minuto que temos com as pessoas que amamos, afinal nunca se sabe ao certo o que pode acontecer no próximo minuto, e voltar no tempo é um preço impagável. Achei liindo!!!

TeLa 29/11/2012

Resenha do Blog Penseira Literária - http://penseiraliteraria.blogspot.com.br
Mais um livro da Novo Conceito que me chamou atenção logo de cara. Eu geralmente suspeito que "velhos ranzinzas" sempre têm belas histórias para contar. Com Mike Sienna não foi diferente, logo de cara ele se mostra um exímio idosos teimoso que faz a gente rir.

A estória proposta por Ronald Anthony é bem interessante. Mike Sienna tem uma família grande, mas após a morte de sua esposa, ele já não tem condições de viver sozinho em uma grande casa. Os filhos se dividem em suas opiniões. E entre contratar uma enfermeira e mandá-lo para uma casa de repouso, Jesse, seu filho mais novo resolve que o melhor a fazer é levar o pai para sua casa. Jesse sempre se sentiu meio deslocado em sua família, quando nasceu, seus irmãos mais velhos já eram bem crescidos, e por causa disso, os irmãos não lhe davam atenção, assim como o pai, que já se sentia velho demais para ser pai.Porém, Jesse vê nesta oportunidade, um meio de talvez recuperar os anos perdidos e ter uma relação verdadeira com o pai.

Jesse é o tipo de cara que não acredita que um amor possa ser eterno, para ele, paixões vem e vão, e fazer promessas ou se iludir com uma velhice juntos é bobagem, sendo assim, após inúmero relacionamentos que não deram certo, ele está somente à procura de alguém com quem possar passar o tempo, que no momento é a jovem Marina. e é entre promessas de "não se apaixonar" e "curtir o momento" que Jesse está próximo de cometer a maior burrada de sua vida, o que Mike está disposto a não deixar acontecer, nem que para isso, ele tenha que revelar segredos que ele jurou levar para o túmulo.

O livro é cheio de romance, e nos suga para dentro de suas páginas, porém não para o tempo presente da história e sim para a época em que Mike era jovem e apaixonado, e invariavelmente você se sente um voyeur observando o amor de Mike e Gina pelas ruas antigas de Manhattan. Porém ao passo que a história contada por Mike é bem detalhada, o relacionamento, a trama de Jesse com Marina ou até mesmo com o pai ficou muito superficial, e neste ponto acho que o autor poderia ter criado mais, ter ido mais fundo. Mas é só este ponto que destaco como falho.

A estória é linda e termina com uma bela mensagem e um pontinho de tristeza, mas exatamente como teria de ser. Sem dúvida vale a pena ler, eu RECOMENDO sim, pois até quem não gosta de histórias triste vai se apaixonar por esta.

Barbara Sant 26/11/2012

Resenha # 355 – Ronald Anthony – Um Ano Inesquecível
Oie Gente!
Vocês sabem que eu sou uma manteiga-literária derretida, certo?
Por conta disso, alguns dos livros que eu ganho vão ficando empilhados, já que eu tenho absoluto pavor de personagens sofrendo…
Mas deixar este livro na pilha foi um terrível engano.
Jesse Sienna não acredita em ‘felizes para sempre’. Para ele o amor é algo que vem e passa e promessas são coisas que devem ser evitadas.
Mickey Sienna pensa exatamente o contrário. Viveu um ‘felizes para sempre’ com a mãe de Jesse, acredita no amor eterno e sabe, sem sombra de dúvidas, que o cinismo do filho vai fazê-lo perder uma mulher maravilhosa.
Quando Mickey vai morar com Jesse, depois da morte da esposa e de alguns pequenos acidentes, percebe que só contando ao filho uma história de amor é que vai impedi-lo de fazer uma enorme burrada.
Ain, genteeemmm! O livro é lindo!!! É um daqueles romances que te carregam para dentro dele e te fazem acreditar que tudo aquilo está acontecendo com aquela família é de verdade. Eu conseguia quase ver o que o autor descrevia e, em alguns momentos, via minha família naquelas páginas.
Mesmo aquele que não gosta de “livros tristes” acaba gostando desse, já que tem tantas histórias de amor que torna impossível dizer que ele é um drama.
É um livro doce, romântico e emocionante, com um final agridoce, temperado com uma pitadinha de tristeza.
Absolutamente RECOMENDO que você leia-o!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6