Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal

hammezita 09/09/2021

completamente sem palavras
Eu achei que nenhum livro da saga ia superar O Silêncio dos Inocentes, mas Thomas Harris não brinca em serviço. Vi gente comentando que o livro é arrastado, mas foi exatamente a riqueza em detalhes de Harris que consegue criar essa atmosfera horripilante e atraente, que te traz pra dentro da cabeça e raciocínio desses diversos personagens, todos completamente insanos. E o final, diferente do filme, me pegou completamente de surpresa e quando começou a narração dela eu achei que ia me frustrar mas, ao contrário, só fez com que eu me rendesse à esse livro de vez. Horripilante, sanguinário, apaixonante e de tirar o fôlego. Não é a toa que Hannibal é um dos personagens mais famosos.

Alê 10/08/2021

Livro maravilhoso, reflete bem o Hannibal da série. Apesar de todo o horror e as cenas sangrentas, é impossível não se apaixonar pelo Dr. Lecter.

Flávia Danielle (@flavia90danielle) 09/06/2021

"Os elementos mais estáveis, Clarice, aparecem no meio da tabela periódica, mais ou menos entre o ferro e a prata."

Vini 04/06/2021

Finalmente consegui terminar. A história conseguiu ficar interessante só no final. Mas é uma história surpreendente.

Julia.Ferraroli 22/03/2021

Meu deus que livro foi esse?? O começo achei meio arrastado mas o final me surpreendeu muuito! To até agora sem palavras

Vinícius Alves 16/03/2021

Hannibal, de Thomas Harris.
O romance se passa sete anos após os acontecimentos de O silêncio dos inocentes, aqui nós temos o retorno não só daquele que dá título ao livro, mas como também da protagonista, Clarice Starling.

Nesse livro conheceremos Mason Verger, umas das vítimas sobreviventes de Hannibal Lecter, que tem como único objetivo se vingar do seu agressor. É a partir desse ponto que acompanharemos uma caçada pela paradeiro de Hannibal.

De um lado veremos Clarice agora mais experiente e carrancuda, tendo que lidar com o preconceito e perseguição de uma FBI comandada majoritariamente por homens. É uma baita jornada e um deleite poder acompanhar a evolução de uma personagem forte, inteligente e tão bem construída. Do outro, agora em liberdade conheceremos ainda mais o Dr. Hannibal Lecter, desde seus gostos artísticos, musicais e claro, gastronômicos. Essas novas camadas são de suma importância para de certa forma humanizar ainda mais o personagem, e fazer com que o leitor, em uma maravilhosa confusão, torça por um assassino.

Os novos personagens adicionados à trama têm seus pontos fortes e são importantes para o desenrolar da narrativa, onde praticamente todos participam de alguma cena icônica.

A experiência da leitura é fantástica, pois Thomas Harris traça pistas do que poderá acontecer no futuro mas em momento algum chega a subestimar o leitor. A leitura também é bastante fluida, as páginas passam sem que percebamos, e o ritmo alucinante da história só vai aumentando a cada novo capítulo.

Hannibal dá o ponto final na história desses personagens de maneira visceral, apaixonante e surpreendente.

ig: @literariocuscuz

Marilia 03/02/2021

Um thriller de arrepiar
O terceiro livro do filme que inspirou o filme com Anthony Hopkins.
Manson, uma das vítimas do psiquiatra Hannibal Lecter usa de todo seu dinheiro e prestígio para caçar o seu algoz.
Enquanto isso a Detetive da Cia Clarice Starling usa sua intimidade com Hannibal para sua própria busca ao Serial killer.

juliana2784 31/12/2020

Confesso que não curti tanto esse livro quanto dragão vermelho e o silêncio dos inocentes, foi uma leitura muito arrastada, eu parei na metade e não tinha vontade alguma de terminar.
O que realmente gostei nesse livro foi o Dr Lecter, um dos melhores personagens já criado, ele tem uma inteligência e sofisticação únicas.
Eu não esperava aquele final, o do filme é bem diferente e o do livro é muito melhor.
Clarice Starling poderia ter uma carreira brilhante no FBI mas Paul Krendler fez tudo para impedir que isso acontecesse, o machismo dele foi algo que me incomodou muito mas não deixa de ser a realidade.

André 14/12/2020

Li este livro sem conhecer as obras que o antecedem. Pra quem, assim como eu, quer conhecer sobre um dos maiores assassinos da literatura moderna vale a pena pegar a trilogia desde o começo. O livro passa a ser interessante do meio pro final, que aliás é surpreendente.

Gabriela Paulino 23/11/2020

Sem palavras para descrever. Procrastinei por alguns anos a leitura da sequência de um dos meus livros favoritos. Sempre tinha desculpas: o preço exorbitante por uma edição tão descaprichosa era a principal. Quando achei uma promoção e comprei, ainda procrastinei por alguns meses. Tinha medo que fosse ser um livro ruim, uma daquelas continuações desnecessárias, sem sentido.

Felizmente não tive nenhuma dessas sensações durante a leitura, muito pelo contrário: estava em êxtase com a qualidade dessa obra. Thomas Harris fez jus à fama de bom escritor que advinha d'O Silêncio dos Inocentes. Dias depois da leitura, continuo sem palavras. Devorei numa velocidade impressionante e quando terminei entrei num estado de torpor que não havia experimentado antes ao finalizar leituras. Perfeito, e agora um dos meus favoritos também. Mil vezes melhor e mais adequado que o final dado ao filme. Recomendo.

calie 11/11/2020

aquele com um clímax violentamente animado à base de sangue e bizarrice
finalmente! depois de eu ter largado o primeiro na metade (porque assistir o filme antes quebrou meu clima) e ficar um pouco entediada com o segundo, Thomas Harris gloriosamente prendeu toda a minha atenção. "Hannibal" atingiu uma qualidade de horror que, em comparação com os anteriores, pareceu chocante e satisfatoriamente elevado. foi uma verdadeira competição de "quem é o personagem mais bizarro aqui?", e não poderia ter sido melhor. percebi que o que eu queria ter visto desde o princípio era Lecter sendo quem ele era, longe da prisão, ao ar livre, fazendo sua vida com suas próprias escolhas (o que é uma loucura, penso comigo mesma, por mais interessante que ele fosse, continuava sendo um assassino canibal e eu estava torcendo por sua liberdade). o decorrer da leitura ofereceu uma clareza maior (ainda que algumas perguntas tenham ficado sem respostas) sobre a história de fundo de Lecter, com flashbacks e descrições do palácio que ele criou em sua mente para guardar memórias e conhecimento, que foi cativante e humanizou o personagem. o que não gostei foi a breve parte com a narrativa do investigador Pazzi, que se arrastou demais. o que fez a lentidão valer a pena foi o final da ambientação dele ter sido incrivelmente chocante e satisfatório e, também, dado espaço para a volta de Starling com seus capítulos cheios de ação.

sinto que vale a pena tentar.
Israel Filho 05/09/2021minha estante
?Hannibal? trás o personagem como centro das atenções, diferentemente dos dois primeiros. Inteligente, elegante, sadico e frio! Conhecemos o passado do personagem e suas metáforas fazendo sentindo. Clarice Starling mais experiente e com novos problemas! um fantasma apaixonado nos mais belos prédios da era renascentista da Itália. Incrível !

Julia.Miquelini 15/10/2020

Surreal
Diferente do final do filme, e mil vezes melhor! Esse livro até agora foi o que mais me impressionou! Fico até agora pensando como alguém consegue imaginar essas coisas todas, tão cruéis! Acreditem esse livro é bom demais!

Adiel Barbosa 05/10/2020

Excepcional!
Sanguinário e implacável, Hannibal é de tirar o fôlego. É o terceiro livro da saga e a história se passa sete anos após os acontecimentos em O Silêncio dos Inocentes. Dessa vez, Lecter é a caça e poderá se tornar a vítima.
No decorrer do livro, vemos alguns fatores outrora desconhecidos e que moldaram os personagens. Com auxilio da psicologia, vamos destrinchando esses personagens e percebendo a sua grandiosidade, o que os tornaram o que eles são hoje. A saga Hannibal Lecter é de uma genialidade e complexidade incríveis. Não que o livro seja difícil de compreender ou que tenha uma narrativa não-democrática; o fato é que este é um livro bem escrito e inteligente, com uma trama e desenvolvimento excelentes. Não se trata de um simples romance policial, mas de um belo livro que enriquece no que tange à natureza humana.

Thay 15/06/2020

Ele é o cara...
O que dizer de um cara que simplesmente se reinventa? Com uma inteligência absurda ele consegue se safar, e como havia dito antes é um cara bom, se preocupa e defende quem ele tem admiração.
Caroline.Santos 16/11/2021minha estante
Um cara bom kkkkk moça helloooo ele matou muita gente inocente