Almanova

Almanova Jodi Meadows

Resenhas - Almanova

Fernanda 12/12/2013

Resenha: Almanova
Resenha: Almanova de Jodi Meadows, possui uma narrativa fantasiosa tão deliciosa e inovadora que se torna difícil descrever uma cena sem citar outra e mais outra e por fim a história toda. O livro é incrível, repleto de tensão emocional, assim como a belíssima capa e a ótima diagramação da Editora Valentina.

Ana mora em um local onde muitas almas reencarnam. E a premissa sobre a reencarnação e e consequente evolução é inovadora e surpreendente. Quando ela nasceu outra alma desapareceu (a alma de Ciana) e ninguém consegue explicar o porquê dela ser nova. É muito interessante e por vezes até estranho poder acompanhar / se adaptar que todos ao redor já possuem aprendizados porque possuem a alma antiga, mas Ana não tem, e por isso precisa se adequar a sociedade em si.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-almanova-jodimeadows-edvalentina.html
Deborah 12/07/2020minha estante
Muito dialogo, pouca descrição. Mas, é bacaninha! Um livro de leitura rápida.

Fer 15/12/2020

Acho que poderia ser melhor...
Tenho para mim que tinha tudo para ser uma estória bem melhor, acredito que tinha muitas coisas interessantes a serem exploradas porém não gostei muito da forma que foi desenvolvido, acabou sendo um livro bem razoável ao meu ver. Senti que jogaram muita informação e pouca explicação o que é aceitável já que esse é o primeiro livro da trilogia porém achei que a história ficou mais à mercê do romance entre Ana e Sam e acabei não gostando muito disso, pois havia muita coisa interessante a se explorar. Não achei o livro ruim, apenas não funcionou tão bem para mim e mesmo achando que o final foi interessante não fiquei tão empolgada para continuar a trilogia e confesso que não tive muita paciência para a protagonista.

Queria Estar Lendo 04/07/2017

Resenha: Almanova
Almanova é o primeiro livro da trilogia Incarnate, da autora Jodi Meadows, e que conta a história de uma menina que nasceu com uma alma nova em um mundo onde todos reencarnam e se recordam de suas vidas passadas. O livro foi publicado aqui no Brasil em 2013 pela editora Valentina, que nos cedeu um exemplar para resenha.

Ana é uma almanova, ou uma sem-alma como sua mãe Li gosta de lhe dizer. Com apenas 18 anos de vida, a garota precisa aprender cada pequena coisa do zero, diferente de todas as outras pessoas, que já estão no mundo a milhares de anos e já reencarnam com o conhecimento de suas vidas passadas. Por isso, Ana é uma aberração. A única almanova que surgiu, sem que ninguém saiba o motivo, e tomou o lugar de outra alma que nunca mais reencarnou.

Ana é uma estranha, um erro. Ela é uma ameaça, uma impostora. Ana está viva, mas talvez amanhã não esteja mais.

"- Sinceramente? Eu acho que as pessoas não têm certeza se vale a pena conhecê-la. É como decidir se vale a pena fazer amizade com uma borboleta, já que ela não estará ali de manhã."

A história se inicia com Ana deixando a casa de Li e partindo rumo a Heart, a cidade onde todos vivem e onde ela espera encontrar respostas sobre quem é e o porquê, depois de milhares de anos, algo como ela ocorreu. Ficar livre e longe do rancor e das maldades da mãe é animador, mas o mundo é muito maior e perigoso do que a garota imaginava, e ser uma novata em relação a tudo não ajuda em nada. É por isso que ainda em sua primeira noite na floresta Ana acaba sendo atacada e quase morre afogada no rio, não fosse por um garoto que mergulha e a salva da morte. Talvez sua primeira e última.

Sam acabou de reencarnar e tem apenas 18 anos nesse novo corpo, quando em certa noite ouve o grito de uma garota ao pular de um penhasco em direção ao rio. O que ele não esperava é ter salvo a vida de Ana, aquela Ana de quem todo mundo sabe mas poucos conhecem. E ele esperava menos ainda que ela fosse assim tão arredia e sem compreender gestos de bondade e amizade. Após o primeiro contato com a garota fica nítido que ela precisa de ajuda e, principalmente, de um amigo.

E é assim que os dois partem em uma jornada rumo a Heart, para que Ana possa enfim conhecer a cidade onde nasceu e, quem sabe, descobrir um pouco mais sobre sua origem. Em meio a salvamentos mútuos, conversas e trocas de histórias a afinidade entre a almanova e Sam começa a crescer. Além de uma amizade, a relação dos dois toma moldes para os quais Ana não estava preparada e com os quais Sam não sabe como lidar. Afinal, em um mundo onde todas as almas reencarnam, como é possível se permitir amar alguém que talvez nunca mais vá voltar?

Almanova tem uma premissa maravilhosa e, apesar da sinopse vaga, me conquistou desde o primeiro momento. Inicialmente eu estava com certas dúvidas, principalmente por se tratar de um YA fantástico de 2013, onde os livros do gênero eram bem diferentes (e mais fracos) do que temos hoje no mercado. A qualidade da história e a maneira como me apeguei a Ana e Sam foram realmente surpreendentes pra mim. Ana é o tipo de personagem que talvez em um contexto diferente poderia ter sido uma protagonista chata, mas que é perfeita no livro e no universo ao qual pertence pois ela é nova, ela está descobrindo tudo, ela teve uma vida onde sempre foi renegada e tratada com desprezo e maldade. As ações da personagem se justificam com a sua história, suas dúvidas são bem fundamentadas assim como seus medos e suas desconfianças.

"- Você não é uma sem-alma.Você é capaz de sentir o que quiser."

Por sua vez, Sam é apaixonante. Até mesmo quando ele toma atitudes em que patroniza Ana, é possível entender seu medo por trás de tais atitudes. Ele teme pela garota, ele quer ajudá-la e protege-la, mas nem por isso a coloca em uma torre e a julga incapaz. Diferente do que costumamos ver por aí em livros do gênero, Sam se coloca ao lado de Ana e sempre a assegura que ela é livre e capaz para fazer o que quiser, para aprender o que quiser. Ele sempre está ali para ela, e é lindo de ver que ela também está ali para ele.

Porque Ana pode precisar de Sam, mas ele precisa dela tanto quanto.

Jodi Meadows acertou em cheio ao criar um universo tão interessante para a história, que além de toda a busca de Ana por respostas também contempla, ainda que sutilmente, uma questão religiosa e a procura pelo entendimento de quem somos, por que somos melhores do que os outros, o que nos faz donos de onde estamos. A escrita é simples e por vezes me peguei pensando que a tradução poderia ter sido melhor ajustada em alguns pontos, mas nada que prejudique a leitura. O livro sofre uma pequena queda quanto a narrativa nas últimas 80 páginas, que é onde o plot final da história se desenvolve e por isso tirei 0,5 da nota.

A edição da Valentina é muito bonita, com uma diagramação muito boa e que facilita a leitura. No início de cada capítulo tem o desenho de uma borboleta, que é a associação feita a almanova. Embora a maioria das pessoas ame a capa do livro, eu acho ela um pouco datada (mas achava linda logo que ela saiu, 4 anos atrás). O livro tem menos de 300 páginas então é a escolha perfeita para uma leitura rápida e fluida, que vai te deixar querendo mais.

Almanova é o primeiro livro da trilogia Incarnate e levanta questões sobre o amor, reencarnações e como você viveria sua vida se tivesse a certeza de que iria voltar. E o que faria se o amor da sua vida fosse apenas o amor de uma vida, e não de todas. Valeria a pena se apaixonar? Mais do que isso: alguém consegue controlar por quem se apaixona?

Ana e Sam talvez tenham apenas uma vida juntos para descobrir todas essas respostas, mas eles vão tentar.

Hidalberto 27/01/2022

Almanova???
O enredo gira em torno de uma sociedade que vive reencarnando uma infinidade de vezes e que de repente nasce uma pessoa que não tem alma de alguém que existiu, daí a origem do nome almanova. Isso tudo parece interessante, mas quando você pega alguns pontos fica meio estranho (eu achei, mas leiam para descobrir). Achei a leitura muito arrastada, os diálogos curtos, descrições confusas, protagonista não muito carismática (ou será que essa era a ideia?). Creio que seja o livro de estréia da autora (eu acho, possa ser que esteja errado). Já no finalzinho, a partir do clímax que percebi melhorar um pouco. Mas não muito. Deixou algumas lacunas, porém acredito que seja ganchos para o próximo livro. Vamos vê se melhora um pouco no próximo.

Confesso que fiquei bugado com alguns acontecimentos e com a vida daquela sociedade. Mas na ficção tudo pode né.

A.Maia 07/09/2022

Almanova #1
Ana é uma jovem diferente dentre todos, tal diferença é mais profunda que aparência ou um jeito de ser, é algo que ninguém consegue explicar ou entender. Em anos as mesmas almas reencarnam e sempre lembram de suas vidas passadas, mas, após muitos séculos, uma alma não reencarnou e Ana nasceu em seu lugar, uma almanova, alguém desconhecido. A vida da jovem protagonista é cheia de maus-tratos emocionais, principalmente por sua mãe ter vergonha dela. Recém feito 18 anos, Ana dá um jeito de sair de debaixo do teto da mãe e descobrir por conta própria porque é diferente e única.

Um livro introdutório, conhecemos o ambiente e a cultura local; bem como a paixão de Ana pela música. Em meio a um emaranhado de descobertas a protagonista conhece Sam, um jovem que acaba a ajudando em sua jornada, conta para ela um pouco de como é ter tantas vidas, sempre reencarnado. Ana aprende algumas coisas que sua mãe se recusava a ensiná-la, ainda que muito ela tenha aprendido sozinha.

Ana sofre no início da leitura, me doeu vê-la assim, sem que tivesse culpa de ser diferente. Dentro de uma relação tóxica com a mãe. Aborda bastante a respeito de como muitos tem preconceitos com quem é diferente. Também, destaca a questão de tempo, quem está sempre reencarnando pode ter tempo para sempre estar descobrindo coisas novas. No desfecho, algumas pontas se fecham me deixando curiosa com o que o segundo livro da trilogia trará!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Isa @isabellagraton 29/06/2020

Almanova
Quem já viu a capa desse livro, sabe do que eu estou falando. Essa capa além de ser maravilhosamente perfeita, com todas as cores, detalhes e o arco íris que se forma quando encontra o sol é de deixar qualquer um sem fôlego.

A história é interessante, inovadora e com um tema que eu nunca tinha visto antes. Realmente me interessei pelo livro e fiquei presa nos acontecimentos.

Ana é uma sem alma, num mundo de pessoas que reencarnam sempre, ela é praticamente uma aberração. E as pessoas fazem questão de deixar isso claro.

Eu adoro esse livro, a história, mais confesso que a Ana não é a protagonista que eu esperava. Achei ela insegura e um pouco entediante. Mais claro que apesar dela se desenvolver ao longo da história, não é uma personagem que me cativou.

O romance entre ela e o Sam é fofo, doce. Mais nem de longe me deixa arrebatada.

Angélica Carvalho 25/03/2021

Foi uma releitura gostosa, tinha fatos que havia esquecido e outros fatos que prestei mais atenção e entendi.

Larinha 15/05/2021

Não dava nada e me surpreendi!!!
Esse é definitivamente o livro que eu não dava nada. Sim o livro é lindo, a capa é totalmente maravilhosa, e sinceramente? foi por isso que comprei.
Como disse, não dava nada a esse livro, estava parado na minha estante desde o ano passado! Comprei em uma feira do livro que teve e nunca mais relei nele, falava que ia ler, mas acabava não lendo por não ter visto ninguém falando dele, ou simplesmente por achar que me decepcionaria, mas pra falar bem a real, estava enganada! Muito enganada.
Não dava nada pro livro, agora ele é um dos que mais gostei de ler.
Começando pela escrita, ela é muito fácil e gostosa de ler, não me prendi a esse livro ao ponto de dizer ¨ah vou virar a noite lendo¨, mas também não é o livro que a gente fica deixando de lado por estar muito enrolado, ou pela historia não nos envolver.
O livro é realmente bom, tem uma historia surpreendente, uma casal fofo e tudo mais.
Esse é aquele livro que sabemos que o casal vai ficar junto desde o primeiro encontro dos dois, mas não acaba sendo chato por isso, pelo contrario, é muito emocionante ver eles se desenvolvendo como amigos pra depois se tornarem um casal, achei lindo o desenvolvimento desses dois.
Final surpreendente, mesmo imaginando que aconteceria, me surpreendeu, já que achei que aconteceria ou no segundo ou no terceiro, de qualquer forma é um final bem emocionante, mas rápido, aconteceu tudo em apenas 2 capítulos (20 paginas), esperava uma pouco mais enroladinho, mas gostei da forma como ela aplicou.
Minha parte favorita, sem duvidas, é o baile a fantasia, sabia o que aconteceria nele, estava obvio, mas é uma momento literalmente perfeito.
Adorei como a personagem principal (Ana) descreve cada momento, ela realmente tem as palavras certas para descrever qualquer situação, é muito espetacular!

A partir de agora, indicarei muito esse livro, pois realmente vale a pena!!!
RobertaToussaint 15/05/2021minha estante
Essa trioligia é muito linda.

Papillon 07/03/2020

AlmaNova
Chocada com AlmaNova e todo seu desenrolar! Amei os personagens e fui cativada pelo drama de Ana.
Ana é realmente uma personagem merecedora de uma trilogia! Merece contar mais dela e de seus amigos!!! Ansiosa para ler a sequência e amar mais ainda Sam!!

Geo Campos 17/01/2021

Fascinante esse universo, uma forma de ver o mundo se todos pudessem se lembrar sempre de todas as vidas vividas... Mas ao mesmo tempo não deixa de ser extremamente pesado nunca recomeçar. História Incrível, vale muito a pena ler.

Munique 20/06/2020

Decepcionada
Estava super animada com a proposta do livro, fantasia, com reencarnações, dragões, silfides, parecia incrível.
Depois de anos de reencarnações, sempre as mesmas almas em corpos novos e diferentes, uma pessoa morre e no lugar dela nasce Ana, ninguém entende o porquê de isso ter acontecido e ela é discriminada por ter ?tirado? a vida de outra pessoa, sendo assim Ana vai para a cidade de Heart para tentar descobrir de onde ela veio e o porquê de seu nascimento, o que nos deixa muito curiosos também! Porém é só aparecer um homem, Sam, pra desviar ela totalmente da sua busca, de início pelo menos para mim não tinha nenhum indício de romance, pensei que seriam apenas bons amigos, porém totalmente do nada temos o ?quase beijo? e mesmo assim a relação dos dois não convence nem um pouco. Um livro com pouquíssima ação, e as que tem são muito mal desenvolvidas, personagens chatos, cenários mal descritos, não via a hora de terminar, e não pretendo ler os próximos da trilogia! Mais uma vez a proposta era boa, mas o desenvolvimento foi péssimo!
Viviane 20/01/2021minha estante
Nos livros seguintes ela se foca em descobrir sua origem e Sam a acompanha porque se apaixona pelo jeito novo dela viver.
É como os opostos que se atraem, mas aos poucos percebe-se que ela vê mais no Sam do que um rapaz magricela que toca bem.
Dossam toca a alma das criaturas quando faz música.
Ela ama isso, por isso o romance parece aquele flerte.
Mas ao contrário dele, ela não sabe se vai reencarnar, então Ana tenta viver tudo de uma vez.
Ela quer descobrir quem é, por que nasceu, se era ou não amada pelos pais, pq a angústia quando chega perto dos muros.
Já ele não tem essa pressa, parece um pai ensinando o filho a esperar pelo tempo certo, mas quando ele descobre que ela pode não reencarnar, tbm a ajuda na investigação dela.
Sam já viveu muitas vidas, e apesar de amar viver, ele sabe o valor de cada alma e não quer que Ana perca nada.
No segundo livro explica o que são e o porque das Silfides existirem e o medo do Sam pelos dragões.
Tbm explica como Ana nasceu, quem causou aquilo, fora o fato que tentam matar todos que tentam descobrir os segredos de Range, que é bem mais sombrio do que imaginavam.
No terceiro eles descobrem que existiu outra cidade e que Range será destruída para criar um novo Deus.
Ana sai em busca da verdade, Sam e outras pessoas se juntam a jornada e é descoberto o porque dos dragões sempre matarem o Sam.
O foco sai do romance nos 2 últimos livros, se foca em crises existenciais, idolatria, pactos e punições divinas.
A trilogia é boa, espero não ter dado spoiler, só queria que a autora voltasse a escrever e falasse mais da primeira vida dos habitantes do Range.

Lêeninha 22/06/2020

E como não se encantar com cada parte da história e querer saber o que acontece depois da próxima página

Blog MDL 17/02/2014

Ana sempre soube que era diferente. Sua mãe Li jamais a deixou esquecer a sua condição e insistia em chamá-la de sem-alma pelo simples fato dela ser nova em um mundo povoado por almas antigas e que sempre se conheceram. Para ela, Ana era um castigo, um sinal de que algo ruim estava por vir e que por isso todos deveriam evitá-la. Por causa do ódio que sua mãe nutria por ela, Ana passou toda a sua vida sendo maltratada física e psicologicamente, mas ela estava disposta a mudar isso e toma a decisão de ir embora em busca de respostas que justificassem o seu nascimento. Contudo, as coisas lá fora eram piores do que ela poderia imaginar e ela acaba sendo atacada por sílfides na floresta. Em uma tentativa desesperada de evitar uma morte dolorosa, ela toma uma decisão que também poderia matá-la se ao longe não tivesse alguém observando-a.

Sendo salva por Sam, Ana não pode acreditar que ainda está viva, nem que alguém possa ter feito algo realmente bom por ela sabendo da sua condição de almanova. Desconfiada das verdadeiras intenções do seu salvador e com medo de que alguém como Li se aproximasse dela novamente, ela tenta de todas as formas se desfazer da companhia indesejada do garoto. Entretanto, ela não tem sucesso em sua empreitada e aos poucos vai baixando à guarda e permitindo que Sam se aproxime dela. Percebendo que ele não deseja lhe fazer nenhum mal e que tão pouco a odeia, ela vai confiando cada vez mais nele e aceita a ajuda que ele oferece para guiá-la até Heart, a cidade onde todas as respostas se encontram e o lugar onde ela nasceu. Ela só não imaginava que quando chegasse até o seu destino as coisas se complicassem tanto e que ela se visse presa a Sam por tempo indeterminado ao mesmo tempo em que tem que lidar com uma cidade inteira de pessoas hostis e que querem vê-la bem longe do lugar que eles consideram o seu lar.

“Um livro que parece simples, mas que na verdade tem mais para dizer do que é possível encontrar se não o lermos com atenção”. Foi isso que senti durante as horas em que passei lendo ‘Almanova’. As razões que me levaram a pensar assim podem ser encontradas por toda parte, já que Jodi Meadows tornou o seu livro em uma obra encantadora e que por prezar pela delicadeza e fluidez impulsiona o leitor a ler uma e outra página sem sequer notar. São tantas revelações e pistas a seguir que a autora nos fornece, que o enredo avança na medida em que a nossa curiosidade aumenta. Muito disso se deve ao fato dela explorar de modo total a mitologia que ela propôs para a sua série. Nela, vemos desde aspectos religiosos e que exercem grande influência em seus personagens a inserção de criaturas mitológicas que num primeiro momento podem parecer ser os grandes vilões da história, mas que se observados com atenção, não são nada mais que os inimigos externos de Range.

Algo bastante interessante que também podemos observar no enredo, é a maneira em que as inovações da nossa tecnologia são transformadas em inventos criados pelos personagens de modo que todos aparecem na história com uma nova roupagem que deixa o leitor impressionado com a autora por ela não ter optado pelo caminho mais fácil e ter inovado na hora de apresentar-nos coisas que nos são tão rotineiras. Entretanto, o que nos faz refletir desde o primeiro momento em que é citada é a imortalidade. Pois é trazendo um quê de ensinamentos espíritas, que vemos a autora explorar ao máximo questões como: "O que fazer com a imortalidade?" "É possível amar a alma de alguém e não o seu corpo, apenas?" "Se tivéssemos todo o tempo do mundo, será que aproveitaríamos as pequenas coisas do dia a dia?" Confesso que esse aspecto da construção de sua história foi o que mais me impressionou, principalmente, porque a autora fez com o que o dilema dos seus personagens refletissem nos seus leitores de modo que vai além de um impacto superficial.

Ana, por exemplo, já nas primeiras páginas do livro embarca em uma jornada em busca de respostas para essas e outras perguntas. Ela deseja entender o seu nascimento e a sua função na sociedade de forma tão profunda, que é incrível poder ver as coisas acontecerem através dos seus olhos. Ainda mais, porque é notório o quanto ela necessita entender tudo o que a tornou em uma almanova para poder viver plenamente. Em contrapartida, seus anseios também levam Sam – uma alma milenar –, a se questionar sobre os preceitos da sua comunidade, bem como, a maneira como ele conduz a sua vida. Essa influência que ela exerce nele, complementa com perfeição o modo com que ele mostra para ela sentimentos que até então ela não conhecia, tais como: segurança, companheirismo, amizade e amor.

Vendo a mudança gradual que Ana sofre ao lado de Sam, foi impossível não sentir ódio por Li. Principalmente, porque chega a ser difícil entender como uma mãe é capaz de tratar um filho como uma criatura selvagem. A única coisa que fez com que meus sentimentos por ela não fossem ainda piores, é que ao menos Ana conseguiu encontrar pessoas que a apreciam e que não a culpam por algo que ela não teve nenhuma influência: o seu nascimento. Ademais, como essa é uma história que também trata de amor em suas mais variadas formas, a autora também traz um romance para a vida de Ana. Entretanto, ele é tratado de forma tão delicada, tão verossímil, que em nenhum momento sentimos que foi um casal criado para suprir qualquer necessidade do enredo. Pelo contrário, a sensação que é transmitida é que esse era o curso natural das coisas.

Com um livro escrito de forma tão brilhante e concisa como ‘Almanova’, não é de se surpreender que a edição da Editora Valentina seja tão impecável. Pois é com uma capa holográfica de encher os olhos, uma diagramação maravilhosa e uma revisão impecável, que o leitor não vê saída a não ser eleger este, como sendo um dos livros mais lindos de sua estante. Por fim, se por acaso a minha resenha deixou alguma dúvida sobre a necessidade de ler esse livro, eu vos afirmo aqui embaixo: LEIAM! LEIAM! LEIAM!

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/02/resenha-almanova-por-jodi-meadows.html

Jaynara 03/07/2020

Resenha: Almanova - Podia ser um pouquinho melhor
Oi gente! Não sei vocês, mas eu estou lendo bastante nessa quarentena. Já terminei esse que vou resenhar para vocês e logo engatei em outro que estou amando.

Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu… e ninguém sabe por quê.

A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre…

Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto — de Ana os deixarão viver essa paixão em paz?

Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?

A história de Almanova gira em torno de Ana, uma jovem de 18 anos que nasce pela primeira vez em um mundo em que as outras pessoas já viveram milhares de anos, sempre reencarnado. Por ser uma Almanova, Ana é tratada com desprezo pela mãe, Li que sempre a rejeitou pelo fato de Ana ter nascido no lugar de Ciana, causando assim o desaparecimento eterno da mesma.

Ao completar seus 18 anos, Ana resolve, abandonar Range, cidade em que mora com a mãe, para ir em busca de uma resposta para o seu nascimento. O destino escolhido, Heart, cidade em que nasceu e que é o centro de toda aquela região, local onde fica o Conselho. Ao longo do caminho para Heart, Ana, a Almanova, ou sem-alma como Li a chama, passa por algumas dificuldades, sendo atacada por sílfides e quase morre afogada, porém é salva por Sam. A partir de então, Ana e Sam começam uma grande amizade/amor, onde um sempre defende o outro do perigo.

“O que é uma alma senão uma consciência que nasce e renasce?”

Sam, é na verdade Dossam, um músico que Ana sempre admirou. Ele ao conhecer Ana estava com a aparecia de um jovem da mesma idade, porém ele já viveu milhares de anos, sempre morrendo atacado por dragões e renascendo.

O livro abrange todo um universo mitológico e mágico, onde existem dragões, sílfides e pessoas renascendo. A personagem principal é Ana, porém existe Sam que começa a ter bastante destaque na história, onde sempre conduz Ana em tudo, acabando por fazer a jovem bem dependente dele.

"-Você não é uma sem-alma. Você é capaz de sentir o que quiser."

Ana sempre foi criada pela mãe que a ignora constantemente e sempre arrumava uma maneira de fazê-la se sentir inferior aos outros por ser uma Almanova. O pai da Ana fugiu assim que ela nasceu, e nunca mais sendo visto.

Eu confesso que esse livro não me agradou de primeira, demorei para engatar a leitura, comecei ela no começo do ano e só consegui terminar agora. Não é bem o tipo de história que me chama atenção, não curto muito quando colocam coisas do tipo dragão em meio a histórias. Só em alguns casos que acho interessante.
Porém, depois de chegar mais ou menos na metade do livro comecei a ler mais e a gostar da história e dos personagens, mas ai veio o final que na minha opinião não foi tão bom assim e mal construído.

3 de 5 estrelas

site: https://www.boasdepapo.com.br/2020/07/resenha-almanova.html