Irmãos Pretos

Irmãos Pretos Hannes Binder...



Resenhas - Irmãos Pretos


36 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


camilete 10/01/2023

irmãos pretos
bom eu achei um livro leve e bom assim ele não é nada demais mas eu é um livro bom para vc pegar para ler numa tardezinha chuvosa sabe eu queria que tivesse uma continuação pq o final foi meio incompleto queria que tivesse falado oq aconteceu depois mas em geral o livro e bem legal sim
comentários(0)comente



Vênus_Alice 21/09/2022

Irmãos pretos
É uma história que se passa na Itália do século XIX, onde a pobreza e fome se faziam presentes.

Uma família precisa vender o filho mais velho, Giogio de 13 anos, para um golpista, ele então teve enfrentar um árduo e insalubre caminho até Milão, viu todas as outras crianças morrerem, exceto o seu amigo que sobreviveu.

Ao chegar em Milão se tornaram limpadores de chaminé, situação que não sobreviveriam muito pois seus compradores não lhes pagavam, os alimentavam mal e os deixavam viver com roupas rasgadas e descalços, mesmo no inverno rigoroso, além de dormirem no chão.

A cada tenpo que passava ele ficava com saudade de casa e desmotivado, a família que lhe comprou o tratava mal e o filho deles sempre aprontava e colocava a culpa nele. Sua salvação foi a filha doente que acreditava e o defendia.

Um dia ele descobriu que as crianças limpadores de chaminé se agrupavam, os Irmãos Pretos, onde se apoiavam e planejavam a fuga.

Um dia Giogio ficou muito doente em uma casa que limpava e conheceu o médico que transformou sua vida.

Sem mais detalhes, é uma história que conta como a história das crianças e pobres se repete em cada canto do mundo, como várias realidades existiam e ainda estão aqui.

Mas em algumas história, há outros caminhos e a "sorte" pode também cruzar o seu caminho.
comentários(0)comente



Andreia.Kohut 30/05/2022

A história de um menino limpador de chaminé, vendido pelo seu pai em uma época de crise. Fatos históricos de violência que chocam.
comentários(0)comente



Rafael Mussolini 15/05/2022

Irmãos pretos
Irmãos pretos do Hannes Binder e da Lisa Tetzner (SM Editora, 2006) é um livro clássico da literatura juvenil alemã. Foi escrito pela Lisa Tetzner em meados de 1941 em parceria com seu marido Kurt Held que na época era proibido de publicar por ser de origem judaica. O livro conta a história de um garoto chamado Giorgio que vivia em Sonogno, no Cantão de Ticino, região italiana da Suíça e que devido à seca e a miséria acaba sendo vendido por sua família para trabalhar em Milão como limpador de chaminés. A decisão da família nesse caso não se refere a descaso ou abandono, mas sim a uma estratégia de sobrevivência. É um livro empolgante e possui arcos narrativos interessantes que ao mesmo tempo consegue resgatar um contexto histórico análogo à escravidão que ocorreu na Itália entre 1800 e 1920.

O que encontramos em “Irmãos pretos” é algo que faz parte da história da Suíça, portanto, é uma narrativa que se baseia em pesquisa histórica para utilizar a ficção também como um veículo de registro, memória, informação e conscientização. Existia um verdadeiro comércio de crianças e adolescentes para realizar trabalhos braçais nas grandes cidades. No caso de “Irmãos pretos” acompanhamos a jornada de um grupo de crianças, todos por volta dos 13 anos, que vão para a cidade para limpar chaminés, um trabalho de extremo risco. Eles tinham que se esgueirar por dentro de chaminés, por vezes ainda quentes, para desobstruir a passagem e evitar que a fumaça voltasse para dentro das casas. Um trabalho de crianças escravizadas para atender comerciantes e a elite.

Através das vivências de Giorgio e de sua relação com a família que o compra, vamos conhecendo um pouco mais das agruras e dos riscos que esse trabalho forçado trazia para as crianças. Além da jornada pesada de trabalho, Giorgio é obrigado a dormir num porão, literalmente atrás de grades e a se alimentar com o que “seus donos” quisessem dar. Portanto, a saúde estava sempre em risco, tanto pela má alimentação quanto pelo contato direto com a fuligem das chaminés apertadas, o descaso e a violência das ruas.

Apesar de todo o peso do cotidiano e do trabalho, Giorgio encontra um pouco de alento em algumas pessoas que atravessam seu caminho. A filha adoentada do casal que o explora logo se afeiçoa ao menino e, por vezes, o alimenta as escondidas. Ele também estabelece uma forte amizade com um dos garotos que chegaram a Milão junto com ele e que o apresentará a uma empolgante possibilidade de resistência, assim como um médico que o atende após ele quase morrer ao sair de uma chaminé – um médico com preceitos humanos e que não se conforma com a situação que aquelas crianças se encontram.

“Os irmãos pretos”, assim são chamados por andarem sempre cobertos por fuligem e esse fato acaba se tornando uma marca deles dentro da sociedade e também motivo para mais perseguição e exclusão social. Mas também se tornará um grande símbolo de resistência.

A edição que hoje temos em mãos é ainda mais rica, pois, 70 anos após a publicação da primeira edição de irmãos Pretos, o ilustrador suíço Hannes Binder embarcou em um projeto para transformar a história em um romance ilustrado. As ilustrações de Binder transformaram a obra em algo singular, rico em referências da época e recebeu vários prêmios pela qualidade das imagens.
comentários(0)comente



Ju 01/05/2022

Meu irmãozinho leu esse livro pra escola e acabei resolvendo ler também. O livro é bom considerando o público alvo. Além de ser um livro bem curto (só 144 páginas) tem muitas imagens e elas descrevem cenas da história que os autores não colocaram em palavras. Os desenhos são muito bem feitos, apesar de, às vezes, não entender o que estava acontecendo na imagem. A temática também é muito boa, creio que nunca tinha lido um livro falando sobre tráfico de crianças ou trabalho infantil (mas era mais trabalho escravo mesmo).
O livro é rapidinho e tem vários pontos positivos, não consegui me prender tanto a ele. Achei que não desenvolveu tão bem o protagonista e a história. Sem contar que, às vezes, mencionavam o nome de algum personagem mas eu nem sabia que grau de parentesco (ou amizade) essa pessoa tinha com o protagonista (ex: Anita - obs: procurei no começo do livro e não tinha achado). Enfim, acabei dando 3 estrelas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carlinha 20/04/2022

Literatura infanto juvenil
Historinha bacana que conta a história de um menino que foi vendido pelo próprio pai para um esquema de trabalho infantil.
Achei a história bem morninha, de vagar pra caramba, como se tivesse sido contada por uma criança de 10 anos.
Mas é uma leitura rápida, belas ilustrações.
Bom para espairecer a cabeça.
comentários(0)comente



Izzy 23/03/2022

Irmãos pretos
Outro achado da biblioteca da minha escola é que leitura gostosa de se fazer, comecei com o intuito de ler 20 páginas e quando vi já tinha terminado kkkkkk.
A escrita é impecável, simples, clara e objetiva; o livro não perde tempo descrevendo cenários e deixa que as ilustrações façam seu trabalho. E falando em ilustração, uma mais impecável que a outra, é uma livre clássico, realista e verdadeiro. Me surpreendi muito lendo

Ps: quero roubar ele da biblioteca kkkkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 13/09/2021

Eu tive que ler esse livro pra escola, então não tava botando muita fé nele, sabe como é né? Mas impressionantemente, eu gostei do livro. Um livro que trata sobre um tema pesado (porque fala sobre tráfico de crianças) mas de uma forma tão leve. É um livro super rápido e tranquilo, daqueles que você lê em um dia. As ilustrações---- simplesmente perfeitas.
comentários(0)comente



Victoria.Filgueiras 20/07/2021

Eu gostei bastante, a história aborda um tema sensível de uma forma leve para todos entenderem. Além de ser uma leitura super rápida e fácil!
comentários(0)comente



Athena 07/05/2021

Livro pra escola ?
Eu li esse livro pra escola, então já sabem certo? A leitura fluiu, mas eu não gostei nadinha da história, a reviravolta foi tão sem graça, eu sei que é uma crítica pra o tráfico de crianças e que não merece opinião de ?Ai eu gostei, ou, aí eu não gostei?
comentários(0)comente



MaineCraft 20/03/2021

Um livro incrível
Acho que foi um dos livros mais rápidos que li.
Nele, conhecemos o Giorgio, um menino de Sonogno que se vê em uma situação de miséria, e por isso é levado para trabalhar como limpador de chaminés em Milão.
As ilustrações são lindas, e complementam a história de um forma leve
Tenho que dizer que chorei um pouquinho no fim dele kkkk
comentários(0)comente



Berenice.Thais 31/07/2019

Lindo as ilustrações em preto é branco nos fascina com os detalhes; Giorgio mora em sonogno,no cantão de ticino, região italiana da Suíça.ele tem 13 essa história começa em 1938.afetado pelo inverno rigoroso seguindo de uma seca sua família se vê na miséria,com a sua mãe ficando doente seu pai o vende por vinte francos o menino deve encontra lo em Locarno para depois chegar em Milão como limpador de chaminés,antes de chegar faz amizade com outro garoto Alfredo que por coincidência passa a viver.
Aprendendo o senso de justiça e solidariedade.
comentários(0)comente



36 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR