Irmãos Pretos

Irmãos Pretos Hannes Binder...

Resenhas - Irmãos Pretos

Joyce 25/08/2014

Irmãos Pretos
O livro que eu li, conta a historia de uma garoto que foi vendido pelo pai a um homem estranha a troco de dinheiro. O nome do menino é Giorgio. Ele foi levado para Milãó, no começo Giorgio não queria ir. Mais no fim acabou aceitando pois sua mãe tinha ficado doente e sua família não tinha dinheiro para pagar um medico. Giorgio foi vendido por 25 francos. Isso era o suficiente para sua mãe ser examinado e e também comprar alimentos para seu pai,sua mãe, seus irmãos gêmeos e a Nonna. Indo a caminha de Milão Giorgio conhece um menino chamado Alfredo, os dois viram grandes amigos e juram lealdade um para o outro. Os dois meninos mais um grupo de jovens entram em barco na companhia de um homem que tinham uma cicatriz muito feia no rosto. Como estava um tempo muito chuvoso o barco que o grupo estava acaba virando no meio do mar. Alfredo e Giorgio acabam se salvando. Ouviram um grito de ajuda vindo do meio do mar, quando olharam bem era o homem da cicatriz. O mesmo homem que estavam levando eles para Milão para trabalhar como limpador de chaminés. Os dois puxaram o homem para uma ilha, assim que acordou o homem ficou espantado pelo fato dos dois garotos ter salvado a vida dele. Como eles estavam sem barco tiveram que seguir viagem a pé, ou então, pegando carona. Por fim eles chegaram em Milão, onde foram disputados por vários homens. Alfredo foi vendido para o homem de cara amarela. que agarra a mão de Alfredo sem ao menos se despedir do amigo Giorgio. Giorgio foi vendido para o Mestre Rossi. Por fim foi levado para sua casa. chegando lá a mulher fez uma péssima recepção ao garoto, no começo ela nem queria da comida ao menino. O filho da senhora Rossi, chamado Anselmo também não gostou nem um pouco da chegada do garoto. a unica que dês do começo gosto do menino foi Angeletta, a filha de Mestre Rossi e senhora Rossi. Logo no primeiro dia Giorgio saiu pra limpar a chaminés,na primeira chaminé que ele foi limpar, como não tinha pratica nenhuma ele quase morreu sufocado. Com o passar do tempo Giorgio não estava sendo bem tratado, estava desnutrido e muito doente. Até aguardente Giorgio já havia tomado. Num belo dia Anselmo roubou a carteira do pai e todo mundo acusou Giorgio. Só que Angeletta viu o irmão pegando a carteira e contou para seus pais. so que Giorgio havia fugido com medo. Só que acabou sendo pego pela policia e levado novamente para casa do Senhor Rossi. Giorgio encontrou seu amigo Alfredo, que também estava muito doente. Qua alguns dias depois acabou morrendo, deixando Giorgio como capitão do seu bando, os Irmãos Pretos.
Num belo dia Giorgio passou mal. Ele foi trabalhar, dentro da chaminé ele desmaiou. Sorte que no local onde ele estava tinha um medico. Que o ajudou muito. comprou roupas para Giorgio, sapatos, cachecol,paleto,muitas coisas novas. Teve um dia que Giorgio resolveu fugir com quatro dos seus amigos. Tinham muitos policiais atras deles , e um homem ajudou eles a fugirem. Eles conseguiram escapar, o homem da cicatriz acabou sendo preso. Giorgio virou professor. E assim seguiu sua vida.
Angela.Oliveira 17/05/2017minha estante
Boa noite. Vc poderia me enviar por PDF, ou email :angelacharitas@gmail.com, o livro Irmãos pretos, preciso para ler e fazer prova. Obrigado.
Tenho WhatsApp 971411054

Bilu 30/07/2017minha estante
Pode me mandar o PDF também? Estou muito interessado neste livro! E-mail: willerr.isaac@gmail.com

Jesus 24/09/2018minha estante
Boa tarde,
Pode me enviar em PDF? novembro26@hotmail.com

Lozi 21/10/2018minha estante
Boa noite. Vc poderia me enviar por PDF, ou email : lozidd@terra.com.br, o livro Irmãos pretos, preciso para ler e fazer prova. Obrigada.
Tenho WhatsApp (48) 99903-2582

Leila.Lima 31/10/2018minha estante
Boa noite, preciso ler este livro para um trabalho escolar, você pode me enviar um PDF, por email? Meu email: leila.baumart@gmail.com, desde de já obrigada!

Jeovania.Pereira 12/03/2019minha estante
Gostaria que me enviassem em PDF. meu e-mail é jeovania_matos@hotmail.com. O livro Irmãos Pretos. Preciso fazer provas com ele.
Obrigada!!!

Mermaid 22/09/2013

Não lembro muito sobre o livro, li quando muito pequena, apenas lembro que os personagens principais vivem uma trama envolta de preconceito, são limpadores de chaminés e possuem uma vida muito complicada.
E que o nome "irmãos pretos" não se refere a cor de pele deles, e nem serem irmãos de sangue, era como um laço de sofrimento que eles compartilhavam ao ter de trabalhar entrando em chaminés para limpá-las (as cinzas da chaminé deixava-os preto).
Diêgo Bravo 08/03/2017minha estante
Se não lembra da história e faz tanto tempo de leitura, não seria ideal reler para avaliar?

Isa ! 27/11/2023

Acabou assim???
O livro começou muito bom, só que foi decaindo aos poucos, chegou um momento que eu não tava entendendo mais nada dele, tinha tanto potencial pra ter um final descente, mas me decepcionou muito
anesuasleituras 27/11/2023minha estante
concordo!

Vitor Freire 31/01/2014

Li numa única tarde essa história envolvente com nome interessante. Georgio é um menino negro de 13 anos e é vendido pela família, "hábito obrigatório das famílias miseráveis". Ele sai do seu pequíssimo povoado para trabalhar como limpador de chaminés numa cidade que parecia outro mundo aos seus olhos. Ele nunca tinha visto "casas" com 6 andares, por exemplo. No caminho, ele encontra Alfredo que se torna seu melhor amigo. Lá ele fica numa casa onde dorme preso num cubículo e é maltratado pela mulher da casa e pelo filho do casal, mas a filha gosta muito dele. Depois que é conhecido pelo doutor Casella, sua vida começa a mudar.

Esse é um trecho que mostra o quão subumano era as condições de vida dele. "Parece o paraíso na terra. Giorgio nunca tinha dormido em um colchão de verdade. Angelleta adora a companhia. Giorgio conta e reconta a mesma história sempre. Em troca, ela lê páginas de um grosso volume. O doutor Casella ficou surpreso por Giorgio não saber ler e não ter frequentado a escola." Isso mostra a negligência do governo para com as necessidades dos povos mais oprimidos.

O livro é uma crítica ao sistema da época, que durou de 1800 a cerca de 1920 na Itália, e permitia que meninos dessa idade trabalhassem em um sistema de quase escravidão. Ele mostra a desigualdade social e o preconceito racial, e a luta por justiça e superação na vida A mensagem no final do livro é simplesmente fantástica.

As ilustrações foram incrivelmente bem-feitas. 144 páginas de pura arte.

Simeia Silva 16/04/2014

Amei a experiência de ler uma Graphic Nobel

O livro é lindo e gostoso de se ler, principalmente com suas lindas ilustrações que se vê em cada página virada, ilustrações que enchem os olhos quando se esta lendo os capítulos e com elas vivenciamos tudo que a autora esta nos contando.

Esse livro fala sobre meninos pobres que são vendidos pelos próprios pais por serem de famílias muito pobres, para trabalhar em outras cidades com a promessa de que os compradores lhes enviariam dinheiro sempre, mentira essa que só depois de feito o negócio os pais e os garotos descobririam, mas aí seria tarde demais.

Esses garotos trabalham como escravos, limpando chaminés de casas de pessoas ricas. A média de idade deles é de 12 a 13 anos e quanto menor melhor (mais fácil para entrar nas chaminés ). Elas são obrigadas a entrar dentro das chaminés para limpá-las e algumas chegam a ficar presas lá dentro, muitas chegam até a morrer dentro das chaminés

É um romance ilustrado, que tem como principal personagem um adolescente chamado Giorgio, ele foi escravizado junto com outros meninos porque precisava conseguir dinheiro para comida em casa e para o tratamento de saúde da sua mãe. Escapou de naufrágios em uma cidade longínqua, onde vários outros meninos morreram afogados e que mais a frente na história foi comprado por um homem que trabalhava na cidade limpando cheminés e que iria usá-lo para entrar nos estreitos tubos de chaminé para limpá-las.

Nesse percurso, ele encontra em suas andanças e limpezas de chaminés, vários outros meninos na mesma situação, e é aí que você entende o nome do livro: Irmão pretos( são vários garotos que se juntaram e se reuniam em um esconderijo para tramarem como sairiam daquela situação para voltarem pra casa).

Giorgio fica doente e é amparado pelo doutor Casella que o ajuda a superar todas as dificuldades, se tornando então seu amigo.

Enfim gente, o livro é maravilhoso e tem um enredo que te prende e que te faz ler as 144 páginas em 2 horas ou menos.
Esse não é um tipo de leitura que faço sempre, e por isso amei demais a experiência.

site: https://www.sentaaileitor.com.br

jhenifer 10/10/2014

irmaos pretos
Um dia um cara muito estranho chegou numa pequena cidade e viu um menino ajudando sua mãe,logo se interessou pelo menino,o homem começou a segui-lo.Chegando a sua casa do menino, o homem chamou o pai da criança e disse :
- preciso de um moleque forte e valente como seu filho, vou pagar muito bem, darei uma recompensa e ele será bem cuidado, e o pai disse:
- não darei meu filho para ninguém, o homem ficou tão bravo que foi embora mais antes de sair,disse:
- eu voltarei e você me entregará seu filho.
Passou dez meses e o homem voltou e o pai entregou seu filho, então eles foram seguindo sua viagem, chegando numa cidadezinha pequena o homem vendeu o menino para uma família muito rica, e o menino ficou muito tempo la, até que um dia ele encontrou um grupo chamado irmãos pretos e disse que iria fugir para bem longe daqui e foram só quatro.
Quando eles já estavam no rio o policial os achou e levou para casa E disse para os meninos:
-nunca mais faça isso,então os meninos viveram lá para sempre e que ainda foram muito felizes.

Volnei 20/05/2015

Irmãos pretos
Este livro conta a história de crianças de familias pobres que são vendidos para trabalhar como escravos, limpando chaminés de casas de pessoas mas abastadas. A média de idade é de 12 a 13 anos e quanto menor melhor. Elas são obrigadas a entrar dentro das chaminés para limpar e algumas chegam a se prender e mesmo a morrer dentro das chaminés

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Berenice.Thais 31/07/2019

Lindo as ilustrações em preto é branco nos fascina com os detalhes; Giorgio mora em sonogno,no cantão de ticino, região italiana da Suíça.ele tem 13 essa história começa em 1938.afetado pelo inverno rigoroso seguindo de uma seca sua família se vê na miséria,com a sua mãe ficando doente seu pai o vende por vinte francos o menino deve encontra lo em Locarno para depois chegar em Milão como limpador de chaminés,antes de chegar faz amizade com outro garoto Alfredo que por coincidência passa a viver.
Aprendendo o senso de justiça e solidariedade.

MaineCraft 20/03/2021

Um livro incrível
Acho que foi um dos livros mais rápidos que li.
Nele, conhecemos o Giorgio, um menino de Sonogno que se vê em uma situação de miséria, e por isso é levado para trabalhar como limpador de chaminés em Milão.
As ilustrações são lindas, e complementam a história de um forma leve
Tenho que dizer que chorei um pouquinho no fim dele kkkk

Athena 07/05/2021

Livro pra escola ?
Eu li esse livro pra escola, então já sabem certo? A leitura fluiu, mas eu não gostei nadinha da história, a reviravolta foi tão sem graça, eu sei que é uma crítica pra o tráfico de crianças e que não merece opinião de ?Ai eu gostei, ou, aí eu não gostei?

Victoria.Filgueiras 20/07/2021

Eu gostei bastante, a história aborda um tema sensível de uma forma leve para todos entenderem. Além de ser uma leitura super rápida e fácil!

Ana 13/09/2021

Eu tive que ler esse livro pra escola, então não tava botando muita fé nele, sabe como é né? Mas impressionantemente, eu gostei do livro. Um livro que trata sobre um tema pesado (porque fala sobre tráfico de crianças) mas de uma forma tão leve. É um livro super rápido e tranquilo, daqueles que você lê em um dia. As ilustrações---- simplesmente perfeitas.

Izzy 23/03/2022

Irmãos pretos
Outro achado da biblioteca da minha escola é que leitura gostosa de se fazer, comecei com o intuito de ler 20 páginas e quando vi já tinha terminado kkkkkk.
A escrita é impecável, simples, clara e objetiva; o livro não perde tempo descrevendo cenários e deixa que as ilustrações façam seu trabalho. E falando em ilustração, uma mais impecável que a outra, é uma livre clássico, realista e verdadeiro. Me surpreendi muito lendo

Ps: quero roubar ele da biblioteca kkkkk