Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Cesar Garcia 09/04/2024

Triste, bonito e solene
Esse livro fala com solenidade, beleza e tristeza de temas como a solidão e a saúde mental.
Os personagens são sensíveis, encaram seus medos e desejos e tentam entender e lidar com seus sentimentos.
Um livro solene, singelo, que fala sobretudo de amor.

Nathalia.Vieira 04/04/2024

Ambíguo
Um bom livro de ótimos diálogos

adoro ler murakami pq amo seu estilo literário e a forma como ele ambienta as histórias, mas é o terceiro livro que leio do autor e não posso deixar de me incomodar com o padrão dele de sexualizar as personagens femininas dos livros

além disso, é curioso em como nos três livros que li o personagem principal seja um homem mediano de caráter duvidoso meio deprê e solitário que atraia tantas mulheres interessantes, bonitas e superiores à eles, mas parando pra pensar o mundo real também é assim

amei o livro até a metade mas terminei não tendo mais certeza disso. achei a última cena de s*xo muito descabida e desconexa e abaixou bem a nota final kkk

Le 30/03/2024

Gostei MUITO desse livro, ele tem uma leitura fluida, com uma história que te prende do início ao fim. Nada demais acontece, mas é simplesmente maravilhoso acompanhar a vida do Toru. Tem um tema principal bem delicado, mas tratou tudo de forma muito delicada também. Livro incrível.

Marina516 30/03/2024

Uma leitura incômoda
Meu primeiro livro dele e não sei o que pensar.
É bem escrito, envolvente e até poético. Aborda o luto e sua trajetória ao longo da existência, o amadurecimento, as dúvidas, as paixões e as dificuldades de um adolescente para se tornar alguém no mundo.

Entretanto, a ênfase nas cenas de sexo, a atração sexual a menores, o prazer e o gozo masculino como prioridade são elementos propositais na construção dos personagens ou são oriundos da cultura/desejos do Murakami? Tive a impressão que é a segunda opção.

j.myaki 30/03/2024

Difícil avaliar
Ler esse livro foi uma montanha russa. Famosa dualidade do Murakami: em uma página, a coisa mais sensível já escrita e, na seguinte, uma passagem bem explicita e desconfortável. Porém, as partes poéticas são tão bonitas que você continua lendo.

Nos outros livros do escritor, consegui relevar o desconforto com mais facilidade. No caso de "Norwegian Wood", entretanto, essa dualidade é central na história, porque aqui - na minha opinião - ela representa a confusão do crescimento. Por isso, é impossível escapar das passagens explicitas.

Nesse sentido, algumas partes me pegaram tanto que não consigo dar uma nota baixa. E, de certa forma, há cenas que só funcionam por causa do choque que há no resto do livro. O contraste valoriza a poesia. Ao mesmo tempo, entretanto, há sobreposições que tiram a beleza de momentos que clamavam por mais destaque. E outras foram só desnecessárias.

No geral, gostei de ter lido. Foi, apesar desses motivos, uma leitura fluida com alguns trechos lindos, e personagens que ficam na cabeça. Ao mesmo tempo, outros eu só quero esquecer que existem. Bom, acho que faz parte...?

Dsotelo 28/03/2024

Mais um favorito.
Apesar de ter alguns pontos incômodos, gostei muito do livro de maneira geral. A história é bonita e trágica ao mesmo tempo. Só gostaria que alguns pontos tivessem sido aprofundados, o que não chega a ser um problema. O teor melancólico que discorre ao longo da história se mistura com o gosto pela vida e a confusão que cerca a juventude, o que torna tudo ainda melhor.

Mat 27/03/2024

Murakami me surpreende dnv. Eu me envolvo muito com a sua escrita. É extremamente sensível. Os personagens são muito bem desenvolvidos, o que faz com que você realmente se apegue a eles. Norwegian Wood é bem diferente de Minha Querida Sputnik, não tem nada de fantástico ou fantasioso, é cru ao extremo. É lindo.

palindroma 24/03/2024

Doloroso mas esperançoso
"? E o que acontece quando as pessoas abrem o coração?
Sem pousar o cigarro, Reiko juntou as palmas da mão, divertida.
? Ficam curadas."

Foi duro ler esse romance sem ter pretensão que Toru tivesse seu final feliz, mas o autor ao final da obra nos dá um gostinho que, apesar de toda tragédia, ele ainda tinha um fio de esperança para a vida do protagonista.

gtiemi 22/03/2024

Atualmente viciada em norwegian wood dos beatles por causa desse livro. obrigada haruki murakami por me apresentar tantas músicas boas!!
me senti muito tocada pela forma como o livro retrata a morte, o luto, a dor de quem fica e de quem precisou ir. as marcas que ficaram no toru, na naoko, tudo bem representadinho nas atitudes posteriores deles. uma leitura maravilhosa!

Pedro 21/03/2024

Livro perfeito do mestre da literatura japonesa, cintilam em badaladas icônicas, como a própria música dos beatles, é poético e mostra uma nova perspectiva sobre o amor romântico, um livro marcante e gostoso de ler, Haruki marukami descreveu sua geração anterior ao milagre economico japonês, é genial

Bartolomeu 20/03/2024

Demorei bastante para ler ele, mas isso foi excelente, pois me fez desfrutar mais ainda dessa magnífica obra. O cotidiano do jovem Toru retratado de forma simples e detalhada é tão cativante, esse é o tipo de leitura que te prende ao máximo. Murakami consegue fazer um apanhado histórico e cultural gigantesco, é impossível não ir atrás das músicas ou dos livros que são citados, porque eles compõem a obra, ajudando a refletir a personalidade dos personagens e o momento em que eles estão vivendo. Apesar de ser extremamente complexo e triste em alguns momentos, é uma ótima leitura, e sinceramente, tenho até dificuldade de falar sobre. 5 estrelas.

Kelly.Hatada 20/03/2024

Sempre tive vontade de ler Murakami, e me indicaram começar por este livro, que disseram ser o menos fantasioso do autor. É um livro intenso, o autor consegue tocar em sentimentos muito íntimos, e criar personagens bem interessantes. Incomoda um pouco a passividade de Toru, mas, conhecendo a cultura oriental, sei que é uma característica muito comum dos japoneses, o "falar só com o olhar", sem a necessidade de tagarelar.

Mawkitas 18/03/2024

Após um início muito interessante foi uma pena que Norwegian Wood tenha se tornado um pouco mais do mesmo conforme avancei na leitura. As personagens femininas são muito objetificadas e inverossímeis, parecem meros receptáculos para as fantasias de Toru. Cansa.
Marina516 30/03/2024minha estante
SIM

bnunesamanda 17/03/2024

Tentei ler esse livro ano passado pela primeira vez, mas fui arrastando a leitura porque estava numa fase bem depressiva e não me fez bem. Porque acho que não é indicado para pessoas que não estão muito bem.
As relações e os sentimentos que são descritos no livro são tão fortes e tão verdadeiras que me assusta um pouco como o Haruki consegue fazer parecer trivialidades de uma vida comum. É uma vida cheia de acontecimentos impactantes, de perdas e de mortes. Mas também nos mostra como é possível lidar com essas coisas. Também gostei por se tratar do caminho entre a adolescência e a vida adulta, que acredito que todo mundo entre os 20 e 30 anos vive. A adolescência volta, daí vem a vida adulta, mas em alguns casos, nosso adolescente volta e por aí vai?