Norwegian wood

Norwegian wood Haruki Murakami




Resenhas - Norwegian Wood


528 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ivan.Litenski 15/05/2024

Murakami, meu novo favorito. Norwegian Wood, melancólico e introspectivo, o autor nos conduz pelos corredores da mente de Toru, que navega pelos desafios da vida, do amor e da morte. Cada momento, é um suspiro, mergulhando em uma atmosfera de tristeza e nostalgia, mas também de beleza e esperança. para mim, foi uma experiência sensorial e emocional. Uma ode à fragilidade e beleza da existência humana, e um lembrete de que, apesar das dores e perdas, há sempre uma chama de esperança acesa no fundo dos nossos corações.
comentários(0)comente



Matheus656 14/05/2024

"-Cartas não passam de papel-falei. -Queime-as, mas o que tiver de permanecer no coração permanecerá; guarde-as, mas o que tiver de desaparecer, desaparecerá."

Página 358
comentários(0)comente



twinfantasing 14/05/2024

Morte não é o oposto da vida, mas uma parte intrínseca dela
Uma reação em cadeia onde alguém se fere tão profundamente que precisa, desesperadamente, gritar pelo nome de alguém para conseguir prosseguir na vida. Como se fosse contagioso.

?Norwegian wood? me fez pensar sobre a relação vida e morte e estou desde quando terminei esse livro, pensando no que escrever aqui.
A forma como murakami escreve é muito linda e fácil de ser lida, li este livro muito mais rápido do que de costume e me senti imersa aos diálogos, às paisagens, à psique do personagem e à dor expressada. Foi uma leitura muito fluída.

O único ponto negativo que observei nessa obra, assim como muitas pessoas também, é a forma como são representadas as mulheres durante todo o livro. Chega a ser grotesco!! Mas, se não fosse por isso, seria um 5 estrelas, com toda certeza.
Espero revisitar essa obra com mais maturidade e ler outras obras do Murakami !?
comentários(0)comente



moisessdm 09/05/2024

Decepcionante
A história parece um grande delírio de um adolescente com os hormônios a flor da pele. Os personagens são chatos e incovenientes. Fora uma cena polêmica (pra dizer o mínimo) envolvendo uma criança que a culpa é colocada nela e fica por isso mesmo.

A escrita do autor é boa e flui bem.
Anderson Santos 09/05/2024minha estante
caramba, agora eu to curioso por que esse livro se tornou um dos mais populares do autor O:




Abelha_literaria_ 08/05/2024

Lindo e devastador
Um livro realmente lindo, cenários bem construídos, personagens fortes e uma história que vai me acompanhar por muito tempo.
Tiraria parte das cenas sexuais, acho que algumas (a maioria) são descartáveis a história e, pra falar a verdade, uma delas chegou a ?estragar? uma das cenas mais impactantes pra mim
comentários(0)comente



adsodalua 03/05/2024

Quero ligar para o toru e perguntar como está. me sinto íntimo dele e quero saber se está bem.

esse é meu livro preferido, e posso recomendá-lo pra qualquer um.
comentários(0)comente



Felipe1503 01/05/2024

Não era só a Naoko que precisava consultar com um psiquiatra... hehe
Vejo muitos pontos problemáticos no livro ainda mais sobre a visão da mulher
Senti a representação da Naoko muito robotizada e frágil
Não sei se essa é a visão do autor ou do próprio personagem
É uma boa leitura no final das contas
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Roberta.Biasioli 29/04/2024

"Norwegian Wood" é um romance escrito pelo renomado autor japonês Haruki Murakami. Publicado em 1987, o livro narra a história de Toru Watanabe, um estudante universitário que se vê envolvido em um complicado triângulo amoroso. A trama se passa no final dos anos 1960 no Japão e aborda temas como amor, perda, solidão e busca por identidade. Murakami tem uma escrita envolvente e poética, que cativa o leitor ao longo de toda a obra, explorando as complexidades das relações humanas e os dilemas da juventude. "Norwegian Wood" é considerado um dos grandes clássicos da literatura contemporânea, mas convém dizer que possui gatilhos para questões emocionais como depressão e ideação suicida.
comentários(0)comente



Marina 20/04/2024

Entediante
Não me conquistou. Achei a história arrastada e sem nenhum personagem muito interessante/cativante. Protagonista chato, cenas de sexo e descrição das personagens femininas um tanto incômodas, com erotismo exagerado e desnecessário.
comentários(0)comente



Gabi 19/04/2024

Relativamente insuportável
Eu tive 4 grandes problemas com esse livro:

1° - As mulheres. Todas as personagens femininas são basicamente musas do personagem principal. Tudo sobre elas é milimetricamente escolhido para ser sexy e desejável. Até os seus defeitos fazem com que elas sejam mais atraentes para o personagem principal. Elas simplesmente não têm espaço para existirem como seres humanos.
A Midori é a garota "louquinha" e "diferente das outras". Ela tem uma energia muito forte de manic pixie dream girl. Me lembrou muito a Summer, de 500 Dias com Ela. Ela é estranha de uma forma de marca ela como sendo "diferente das outras garotas normais", mas nunca realmente diferente para não assustar o protagonista. Ela adora sexo e não tem reservas quanto a isso. Ela parece a namorada dos sonhos de um adolescente de 16 anos virgem que passa o dia jogando videogame e assistindo anime. Ela possui uma dependência emocional bem forte, e todas as cenas dela parecem focadas em agradar o protagonista a qualquer custo, independente do que ela deseja como pessoa.
A Naoko também tem uma dependência emocional bem forte. Ela é o esteriótipo da mulher submissa que precisa de um homem para salvá-la do mundo. Ela é a que mais se encaixa no papel de musa. Todas as descrições dela são quase etéreas, líricas. Ela parece só a casca de uma pessoa real.

2° - O protagonista. Ele é a parte mais insuportável do livro. Ele constantemente se julga como um "cara normal", "sem grandes atrativos". Mas ainda assim, existe um egoísmo e uma certa presunção enormes. Não vejo problema em um personagem com defeitos, mas o livro parece romantizar os defeitos dele. A melhor descrição para ele, na minha opinião, é que ele é um Cara Legal?, muito parecido com o Tom de 500 Dias com Ela. A sensação que tive lendo o livro é que ele se considera uma pessoa decente e acha que deve ser recompensado por isso, como se não fosse o mínimo. Parece que ele nem reconhece que as pessoas ao redor dele também têm sentimentos, ele só pensa em si mesmo o tempo todo. Eu já li "Sul da Fronteira, Oeste do Sol" do mesmo autor e tive a mesma sensação. O protagonista de lá também magoa quase todo mundo ao seu redor (em sua maioria, mulheres) e mal para pra pensar nas consequências para os outros.
Além disso, ele recebe alguns elogios que me deixaram muito confusa. Quase todos os personagens que conversam com ele dizem "nossa, você tem um jeito diferente de falar", sendo que no texto, as falas dele são iguais às dos outros personagens (porém acredito que isso possa ser culpa da tradução). Ele é descrito em duas cenas distintas pela Midori como "não muito bonito", mas ainda assim consegue (SPOILER*****) transar com 3 personagens principais e várias outras mulheres. No final, o protagonista parece quase um insert do autor, uma fanfic do que ele gostaria de viver.

3° - as cenas de sexo. De cabeça, sem pegar no livro para checar, consigo lembrar de 3 cenas de romantização de estupro, e 2 cenas que eu consideraria como um estupro romantizado (uma onde a personagem claramente não está em condições emocionais para consetir com o ato, outra onde a personagem quer dizer não mas fica paralisada, e o autor faz questão de entrar em detalhes sobre como ela estava excitada no momento, mesmo seu subconsciente querendo recusar). Além disso, a própria evolução das cenas de sexo parece descabido. Em um livro normal, os personagens começam flertando, para depois evoluir para o sexo. Aqui, parece que os personagens estão conversando tranquilos e de repente começam a transar. Não parece natural. Além do fato que tudo termina em sexo nesse livro. Ninguém sabe lidar com emoções difíceis sem terminar em algo sexual. Eu acharia legal se fosse um comentário sobre o conservadorismo da sociedade japonesa, que leva a pessoas mais reprimidas e com relações disfuncionais com o sexo. Mas ele nunca chega nem perto de abordar esse tema, então parece só estranho. Por fim, não vou nem comentar sobre a constante comparação das personagens femininas com crianças e adolescentes nas cenas íntimas.

4° - as interações em si. Todos os diálogos são estranhos, não parecem naturais. Acredito que parte pode ser culpa da tradução. Mas algumas cenas não fazem sentido mesmo assim. POR QUE existem cenas de personagens descrevendo atos sexuais em muitos detalhes pros outros? Quem faz isso? Entendo que parte disso pode ser devido a diferenças culturais, mas já li outros livros japoneses onde não encontrei esse problema.

Por fim, um comentário: o conceito de fidalidade simplesmente não existe nesse livro?
comentários(0)comente



Natalia Portel 17/04/2024

Se fosse livro físico eu teria jogado pela janela...
Ainda não entendi o hype desse livro..
Houve momentos em que Murakami me impactou com reflexões interessantes, mas apenas isso.
No geral, os personagens são rasos, mesmo passando por momentos delicados e que mereciam ter mais aprofundamento. A s*xualização de TODAS as mulheres foi o que mais me incomodou em toda a leitura. E confesso que não consegui entender muito bem o luto pela perda do amigo pq conhecemos tão pouco sobre ele que ficou insubstancial , ao meu ver.

O final destruiu toda e qualquer percepção boa que eu tinha sobre a leitura após aquela cena de s*xo totalmente desnecessária para o enredo.
comentários(0)comente



Narumi.Kayama 12/04/2024

Murakami sempre envolvente
Adorei a proposta do livro sobre as lembranças do toru e as tantas vezes que ele teve que superar o luto tão jovem. a escrita do murakami para mim é muito envolvente, em muitos momentos me vejo nos personagens, ou consigo entender alguns comportamentos por conta da cultura japonesa. acho poética a forma como ele descreve as coisas, os lugares, os sentimentos. e claro, a maior diva dessa história é sem dúvidas a midori. ri com muitas coisas que ela disse, ela e a reiko trouxeram muita leveza na trama que é o puro suco do drama.
comentários(0)comente



skuser02844 11/04/2024

O que murakami entrega é sempre sensacional
O que chorei lendo esse livro, me faltam palavras para descrever o quão profundo foi essa leitura para mim. Em muitas partes não foram fáceis, aborda o quão transitória pode ser a vida e em alguns pontos para algumas pessoas isso pode até ser perigoso, ainda assim, que livro...
comentários(0)comente



Leandro Zanata 11/04/2024

Comecei a leitura sem muitas expectativas. Mas, à medida que o livro se desenvolvia, vi-me iscado pela narrativa. Entramos de cabeça no íntimo de um jovem solitário e que se vê rodeado pela sombra da morte. O autor passeia por diversos temas com uma sutileza notável. Certamente é um livro que me acompanhará
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR