Música Ao Longe

Resenhas - Música Ao Longe

1 | 2 | 3 | 4

Craotchky 14/11/2016

Verissimo, Clarissa e eu
"De repente Clarissa começa a sentir uma saudade esquisita, saudade duma terra muito bonita que ela nunca viu, que ela não sabe onde fica mas que tem a certeza de que existe."

Não sei onde exatamente foi que vi esta questão, mas sei que em algum lugar achei a seguinte pergunta: Qual livro você gostaria de ter escrito? Eu hoje não saberia dizer um livro, deveras difícil saber algum dia, porém acho que gostaria de escrever como Erico Verissimo (uma pitada de Zafón não faria mal). Adoro o jeito que ele escreve. Em dois adjetivos: Simplicidade e Beleza. É disso que é feita esta obra e espero que sejam assim todas as outras.

Cheguei a este romance com certo receio pois sabia que reencontraria Clarissa - personagem do livro que leva seu nome, o outro de Verissimo que li, favorito e resenhado por aqui. Meu medo era acompanhar outra parte da vida dela, outra Clarissa, e assim mudar, manchar, apagar, a imagem que tive da menina de 14 anos que tanto me encantou na sua primeira história.

Em Música ao longe ingressei mais uma vez na vida de Clarissa, agora com dezesseis anos, professora, mas não muito diferente daquela pela qual me apaixonei. Ainda conserva certa ingenuidade, mantém aquele encanto sem nome que me cativou no nosso primeiro encontro, e também um diário aonde ela conversa consigo mesma e indiretamente conosco; deixa transparecer todas suas impressões sobre a vida adulta que lhe bate à porta.

Ah, que grata surpresa, este livro não feriu àquele, Verissimo não me magoou.

Mais uma vez não vemos grande enredo, surpreendentes acontecimentos, reviravoltas mirabolantes, nem nada disso. A virtude da escrita do autor está novamente na simplicidade, na beleza, na sutileza com que compõe sua história, na sua magnífica prosa poética. Como gosto do jeito que ele escreve, das suas descrições, de como usa as palavras! Me faz pensar: Ah, como é bom ser leitor, como é divino ler! Outra vez saio encantado. Bem, acho que agora tenho um autor nacional favorito.

"Ler é muito bom. Se não fosse a leitura eu era muito infeliz."
Bruno D W 14/11/2016minha estante
Sua resenha é incrível; a forma como suas palavras se expressam realmente evidenciam o qnt gosta do autor e de fato, a perspectiva de reencontrar um personagem que amamos pode ser mesmo um pouco assustadora. Enfim, ainda não li Verissimo, embora esteja há alguns meses com um livro dele na estante. Com certeza agora tenho um motivo...

Craotchky 14/11/2016minha estante
Obrigado. Evidentemente que cada um tem seu gosto mas espero que goste quando o ler. Clarissa e eu já temos mais um encontro marcado em Um lugar ao sol. E estou curioso: Qual livro dele está aí na sua estante?

Bruno D W 15/11/2016minha estante
"Olhai os lírios do campo". Uma professora me falou dele uma vez na escola; ela me disse q se sentiu encantada com a história, deu a entender que era algo triste; enfim, há pouco tempo eu encontrei ele num sebo, me lembrei e resolvi comprar.

Craotchky 15/11/2016minha estante
Hum, deve ser excelente, o nome já é bonito. Algumas obras dele são interligadas mas acho que este não é. Boa leitura.

Samara 16/11/2016minha estante
Bela resenha, e se não fosse a leitura eu também seria infeliz

Jess 04/01/2017minha estante
Queria tanto ler algo dele e você me deixou com mais vontade ainda!

Renata CCS 01/02/2013

"O amor que ainda não se definiu é como uma melodia de desenho incerto. Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugídio e misterioso de uma música ao longe..." Erico Verissimo
MÚSICA AO LONGE é construída do ponto de vista da jovem professora Clarissa que vive com a família que, de origem rica, está em declínio. Em meio à monotonia de uma cidadezinha pacata do interior gaúcho, Jacareacanga, e da tristeza pela decadência econômica e moral de sua família, a jovem sonha com um acontecimento extraordinário e com seu príncipe encantado. Isto se dará através de sua aproximação crescente com o rebelde e selvagem primo Vasco, que a desperta para o amor. É um livro com toques poéticos, onde o amor da moça nasce e cresce de maneira delicada e vai se tornando mais forte à medida que ela e Vasco se aproximam. Os personagens são únicos e inesquecíveis. O que vemos nesta obra é a vida duma cidade do interior do Rio Grande desfilar em câmera lenta, onde há uma “tristeza indefinida”, que se apodera da protagonista e dos demais membros da antiga e nobre família. A linguagem de Érico Veríssimo é simples e doce, há romantismo e beleza no estilo singelo com que o autor retrata a sociedade decadente e o nascimento da nova sociedade simbolizada por Clarissa e Vasco: mais alegre e mais colorida. Um romance perfeito!
Bárbara 28/05/2013minha estante
Faz muito tempo que li esse livro, mas me lembro que o amei tanto, que por muito tempo estive decidida, de que quando tivesse um filho, lhe daria o nome de ?Vasco?. :D

Ana Maria 07/10/2013minha estante
Senti falta da Clarissa menina, das cores da pensão, de Amaro... em dois anos ficou tudo tão diferente!

sonia 28/10/2013minha estante
Clarice é muito bobinha, não me convence. Prefiro outros livros do autor.

Edmar.Candeia 11/01/2022

Clássico
Tendo lido na sequência que me foi indicada a estória fez sentido. Como os demais livros de Érico Veríssimo percebo uma narrativa com toques de crítica social, sem ficar chato. O texto é muito bom e apaixonante, dá para sentir a agonia da personagem principal, e a decadência de uma família "tradicional", que possivelmente todos nós já assistimos ou tivemos notícias.
Aline Sulzbach 27/07/2023minha estante
Edmar, li na sequência e ficou esse sentimento. Clarissa indo a Porto Alegre estudar magistério (3 anos) e o retorno da sua cidade. As mudanças na estrutura da família e nas finanças. Ela em busca de entender o motivo das mudanças de cada um.

Marjory.Vargas 01/12/2021

“Eu não devia observar tanto, pensar tanto. Se tivesse mais no ar, era mais feliz. Quando a gente quer olhar tudo, acaba descobrindo o que há de feio no mundo.”

Clarissa (do livro homônimo) cresceu e voltou para a pequena Jacarecanga, onde agora é professora. Romântica, a jovem aguarda a promessa do amor, que “tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe”, sem perceber que, na verdade, ele sempre estivera ali a seu lado.

O livro intercala entre a narrativa em terceira pessoa e as passagens do diário de Clarissa. A família Albuquerque, um dos pilares da cidade, passa por grandes dificuldades financeiras. O pai perdeu a estância e várias casas, e está quase perdendo o casarão onde a família vive.

E há o misterioso primo Vasco, que Clarissa chama de Gato do Mato. O rapaz é renegado pela família, visto que o casamento da mãe não foi aprovado pela família. Porém, quando o pai de Clarissa perde a casa onde Vasco mora com a avó e os tios, a família toda se junta no casarão e os conflitos passam a ser diários.

Vasco enxerga os problemas da família, que ainda se fia no sobrenome para resolver os problemas. É engraçado de acompanhar os pensamentos de João de Deus, o pai de Clarissa, que, apesar de estar falido, não abre mão da sua sesta depois do almoço, que se estende até as cinco da tarde, horário que ele então considera tarde para começar a resolver problemas. E assim mais um dia se finda em que os Albuquerques vão empurrando os problemas com a barriga.

Apesar de ser um livro com um plano narrativo aparentemente simples, Verissimo alcança notas mais complexas ao unir a sinceridade à ironia, o retrato psicológico à observação social, o individual ao todo, o amplo ao pequeno, e, pelos olhos de uma menina de dezesseis anos, temos uma forte crítica à sociedade gaúcha da década de 1930.
Alê | @alexandrejjr 24/04/2022minha estante
Bela resenha, Marjory!

Adriel 11/02/2012

Resenha: Música ao longe
A história do livro é simples, mas o modo que o autor tratou o tema principal (tradição familiar) enriqueceu toda a obra.

Por ser uma Albuquerque, Clarissa, personagem principal, tem que “concordar” com todos os costumes deixados pelo Senhor Oliveiro. Cansada da mesmice, a jovem professora de 16 anos que acabara de se formar resolve escrever um diário. É através de Clarissa e seus escritos que a história se desenvolve.

Os Albuquerques eram a maior família de Jacarencaga, maior não em tamanho, mas em riquezas. Para se ter ideia da importância da família, na pequena cidade havia ruas com o nome da família.

Uma coisa que achei legal no livro foi o momento em que o Vasco, primo e possível paixão de Clarissa, disse que é melhor vivermos um romance do que lermos (romance).

O final é decepcionante, o autor não dá um fim aos personagens. Ninguém sabe o que acontece com Tia Zezé, se Cleonilda casou depois de 12 anos noiva e, por fim, se Vasco namora Clarissa.

Meu personagem preferido é o Velho Leocádio. Ele era um homem que queria ser intelectual, para isso lia uma biblioteca virtual.

A obra recebe esse nome porque para Clarissa o amor é como uma música ao longe; incerto demais.

(Esta resenha foi postada no meu blog: http://www.naomevenhacomdesculpas.com/ )
Ariadne 01/01/2013minha estante
Sou apaixonada pelo Vasco! *____*

Paulo2093 22/03/2024

Uma família com raízes no passado
Música ao longe

"O amor que ainda não se definiu é como uma melodia do desenho incerto. Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugido e misterioso de uma música ao longe..." Erico Veríssimo

Assim se enreda a história da professorinha Clarissa, uma jovem sonhadora que tem uma vida voltada ao passado familiar e infantil a especulação sobre o futuro. O livro foi escrito em 1934 e retrata uma família em rica e abastada e franco decadência e que vivem de um passado que não volta mais. E neste meio está a família Albuquerque a qual pertencente a personagem Clarissa que, a meio a tudo isso, sonha com uma vida melhor e tenta entender toda essa confusão, tem um amor platônico pelo primo Vasco, órfão de pai e mãe e que se mostra um rebelde sem causa e que possui um pensamento diferente dos adultos que o cercam, pois ninguém o entende e ele acha as ideias dos mais velhos ultrapassadas e aí surgem os conflitos de uma geração idosa contra uma geração jovem e cheia de vida e de esperança por mudanças.
Um bom livro que contempla uma vida familiar voltada ao passado e que não se permitem olhar para um futuro a frente.

Natália B. 12/04/2009

Ao lado de sua continuação - "Um Lugar ao Sol" - forma o mais encantador par de escritos do Erico Verissimo.

Vale a pena ler os outros desta "série":

1- Clarissa
2- Música Ao Longe
3- Um Lugar ao Sol
4- Saga

Elu 17/01/2009

O segundo livro de uma série do Érico Veríssimo que começa com Clarissa. Conta a história da Clarissa, desta vez vivendo com os pais, formada, e entendendo as dificuldades de uma vida adulta. A família passa por dificuldades para se ajustar aos novos tempos, enquanto ela aprende coisas novas sobre a vida, felicidade e principalmente o amor.

danizinha 17/04/2009

érico é tudo
esse foi um dos primeiros livros de érico q li , amei, muito delicado detalhista e o melhor vc se envolve com a história

recomendo

Jessyka.Karen 19/03/2009

Um clássico!
Esse foi o primeiro livro mais "adulto" que me atrevi a ler; indicação de minha mãe, retomei a leitura anos depois, mais madura e capaz de compreender e perceber mais detalhes. A história é linda, e imagino Clarisse linda também. A história é cheia de trajetos... Muito bom.

Zuca 18/04/2009

Ao lado de Machado de Assis, grande prosador. Uma história melhor que a outra. Perfeito na forma e conteúdo.

Taryne 29/04/2010

Simplesmente doce
"Música ao longe" é parecido com o título: Doce, sutil e absolutamente encantador. Clarissa, do livro homônimo de Erico, agora tem 16 anos e é professora. Ela têm sonhos que não cabem no tédio em que vive, dúvidas que a confundem e uma ânsia profunda de algo que não sabe bem o que é. Escreve em seu diário todos os seus pensamentos; já que não têm muitos amigos, gosta de conversar consigo mesma. A relação dela com Vasco, o Gato do Mato, o primo que lhe desperta sentimentos estranhos, é belíssima. O livro possui trechos que enchem os olhos, sempre com as descrições ímpares que Verissimo faz da natureza, como se esta fosse personagem da obra. Nem dá pra acreditar que foi escrito em apenas vinte dias. Erico é mesmo meu escritor brasileiro favorito. Autor-amor na minha vida. Fortemente recomendado!

naty 17/07/2010

Como é complicado descrever esse livro! As palavras não conseguem demonstrar a beleza que se encontra nessa obra.
Temos uma Clarissa que está descobrindo as verdadeiras personalidades de seus parentes, e com uma grande decepção admite que aquilo que ve é diferente daquilo que sonhava. Temos um Vasco que no começo pensamos ser um menino que está perdido, mas no final descobrimos que ele é um garoto inteligente e esperto, que no fundo só quer o bem para toda familia.
Um belo livro, com uma sensibilidade maravilhosa.

larissa dowdney 10/03/2011

Gostaria muito de ter lido esse livro na minha infância. Ia fazer tanta diferença...

1 | 2 | 3 | 4