Fundação

Fundação Isaac Asimov




Resenhas - Fundação


1066 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


BiancaBlanc 01/02/2024

Entediante
A queda de um império e o renascimento de outro, baseado em intrigas políticas. É isso.

Começou bem, mas a falta de descrição do ambiente e das personagens deixa tudo muito basso. Além de que a completa ausência de personagens femininas é um ponto muito irritante. O que "salvou" foi a escrita, que é descente e um ou outro personagem que tem algum aprofundamento. Me desapontei, pois normalmente amo intrigas políticas.
jessy :)) 01/02/2024minha estante
??? ahhhh essa saga tá na minha lista! Tomara que eu não entre numa ressaca? ??


Rosa282 05/02/2024minha estante
Realmente, não é um livro perfeito, ademais é preciso ressaltar, que tal livro não existe. Respeito muito a sua colocação, de fato faltam personagens femininas, porém é preciso olhar o tempo histórico do escritor com todas as suas nuances, e como estas relações reverberaram em toda a sociedade incluindo a formação dos indivíduos. Esta ficção foi construída entre a década de 1940 até meados da década de1950. Asimov viveu em uma sociedade em convulsão, que passou por duas guerras mundiais, dentre outras questões não apenas de ordem geopolítica. Em comparação à outros escritores de sua época, que transitavam entre ficção científica e distopias, a forma de escrever de Asimov é inovadora devido a dialogicidade. Perdoe-me, mas você não compreendeu a narrativa construída por Asimov, e suas camadas, que são amplas e densas. Não se trata apenas de intrigas políticas e /ou econômicas, pense nisto... Entretanto reafirmo meu respeito por suas considerações, além do que, todos nós temos o direito de gostar ou não de uma construção literária.


BiancaBlanc 06/02/2024minha estante
Entendi as camadas e achei mau construídas na verdade.




Cristiane190 01/02/2024

Muito à frente do seu tempo
Hari Seldom, através da psico-história (uma ciência que mescla história, sociologia, e matemática estatística para prever com exatidão as ações coletivas de populações muito grandes) previu que o Império Galático seria destruído dentro de 3 séculos.
Porém, ele acreditava que seria possível reduzir a duração da anarquia de 30.000 anos para apenas 1.000 anos, se o conhecimento da raça fosse preservado, através da escrita de uma enciclopédia.
O Império não queria expor essa situação, então o exilaram no distante planeta Terminus, junto a 20 mil famílias para ajuda-lo a escrever a Enciclopédia. Decisão essa que era o que Seldom queria, mas manipulou o Império para que achassem que foi ideia deles.
O livro então passa por diversas fases, cada uma representando um momento da Fundação. A primeira 50 anos após a criação da Fundação. A próxima mais 30 anos no futuro e assim por diante, sempre mostrando momentos de crise já premeditados por Seldom.
A história tem por objetivo mostrar a evolução de uma nação, de um novo império, as estratégias políticas e científicas, trazendo elementos interessantes como, por exemplo, o uso da religião como meio de controle das massas.
Contudo, é um livro que não tem exatamente um clímax, é muito fácil esquecer os personagens e por isso é um pouco maçante.
Mas não dá para negar o quanto é um livro a frente do seu tempo, escrito nos anos 50 com tantas passagens que poderiam descrever os dias e as tecnologias atuais. É fácil de ver onde Star Wars se inspirou.
Acredito que preciso ler os demais livros da trilogia para ter uma opinião mais embasada, pois este livro claramente não tem um fim e os próximos são sua sequência. Inclusive ouvi muitos relatos que os últimos dois livros são melhores, então darei uma chance. E por ser um clássico que inspirou tantas outras criações incríveis que temos, eu diria pra você dar uma chance também.
comentários(0)comente



Augusto Bogo 28/01/2024

Esse é um livro que não canso de ler. Muita política e discussões que escondem a verdade nas entrelinhas.
comentários(0)comente



Jaqueline 26/01/2024

Uma história de ficção científica que fala sobre o começo da fundação e ao passar do tempo de como ela foi crescendo e dominando outros planetas. É uma história legal, mas ela não me cativou como esperava.
comentários(0)comente



Juliana 23/01/2024

Ok
Como um belo de ficção científica não é tão fácil ler, mas ainda assim é muito bom. Só que especialmente esse livro não funcionou pra mim.
comentários(0)comente



Ayumiyp 22/01/2024

Fazendo a resenha para contar no desafio
Gostei bastante, achei bem objetivo e sucinto. Os avanços no tempo acabam sendo um pouco confusos e você não pode se apegar aos personagens em geral, pois eles não vão mais aparecer, mas isso não faz com que o livro seja menos de 5 estrelas.
comentários(0)comente



calebsrodrigues 18/01/2024

Épico
Sempre tive curiosidade para ler a elogiada saga da Fundação, ainda mais depois da excelente produção da série. Em Fundação, nós somos colocados em um universo gigantesco, cheio de vida (e morte) e política. Os acontecimentos são narrados por contos com diferença de 30, 50 e até mesmo mais de 100 anos entre ele, e cabe ao leitor achar relações entre eles, é quase um quebra-cabeça, e essa é a graça. Simplesmemte incrível! Viva Seldon!
comentários(0)comente



Marielle 18/01/2024

A violência é o último refúgio dos incompetentes
Esse livro trouxe algo que eu gostaria de ver mais em Star wars que é o desdobrar das crises políticas. É uma leitura muito fluida e é muito interessante ver como os personagens vão lidando com as crises. Me incomodei apenas com os grandes saltos temporais, porque foi difícil de se conectar com os personagens, mas acredito que o objetivo é mostrar todo desenvolvimento da fundação em si e não dos personagens mesmo.
No mais, gostei muito do livro e estou ansiosa para as continuações.
comentários(0)comente



Perdid numa página 17/01/2024

Primeiro livro do ano.
Havia algum tempo que eu queria ler Fundação, foi apenas o primeiro volume e espero ler a continuação.

Gostei muito da história, das tramas e das sacadas políticas, esse estilo de ficção científica me prende muito e as reviravoltas são ótimas.

Não posso deixar de comentar que não há personagens femininos significantes na história e que há algumas características bem machistas quando se trata das partes sobre o comércio entre os planetas. Mas é um livro da década de 50, então dá pra entender.

No mais, eu adorei.
comentários(0)comente



Bruna522 17/01/2024

A violência é o último refúgio dos incompetentes
Eu gostei demais do livro, mas admito que esperava ainda mais. Achei incrível as tramas políticas e as soluções que os personagens encontravam, porém achei que teria mais elementos de ficção científica. Comparado com as outras obras do Asimov, não achei a melhor de todas.

Não sei quando lerei as continuações, mas parece ser uma série que vale muito a pena ser lida.
comentários(0)comente



Ludmila 12/01/2024

Tenho um milhão de perguntas sobre essa história...rs... imagino que todas serão respondidas nos próximos livros. Mas uma coisa me incomodou bastante: os saltos temporais fizeram com que eu não conseguisse me apegar aos personagens. Quando eu estava começando a me interessar por um deles, a narrativa já pulava para a próxima geração.
Marielle 18/01/2024minha estante
Tive essa mesma sensação com os saltos temporais.




renattomd 12/01/2024

O jeito de contar a história de uma civilização inteira com grandes saltos temporais e por meio de diversas tramas, complôs e estratagemas é muito interessante. Terminei já querendo ler os outros livros da série.
comentários(0)comente



Daniel 11/01/2024

Livro pequeno, história grandiosa.
Aasimov, como sempre, um mestre das narrativas complexas e à frente do seu tempo. Neste caso em particular, muito à frente mesmo! Milhares de anos no futuro, a humanidade colonizou a galáxia inteira. Apesar da prosperidade aparente, um futuro sombrio aguarda a civilização humana. É aí onde o dr. Hari Seldon entra, com seu método científico de previsão do futuro, ele anuncia que a humanidade ira passar por uma série de crises que irão resultar em 30 mil anos de uma era das trevas, onde todo desenvolvimento humano seria perdido. A única solução para reduzir esse terrível futuro para apenas mil anos seria fazer um compilado gigante, uma enciclopédia galática, para armazenar todo conhecimento humano. A Fundação, como passa a ser chamado o projeto, precisa agora sobreviver às diversas crises políticas e religiosas que ocorrerão, para garantir que o plano será um sucesso. Com muita politica, filosofia e ciência, esse é com certeza um dos melhores livros do Isaac Aasimov. Fica a recomendação.
comentários(0)comente



manda 08/01/2024

Fundação
Gostei muito da fluidez desse livro, apesar de tratar basicamente de politica e jogos politicos o entedimento não foi dificil. Sobre o enredo esperava mais, espero que as sequencias tenham desenvolvimento de personagens
comentários(0)comente



Kekerico 04/01/2024

Grande no maior sentido da palavra
O que eu posso dizer sobre esse clássico é a palavra GRANDE, um livro que se expande em todas as direções e cobre uma linha temporal enorme com diversos personagens bem desenvolvidos, que por vezes satirizam arquétipos conhecidos do nosso cotidiano

Usando de vários temas relevantes, como religião, política, poder e guerras, com uma boa dose de divertimento, temos esses magnífico livro que já estou ansioso por ler o próximo.

Viva a PsicoHistoria.
comentários(0)comente



1066 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR