A Invenção de Hugo Cabret

A Invenção de Hugo Cabret Brian Selznick

Resenhas - A Invenção de Hugo Cabret

Gleei 23/07/2013

"O Autômato que salvou a minha vida"
Hugo morava com seu pai, um homem que concertava relógios que apreciava filmes e mágica, um dos filmes que marcou sua vida fora "Uma viagem á Lua" de Georges Méliès que foi dado como morto depois da "Grande Guerra".
O pai de Hugo trabalhava em um museu, neste museu ele encontra um autômato e se interessa por ele e decide concertá-lo com seu filho, pois o autômato tem capacidade de escrever. Mas tudo sai dos eixos, o pai de Hugo morre após um incendio e Hugo fica com seu tio Claude que trabalha na manutenção de relógios em uma estação de trem.
Mas tio Claude não foi um bom exemplo, lhe ensina a roubar para se virar sozinho em sua ausência e ensina a concertar os relógios . Claude desaparece deixando o pequeno sozinho, tendo que roubar e despistar o inspetor da estação para não ser levado a um orfanato.
Hugo reencontra o autômato e decide concertar para ver a mensagem que ele escreve e acredita que essa mensagem salvará sua vida.
Mas conhece o dono de uma loja de brinquedos e rouba peças para o concerto, o velho Georges descobre que o garoto vem roubando e o obriga a trabalhar com ele, em troca dos prejuízos e seu caderno de anotações que fora deixado pelo pai de Hugo como herança, Georges se sente obrigado a pegar o caderno para Hugo aprender uma lição.
Georges tem uma sobrinha , Isabelle, cheia de mistérios a garota decide ajudar Hugo a pegar seu caderno.
Hugo consegue o caderno e volta a concertar o autômato, ao terminar vê a mensagem dele com Isabelle e por fim o homenzinho desenha uma Lua com um foguete, Hugo reconhece a imagem, que é do filme favorito de seu pai e na assinatura do desenho é escrito Georges Méliès, o nome do tio de Isabelle.
Os dois se esforçam para desvendar todo o mistério do fato, Georges afinal de contas não morreu e esconde seu passado.
Mas Hugo e Isabelle o ajuda a relembrar o autômato que ele havia doado para o museu, e Georges admite ter o feito. De certo modo a mensagem do autômato salvara a vida de Hugo, Georges volta ao sucesso e passa a cuidar de Hugo e Isabelle junto a sua esposa Jeanne.

â¨lia⨠11/08/2022

Em imagens
Amei ler esse livro. Principalmente pq ele é diferente... Ele tem muitas imagens que conta a história! Simplesmente perfeito e lindoooo

Leticia 14/08/2020

Viagem a lua
Não tem como não se encantar com esse livro, a maneira que é escrita e os desenhos são fantásticos. São muito bem feito e detalhado, a história é referente do criador do cinema, tem toda uma história por trás. É muito interessante.
Jessé 01/11/2020minha estante
Só uma correção; a estória não é sobre o criador do cinema, e sim sobre o diretor de um dos primeiros filmes já feitos.

gdo.faria 23/12/2020

Diverto e fluido, essa edição tbm é muito bonita e torna a leitura mais rapida...
E o filme torna a experiência muito boa

Sofia_Granger 17/12/2022

Livro perfeito
Livro incrível, tem muitas imagens, o que na minha opinião ajuda bastante a leitura, o livro é grosso, mas não tem muito texto.
Indico esse livro pra todas as idades, já que a leitura é fácil.
A história é incrível, quem escreveu é um gênio.

criah_ 17/10/2022

Cheio de nostalgia
Imagine você se apaixonar por um filme que você nunca entendeu de fato sobre o que falava mas sabia que era a maior obra prima que você já viu.
E logo, você descobre que há um livro sobre seu tão amado filme.

Hugo Cabret morava na estação de trem, cronometrando os relógios e assertando seus horários, além de roubar brinquedos de uma pequena loja de brinquedos de um curioso senhor. Seus destinos acabam se entrelaçando por um fascinante autônomo deixado por seu pai, e um belo desenho de lua.
Tomando cuidado para não ser pego pelo inspetor da estação e cada vez descobrindo verdades quanto ao misterioso autônomo e o legado deixado por seu dono, a história de Hugo Cabret me cativa pela mistura de texto narrativo e desenhos, tornando mais realista as cenas da história e fazendo com que pessoas como eu que cresceram com o fascinante e confuso filme se torne uma das melhores sensações de nostalgia.

Poderia dizer até que o livro cumpre algo dito dentro da história na vida real, enquanto no mundo de Hugo Cabret os filmes traziam o universo fantástico para o mundo real, o livro e o filme de sua história tornam a experiência muito mais realista e esplendorosa.

mika 09/01/2023

Um livro para passar o tempo
A história é bem sessão da tarde. Não acontece nada de extraordinário e o plot é bem provável. Mas super recomendo para quem quer uma leitura rápida e descontraída.

winky 22/04/2021

Sou muito muito apaixonada por casa detalhe do livro, desde a história até o design dele.
Gostei muito de acompanhar a aventura de Hugo e do vovô, foi uma história bonita de ser contada e eu me vejo daqui muitos anos lendo ela para alguma outra criança.

Mylena 14/05/2021

Um livro encantador
Esse livro é apaixonante e retrata bem a França do século XVIII em plena revolução industrial. O personagem Hugo Cabret perde o pai em um incêndio, e tudo que ele o deixe é uma máquina. Um robô. O órfão agora fica sobre o cuidado de um dono de uma loja. Que o expulsa quando percebeu que ele estava roubando.
Nessa fuga, ele anda perto das estações e encontra um menina criança como ele, e a mostra o robô.
Durante a passagem do livro há páginas que mostram o desenho do robô em que o Hugo alisa os dedos para não esquecer a herança que o pai o deixou.
Leria novamente.

Giovana Laursen 15/01/2023

Achei muito fácil e rápido de ler, capítulos curtinhos e várias imagens ajudam nisso. Adorei como a história se juntou no final mas não é nada super grandioso, só me apeguei no Hugo.

b.lyssa 05/07/2021

Tive que ler esse livro pra escola também :P
Se alguém quiser ver o vídeo que eu gravei dele é esse aqui:

site: https://www.youtube.com/watch?v=TeI9vohGy00

Joicywsx 27/01/2023

paciência
li a primeira vez na escola numa leitura compartilhada o personagem e a história são muito bons, as ilustração no livro são perfeitos trazendo mas vontade de ler a leitura é muito tranquila para pessoas que gostam de livros grandes (na minha opinião).

Igor.Almeida 30/06/2021

História boa e ainda ilustrativa.
o livro apesar de ter 520 páginas, é um livro bem rapidinho de se ler, pois ele é praticamente 70% ilustrativo. Eu amei esse livro, quero assistir o filme, pois não me lembro mais do filme.