Gata Branca Holly Black

Resenhas - Gata Branca

Jaqueline.Ferraz 13/07/2015

UM LIVRO DIFERENTE
Comecei a ler esse livro para a Maratona do GEEK FREAK. Um livro super gostoso de ler, com um enredo diferente, em que no mundo do personagem, um toque pode mudar tudo.
O poder do toque pode dar sorte, apagar memórias e outras tantas coisas que essa elite é temida e descriminada. Além de ser usada por grandes pessoas, seja o governo ou pela máfia. Cassel Sharpe, é um protagonista amendrontado pela culpa, por não ser um mestre, pela família louca.
O que eu amei neste livro foi o fato de que os personagens não são divididos em bons e maus, mas suas ações vão de acordo com lealdade, dinheiro, poder.
Diferente e recomendo.

Trabach 22/06/2015

A história começa bem, muito bem...
Considerando que você já sabe a sinopse (que é demais!), lá se vão minhas considerações:

Holy Black começou do jeito certo, logo nas primeiras páginas, quer nos matar do coração com todos os fragmentos do enredo que são apenas “soltados”, mas não desenvolvidos o bastante para que sejam explicados. São fragmentos da trama principal, dos detalhes do mundo fantástico criado, das personalidades dos personagens secundários, de tudo. O que faz você não largar o livro até que a história se desenvolva mais.

Só que aí vem a falha, ela não volta para aprofundar as pontas que ela deixou meio soltas. Você lê, lê e lê mais um pouco e fica um tanto quanto confuso lá no meio, porque faltou o parâmetro geral do que aconteceu no passado dos mestres de maldição: como é a realidade que eles vivem hoje em decorrência aos acontecimentos do passado e o desenrolar das reviravoltas que vai ter mais pro futuro da narrativa. Nada é explorado realmente a fundo, embora você acaba deduzindo tudo no decorrer das páginas.
Mas coisa boa para explorar é o que não falta! A autora arrasou na criação de um mundo fantástico tão diferente do que, atualmente, estamos vendo por aí. Tem máfia, tem maldições, tem mistério, tem história pra caramba! Ela criou um universo totalmente novo que se passa na nossa atualidade, mas utilizando outras faces da magia.

Ou seja, o que mais despertou a curiosidade no começo do livro é o que eu achei que “quebra as pernas” da narrativa mais pra frente. Por esse mesmo motivo (falta de informações) você não se conecta muito com os personagens, como você não tem muitas descrições precisas, só fragmentos soltos, você acaba não torcendo o tanto que você gostaria por eles. Lá na ação/reviravolta final, eu fiquei meio “Mas peraí...porque eles querem fazer isso mesmo? Tanto do lado “vilão”, quanto do lado “não tão vilão assim”. Parecia que os personagens secundários estavam lá, porque tinham que estar lá, então foram jogados lá sem um motivo real. Fica difícil se engajar com tantos buracos na história, embora você queira muito. E os personagens tem material para isso, a história tem material pra isso, só precisava de mais.

Um dos pontos fortes do livro é o modo como a autora conduz a escrita e deixa o leitor totalmente a vontade ao ponto de não se importar mais com as atitudes imorais, erradas e/ou criminosas. Por ser uma narrativa em primeira pessoa, na qual, quem narra é um anti-herói com o caráter, (bem) meio duvidoso, há acontecimentos também duvidosos que são introduzidos de uma forma tão natural que você nem se importa com o caráter real daquilo. Ah, assassinato? Ok! Ah, extorsão e tortura? Ok! Isso é fantástico, porque prova que você realmente tá vivendo aquilo junto com ele e se inseriu totalmente nesse universo, onde golpes e trapaças fazem parte do dia a dia.

Então embora, falta “mais”, eu super recomendo a leitura. Ela é rápida, flui de uma maneira bacana e sim, deixa uma curiosidade enorme sobre o que está por vir. Então, estou ansiosa pelo próximo volume da trilogia.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO > 10!
PERSONAGENS > 7
CONDUÇÃO DA NARRATIVA > 6,5 (com muita dó no coração)

Marla 09/05/2015

Gata Branca - Holly Black // Mestres da Maldição # 01
Sobre o livro: Apesar de pertencer a uma família de executores, Cassel Sharpe um jovem de dezessete anos não é, por esse motivo ele tenta levar uma vida normal, freqüentado um prestigioso internado para ricos. Em Walligford ele sobrevive ao lado dos amigos, o casal Sam Yu e Danica Wasserman e da ex – namorada Audrey tirando boas notas e fazendo pequenas apostas a dinheiro. Porém tudo muda na vida de Cassel, quando durante um ataque de sonambulismo ele acaba indo parar no telhado e por causa disso ele termina suspenso até que prove não ser um perigo para ele mesmo e para a escola. Por esse motivo Cassel acaba sendo obrigado a conviver com seu avô Desi e seus irmãos Philip e Barron que são executores. Os executores possuem um dom ou seria melhor dizer a maldição, já que existe a lei do retorno de controlar, a sorte, as emoções, os sonhos, as memórias, a dor e pode também matar e até mesmo transformar uma pessoa em um objeto ou animal com apenas o toque de um dedo. A pratica dos executores e proibida por lei, por isso apenas seis famílias de criminosos utilizam esse dom, para atingir seus fins. A família de Cassel trabalha para os Zacharov. Enquanto tenta encontrar uma maneira de voltar para a escola, Cassel passa a ter sonhos com uma gata branca, que afirma ser Lila Zacharov, sua amiga de infância que ele acredita ter matado quando tinha quartoze anos. Mas desvendar o mistério da gata branca e o menor dos problemas de Cassel, já que seus irmãos parecem estar planejado algo, muito perigoso e que pode acabar muito mal.

"— Uma maldição foi posta em mim, — a gata Lila disse. — Uma maldição que só você pode quebrar.
Os outros gatos nos assistiam rabos chicoteando, bigodes tremendo. Ainda silenciosos.
— Quem amaldiçoou você? — eu perguntei, tentando sufocar minha risada.
— Você, — disse a gata branca. Meu sorriso se tornou uma careta. A Lila morta, e a gata, não deveriam juntar suas mãos numa súplica, não deveriam falar.
— Só você pode desfazer a maldição, — ela disse, e eu tentei acompanhar o movimento de sua boca, a visão de suas presas, para ver como ela podia falar sem lábios. — As pistas estão em todo lugar, nós não temos muito tempo."

Se não me engano li há muito tempo uma resenha sobre esse livro, porém eu não me lembrava nada de seu enredo, a trama é bem diferente e até mesmo interessante, porém para ser sincera ela é um pouco complicada e até mesmo lenta em muitos momentos e por esse motivo, acredito que a leitura fluiu tão devagar. Cassel é um protagonista muitas vezes confuso, que algumas vezes age com esperteza, ele acha bem difícil confiar nas pessoas, mas também com a família que ele faz parte e até aceitável. Sinceramente achei que o final seria mais surpreendente, mas para mim ele deixou a desejar, por isso quero ler a continuação para saber para onde á autora vai levar a trama. Gata Branca não conseguiu suprir totalmente minhas expectativas, porém como não sabia o que esperar valeu a pena à leitura, então se querem ler algo diferente, leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.

Resenha Postada no blog Louca por Romances no dia 04/03/2014

site: http://loucaporromances.blogspot.com.br/2014/03/resenha-gata-branca-holly-black.html

Ellen 12/04/2015

Análise aleatória
Terminei de ler Gata Branca mas não senti a necessidade de falar sobre o livro. Não que seja ruim mas é que a história não me proporcionou nada. Pra um livro ganhar 5 estrelas ele tem que proporcionar uma emoção boa, seja de surpresa, alegria, etc.

Razões pelas quais eu quis ler: O personagem principal ser um menino (que é algo raro) e ter visto em algum lugar que ele era o personagem masculino favorito de alguém... Porém eu achei ele bonzinho demais. E demorou demais pra perceber coisas óbvias. A história dá um novo nome a feitiço, feiticeiro ou sei lá o que trocando por "executor de maldição". Os meus personagens favoritos foram Barron, Phillip e também Maura.
Personagens: 4/5
Originalidade: 5/5
Recomendação: 3/5
Plot: 2/5
Escrita: 5/5
Geral: 3/5
Alana.Freitas 12/04/2015minha estante
ui ui como tá ousada essa guria!!

Livy 26/03/2015

Criatividade Nota 10
Aspectos positivos: A história é muito bem escrita, a leitura é leve e fácil e em alguns momentos bem espirituosa. A autora conseguiu ser original ao introduzir uma magia um quanto tanto diferente, ainda mais pelo fato de deixar bem claro que toda mágica tem um preço, e ela coloca isso bem em evidência pelos "rebotes". Nota 10 pela criatividade! A capa é linda, dois gatos bem na frente, quem pode reclamar? haha

Aspectos Negativos: Excesso de descrições. Meu Deus, o excesso de descrições me incomodou MUITO. Às vezes eu lia e tinha que voltar pra conseguir visualizar todos os detalhes do cenário que a autora tinha descrito, e infelizmente isso tornou a leitura um pouco tediosa, principalmente no início. Aliás, a história demorou muito pra começar de verdade, foi um pouquinho maçante nas primeiras 100 páginas. E sem contar que eu fiquei com vontade de esganar o Cassel umas mil vezes por ser tão burro. Eu liguei os pontos na hora, sobre quem era o mestre da memória, sobre ele ser um mestre de quê, e sobre o que aconteceu com a Lila. A lerdeza do rapaz me irritou profundamente, hahaha. Pensando bem, acho que o livro foi bem previsível.

O melhor da história: Eu gostei bastante do livro em geral, apesar de ter me irritado e me entediado nas partes citadas acima. E foi interessante ler pelo ponto de vista de um garoto, pra variar, o Cassel consegue ser um personagem bem divertido quando quer. Li o livro em 3 dias, e quando acabei fiquei querendo mais. Apesar de ter sim coisas que não me agradaram, eu fiquei bastante feliz em ganhar esse livro de presente de Natal e poder conhecer a história de Cassel.

Quote marcante: "Sabe o que costumavam dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonito do que ele.''

Carolina Oliveira 18/01/2015

Gata Branca
A mitologia criada por Holly Black é incrível. Gata Branca conta a história de Cassel Sharpe o filho mais novo de uma família de Mestres das Maldições, que com apenas um toque podem matar, transformar, dar sorte, esperança, porém Cassel não desfruta desse poder. As pessoas vivem com luvas de couros e não podem tocar umas nas outras sem elas.
Cassel tem um passado obscuro que tenta esconder, aos 14 anos matou sua melhor amiga. Ele é adolescente diferente dos outros, golpista, apostador e confesso que gostei disso. Ganha dinheiro através das apostas estranhas, que faz no colégio interno em que estuda. Tem dois irmãos, Philip e Barron, uma mãe na cadeia, e um avô.
Em uma das noites, Cassel acorda no telhado do colégio e acredita ter tido um ataque de sonambulismo, entanto o colégio decide afastá-lo, é ai que sua vida muda e nos faz torcer por Cassel até o final.
Apesar de achar o livro parado no inicio, eu gostei bastante, e acabou me surpreendo, dei 4 estrelas e estou ansiosa para ler o segundo.

site: http://wordstravelers.blogspot.com.br/

SakuraUchiha 09/11/2014

"Magia" diz a garota. "É apenas magia"
Somos basicamente quem lembramos ser. É por isso que é tão difícil largar velhos hábitos. Se nos conhecemos como mentirosos, já temos a expectativa de não contar a verdade. Se nos vemos como pessoas honestas, nos esforçamos mais

Gata Branca é o primeiro livro da série 'Mestres da Maldição'. É o tipo de série que vale a pena ler.

O narrador deste conto, Cassel Sharpe, é uma alegria só. Ele é espirituoso, sorrateiro e extremamente inteligente, e o único que não carrega a maldição da família. Mas ele também está confuso, assustado e assombrado por seu passado. Sua família está escondendo coisas dele, ele está preso a sua ex-namorada, ele está desesperadamente tentando enganar o seu caminho de volta para a escola e depois há aqueles sonhos que o atormentam. Tudo é tratado com habilidade e inteligência. Ele na verdade cresce e se desenvolve como um personagem. É definitivamente um dos melhores protagonistas já feitos.

O ritmo que o livro toma é rápido e suave, mesmo durante os momentos mais calmos onde a autora habilmente consegue evitar discussões que giram em sessões de info-dump, o que é muito comum com certos autores. A forma como o mundo do crime se confunde com o elemento mágico é quase perfeita e eu fiquei realmente fascinada pelos diferentes tipos de trabalhadores mágicos e também como os seus dons são maldições.

Pegando o conceito de famílias do crime clandestinos e adicionando mágica na equação, Holly Black criou um excitante, mundo detalhado cheio de profundidade e intriga, povoada por uma grande variedade de personagens interessantes e surpresas genuínas. Há uma vibe estilo Sopranos no romance, com travessuras de personagens e jargões como o famoso o mercado negro sendo sempre discutidos, mas que acaba se encaixando maravilhosamente no enredo, com um mistério bem trabalhada e extremamente legível.

Eu recomendo o livro, principalmente para quem gosta de fantasia urbana, e até para aqueles que está cansado de um Ya paranormal. Holly criou um mundo de fantasia que é muito convincente e meio intrincado. Foi uma grande jogada da autora.

Isabela 04/11/2014

Gata Branca
Um livro que envolve maldições, suspense, e é claro, a máfia!

Gata Branca é o primeiro livro da série Mestres da Maldição da autora Holly Black. É um livro muito bem desenvolvido, um suspense em que as peças se encaixam perfeitamente no final.

A história conta sobre mestres. Pessoas que possuem poderes de alterar emoções, sorte, memórias, em apenas um toque das mãos. Quando se usa o poder, o mestre sofre o rebote, que seria a consequência de ter praticado magia. Nesse mundo, isso é ilegal, por isso todos usam luvas.

Cassel vem de uma família de mestres, onde ele é o único sem poderes. Totalmente diferente dos protagonistas bad-boys que possuem um lado meio fofo, Cassel é um vigarista, mentiroso e dirigente das apostas em seu colégio.

A mudança no fato da sua normalidade, é que no passado ele matou uma garota. Ela era a melhor amiga dele. Ela a amava.

Cassel foge de seu passado e sua família o encobre em uma escola interna, até que ele se vê atacado por sonhos e crises de sonambulismo envolvendo uma gata branca, que põe sua vida em perigo e planta dúvidas sobre seu passado e seus irmãos.

Desconfiando de que ele está envolvido em algo grande, Cassel vai em busca de suas memórias e começa a desenterrar o passado que ele tanto quis esquecer; e descobre que a gata branca está mais envolvida do que imaginava.

O livro é envolto de suspense do começo ao fim, e te faz querer saber se Cassel vai poder ter paz em algum momento. A capa é muito bonita, e foi isso que me atraiu para o livro. Holly Black é mestra no gênero, envolve mistério e romance, com um toque sombrio das maldições e algo mais bruto com a máfia. Os personagens são bem ricos e desenvolvidos, a maioria, diferente do que estamos acostumados.

site: http://colecionadora-de-contos.blogspot.com.br/2014/11/resenha-gata-branca.html

Caroline 07/10/2014

Muito bom!!
Gata Branca conta a história de Cassel Sharpe (o da capa). Todos da sua família são mestres, ou seja, todos domina algum poder. E Cassel é o único sem poder nenhum. Esses poderes causam maldições nas pessoas com apenas um toque de mão, por isso todos usam luvas.
Algumas coisas estranhas estão acontecendo com ele, inclusive o aparecimento de uma gata branca em seus sonhos, que o faz fazer coisas contra a sua vontade.
Primeiramente a capa me chamou muito a atenção. Dá a impressão de ser um livro misterioso e cheio ação. E o conteúdo é tudo isso e muito mais.
Eu gostei muito de Gata Branca por ser um livro imprevisível, com muitos golpes, crimes e muitas mentiras, você nunca sabe o que esperar. Mas sem deixar de lado as cenas emocionantes.
E também gostei muito de Cassel, porque ele é (gatíiiiiiissimo) muito inteligente, realmente um personagem misterioso que não fala sobre si mesmo pra ninguém.

"Minta até que você mesmo acredite, esse é o verdadeiro segredo sobre mentir. É o único meio de não ter nada que entregue você."

Na verdade esse livro foi a minha salvação. Parece exagero, mas eu estava lendo tantos livros chatos, que não aguentava mais. Eu não tinha mais vontade de ler, e pela primeira vez na vida, quando me perguntaram qual livro eu queria comprar, a resposta foi "nenhum". Aí comecei a ler Gata Branca e fiquei viciada, não queria parar de ler.
Como é um livro pequeno e com várias pausas, eu lia sem parar. Quando terminava, não acreditava que tinha lido tudo aquilo.
O final foi daqueles que quando pensa que vai acabar tudo bem, vem aquela reviravolta.

"A coisa mais importante para um golpista é nunca pensar como um alvo. (...)
Os alvos esquecem que, quando uma coisa é boa demais pra ser verdade, significa que é golpe. "

site: http://dreams-in-books.blogspot.com.br/2014/10/resenha-gata-branca-mestres-da-maldicao.html

Adriana 27/08/2014

Maratona literária
O 1º livro da trilogia "Mestres da Maldição", apresenta o personagem principal Cassel Sharpe proveniente de uma família de golpistas. Mas estes tem qualidades especiais, são "mestres nas artes mágicas". O tema é interessante, vi muitas blogueiras falando muito bem do livro, então minha expectativa era alta, então foi que meio decepcionante, fiquei perdida em algumas passagens, acho que a autora literalmente " joga" determinados assuntos relacionados a trama, sem muita explicação. Fiquei na dúvida em muitos pontos. Mas de todo o livro não é ruim, tem algumas partes com bastante suspense, com certeza vou ler o 2º.

ELB 16/05/2014

A Rocco comprou os direitos desse livro, mas eu já tinha lido antes. Eu preferia executores de maldições do que mestres das maldições. Acho que a palavra mestres não se enquadram no conceito que tenho da palavra.

Mas vamos ao livro.
O que me chamou muito a atenção é que o personagem principal é um homem, então o livro tem um enredo bem diferente, bem fluido, sem dramas e enrolações que geralmente segue os livros de mocinhas.
Quando você for ler esse livro, aconselho a tirar umas horas de folga, porque quando se começa a ler não para. É um típico livros de suspense, que te leva a loucura para saber o que vai acontecer.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Lud, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/01/resenha-gata-branca.html

Nim 08/01/2014

Uma Boa Introdução
Começando pelo princípio, eu absolutamente adorei a narração do Cassel, ele é um grande personagem. Especialmente considerando que ele não é o típico rapaz adolescente, ele não é aquele que quer ser "fodão" que está se tornando (ou se tornou) um cliché na literatura juvenil atual. Ele é mais leve, um pouco sensível, mas não tanto. Ele é original e meu segundo narrador favorito em um livro em primeira pessoa (a pimeira sendo Sookie Stackhouse). Holly Black escreve muito bem. De fato, pela maior parte do livro, a escrita dela foi minha única razão para continuar lendo. Quero dizer, enquanto a escrita era épica, a história estava um pouco no lado da vagareza. Eu achei o mundo interessante, apesar de um pouco vago, você não tem muito conhecimento do funcionamento da máfia desse mundo que a Holly Black criou. O sistema de magia, entretanto, é bem explicado e interessante. Mas eu senti falta de informações sobre esse mundo dos vigaristas. Também, eu achei as soluções dos conflitos muito fáceis. Me fez sentir que os perigos acabam não sendo perigosos, no final. As soluções são muito convenientes. O final, porém, é bastante ousado, corajoso e eu realmente gostei dele. Agora, eu disse que o livro é um pouco lento, mas ainda preciso dizer que no final algumas coisas interessantes acontecem, antes eu ia dar apenas duas estrelas ao livro, por que eu pensei que nada acontecia. Claro, é o primeiro livro de uma série, então eu estava esperando que fosse devagar e sem eventos, já que é uma introdução. Mas o que acontece naquelas últimas páginas é extremamente satisfatório. Então, se você está esperando por uma literatura juvenil original, quase madura, aqui está. Especialmente se você gosta de (um bom) ponto de vista masculino. E mesmo que eu não esteja muito interessado, eu estou interessado na seqüência, Red Glove (Luva Vermelha). Eu gostei da sinopse (bem melhor do que a sinopse desse primeiro) e eu espero que agora que as introduções foram feitas, Holly agora possa escrever mais, adicionar mais conteúdo. Então sim, eu lerei a seqüência, eventualmente.

Anita Blanchard 19/11/2013

Gatos e máfia, precisa de algo mais?
Impossível não ter expectativas astronômicas em relação a este livro da Holly Black. Todo mundo que eu já ouvi falar adorou. Esperar que um livro seja o máximo é sempre perigoso, porque acaba resultando em algo muito desagradável, conhecido como decepção. Minhas expectativas não foram superadas, a ponto de eu ficar histérica, como eu costumo ficar com alguns livros, mas o importante é que elas não foram frustradas. Então fica um saldo positivo.

Ler na perspectiva de um garoto é diferente, ainda mais quando é uma narrativa em primeira pessoa. A autora se sai bem na construção do Cassel, mas, em certas partes, soa meio estranho ler algumas descrições de cores, cheiros e roupas, descrições que você está mais acostumado a ler no ponto de vista feminino. Ou talvez seja eu na verdade, com a minha crença de que homens não prestam atenção nessas coisas...

Falando do Cassel, ele é até bem normal considerando o ambiente e a família de onde ele vem. Família essa totalmente desestruturada: pai morto, mãe presa, irmãos que, deus que me livre, era melhor não ter (raiva mortal deles!), todos envolvidos com a máfia. Você o lê tentando racionalizar todas as situações, como o criminoso que ele acredita ser, mas, entre um golpe e outro, ele também deixa escapar seus sentimentos, principalmente pelos irmãos, e sua vontade de ter uma relação mais saudável com eles. Em compensação, a personagem principal feminina não é nem um pingo carismática, ela tem uma personalidade muito forte, é mandona, trata o Cassel como se fosse um brinquedinho. O pior é que não sei se quero que ela seja diferente...

A história desenrola-se de maneira rápida, e o mistério vem na dose certa, desvendado aos poucos: nem em meia página, nem deixando tudo para o próximo livro. O universo de magia é bem elaborado, e até lembra X-Men, com toda a questão política, o preconceito, pessoas querendo tirar proveito dos “poderes”, quando não o próprio detentor do poder, o governo ou as famílias mafiosas. Tem até a tentativa do governo de cadastrar os mestres.

Além de tudo isso de bom, ainda temos gatos importantes para a história, como o próprio título já dá a entender. Adoro gatos, cheios de personalidade, achando que dominam o mundo. Eu quero um!!

Só com esse primeiro livro lido da Holly Black já dá para perceber o quanto ela ousa, não só na história, mas também na construção das personagens. Espero que ela continue assim, pois é bem diferente de ler. Para o segundo livro, fica a expectativa de ver o Cassel mais envolvido com a máfia e descobrindo do que ele é capaz.

Agora vem o momento reclamação: a Rocco é a editora que cobra mais caro por seus livros. Eu não costumo reclamar muito porque normalmente ela traz as melhores séries para o Brasil, então o dinheiro pago vale sempre a pena. Mas o mínimo que eles tinham que fazer, cobrando essa fortuna, era fornecer livros de boa qualidade. Não comprei o meu diretamente deles, então não sei se posso pedir restituição do valor, mas, quando eu estava no meio da leitura, a capa soltou-se da parte de trás do livro, deixando-o todo torto e com as páginas meio soltas e desiguais. Tive que colar a bendita da capa com fita dupla face. Nem preciso dizer que não ficou bonito, né? Estou com um leve ódio porque detesto estragar livros, tomo o máximo de cuidado possível e agora tenho um despencando, aff... Ainda se fosse um George R. R. Martin da vida, com suas 800 páginas, mas não, é um livro de umas 350, fininho...

Rotina Agridoce 08/10/2013

Recomendo!!
Gata Branca é o primeiro livro da trilogia Mestres da maldição, e se prepare que é diferente de tudo o que você já leu desse gênero. Já começa com um
protagonizada masculino, Cassel Sharpe de 17 anos, ele vem de uma família de Mestres da maldição. Existem poucos deles, apenas 1% da população, e na sua maioria são Mestres da Sorte, capazes com um simples toque manipular pessoas, sentimentos, sonhos, memórias e tem alguns outros mestres que até conseguem matar alguém com um simples toque, então para evitar que isso aconteça, todos usam luvas e raramente as tiram. Cassel, diferente da sua família, é o único que não tem nenhuma habilidade, mesmo assim foi capaz de matar sua melhor amiga, Lila, a qual ele tanto amava, quando tinha 14 anos. Ela era a filha mimada do chefe da família Zacharov. Ele tem poucas lembranças desse acontecimento, a maior parte ainda permanece obscura.

Depois que sua mãe fora presa por manipular emoções de homens milionários para extorqui-los, ele foi enviado para um internato. Uma noite ele teve um ataque de somambulismo, e foi pego andando pelo telhado apenas de cueca. Cassel se lembra de ter sonhado que estava sendo perseguido por uma gata branca. O diretor fica furioso, e não acredita em crise de sonambulismo e por essa razão é mandado para casa.

Cassel não tem uma família para voltar. Sua mãe está na prisão, e seu pai morreu há vários anos. Seu irmão mais velho, Philip, que tem uma esposa e filho, é um bandido, trabalha para uma família da máfia. Seu outro irmão, Barron, está em Princeton.

Antes que ele possa voltar a Wallingford, o internato, Cassel tem que passar por uma avaliação de um médico. Cassel tem outro sonho estranho envolvendo uma gata branca. Acontece que um dos gatos que vivem no celeiro atrás da casa é branco.

Cassel começa a perceber que algumas coisas estão errados, ele tem esses sonhos estranhos com essa gata branca e conversas entrecortadas,
então começa a tentar descobrir o que há de errado com ele e até com a sua família. Mas o mistério que envolve sua família é maior do que ele imagina, e as consequências são graves. Qual será o segredo? E o que aconteceu no dia em que matou Lila?

Em Gata branca, há uma série de grandes questões sobre família e amizade, bem como camadas de mentiras e enganos. Cassel aprende algumas verdades sobre si mesmo, algumas importantes, outras que ele provavelmente preferiria não saber. Sendo um adolescente, Cassel às vezes imprudentemente fala antes de pensar. Assim como Harry Potter, ele tenta resolver problemas graves, sem ajuda de um adulto.

A beleza deste livro reside em seu personagem principal, Cassel é inteligente, espirituoso, e misterioso, outra coisa que chama atenção nesse livro são os detalhes surpreendentes da construção desse mundo. A autora teve todo um cuidado com o mundo que ela criou, com a história de fundo, a cultura e a sociedade. Todo mundo usa luvas para evitar qualquer toque com as mãos, no interesse de se proteger da magia. A autora adiciona uma camada de veracidade e uma ligação com o leitor, e um mundo de possibilidades.

A capa é linda, e o trabalho de diagramação, revisão e tradução estão ótimos. Parabéns a editora pelo trabalho!

Gata branca é uma ótima leitura, há tantos momentos sombrios e misteriosos que eu queria descobrir mais. A autora introduziu a quantidade certa de detalhes para o leitor aceitar e permitir que sua imaginação fuja com ele. O livro tem tantas reviravoltas e surpresas que te mantém preso na história. Eu mal posso esperar para descobrir o que acontece em seguida. Recomendo.

- See more at: http://www.lostgirlygirl.com/2013/10/resenha-251-gata-branca-holly-black.html#sthash.udYaQeoX.dpuf

Jéssica @paraisoliterario 05/10/2013

Gata Branca {resenha pro Lendo & Comentando}
Cassel vive em um mundo onde andar com as mãos descobertas pode ser algo fatal, isso porque os Mestres de Maldição possuem os mais variados dons: sorte, controle das emoções, transformações físicas, alteração de memória e por aí vai. Mestres precisam tocar as pessoas com as mãos para amaldiçoá-las.

A família de Cassel é formada por talentosos Mestres, bem todos menos o próprio adolescente que não possui nenhum poder especial a não ser o seu talento para os golpes. O problema é que usar esse tipo de talento é terminantemente proibido pelo governo, então eles devem ser muito cuidados ao infringir a lei.

Além de uma família poderosa os Sharpes são ótimos golpistas. E os irmãos mais velhos do garoto, Philip e Barron, trabalham para terríveis mafiosos. Mas este não é o grande segredo que todos eles guardam. Três anos antes Cassel matou sua melhor amiga ( e por quem era apaixonado), Lila Zacharov, e filha do mafioso para o qual os irmãos dele trabalham. Esse é um assunto no qual ninguém da sua família toca.

Durante três anos nada mais de anormal, ou tão anormal quanto possível para alguém que faz parte de uma família de Mestres, aconteceu na vida de Cassel até ele sonhar com uma gata branca e acordar em cima de um telhado vestindo seu pijama ainda. Depois desse primeiro sonho as coisas começam a ficar ainda mais estranhas e ele acaba tendo outro sonho, ainda bizarro que o primeiro, desta vez a gata branca fala com ele no celeiro de sua casa, ela diz que está enfeitiçada e que precisa de sua ajuda.

Poderia ter sido só mais um sonho se Cassel não tivesse acordado em sua cama com os pés cheios de lama. A partir daí ele começa a investigar e procurar pistas, pistas que o levam de volta até o assassinato de Lila. Será que estivera errado durante os últimos anos? O que realmente aconteceu com a garota por quem era apaixonado? E, principalmente, por quê? Só ele pode descobrir isso.

Como disse no começo da resenha: adiar a leitura de um livro da Holly é um tipo de estupidez em vários níveis diferentes para quem gosta de YA's (como eu!). Gata Branca teve um começo meio confuso, mas as coisas acabam sendo explicadas e a narrativa começa a te prender ainda nos primeiros capítulos, mas não nas primeiras páginas.

Vivo falando sobre como sinto falta de originalidade nos YA's ultimamente, todo mundo já está cansado de me ouvir dizendo isso, não é mesmo? Pois é, então eis o que precisam saber sobre este livro: vocês nunca leram nada como ele! Não só apenas um mundo novo é criado para dar suporte a esta história, mas toda uma mitologia da qual nenhum de nós podemos reclamar porque é algo que nunca tinha lido antes.

Quer mais pontos a favor do livro? Que tal o fato de ele ser narrado pelo Cassel? Sim, ele é em primeira pessoa e o garoto narra, isso não é inédito, mas oferece um "escape" de narrativas femininas que, muitas vezes, deixam o livro completamente tedioso. Nada de dramas desnecessários aqui, Cassel é prático e muito racional, além de muito esperto.

Pouquíssimas pessoas sabem, mas a são raros os livros que conseguem me surpreender de forma positiva, na maioria das vezes na metade do livro (às vezes até antes disso!) já descobri o que vai acontecer no final dele, claro que eu tinha uma ideia do provável final para esse primeiro livro, mas acontece que uma parte dele realmente de deixou pasma. Estava tão curiosa para saber o que acontecia que comprei o ebook de Red Glove e já comecei!

Ahh preciso comentar algumas coisas: primeiro é que a parte interna da capa é preta. Adoro quando as editoras fazem isso, o livro acaba tendo "um charme a mais". Meu segundo comentário não é tão positivo, Gata Branca tem páginas brancas. Até hoje não conheci uma pessoa que prefira folhas brancas. A terceira é que eu não gosto dessa capa, sei que todo mundo acha linda e eu acho bonita também, mas simplesmente não gosto.

Acredito que consegui deixar bem claro o que achei desse primeiro livro da série Mestres da Maldição, não é? Holly Black me conquistou e, só com esse livro, já me convenceu a ler qualquer coisa que tiver seu nome.

site: http://www.lendoecomentando.com/2013/10/gata-branca-mestres-da-maldicao-1-holly.html