Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Fabio 18/07/2020

Bem melhor que o filme, que já é ótimo!
Vale muito a pena. Traz mais detalhes que o filme, explorar melhor as nuances dos personagens.

Lih 02/08/2020

A princípio achei que seria como o filme. Mas não.
O livro é narrativo e com muitos erros ortográficos, pois o QI do Forrest é realmente baixo.
Aventuras diferentes, final diferente. Uma vida e tanto. Um personagem digno de toda a alegria possível, me marcou muito.
Livro rápido e fluído, edição maravilhosa, colorido, fonte ótima.
Recomendo para qualquer pessoa que ame Forrest Gump assim como eu, *mas não compare com o filme pois pode ser um pouco decepcionante*..
Obs: meu filme preferido/livro.??

Lucas Almeida 05/08/2020

Quem não é idiota?
Comecei a leitura tendo a consciência de que provavelmente seria um bom livro, mas sem grandes expectativas. Forrest me provou que eu estava tremendamente enganado. Devorei de tão bom. Leitura leve, rápida, divertida e sem dúvidas, uma lição de vida. Se você gostou do filme, vai gostar ainda mais do livro.

Gabrielle.Ecks 12/08/2020

Livro cheio de aventuras
Gostei bastante do livro. Comecei a ler por ser muito fã da adaptação cinematográfica de Zemeckis, e encontrei uma obra completamente diferente do filme, porém igualmente envolvente. Até mesmo o personagem do Forrest é completamente diferente: enquanto no filme Forrest é um rapaz inocente, familiar e essencialmente bom, no livro ele é um personagem com malícias e muitas habilidades matemáticas e musicais. Nesta versão comemorativa, de 30 anos da obra, consta um comparativo entre as duas versões da história, que argumenta sobre as adaptações e mudanças da história original para a versão cinematográfica. Quem tiver interesse na leitura, precisa estar ciente e aberto à ler uma história completamente diferente do referencial do filme.

Bianca674 13/08/2020

O livro é muito divertido! Eu dei boas risadas com as situações esdrúxulas que o Forrest passa e ri mais ainda com a acidez das críticas ao american way of life. É bem diferente do filme e os dois são especiais cada um à sua maneira, porém, pra mim o filme se destaca mais na sua categoria, já que é um clássico indiscutível, enquanto o livro não me marcou tanto apesar de eu ter gostado bastante. Vale dizer também que essa edição da Aleph é maravilhosa de linda, mas tem alguns erros na parte gráfica (o meu exemplar tem algumas páginas com mistura de fontes).

Marina.Pissaia 22/08/2020

Nada a ver com o filme
Favorito? Eu acho que sim hein.

É o livro mais bonito que eu tenho na estante. Ele é em capa dura e tem essa jacket maravilhosa, que é dupla face. Por dentro ele é todo ilustrado, as páginas são amareladas e a diagramação é ótima. Mas, vamos ao que interessa: a história.

Forrest é um menino com um QI abaixo da média - em nenhum momento do livro a causa para tanto é revelada. Apesar disso, ele é extremamente inteligente em outras áreas, consegue resolver equações dificílimas de matemática e sua aptidão musical é absurda. A inteligência, curiosamente, é o que vai colocá-lo em muitas enrascadas.

No livro, o acompanhamos desde o nascimento, até parte de sua vida adulta. Forrest se envolve em muitas discussões sobre a guerra do Vietnã, política e racismo, já que a história se passa nos EUA das décadas de 50/60 e 70.

Existem diferenças gritantes entre o livro e o filme, que é um dos queridinhos de Hollywood, mas isso deixamos para outro post.

O que não dá para deixar de mencionar é que o Forrest do livro não é inocente, não tem noção do que acontece ao seu redor. Na verdade, Forrest é bem desbocado, sexualmente ativo, fuma muita maconha, faz muitas piadas com duplo sentido e sabe muito bem o que se passa ao redor.

Já Groom usa o poder da escrita, através do livro, para criticar o sistema americano e temas como a guerra no Vietnã, a corrida espacial, o american way of life¸enfim, - mostrando que os EUA não são tudo isso que eles pregam. Groom ficou tão insatisfeito com o que fizeram do seu personagem no filme que escreveu uma continuação da história, chamada Gump & Coo, que ainda não foi traduzido para o português.

No mais, Forrest Gump é um livro extremamente divertido e que nos causa muitas reflexões.

Para mais resenhas e dicas literárias me segue no Instagram @mpbookshelf

Bárbara 26/08/2020

Perfeito, tem algumas coisas q são diferentes do filme , vale muito a pena ler

Rayssa 01/09/2020

necessário.
não achei que ia gostar tanto do livro assim (por já ter visto o filme), porém há cenas a mais e diferentes, que fizeram a história se tornar melhor. recomendo.

Elani Araújo 06/09/2020

98% diferente do filme.
Sim, você não vai relembrar cenas do filme, na verdade você conhecer uma nova história ou mesma?, Recontada lhe dando a impressão de estar lendo algo que nada tem a haver com o filme que te fez comprar o livro. A escrita do texto é bem peculiar, me lembrou o do laranja mecânica, no qual a narração em limeira pessoa, tem seu próprio linguajar, que ajuda a montar a imagem do personagem na mente. Imperdível.

Luciana 22/09/2020

Leitura simples
Gostei da escrita, parece que o autor está contando sua própria história com seu jeito de falar. Interessante comparado com outras leituras.

Otávio - @vendavaldelivros 24/09/2020

"Bom, e daí? Eu posso ser idiota, mas, de qualquer forma, na maior parte do tempo, eu tentei fazer a coisa certa". Se você assistiu Forrest Gump em algum momento da sua vida com certeza vai ter um choque com o Forrest Gump do livro. Na verdade, diferente de uma idiotia pura e desprendida do Forrest do filme, no livro conhecemos um Forrest que se entende e é descrito como um savant, alguém que tem muitas dificuldades com tarefas consideradas simples, mas é absolutamente genial em outros campos. No caso do Forrest do livro, temos um savant lento e que se enxerga como um idiota, mas que ao mesmo tempo consegue resolver equações absurdamente complexas e absorve a teoria musical com extrema facilidade.

Temos, então, um savant, com quase dois metros de altura e mais de 100 kg. Sim, Forrest não é um Tom Hanks magrinho e corredor. As diferenças em relação ao filme são realmente profundas e podem chocar de início para quem já vai com a percepção sobre os personagens formada, porém devo confessar que é muito mais fácil se identificar com o Forrest do livro. Um personagem sem a aura de perfeição e pureza, que acha a guerra uma merda e, ainda que repleto de coincidências obviamente exageradas, prospera no trabalho próprio, no prazer de sentir bem e fazer o que é o certo.

Forrest Gump é o tipo de leitura que voa. É simples, leve, muito engraçada em alguns pontos e sem tentativas de fazer com que você sinta pena ou qualquer coisa do tipo. Os personagens são muito mais reais e o livro traz uma carga de crítica ao "American Way of life" e a Guerra do Vietnã que em momento algum são explorados no filme (não à toa Winston Groom não gostava da adaptação vencedora do Oscar). O filme é muito bom, mas conta uma história diferente no final das contas. O livro é recomendadíssimo, principalmente se você quer conhecer um Forrest mais humano e que só quer fazer a coisa certa.

site: https://www.instagram.com/p/CBB4Cl7HVt2/

Lara 03/10/2020

Intrigante
Saber o contexto e a intenção do autor ao escrever o livro é o que faz a história ficar interessante. O apêndice ao final do livro fazendo a comparação entre ele e o filme é maravilhoso.

Thereza 14/11/2020

Um diferente Forrest Gump
O livro Forrest Gump apresenta uma pespectiva bem diferente da apresentada da premiada adaptação.

Forrest nessa obra não é tão passivo e nem tem atitudes 100% corretas em todo o tempo. O livro critica o "American Dream" e instituições americanas que é o oposto do que acontece no filme.

A essência das coisas "absurdas" que acontece está presente de uma forma tão bem amarrada que nem nos faz duvidar delas.

Hilário.