Forrest Gump

Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Gabi 17/05/2019

100x melhor que o filme
Que livro incrível, muito diferente do filme com o típico americano perfeito que vive o sonho americano, ama o lar e a família, no livro o Forrest é irônico, satírico e uma pessoa comum que erra, vive aventuras incríveis que criticam muitas instituições americanas e a guerra Vietnã, você verá o filme com outros olhos depois de ler esse livro

Thiago Toffoli 17/01/2018

Um dos livros mais lindos que já li, história comovente que te envolve do começo ao fim!

Amanda 06/02/2018

Fiquei extremamente apaixonada. O filme já fazia parte da minha coletânea de favoritos e não imaginei que o livro seria mil vezes mais gostoso. Diferente da trama cinematográfica, que abrage um tom cômico e inocente, o livro abrange um tom mais satírico e ousado (muito interessante, por sinal). Confesso que não é costumeiro eu ler esse tipo de gênero literário, entretanto, fiquei em amores. Conseguir rir, ficar triste, pensar as posições de cada personagem no contexto e me divertir muito. Adorei!

Saracino 24/09/2012

Já tinha visto o filme e mesmo assim o livro me surpreendeu pacas. Enquanto o filme teve de ser adaptado para um ator pequeno, o livro conta a estória de um armário de 2metros de altura.
O filme é muito bom, mas o livro é espetacular.

Rafael 30/08/2018

O livro é muito bom, apesar de ter muitas diferenças em relação ao filme. Apesar dessas diferenças, a essência do personagem é a mesma e a leitura é muito agradável.
É um caso raro de livro que ficou famoso por causa do filme que foi lançado posteriormente.

Sandro 13/11/2018

Prefiro o filme, mas como cineasta, sou suspeito pra dizer. O que me mais me surpreendeu foi o final diferente.

NAJULIA 06/12/2018

Eu não sabia o que esperar desse livro sinceramente, mas eu acabei gostando bastante. Tem coisas que nunca aconteceriam e uma grande quantidade de eventos fazendo você se perder um pouco na leitura; em si é muito engraçado. PS: nada (tipo nada mesmo [nadica de nada]) parecido com o filme

Cristina.Pineda 04/01/2019

Forrest Gump
Divertido apesar de tudo!
Forrest do livro é totalmente diferente do Forrest do filme e tirar a imagem do Tom Hanks sentado naquele banco durante a leitura do livro é um exercício difícil!!
No romance Gump é irônico, questionador (na medida da sua "idiotice") e um cara sonhador e cheio de esperanças com o amor (quem nunca!), tem consciência da sua condição mental mas em nenhum momento se pergunta sobre até onde pode chegar devido a isso, anda na contramão da expectativa dos outros e tem sucesso em tudo que faz, aproveita todas as oportunidades e sai fazendo inúmeros amigos durante sua vida, amigos que são intrínsecos à formação de quem Gump vai se tornando.
Leitura fluida e divertida, tradução excelente mantendo as palavras do jeito Gump se ser;ah! a edição da Aleph ta lindona!!

Priscila 06/01/2019

Adorei esse livro!!
E hoje vim trazer uma mini resenha de um livro que fiquei hiper apaixonada, por causa da edição, e que se tornou meu livro favorito!!! Sim, estou falando de #forestgump da @editoraaleph e do autor #winstongroom .
Como eu disse acima, fiquei bem apaixonada por essa edição, que está graficamente maravilhoso e com isso surgiu a minha pouca vontade de ler o livro. E eu li, claro.
O livro traz a história de Forest, desde criança até a fase adulta. Na verdade são muitas história e muitas são hilárias. Forest é altista, mas se considera um idiota. Mas ele é extremamente inteligente e da para perceber o quanto isso é destacado do livro.
Confesso que depois que terminei de ler, fui ver o filme (porque não me lembrava se tinha assistido) e gostei muito. O filme tem sua fidelidade ao livro e também não tem. E isso é bem perceptível.
Mas é um filme bem legal, e super recomendo a leitura!!!

site: http://www.instagram.com/uniterario

PEJOTAvix 18/02/2019

Adorei
Fã do filme, cheguei despreparado para a surpresa agradável que foi essa leitura. Se complementa muito bem com a obra cinematográfica dando um ponto de vista completamente novo sobre a história deste idiot savant!

PEJOTAvix 18/02/2019

Adorei

Marcos 14/03/2019

Forrest Gump é um pouco de tudo. Um gênio da matemática, um soldado de guerra, um jogador de xadrez, de ping-pong, dentre outras. Ele já viajou boa parte do mundo, conheceu grandes líderes mundiais e viveu aventuras insuperáveis. Seu grande amor da vida, Jenny Curran, é uma miga que sempre esteve ao seu lado. Mas, o que de fato acontece é que Forrest, como o mesmo se chama, é um idiota. Idiota não no sentindo de inferior, mas sim colocando-se no mesmo patamar do que qualquer humano pode alcançar.

A grande sacada do autor é fazer com que a história inteira seja contada sob o ponto de vista de Forrest, ou seja, jamais saberemos o que de fato aconteceu em sua vida ou só o que foi fruto de sua imaginação, ou ainda o que aconteceu mas que sua mente fantasiosa deu uma floreada. Isso é muito bom para aproximar o leitor do personagem e passar o seu carisma de forma contundente. Sem dúvidas esse é um livro para ser relido várias vezes e que gerará diferentes interpretações.

Essa edição de 30 anos do livro feita pela Aleph está linda. O livro traz capa dura com baixo relevo e detalhes que remetem à história. Além disso, há uma jacket dupla face, com cores temáticas da bandeira dos Estados Unidos. O projeto gráfico também está lindo, repleto de ilustrações. O texto ainda traz como extra um ensaio analítico sobre a obra.

Ainda não assisti ao filme, logo não posso fazer um comparativo completo entre as duas obras, mas muito se fala na não fidelidade da adaptação cinematográfica, O próprio autor condenou o filme por não demonstrar a essência que o livro trouxe e levantou questionamentos a respeito da retratação do protagonista e de suas condições psicológicas. Além disso, cenas icônicas do filme, como a famosa "Run, Forrest, Run!" não estão presentes na história original.

Recomendo a todos que gostam do filme e queira aber como é a história que o originou e para quem tem interesse em ler algo diferente, que fuja um pouco da sua zona de conforto literária.