Um Útero é do Tamanho de um Punho

Um Útero é do Tamanho de um Punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

manu368 24/05/2024

Esse tipo de escrita em versos (não sei como chama) eu não gosto muito de ler, embora seja muito bom pra quem gosta de ler rápido porque tu termina o livro rapidinho

3 estrelas, não entendi muito

lalari.f 22/05/2024

Confesso que me perdi no sentido de alguns dos poemas. Dentro do que interpretei, consegui ver a ideia dos textos mostrando várias visões do que seria o papel da mulher na sociedade como uma crítica. Meus trechos favoritos foram "uma mulher limpa" e "um útero é do tamanho de um punho".

laura 22/05/2024

Uma mulher limpa: fala basicamente de situações machistas

uma mulher de (meu fav): são 10 poemas e cada um deles completa a frase "uma mulher de"
"mulher de vermelho" - é sobre assédio
"mulher de valores" - é sobre uma mulher que vive apenas investindo na bolsa de valores
"mulher de posses"
"mulher depois" - é sobre transição de gênero
"mulher de rollers" é sobre uma mulher que anda de rollers kkkk
"mulher depressa" - é só ter pressa e apressar o "companheiro" que ta perdido na vida com medo de mudar, de se comprometer talvez
"mulher de um homem só"
"mulher de respeito" - "diz-me com quem te deitas"
"mulher de malandro" - é malandra
"mulher de regime" - transtorno alimentar e pressão social

a mulher é uma contrução:
"a mulher é uma construção" - o que acham faz uma mulher uma mulher
"uma serpente com a boca cheia de colgate" - é sobre a própria Angélica, como ela se vê
"ítaca" - sobre uma ilha na Grécia
"metonímia" - não entendi kkkkk
"querida angélica" - sobre alguém inventar desculpas absurdas pra não te ver
"pós" - os vários "pós" da vida
"eu durmo comigo" - ser a própria companhia

um útero é do tamanho de um punho: o peso de ter um útero

3 poemas com o auxílio do google:

"a mulher vai" - são vários situações
"a mulher pensa" - o que uma mulher pensa de verdade
"a mulher quer" - o que as mulheres querem de verdade

Argentina:
tem uma parte sobre ela sentir que ta se tornando argentina, churrascos e saladas, comeria a joanna newson?, rímeis, e tem uma em espanhol

o livro rosa do coração dos trouxas:
I - sobre cortar relações
II - uma namorada que pinta as unhas
III - diferentes mulheres em uma sociedade, a livre e a dona de casa
IV até VI - uma namorada não muito boa
VII e VIII - duas situações envolvendo o fim do dia
IX - o dia seguinte na cama de alguém
X e XII - não deveria te casar com alguém que não é bem visto

luisa 18/05/2024

Poemas profundos sobre a feminilidade e sexualidade com tons críticos importantes. Achei complexo, porém importante e creio q o entenderei melhor em outro momento

Erika 15/05/2024

Um útero é do tamanho de um punho
Li por conta de ser obrigatório da UFRGS e criei altas expectativas por ter um título muito bonito, mas achei o livro bem esquecível, a maioria dos poemas parece umas bobagens vagas

Liara 04/05/2024

Feminismo e reflexão sobre o papel da mulher
O livro é curto e de uma leitura extremamente rápida!
A autora se volta completamente à reflexão sobre o feminismo (mesmo sem citar o movimento de forma direta) e o papel da mulher na sociedade ao longo do tempo.
É composto por blocos de poemas que possuem musicalidade e rimas complexas.

uepa 02/05/2024

Tem lá seu espaço na roda
Angélica de Freitas nasceu em 1973, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, é formada em jornalismo e ganhou reconhecimento ao participar de leituras públicas de seus poemas em diversos lugares, como em São Paulo e Buenos Aires; mais tarde, depois de ter alguns títulos traduzidos em outras línguas, e ser uma das brasileiras convidadas a participar do Festival de Poesia de Berlim, também expôs mais do seu em outras localidades como o México e no Chile. Seu livro mais conhecido é justamente O útero é do tamanho de um punho.

O conteúdo
Sinceramente, Angélica parece se propor a narrar dispersamente. Nesse livro, o leitor encontrará sobre assuntos que remetam ao estereótipo feminino moderno, mas contados não como Clarice Lispector, em um sentido dispersamente intimista, mas sim parecido com Márcia Medeiros, em que a banalidade ganha forma literária. Tópicos corriqueiros que relacionam a figura feminina são escritos de maneira quase curiosa. A autora aparenta escrever num estado de ânsia primitiva, de modo que os poemas seguem lógicas diferentes e nem sempre fazem muito sentido, alguns têm o ar da graça enquanto outros carregam certa piedade, outros só estão ali contando algo.

Não é uma leitura verdadeiramente proveitosa, mas sim rápida e direta, o que não me agrada. No entanto, acredito que Angélica, ao ler seus poemas e com sua própria entonação, consiga capturar certo interesse.

bebella1 29/04/2024

Não é um livro do qual eu tenha odiado e nem adorado. Supriu minha extrema necessidade de ler poesia, confesso que. Algumas partes eu gostei e até soltei aquele risinho de canto. Me senti alegre após entender algumas referências que na minha visão, foram as primeiras que já tinha visto (apesar de ser uma amante de Amanda Lovelace que ama uma referência). É um bom livro, mas repensaria se eu fosse sair espalhando para lerem esse livro.

Dayara.Silveira 24/04/2024

Confuso
Não gostei muito do livro. Os poemas são confusos e a maioria não fez sentido pra mim... Acho que o defeito pode ser eu, mas foi uma leitura rápida, já que nem conseguia me esforçar para entender.

Joyce.Iorrane 21/04/2024

Uma leitura rápida, mas fiquei um pouco confusa em alguns momentos. Talvez eu só não esteja familiarizada com a escrita

LAvia77 18/04/2024

Li esse livro agora na aula, tinha botado bastante expectativas nele, pq quando eu comprei era algo que eu queria ler. Só que talvez agora eu não estava tanto nessa vibe, então não funcionou muito bem.

Li porque é leitura obrigatória do vestibular da UFRGS.

livia1236 13/04/2024

Gostei muito da forma q o livro foi organizado, senti q todas as partes se completavam e adorei todos os temas abordados

Jennola 08/04/2024

O livro é realmente necessário, eu não sou a maior entendedora de poemas, mas acho que esse trás umas mensagens compreensíveis e relevantes

Mauri Kobs 08/04/2024

Leitura Obrigatória UFRGS Vestibular 2025
Eu detesto o lance da obrigatoriedade, mas as vezes é necessário.
Sobre o livro em questão, ou conjunto de poemas, enfim como preferirem definir, ele é a cara das leituras da UFRGS, escrito por uma gaúcha, com referências a região, trabalha de maneira crítica, em alguns momentos humorística e feminista, todas as ideias de como uma mulher TEM que ser no ponto de vista da sociedade.
Existem momentos bastante abstratos e outros muito concretos, crus, com pontos de realidade.
Os 3 poemas com a ajuda do Google pra mim é o ponto alto.
Enfim, vou ler mil análises sobre o livro no google e buscar centralizar a visão dele naquilo que vai ser abrangido no vestibular, que é o maior interesse no momento.

JAQUELINE.ARGOLO 05/04/2024

O ser mulher
O presente livro de poemas reflete sobre as variadas formas de construção da mulher; enfatizando as questões de gênero da atualidade.