Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Mandy 03/06/2020

Péssimo
Não sei bem o que dizer sobre esse livro. Pensei que fosse bom, mas me decepcionei. Ele é confuso e muito ruim.

Darah 03/11/2023

Não prometeu muito e entregou mais ou menos
Ele é uma das leituras obrigatórias da ufrgs 2024, esse é o motivo da minha leitura. Logo quando peguei ele, já percebi que haviam poemas fúteis mas depois que finalizei a leitura, vi que há poemas realmente reflexivos como

"Mulher de respeito

Com quem te deitas?
Angélica Freitas "

Porém há um outro sobre uma mulher que gosta de enfiar o dedo no uc dela e dos outros MKKKKKKKKKKKK. Enfim, é 8 ou 80!

Ise 06/05/2020

Um livro de poesias que toca fundo em qualquer mulher. Forte, pungente e necessário.

Leticia.Fonseca 30/12/2021

não entendi nada k
sinto que esse livro é genial e uma puta obra feminista,mas tem que ter muuuito conhecimento pra pegar as referências,que é praticamente do que metade dos poemas são feitos,eu peguei algumas só,pouquíssimas,entao não absorvi a essência da obra,mas do que eu entendi essa autora é incrivelmente foda

@adriana_ lerlivros 19/03/2023

Um útero é do tamanho de um punho de Angélica Freitas: sarcasmo e feminismo.
Aqui encontramos poemas contemporâneos temperados com ironia, crítica, metonímia e temáticas femininas. Já fazia muito tempo que eu não lia poemas e não poderia faltar nessa minha marota literária feminina.
Adorei os temas abordados, a estrutura dos poemas e a acidez que a autora usou neles

Luiza Carvalho 30/07/2023

é bem poema contemporâneo kkkkkk meio livre, vários enters e essas coisas kk
tem uns que eu gostei e uns que eu fiquei bem perdida
legal, porém esquecível (que no caso eu n vou poder esquecer pq é leitura obrigatória ufrgs)

Letty 17/10/2021

Leitura fácil e rápida. A autora aborda bons temas, mas esperava bem mais, talvez por não ter muito o costume de ler poesia a leitura não me atraiu muito.

Odyle 22/08/2020

Poesia com humor
A poesia de Angélica Freitas é engraçada e cheia de referências. O título engana, o leitor pode achar que o conteúdo é feminista do tipo sério, engajado, de luta, de dor. Sendo que a leitura é bem leve. A contracapa fala ?um clássico contemporâneo?, acho que tem razão. Pra mim virou um favorito instantâneo!
?diz-me com quem te deitas
angélica freitas?

Monique 09/03/2021

Poderia dizer que gostei, mas na verdade eu não entendi nada. Mas é legal de ler.

afroxpaty 13/03/2023

?????
Esse livro é um divisor de águas, ou você sente que a autora ta falando específicamente com você ou você nao entende nada, de coração, não entendi nada, tenho certeza que pra algumas pessoas esse livro é incrível mas pra mim nao foi.

Senhorita_morland 02/02/2021

Decepcionante
Novamente fui julgar o livro pela capa , com um nome tão potente como esse, parecia ser um livro promissor, mas foi completamente decepcionante, uma poesia sem graça e sem cor .... esperava mais ...muito mais

Carol.Dantas 26/08/2020

Leitura ok, rápida
A autora me parece ter muito o que dizer, e eu adoraria escuta-la(ou melhor, ler) mas em muitas poesias ela dificulta o entendimento. Os trechos mais interessantes estão no início para a metade do livro.

isadora336 06/10/2022

aghei meio doida ela mas ta td bem essa era a meta, mas os capitulos do meio foram mais legais que os do inico e final

karinna adad 20/10/2020

Um útero que é forte o suficiente para carregar em si uma, duas, três, muitas vidas, mas que permanece submisso aos desejos masculinos; que é forte como um punho, mas que não soca. Tal qual esse útero é a condição feminina nas mais variadas sociedades - das mais conservadoras às mais progressistas.
A frase que dá nome à obra e tem um poema homônimo surgiu após uma experiência pessoal. Enquanto acompanhava uma amiga realizar um aborto no México, país onde essa prática é legalizada, Angélica deparou-se com grupos de pessoas protestando contra e querendo convencê-la a convencer a amiga a interromper a intervenção.
Tal realidade deixou à mostra o tanto que o corpo feminino, por mais individual que se diga que é, ainda é público.
Os poemas do livro exemplificam a disponibilidade do corpo e da existência feminina através de sensos comuns amplamente presentes na nossa sociedade. Um deles é a dicotomia sóbria/ébria. A mulher sóbria é contida, pode até ser sem graça, mas é limpa e respeitada. É a bela, recatada e do lar. Já a mulher ébria é exaltada, desavergonhada, suja. É aquela estuprável da balada, cuja consequência não dá em nada e aqui qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.
Dentre as imagens de mulheres desenhadas e expostas por Angélica Freitas há algumas que ultrapassam a idealização e chegam ao mundo real querendo discutir gênero, tendo a chance de ligar o foda-se, podendo tornar-se dona de si "e quem quiser dormir comigo vai ter que dormir do lado", porque com essa mulher só quem dorme agarrada é ela mesma.

christian-rossi 07/11/2023

É bem 8 ou 80. Tem alguns poemas que são muito bons e podem causar uma reflexão mais profunda, mas tem (muitos) outros que parecem só divagação da autora. Sinto que o que falta nos poemas e é uma elaboração mais completa e um pouco menos de feeling. Pra mim, parece que a autora escreve demais no calor do momento e depois não revisa. Parece bem primitivo, na verdade. Mas é ok, nada péssimo de verdade. Foi uma leitura muito rápida, tipo menos de uma hora. Eu sei que livro de poemas mesmo que seja curto deve ser lido com calma pra engulir e digerir cada palavra ali, mas não consegui. É isso.