O tigre na sombra

O tigre na sombra Lya Luft

Resenhas - O tigre na sombra

hell_monteiro 03/11/2021

Morri
É uma literatura real. Não sei nem como descrever esse livro em palavras (o que é curioso já que o livro foi escrito com elas). Acompanhamos uma vida descrita em poucas palavras mas de alguma forma mais sincera, forte e delicada do que a de muitas biografias infinitas.

Ou pelo menos assim me parece, nunca li muitas biografias.

Parece ser tirada direto do subconsciente com pensamentos fragmentados e filosóficos. O tipo de livro que você lê rápido e esquece nunca.

Tem que viajar mas vale a pena.

Takakura 12/04/2023

Não sei se algum dia vou ler um livro melhor que esse. simplesmente inteligente e envolvente, a escrita misteriosa q te faz mergulhar nos pensamentos de dolores, sem palavras.
a simbologia do tigre dos olhos azuis, não tem oq possa ser dito, é preciso ler.

Paula Zawatski | @paulazawatski 22/06/2022

A história me deixou de olhos marejados em muitos momentos
Avaliação: 4 estrelas (adorei);
Leitura nº 38 do ano de 2022.

“A vida é assim, para ela tudo era como nos oceanos, um vaivém, vaivém, em que as horas felizes e as horas amargas se alternam, e se a gente escutar direito alguma coisa sempre faz sentido.”

“O Tigre Na Sobra” foi meu primeiro contato com a escrita da autora Lya Luft, e é daquelas primeiras leituras que fico pensando: por que demorei tanto para ler algo dessa escritora maravilhosa?

- A narrativa empregada nesse romance é de uma beleza poética diferente de tudo que eu já tinha me deparado na literatura. A forma com que a história é conduzida faz o leitor se comover e refletir muito.

A história tem poucas páginas, mas é de uma emoção tão forte e crua, faz-nos questionarmos sobre tantas coisas, sobre a vida.

- O livro retrata muito o cotidiano de Dolores, principalmente suas dores. A história caminha por grande momento de forma linear, de quando a personagem era criança, adolescente e adulta. Sobre família, amores, sobre dificuldades.

Dolores é uma menina que tem uma perna mais curta que a outra, e é doloroso de ler a diferença que a mãe trata as filhas. É forte a forma com que a autora desenrola a história.

Só tem um pequeno ponto que não me fez realmente amar a história, que foi o fato de que em certo momento a história focou muito na irmã, e o final de Dolores ficou corrido, senti falta de mais detalhes pro finalzinho.

- Recomendo demais.

Joao 02/01/2022

Ótima escrita da autora nacional
Uma obra com várias reviravoltas com um constante teor de várias reflexões. Gostei da leitura . Há um possível plot da história parecido com a obra Extraordinário. Nessa história há uma menina que enfrenta muitos desafios e preconceitos por ter uma deficiência .O livro é da vida dela quando criança até a fase adulta e pelo o que entendi também um pouco da fase idosa dela. Esse foi um primeiro que li dessa escritora .Gostei da escrita dela .

Lucianne 08/01/2013

O tigre na sombra
Livro gostoso de ler apesar do tom triste da narrativa. História de uma menina que se sente desprezada e indesejada pela mãe devido a um defeito físico, tem uma perna mais curta do que a outra. Enquanto a irmã Dália é idolatrada pela mãe, Dôda se sente menosprezada. Apesar de toda a tristeza existe muito encanto nas histórias da criança, na convivência doce com os avós,nas conversas com o espelho. É bom ouvir sobre o seu tigre de olhos azuis , o amiguinho invisível, os afogados que procuram com quem conversar, o carinho do pai e a cumplicidade da irmã tão perfeita na infância.
Finalmente, Dôda chega à fase adulta. Estudiosa e inteligente, ela se torna uma advogada com grande possibilidade de sucesso na carreira. Conhece um colega casado no escritório onde trabalha e vive com ele uma grande paixão que terminou em desilusão.
Mas, após este novo sofrimento, a personagem se reinventa e dá a volta por cima. Dôda , agora mais madura, acredita ter atingido a vida que todos desejam. Uma família muito amável, um marido carinhoso, dois filhos adoráveis, uma vida tranquila e pacata como mãe e esposa , que continua trabalhando fora , apesar de não ter mais seus grandes planos nem a mesma dedicação à profissão.
Não bastasse toda a incompreensão que suportou na infância, mal sabia Dôda que o destino lhe reservara ainda piores agruras. A traição que irá enfrentar será a mais doída de toda a sua vida, especialmente porque virá de onde menos espera.

Heloiza.Oliveira 19/03/2021

Vi o mar e não podia mergulhar, tive que esperar as outras coisas que têm que acontecer simultâneamente darem certo para que eu aproveitasse o mar.

Aí deu, dia 5, mergulhei sem medo, fiquei roxa e com os dedos enrugados, passei o dia nadando, não conseguia parar de nadar.

Iniciei meu ano assim, igual muita gente, indo a praia. Cada um vai à praia que precisa, não me sinto constrangida por essa ter sido a minha, me sinto orgulhosa!

Que deleite, eu merecia! Eu sempre mereço!

Camila.Stephane 16/10/2021

Triste
É uma livro que fala da dor do desprezo ,de mortes, processos de lutos e da maneira que isso abala a vida de Dolores. Gostei da narrativa,li bem rapido e da pra se envolver com.os personagens.

Aryane 30/06/2016

Simplesmente MARAVILHOSO!
Eu não vou resenhar este livro, porque nenhuma crítica estaria à altura de uma obra tão rica, linda e tocante.

Só posso dizer que é o melhor livro que li até hoje!

Cinco estrelas (daria um milhão, se o Skoob deixasse) rs.

site: amoremletras.wordpress.com

BHGimenis 12/05/2021

Minha Paixão
É comum conhecer pessoas que tenha As parceiras como favorito.
Mas essa obra me arrancou o coração, talvez por me identificar tão bem com ela.... A analise emocional, as autocriticas, tudo nesse livro é perfeito.

jupitereis 30/12/2022

Lya, Lya?
Como sempre, uma experiência gigante ler Lya Luft. Ela sempre me amarra em nós que são difíceis de desatar. Em ?O tigre na sombra? ela consegue trazer pra gente esse sentimento de ?queria ser? misturado em frases poéticas e trocadilhos profundos que tocam a gente, dentro disso uma história comum, tão comum quanto nós mesmos. Te amo, mulher, de onde estiver.

Menino do livro 23/02/2020

O livro da menina
Esse livro fala de uma menina que nasce com uma deficiência física, e um pouco desajeitado, bem inteligente, e gosta muito de ler, com o passar de algumas páginas podemos ver que, seus pais não gosta dela, por ela ser do jeito que é, com o cabelo vermelho um pé maior que o outro e um anda torto...

Aline164 20/04/2013

Meu trecho favorito
"A vida que imaginamos é uma casa transparente sem janelas nem saídas. A gente a constrói com palavras e silêncios, abraços e afastamentos, uma vida paralela a isso que parece o concreto cotidiano. Ali o amado não entra, a amada fica de fora, sombras e luzes como espectros dançam e acenam.
Fora dessa casa de vidro existe outra vida, que chamamos real. Com pão e manteiga, aroma de café, lençóis úmidos de sexo, filhos correndo, pais envelhecendo, contas a pagar, cargos a ocupar, nomes e marcas e tráfego e sonhos e consumo, e sonhos de consumo.
E dor."

Helenitz 11/04/2022

?Nenhum tigre tem olhos azuis.?
Esse livro faz com que você olhe a vida por meio de lentes diferentes e enigmáticas. Fantasioso, sedutor e comovente, a obra comenta sobre temas mundanos, mas Lya Luft da a eles um toque mágico e místico. Simbolismos que podem ser interpretado de diversos modos, uma premissa que, de tão simples, pode adequar-se à vida de qualquer um, é o que faz O Tigre na Sombra trazer sua narrativa para a realidade de qualquer leitor. Luft nos entrega um romance saboroso e palatável, com acontecimentos dignos de novela e com personagens extremamente humanos, apesar de um pouco caricatos. O Tigre na Sombra tenta nos ensinar que nem tudo na vida é perfeito, nada é exatamente como imaginamos, não somos absolutos e está tudo bem, pois ?Ao contrário do que as pessoas pensam, uma história não precisa ter começo, meio e fim. Como a vida, as histórias têm idas e vindas e voltas e imprevistos.?

Luiza.Oliveira 18/02/2020

Um olhar poético e forte sobre a vida.