Livro de Sonetos

Livro de Sonetos Vinícius de Moraes

Resenhas - Livro de Sonetos

Vinicius39 28/04/2024

Viagem profunda através de sonetos curtos, porém longos em nossa mente.
Impressionante como o Brasil (em minha opinião) foi uma das maiores potências mundiais na poesia. Ao enxergarmos a profundidade da leitura, e por onde ela pode nos levar ao lermos de uma forma filosófica e profunda, entraremos em uma viagem, seja de romance, ou uma viagem onde podemos ver a beleza da natureza da amizade, da paixão, e das relações entre pessoas como um todo. Neste livro, vemos uma grande diversificação de sentimentos, mas quando se fala de paixão.... realmente Vinicius de Moraes vai longe e viaja na maionese, mas no bom sentido.

Daubian 14/02/2024

Que poeta genial o Vinicius é. De uma forma rígida ele extrai uma sutileza e uma beleza muito peculiares. Tem um que de infinito e algo que fala dentro do coração. Humano como poucos. Foi bem difícil escolher mas pra mim os melhores:

Epitáfio
Poética
Soneto de Londres
Soneto da véspera
Soneto da despedida

Diliane1 09/02/2024

Isso td acontecendo e eu aqi na praça dando milho aos pombos
Essa coletânea conta com data e local em que alguns sonetos foram escritos. Foi inevitável imaginar tiros, bombas, o mundo ruindo e o autor contando silabas poéticas, tentando encaixar um quebra cabeça inventado.

Algumas construções ficaram realmente boas. As outras escorrem as tentativas de encaixar o que não se encaixa.

De certa forma, soneto (e poesia) é uma obra desperdiçada. Dificilmente poderá ser replicada com a mesma sagacidade em outra língua.

Cruz 16/01/2024

Clássicos
Neste livro, diversos sonetos ao longo dos anos de vida de um dos pais da Bossa Nova se fazem presentes. Dentre eles se encontram alguns dos clássicos e mais conhecidos versos de Vinícius de Moraes, que continuam a valer muito a pena.

"De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo"

Rbk.006 12/01/2024

Espontaneidade
Depois de tanto tempo, fora a primeira obra completa que li de Vinícius. Além de ser encantada pela forma que ele escreve, encanta-me também os eu líricos dos sonetos, e as emoções postas em cada um. E como boa parte dele em conjunto poderia ser transformado em romance, já que pode seguir uma 'historinha'. Confesso que não tenho um favorito, e creio que é quase impossível ter, mas sim alguns que acho geniais. Como disse Mannuel Bandeira, Vinícius tem o fôlego dos românticos, a espiritualidade dos simbolistas, a perícia dos parnasianos (sem refutar a sutileza barroca) e a liberdade dos modernos.

EduardaMarquess 23/12/2023

Quem conhece Vinicius de Morais apenas pelas excelentes letras musicais românticas, pode estranhar alguns sonetos, que, apesar de vários serem expressão de romance, vários outros abordam temas distintos, de Garrincha (e a emoção do gol) ao certo e misterioso destino final. Há uma combinação legal de uma linguagem mais culta e a colocação de elementos mais populares do BR. Muitas metáforas, algumas com conotação bem? enfim, gostei da leitura, não gostei de alguns sonetos e amei outros. A edição é bem simples e bonitinha.

A estrutura do sonetos varia, alguns a métrica talvez ofendesse aos parnasianos, mas ps temas com certeza alegra aos modernistas, então está bem coerente, de modo que não há decepção alguma por em alguns momentos haver menos rigidez, pelo contrário, há a boa surpresas de em alguns haver.

Amos.Alves 20/12/2023

Um ótimo livreto para introduzir a leitura de poemas, a maioria são bem simples e falam de amor ou sobre elementos da natureza. Existe ora uma doçura, as vezes uma melancolia, por alguns momentos um atrevimento do autor. Portanto, há Vinicius de Moraes.

Guria dos livros 03/12/2023

Bem que disseram que ele é namorador KKKKK
Eu amei, achei incrível a criatividade do Vinicius de Moraes para criar os sonetos.
Só não dei 5 estrelas porque ao ler alguns fiquei com vergonha KKKK
Quinta série existe em mim para fazer piadas e sentir vergonha com coisas bobas também ?

andregustxvo 20/11/2023

"Passam-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida."

Aliahtan 08/11/2023

Os quatro elementos
II - TERRA

Um dia, estando nós em verdes prados
Eu e a Amada, a vagar, gozando a brisa
Ei-la que me detém nos meus agrados
E abaixa-se, e olha a terra, e a analisa

Com face cauta e olhos dissimulados
E, mais, me esquece; e, mais, se interioriza
Como se os beijos meus fossem mal dados
E a minha mão não fosse mais precisa.

Irritado, me afasto; mas a Amada
À minha zanga, meiga, me detém
Com essa astúcia que o sexo lhe deu.

Mas eu que não sou bobo, digo nada...
Ah, é assim... (só penso). Muito bem:
Antes que a terra a coma, como eu.

Isabely126 08/09/2023

Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando a sente alegre, fica triste
E se a vê descontente, dá risada.
E que só fica em paz se lhe resiste
O amado coração, e que se agrada
Mais da eterna aventura em que persiste
Que de uma vida mal-aventurada.
Louco amor meu que quando toca, fere
E quando fere, vibra, mas prefere
Ferir a fenecer ? e vive a esmo
Fiel à sua lei de cada instante
Desassombrado, doido e delirante
Numa paixão de tudo e de si mesmo.

Quando chegares e eu te vir chorando
De tanto te esperar, que te direi ?
E da angústia de amar-te, te esperando
Reencontrada, como te amarei?
Que beijo teu de lágrimas terei
Para esquecer o que vivi lembrando
E que farei da antiga mágoa quando
Não puder te dizer porque chorei ?
Como ocultar a sombra em mim suspensa
Pelo martírio da memória imensa
Que a distância criou ? fria de vida
Imagem tua que eu compus serena
Atenta ao meu apelo e à minha pena
E que quisera nunca mais perdida...

De repente do riso fêz-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fêz-se a espuma
E das mãos espalmadas fêz-se o espanto.
De repente da calma fêz-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fêz-se o pressentimento
E do momento imóvel fêz-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fêz-se de triste o que se fêz amante
E de sozinho o que se fêz contente
Fêz-se do amigo próximo o distante
Fêz-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

São demais os perigos desta vida
Para quem tem paixão, principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida.
E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher.
Deve andar perto uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer, de tão perfeita.
Uma mulher que é como a própria lua:
Tão linda que só espalha sofrimento
Tão cheia de pudor que vive nua.

Alina Maria 11/08/2023

"Mas que seja infinito enquanto dure."

O livro é interessante, gostei do detalhe de ele escrever o ano e a localização em cada poema.

Lili 04/08/2023

Fidelidade
Fidelidade é uma das palavras que mais aparece nos textos de apoio que essa edição traz, e que permeia o livro, juntamente com a palavra instante.

Comprei esse livro a 3 anos atrás, somente porque contém um soneto que na época fazia muito sentindo para mim e ainda faz.

Foi uma leitura leve e de muita fluidez, agora tenho vários outros sonetos favoritos.

Vale a oportunidade de ler, pelo menos uma vez na vida (o que eu acho difícil, porque dá vontade de voltar e reler vários deles novamente).

Os textos de apoio ajudaram bastante a leitura e essa edição contém fotos lindíssimas.

Day 27/07/2023

Livro de Sonetos
Eu estou simplesmente apaixonada por esse livro, realmente as poesias de Vinicius de Moraes não tocam somente o coração, mas também a alma!

rafa 12/07/2023

Lindo lindo lindo, os sonetos um mais íntimo do que o outro, com palavras que envolvem no sentimento que o autor gostaria de passar.