Livro de Sonetos

Livro de Sonetos Vinícius de Moraes

Resenhas - Livro de Sonetos

re.aforiori 20/09/2021

A mais bela revisitação de lugares-comuns da nossa poesia
Os sonetos de Vinicius Moraes, foram em sua grande maioria uma releitura, pois andei lendo-os sempre aleatoriamente no decorrer da vida; sem nunca ter pegado o livro do início ao fim. Tal como já o fiz com a poesia de muitos outros poetas...

A sensação foi de revisitar lugares-comuns, que me trouxeram grandes emoções, em diferentes momentos de minha vida, através de seus sonetos mais famosos; lugares que ao se chegar, se pensa: ?deveria vir aqui mais vezes?. Assim como conhecer novos sonetos, foi como se vislumbrar pela primeira vez diante de um lugar lindo, e que sempre esteve ali; e aí, naturalmente, se pergunta: ?porque não vim aqui antes??

Em sua totalidade os sonetos de Vinicius, são maravilhosos. E os mesmos representam uma marca indelével na poesia brasileira.

Vinicius é, certamente, um dos maiores sonetistas de nossa língua.

E trata-se do meu poeta mais querido; pois minha admiração pelo ?Poetinha? é antiga e está além de sua obra; admiro muito à pessoa dele. E é o poeta que mais tenho história com seus poemas, e o mesmo faz parte de minha vida também através de sua música.

Agora, eu me perguntaria definitivamente: ?como seria possível fazer uma resenha técnica, e não tão apaixonada?? Sem dúvida, não teria como.

O que seria um comentário, na última página do histórico, sobre a conclusão do ?Livro de sonetos? ? de Vinicius, decidi colocar na própria resenha.

Pois, resolvi fazer algo que estava totalmente fora do script, que será ler a obra completa de Vinicius; e, aí sim, quando acabar, tentarei fazer uma resenha que ele mereça, afim de falar de toda sua obra, na poesia, na música, no teatro e em crônicas.

Durante os intervalos de leitura dos sonetos de Vinicius, acabei decorando mais três deles. E costumo dizer que, para mim, cada poema decorado vale o mesmo tanto que um livro lido. Pois, o que mais vale de um livro, é aquilo que nos fica de recordações sobre o mesmo; é o quanto cada livro nos marca, e o que levaremos do mesmo para a nossa vida. No entanto, cada poema decorado, faz-me sentir mais pleno, mais vivo; e quando os declamo de cor, a arte parece morar mais profundamente em mim, arraigando minhas entranhas e enchendo minha vida de encanto e de magia; e me sinto com a alma inteiramente enternecida de poesia. E, assim, parece aflorar o que há de melhor em mim.

E, é claro que, por tudo que comentei nos poemas que acompanham meu histórico de leitura; seria até óbvio dizer, que este livro, vai para os favoritos e leva 5 estrelas com louvor.

???

Dale o nosso querido ?Poetinha?! ???

?¯\_(?)_/¯

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Há um quê na poesia de Vinicius de Moraes que ultrapassa qualquer tipo de cisma que tenha eu por esse tipo de escrita.
É impossível não se emocionar com os poemas dele. Já tinha lido esse livro há algum tempo e, quando me deparei com ele na loja de novo, tive que comprar.
Alguns sonetos merecem destaque. Alguns eu já conhecia, como "Soneto da Separação" (p. 15) e "Soneto de Fidelidade" (p. 31). Outros, foram para mim uma deliciosa descoberta: "Soneto a Quatro Mãos" (p.82), "Soneto de Véspera" (p. 25), "Soneto do Amor Maior" (p. 17) e, principalmente, "O Verbo no Infinito", que reproduzo abaixo:

Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então sorrir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer de tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito...

Lindíssimo!

*Carina* 08/06/2010minha estante
Adorei sua resenha, Vanessa, e "O Verbo no Infinito" é realmente lindíssimo.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

Realmente amo a produção de Vinicius de Moraes e essa edição está belíssima
Apesar de estar amando ler as poesias contemporâneas (que normalmente são curtas e espaçadas) nunca vou deixar passar a oportunidade de ler um cânone da poesia (sou fã de carteirinha de Vinicius, Fernando Pessoa, Adélia Prado, etc.), então assim que soube de Livro de Sonetos não pestanejei e parti para a leitura.

Vale ressaltar que o Livro de Sonetos foi publicado originalmente em 1957, porém nas décadas seguintes além das 57 composições selecionadas pelo poeta, foram acrescentados mais 17 poemas esparsos. O mais legal é que todos os sonetos são posicionados na obra pela sua data de escritura, assim temos o primeiro soneto datado de 1936 e o último de 1975, porém, ressalto que alguns dos sonetos não tem disponibilizado datas.

Em Livro dos Sonetos, somos apresentados a uma verdadeira compilação com os famosos sonetos de Moraes - e outros não tão famosos assim. Confesso para vocês que tem quatro sonetos do autor que sei de cor, só para vocês terem uma ideia de como gosto dele!

Sim, sou encantada pelos sonetos de Vinicius e o considero um mago nesse estilo de poesia, pois ele era capaz de transformar qualquer tema em um poema com uma métrica tão específica quanto os sonetos e, através dessa métrica rimada, era capaz de envolver, emocionar e comunicar sentimentos como amor, dor e indelicadezas e lutas tão presentes no cotidiano.

Ao final de Livro dos Sonetos temos um material extra com o texto "O Caminho para o Soneto" de Otto Lara Resende e para fechar o livro com chave de ouro temos uma cronologia da vida de Vinicius de Moraes.

Outro ponto que preciso mencionar antes de finalizar este veredito é sobre o livro - objeto - que foi uma das coisas que me surpreenderam , pois me deparei um um exemplar belíssimo: capa dura, várias fotos e ilustrações coloridas e, textos extras. Isso demonstra o cuidado que a editora teve com a obra, a fim de torná-la atrativa aos olhos e ao coração já que estamos falando de Vinicius de Moraes, o poeta da paixão. Uma edição realmente digna do "calibre" deste poeta.

Super recomendo! Não se esqueça de me falar se já conhece alguma composição de Vinicius de Moraes ou se ficou curioso a respeito desse livro. Até a próxima e boas leituras!

site: www.delivroemlivro.com.br

Rafaella 10/04/2023

Que seja infinito enquanto dure.
Cada coisa que leio de Vinicius de Moraes me faz ter mais certeza que ele era brilhante, sentir à poesia dele é sensacional.
Nesse livro a gente consegue ver mais que sim, ele era uma pessoa cheia de preconceitos, um reflexo da época que viveu, mas isso não é apaga as poesias intensas escritas por ele.

Lari Leitora 05/03/2020

Soneto da Rosa Tardia
Como uma jovem rosa, a minha amada...
Morena, linda, esgalga, penumbrosa
Parece flor colhida, ainda orvalhada
Justo no instante de tornar-se rosa.

Ah, por que não a deixas intocada
Poeta, tu que és pai, na misteriosa
Fragrância do seu ser, feito de cada
Coisa tão frágil que perfaz a rosa...

Mas (diz-me a Voz) por que deixá-la em haste
Agora que ela é rosa comovida
De ser na tua vida o que buscate

Tão dolorosamente pela vida?
Ela é rosa, poeta... assim se chama...
Sente bem seu perfume... Ela te ama...
_Rio, julho , 1963

Esse livro tem vários sonetos e esse foi um dos meus favoritos. É um ot livro e super recomendo

Naiana 13/10/2021

Excelente poeta e compositor, mas...
Não tem como negar que Vinicius é um excelente poeta e compositor. Cresci ouvindo suas músicas e lendo ou estudando suas poesias, e quando me veio a oportunidade de conhecer um pouco mais de Vinicius, sem ser de forma aleatória, não resisti a oportunidade.
Nesta edição do Livro de Sonetos publicada pela Companhia da Letras, temos 73 sonetos escritos por Vinicius, a maioria deles selecionados pelo próprio Vinicius para a primeira e segunda edição, além de imagens, rascunhos, textos sobre a obra do autor, o peso do soneto em sua composição, além da cronologia da sua vida.

Alguns poemas eu já conhecia e como sempre me maravilhei lendo-os, mas a maioria foi novidade para mim, ri e chorei lendo alguns, mas a grande maioria, principalmente os que em a mulher como objeto de luxúria eu não gostei, me senti literalmente objetificada para o seu prazer em muitos desses sonetos.
Acho que esta coletânea, de forma geral, não me atraiu tanto, mas ainda assim amo muitas poesias e composições de Vinicius e não me negaria a ler outra obra dele, muito pelo contrário.
Os sonetos que mais me marcaram foram: Soneto da Separação (amo muito), Soneto de Véspera, Soneto da Fidelidade (amo muito²), Soneto do Amor Total, Poética, A Pera, Não comerei da Alface a Verde Pétala (me diverti muito com esse), Bilhete a Baudelaire, Soneto do Só, Soneto da Maioridade, Máscara Mortuária de Graciliano Ramos, Soneto de Florença, Poética (II), Soneto da Hora Final, O Verbo no Infinito, Soneto de Montevidéu, Anfiguri, Soneto do Sessentenário de Rafael Alberti, Soneto com Pássaro e Avião, Sinto-me Só como um Seixo de Praia, Soneto da Mulher Casual.
re.aforiori 14/10/2021minha estante
Naiana, respeito seu ponto de vista; mas eu não vi os Sonetos de Vinicius desta forma... Para mim, em momento algum ele quis tratar a mulher como objetivo de luxúria, mas sempre fez foi enaltecer e homenagear à mulher.

Peço-lhe que me dê exemplos do que seria esta visão machista de Vinicius... me fale qual o Soneto que isso aparece de forma mais latente, que gostaria de analisar com muito interesse...

Desde já agradeço!

??

Karina Paidosz 31/07/2021

Amo-te tanto, meu amor.. não cante O humano coração com +vdd
Delicinha; de vez em quando é bom ler umas poesias para aquecer o coração.
Meu favorito é o Soneto de fidelidade, que já conhecia antes mesmo de ler esse livro.

Franciele143 20/03/2021

Um livro delicioso para ler

SONETO DE FIDELIDADE

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Bárbara 05/09/2021

Sonetos modernistas
Os poemas de Vinícius são tão terranos, palavras rebuscadas para falar de coisas banais, como frutas, por exemplo, e ainda de modo cru, sem sentimentos. Por isso, podemos ver claramente o traço modernista das suas obras. Eu, particularmente, prefiro poemas mais etéreos e místicos, como os de Cecília Meireles, ou que ao menos nos encham de encanto e maravilhamento - ou espanto, o que acontece nos poemas de Leminski, por exemplo. Sem falar que o constante contraste criado entre os versos de Vinícius fica muito cansativo com a leitura. Não me agradou muito.

Gabriela 03/05/2023

Sonetos de Vinicius de Moraes??
Desde o inicio da leitura as poesias me chamaram a atenção principalmente ao perceber que algumas delas se interligavam.
O livro trás diversas metáforas e amor com paixão de diversos assuntos.
É um livro tão leve , Com poemas tão leves que li em torno de 1h e 30 mais ou menos.?
-------> Dou lhe 4 estrelas pois, sei que lerei outras obras tao incrível quanto essa do mesmo autor que fara eu colocar nos meus favoritos.?

Raysa 10/08/2021

Este livro me acompanha desde a adolescência, gosto de abrí-lo de vez em quando ao acaso e sempre me deparo com sentimento e beleza.
Aqui temos toda a simplicidade da escrita do "poetinha" contida naquela que muitos consideram a mais perfeita e rebuscada manifestação literária: os sonetos. O soneto é tão perfeito, curto, aparentemente simples e direto que me traz paz (eu amo ver as palavras tão bem organizadinhas sempre no mesmo!?).
Através dos poemas deste livro podemos vislumbrar fragmentos dos muitos amores de Vinícius durante boa parte de sua vida. Amores intensos, calmos, sérios, casuais, castos e sensuais, além de muito do seu espírito, de sua sensibilidade e de sua maneira de encarar a vida, as coisas e o próprio ato de escrever poesia! Eles passam quase sempre um sentimento de leveza e uma profunda paixão.
É uma obra bem fácil de ler, recomendo para qualquer tipo de leitor, mesmo que não goste ou entenda tanto de poesia.
?NOTA: 9,9
??RECOMENDO? Sim!

Bellatrix 06/07/2021

Um ótimo livro para cabeceira.
Sempre gostei de poesias e do Vinícius de Moraes, e o livro não poderia ser melhor, as poesias todas do jeito que gosto, uma sensação de conforto ao ler.

Rutinha100czs 10/10/2021

Os sonetos de Vinícius de Moraes despertam interesse, curiosidade e sentimentos íntimos... Para aqueles momentos de tranquilidade e reflexão.

Aliahtan 08/11/2023

Os quatro elementos
II - TERRA

Um dia, estando nós em verdes prados
Eu e a Amada, a vagar, gozando a brisa
Ei-la que me detém nos meus agrados
E abaixa-se, e olha a terra, e a analisa

Com face cauta e olhos dissimulados
E, mais, me esquece; e, mais, se interioriza
Como se os beijos meus fossem mal dados
E a minha mão não fosse mais precisa.

Irritado, me afasto; mas a Amada
À minha zanga, meiga, me detém
Com essa astúcia que o sexo lhe deu.

Mas eu que não sou bobo, digo nada...
Ah, é assim... (só penso). Muito bem:
Antes que a terra a coma, como eu.

Lucia101 28/07/2021

Uma coletânea de sonetos que alimentam a alma de uma maneira formidável. Um controle total das palavras que fazem os poemas se tornarem vivos.