Caçadas de Pedrinho

Resenhas - Caçadas de Pedrinho

1 | 2 | 3 | 4

Fábio 08/03/2020

Excelente
Para quem gosta das histórias do sítio, nada melhor do que ler da fonte original.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

Como em todos os livros de Lobato, é a partir de uma brincadeira de crianças que o mundo se abre em aventuras incríveis, seres imaginários, A capacidade de observação e de construção desse universo fez de Lobato o pai da literatura infantil brasileira e com ele as crianças ganharam definitivamente um lugar de honra nas narrativas nacionais. A publicação desses livros é um reiterado convite aos pais, muitas vezes saudosos dessa aventura, para revivê-las e angariar novos leitores para a aventura

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525060891

Livros, câmera e pipoca 20/12/2018

A releitura não surtiu o efeito esperado
Após as aventuras de Narizinho e o Reino das Águas Claras, chegou a vez de acompanharmos mais uma aventura da turminha do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata, perto do Sítio. Vale ressaltar que o livro foi escrito em 1924 e é uma história de ficção. Naquela época não havia nenhuma educação ambiental no nosso país. A preocupação com animais e meio ambiente só surgiu muitos anos depois. Caçadas de Pedrinho merece uma leitura crítica, já que muitas ações feitas pelas crianças da história não é mais tolerável para os dias de hoje.

site: https://www.livroscamera.com.br/single-post/2018/08/22/Livro-Ca%C3%A7adas-de-Pedrinho

z..... 25/02/2017

Publicado em 1933 a partir de textos escritos na década de 20
Estou aproveitando o feriadão de carnaval para reencontrar a turminha do sítio. "Caçadas de Pedrinho" é de 1933, mas os primeiros textos foram escritos cerca de dez anos antes. Acho interessante essa questão de datas, pois acabamos percebendo um processo construtivo na obra de Lobato.

O primeiro capítulo (escrito em 1924) conta uma história horrível e bizarramente violenta, que coloca em choque a turminha com uma onça. É um exemplo de que as percepções podem envelhecer, caducar e os autores tem que ter traquejo nisso. Lobato, nesse texto, é adepto da visão imperativa, arbitrária e destrutiva do homem sobre a natureza. Nesse momento não há noção alguma sobre educação ambiental, tratando-se tudo como um brinquedo. A turminha vai à mata e trucida o bicho, com requintes de crueldade exaltados como grande façanha, reproduzindo a mesma visão que movia muitos na interação com a natureza.
Para entender melhor, pensa em Narizinho esfaqueando como se quisesse "tirar uma fatia de pão", Pedrinho esmagando o crânio a peso de coronhadas, Emília atacando com um espeto de assar frango, Visconde enterrando a espada no peito e Rabicó dando um tiro de canhão à queima roupa.... Quadro terrível? Era a diversão infantil naquela época no que o autor imaginava para as crianças. Felizmente, parece ter percebido e trouxe visão nova nos textos seguintes, escritos na década de 30 para o mesmo livro, na interação das crianças com a natureza. O Maurício de Sousa, por exemplo, teve e tem muito traquejo na construção de sua turminha.

Segue uma história em que os animais, especialmente as onças, tentam se vingar e atacam o sítio, mas são vencidas por esperteza. Nada de mortes dessa vez, apesar do Pedrinho ter fascínio por armas e querer ser um caçador infalível e implacável, desejando morar na África para seus intentos. Algo continua equivocado, né?

Na parte final, outra evolução no pensamento de Lobato, trazendo uma percepção mais acertada, ainda que no contexto de época houvesse outra visão e prioridades. Seu texto deixou a caduquice do primeiro e introduziu um rinoceronte, uma dquelas feras que o Pedrinho desejava caçar, como um animal de interação curiosa e afável para as crianças. Aqui há desapego à imagem vilanizada da natureza e as crianças aprendem a amar o bicho e lutar por sua permanência em seu convívio. Os personagens do folclore ainda não deram o ar da graça e acho que sobrou para alguns deles o papel de vilão nas aventuras. Melhor assim. Não lembram? Lá vem a Cuca, te pega daqui, te pega de lá...

E aí? Não houve uma progressão no pensamento do Lobato? Espero não encontrar as referidas caduquices nos livros seguintes... Mas também sei de algo que Lobato preferiu congelar e morrer na caduquice: a percepção e imagem construída sobre a Tia Nastácia. Guardo para outros livros da série esse parecer, mas digo que em uma obra que mostrou desenvolvimento, o final foi decepcionante: involução total na caduquice que não se quis largar. Olha lá a última frase...

Registrando amenidades da cronologia da série:
- O Quindim foi introduzido nesse livro como mais um personagem do sítio;
- Surgem também os besouros espiões da Emília: o Numero 1 e Número 2;
- Os animais já aparecem falantes, sem explicação alguma, como ocorreu em relação ao Burro Falante no primeiro livro. Assim é com Rabicó, os besouros e Quindim (sem que se mencione as pílulas falantes da obra anterior). Acho que o Lobato esqueceu dessa pequena explicação como até então fazia em relação a tudo;
- Cléo foi outra menina introduzida, mas parece que não teve carisma. A justificativa para o surgimento foi mal elaborada e ficou marcada como uma namoradinha do Pedrinho. Na real, Lobato quis dar um jeito de colocar a novidade da rádio em seus livros, já que a menina era representante de uma emissora;
- Lobato era antenado e também deu um jeito de registrar e introduzir o telefone no sítio, na história do Quindim;
- KKKK! Gostei da passada de perna que a Emília deu nos advogados do circo de onde veio o Quindim. Ah, que legal seria se o Lobato tivesse tido o insight de torná-la defensora de certas coisas... Mas ele preferiu a caduquice nelas.
- É um livro para ser lido, em relação às crianças, com orientações.

Contudo, contudo, eu gosto muito do Sítio do Picapau Amarelo e tive a grata satisfação de ser alfabetizado em livros com suas personagens, lá no meu Jardim da Infância, Pré-Escolar...
Samara 26/02/2017minha estante
Foi nesse livro que o Lobato foi acusado de racismo?

Samara 26/02/2017minha estante
Um bom carnaval para você, e muitos livros para ler kkk

z..... 26/02/2017minha estante
Oi samara! A Tia Nastacia tem conotaçao pejorativa em todos os livros, mas em alguns é mais intenso. Ah, nao gosto de carnaval, sou evangélico.

Samara 26/02/2017minha estante
Aproveita o feriado pra ler, muito bom, estou relendo A ilha sob o mar da Isabel Allende, já leu algum dela?

z..... 26/02/2017minha estante
To aproveitando para ler que nem vc e ainda nao li nada de quem citaste. Uma das parte da leitura é bobagem, os quadrinhos, por diverdao. Quero conferir tambem pelo menos mais dois livros do sitio ate quarta. Tento ver coisas nas entrelinhas e me divirto nisso ainda que bobas ou sejam equivocadas.

Adoro o Sítio também

Juliana 22/02/2017

Diversão e aprendizado
Estou lendo a coleção de Monteiro Lobato com meu filho de 6 anos. Estamos nos divertindo! Ontem terminamos este terceiro livro, ele já pedindo pra começar o quarto! Neste, a primeira parte (Caçadas de Pedrinho) é muito legal e a segunda parte (Hans Staden) já é um pouco mais difícil para uma criança desta idade compreender. Fomos lendo aos poucos, procurando ilustrações no Google e eu tive que interromper e explicar alguns trechos pra ele. Mas adoramos aprender sobre Hans e sobre os índios.

Nat 30/10/2016

O Marquês de Rabicó mora no sítio de Dona Benta e conhece todos os recantos do local. Ao se aventurar por uma parte da mata fechada, ele acaba descobrindo pegatas do que ele acredita ser um gato gigante. Desesperado, ele volta pro sítio e conta sua descoberta para o Pedrinho, atiçando a curiosidade do menino. Ele conta para Narizinho, e mais tarde Dona Benta e Tia Nastácia também ficam sabendo. Pedrinho, então, convence Narizinho de que eles devem caçar a onça (eles já descobriram que o gato gigante é uma onça). Junto a eles se unem oVisconde de Sabugosa, o Marquês de Rabicó e a boneca Emília. Mas a aventura das crianças leva os animais a procurar vingança e assim começa uma guerra entre animais e crianças. No meio disso, aparece um rinoceronte fugido que encontra no sítio um lugar de sossego. Então, as crianças se aproximam do bicho, que os ajudam a resolver o problema com o resto dos animais.

Um livro gracinha que não me levou mais do que uma hora pra ler. Monteiro Lobato fez parte da minha infância, mas somente pelo programa que a Globo exibia, “O sítio do picapau amarelo”, porque até este momento eu não havia lido mais do que um livro dele. Gostei. A história é divertida, os personagens são cativantes e o livro é uma bela amostra do porque Monteiro Lobato é um dos grandes nomes da literatura.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/10/cacadas-de-pedrinho-monteiro-lobato-dl.html

Lara 29/09/2013

Caçadas De Pedrinho
Essa historia nao leva muito aos encantos do autor, é mais real levando ao inusitado as crianças prescisam ler

Danyel 12/04/2012

CAÇADAS DE PEDRINHO
eu gostei muito do livro porque desde pequeno gostava de sitio do pica pau amarelo e esse livro conta uma historia legal sobre a turma do sitio do pica pau amarelo em que pedrinho,narizinho e emilia matão uma onça e esse fato faz com que os animais se revoltem .
os animais vão até o sitio e tentam devorar a turma do sitio.
mas com ideia de pedrinho eles acabam se safando.
Raquel 09/05/2012minha estante
Lobato é um dos meus preferidos! Procure A CHAVE DO TAMANHO. Acho que você vai gostar também. Tem na biblioteca.

marquinho 07/06/2012minha estante
kkkkkkk... eu tbem fiz a resenha desse livro no primeiro trimestre! boa resenha dani!!

marquinho 10/04/2012

Caçadas de Pedrinho
Este livro conta histórias de Pedrinho e sua turma. Pedrinho caça uma onça e isso faz com que os animais dalí fisessem um ataque a eles . Pedrinho cria pernas-de-pau para eles subirem na hora do ataque mas tia Nastácia não conseguiu e subiu num mastro. Mas os animais revesaram, enquanto um grupo come, os outros ficam lá.Emília já tinha se previnido, criou bombas de vespas.Ela espantou os animais. Depois disso, Pedrinho ficou com vantade de caçar rinoceronte. Por considencia dele, havia fugido do Rio de Janeiro um rinoceronte de circo que foi parar por aquelas bandas. Só Emília sabia onde ele estava por causa de seus besouros espiões. Dona Benta acabou sabendo de tudo e mandou um telegrama para o Rio de Janeiro. O detetive XB2 foi lá com seus ajudantes. Eles ficaram semanas. Emília ficou amiga do rinoceronte. Eles sairam de lá por causa de Emília que fez uma travesura com eles. Todos ficaram amigos dele. Semanas depois, veio os donos do bicho, eles ficaram discutindo até Emília pegar um pouco de pó de pirlimpimpim e deu para eles cherarem, se eles espirrassem eles não era os donos do animal. Ninguém sabe onde eles foram parar mas eles desapareceram e o pessoal do sítio continuaram a brincar com o bicho. Este livro nos inspira que para tudo há uma saída. Eu gostei do livro porque ele é de ação, tem suspense e imaginação e esse livro espira o leitor pela criatividade de Monteiro Lobato!!!
Raquel 12/05/2012minha estante
Eu adoro o Lobato, Marcos! Já leu outros livros dele? Experimente A CHAVE DO TAMNHO. Tem lá na biblioteca.

Julian Steffens 30/11/2011

Caçadas da turminha do sítio
O livro Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato fala sobre algumas caçadas que Pedrinho faz com a turminha do sítio.
Faz parte da editora Globo, publicado no ano de 2007, seus 13 capitulos relatam que a turminha resolve caçar uma onça, e, com muito esforço, conseguem mata-la e traze-la para o sítio, o que causou muito espanto em Dona Bente e Tia Nastácia.
O autor cita que logo aós que a turminha mata a onça, os animais se sentem ameaçados e resolvem atcar o sítio, e agora a turminha vai ter que montar um plano de defesa.
A obra ainda trata que Pedrinho estava cansado de caçar feras brasileira, ele queria caçar feras africanas como leões e rinocerontes, mas para sorte dele, um circo de todos os tipos de animais vem ao Brasil e um rinoceronte foge e vai parar na mata do sítio, e agora a turminha vai ter que dar um jeito.
O livro é muito legal e é recomendavel para pessoas que gostam de aventuras.

Ana Maria 08/11/2011

Caçadas de Pedrinho.
neste livro falam sobre vários tipos de animais.Também falam de um Rinoceronte que avia fugido do circo.
Nessa história Pedrinho comanda uma caçada à uma onça-pintada, que estava escondida na mata de taquaraçus, perto do Sítio do Picapau Amarelo. No comando estava Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa, eles vão atrás da fera pela suas pegadas com medo e valentia.
E depois de algum tempo conseguiram matar a fera, e a levaram para o Sítio, a tia Nastácia e dona Benta se espantaram com oque os meninos aviam caçado. depois de alguns dias todos os animais ficaram sabendo do acontecido, e a Capivara reuniu todos os animais para uma reunião. Todos os animais ferozes se juntaram para comer todos os moradores do Sítio. Quando o pessoal do Sítio ficaram sabendo oque os animais iam fazer com eles ficaram todos apavorados e começaram a se preparar para a guerra. Mais no final de tudo os animais se cansaram de tudo aquilo e acabarão deixante todos fugirem.
Eu recomendo esse livro para todos que realmente queiram ler.

Jeferson Fuck 08/11/2011

As Caçadas de Pedrinho
Este livro de Monteiro Lobato conta a história de Pedrinho que resolve caçar uma onça na mata. Depois disso aparece outro animal que estava foragido do circo. Então chamam a policia que fica durante alguns meses para pegar o animal. Este livro e muito bom gostei muito e recomendo para todas as pessoas pois e muito legal.

1 | 2 | 3 | 4