Astronauta: Magnetar

Astronauta: Magnetar Danilo Beyruth

Resenhas - Astronauta: Magnetar

YuriChefaodoGás 03/01/2023

Boa entrega de direitos mauricio de souza
Incrível a reformulação no astronauta que o autor fez, personagem carregado de emoções e humanidade, fácil de sentir apego e cair na piedade, cheio de conflitos internos consigo e sua forte solidão e trauma

BanjoCore 03/10/2020

Somos Poeira Espacial
Caramba, bem ousado mesmo. Me lembrou do filme Lunar, de Duncan Jones.

Plumalume89 23/01/2021

Sobre escolhas
A primeira graphic novel da MSP apresenta o Astronauta num conto sobre as escolhas que fazemos, sempre abrindo mão e fazendo concessões, e os resultados delas, como a solidão. Uma aventura imperdível, com a maturidade que, pra mim, virou a marca registrada do selo de graphic novels da MSP.

Sybylla 23/01/2013

Adorei a releitura dada por Danilo ao icônico personagem de Maurício de Souza, um dos meus prediletos da turminha. Além do traço dramático e marcante, o enredo mostra a solidão que acomete a todos nós em algum momento da vida. Ele já está perto de alucinar completamente quando os ensinamentos de seu avô retornam em sua mente debilitada.

Também achei uma grande sacada de Maurício em trazer esta nova visão de seus personagens. Mostra um amadurecimento do estúdio e podemos esperar assim novos trabalhos tão bacanas e profundos quanto este.

Leitura recomendada, para ter na biblioteca.

Eric Rocha - Ersiro 28/12/2020

Astronauta - Magnetar
Aborda principalmente os temas solidão, espírito aventureiro, relações e laços afetivos. A solidão aqui é a companheira; representada com o ressoar e eco de cada pensamento do Astronauta. Os pensamentos no início se dão com explicações científicas e dotados de consciência e culminam em insanidade e uma tempestade de emoções. É interessante observar no começo da história uma certa prepoderância de Astronauta ao afirmar que não é como o avô, pois é inquieto e vive para ir a lugares onde ninguém jamais esteve. Porém ao seguir o caminho oposto do avô que preferiu viver em um lugar só, na fazenda e cuidar dos que estavam ao seu redor, e não se arriscou, Astronauta esqueceu (ou ignorou) o conselho do avô baseado em experiência própria e, no fim, trilhou o mesmo caminho, só que com a escolha inversa: preferiu desbravar o universo e como consequência, obteve a solidão. É emocionante captar a mudança de percepções do Astronauta reproduzidas no início que trata a relação familiar e afiliativa com afastamento para, por fim, ser o que mais quer desesperadamente: voltar ao lado daqueles que o amam. Isso mostra o quão humano é este personagem e permite nos aproximarmos e nos identificarmos com ele, pois simboliza de igual forma, nossas próprias inquietudes. É o primeiro da Graphic MSP que leio, mas tenho completa convicção que a ideia de releituras do universo e personagens do Maurício é sensacional; permite outros olhares contemporâneos sobre eles.
Nota 5.

jujamaia 28/08/2020

Solidão
O Astronauta sempre foi um personagem muito solitário e um dos mais profundos criados por Mauricio de Souza. É muito bom ter a oportunidade de ver ele sendo tratado de forma mais adulta e achei a Graphic muito bem feita.

xblacky 31/01/2022

linda arte!
meu primeiro contato com Graphic MSP, sempre gostei de turma da Mônica, até os mangás eu leio ainda, mas sempre adiei a leitura desse novo formato.
nunca tive muito contato com o Astronauta, não é um personagem que eu tenho algum apego ou conheça profundamente.
a Hq é linda e a história é muito boa, mas não consegui me envolver com o personagem.

@olamundogeek 07/07/2020

Magnetar
Já pensou em ser um astronauta? Quando criança, Maurício de Sousa me fez acreditar que sim, eu poderia conhecer outros planetas, conhecer o universo, através deste seu personagem homônimo.?
Essa foi minha primeira Graphic MSP, que por coincidência da vida, foi a primeira a ser publicada também. O mais interessante é que esta edição que tenho em mãos, já passou de colecionador para colecionador (obrigada @pandoraelf e @livroegeek pelo presente, vocês são especiais demais pra mim), quase que uma tradição.?
O responsável por essa Graphic MSP foi o Danilo Beyruth, onde ele faz um trabalho de roteiro e arte excepcionais, com páginas duplas lindas. ?
Vemos o nosso querido astronauta preso no espaço, sem suprimentos, onde ele começa a fazer várias reflexões sobre sua vida antes de ser resgatado. ?
Pra quem nunca leu nenhum tipo de HQ ou até mesmo pra quem já tem o hábito de leitura, recomendo fortemente, vale super a pena.?

Diana.Castor 09/03/2023

Surpreendente qualidade pra mim.
Não conhecia a autor.
Uma introdução maravilhosa a ficção científica para jovens leitores.

Izabele24 12/04/2024

Essa graphic já tinha minha atenção logo nas primeiras frases com o seguinte parágrafo escrito pelo Maurício de Souza
"Criei o Astronauta em 1963, porque precisava de um personagem espacial nas minhas tiras para rivalizar com o material estrangeiro que saía nos jornais na época. Como o meu desenho era diferente do estilo heroico de Flash Gordon e Buck Rogers, resolvi criar um herói brasileiro que singraria o espaço em aventuras cheias de bom humor, aventura, ciência, fantasia e... filosofia"

MSP já tem meu coração ?

1/41

Cristiano.Cruz 16/09/2023

Retorno Épico
É a quarta vez que releio essa revista e o que posso dizer é que se sozinha ela já é uma boa estória, lida com suas sequências, é possível se convencer do quanto se trata de um projeto ousado e único no mercado brasileiro.

Rodrigo 12/04/2013

Desde que foi lançada em outubro de 2012, Astronauta - Magnetar vem fazendo muito sucesso, tanto de vendas quanto de críticas (não me lembro de ter visto um única crítica negativa sequer). O sucesso é tamanho que a Graphic Novel será lançada também na Europa.

Ser publicado na gringa é um feito para pouquíssimos autores nacionais, de cabeça me lembro apenas dos irmãos Moon e Bá, que primeiro fizeram sucesso no exterior com sua excelente Daytripper para depois ser publicada no Brasil, e com o próprio Danilo Beyruth, autor de Magnetar, que teve o seu Necronauta publicado pela editora americana Image.

Como se não fosse o bastante, o trabalho do Danilo o rendeu uma entrevista no programa Agora é tarde, da Rede Bandeirantes. Pode não parecer grande coisa, mas quando poderíamos imaginar que um autor BRASILEIRO de QUADRINHOS daria uma entrevista em rede nacional por conta de um trabalho com um personagem de Maurício de Sousa, intimamente relacionado com os quadrinhos infantis da TURMA DA MÔNICA?

Pois bem, recentemente, meses após o lançamento, finalmente consegui ler o elogiadíssimo trabalho de Danilo (e também de Cris Peter, a colorista da HQ) e, honestamente, me decepcionei! *voz do Silvio Santos on* Calma, calma sua piranha, eu explico. *off*

Não que Astronauta - Magnetar seja ruim, longe disso! É uma boa história, com uma arte sensacional, só que esperava bem mais depois de tantas críticas positivas e do sucesso de vendas.

O tema principal da obra gira em torno da solidão: em meio a uma missão no espaço, o Astronauta , por um descuido seu (dele, não seu!) danifica a sua nave e fica "à deriva". Na tentativa de consertar a sua nave e volta para a casa, o Astronauta vai perdendo a sua sanidade conforme os dias vão passando, não tendo ninguém com quem conversar além da sua própria consciência e, principalmente, das memórias que tem do seu avô (do dele, não do seu, sua mula!), que nunca saiu de perto da fazendo onde morava.

O grande problema da história, ao meu ver, é o seu desenvolvimento. Ela é muito curta e acaba de forma muito abrupta, dando a sensação de que ela poderia ter sido melhor explorada. Por exemplo, os amigos e familiares que aparecem em um delírio do protagonista. Não sabemos os seus nomes e temos uma vaga noção de seus relacionamentos com o herói, sendo apenas o relacionamento do Astronauta com o seu avô mais aprofundado.

A impressão que tive ao término da leitura é que essa história era grande demais para ter sido publicada nas coletâneas MSP 50 (uma homenagem de diversos quadrinistas aos 50 anos de carreira de Maurício de Sousa) e que acabou sendo lançada em forma de graphic novel. O que, mesmo assim, é estranho, porque o autor já provou que pode muito bem desenvolver excelentes histórias curtas, como provou em Necronauta, personagem de sua autoria.

Para dizer que não falei das flores, volto a frisar que o trabalho de dupla Beyruth e Cris Peter na arte é de tirar o chapéu, com painéis muito bonitos e detalhados (destaque para as páginas que mostram a repetição enfadonha da rotina do protagonista e, depois, quando ele está desacordado vagando no espaço) e também o ótimo trabalho de pesquisa que o autor fez para desenvolver a trama, que pode ser conferido nos extras da edição.

Resenha originalmente publicada em http://estantenerd.blogspot.com.br/

Inominável 16/02/2022

Me surpreendeu
Confesso que de inicio eu estava bem cético a como seria explorado esse personagem do Mauricio de souza em uma história mais adulta, e fui muito bem surpreendido, com uma história madura e muito profunda para o personagem, que passa por uma situação de sobrevivência e solidão muito bem exploradas nessa história, o quanto o vasto universo é opressor em todo o seu silêncio, e estamos ali com ele sentindo tudo junto com ele.
Recomendo fortemente essa história para pessoas que curtiram filmes como "Perdido em Marte" e "O Naufrago".

Marcelinho :) 17/11/2022

A primeira e já gloriosa Graphic MSP!
Sempre ouvi falar das maravilhas que eram as graphics MSP, da qualidade de suas histórias e seus brilhantes volumes, mais de uma vez me vi tentado a comprar uma, sem sequer saber por qual começar, após um longo tempo de indecisão, optei por iniciar justamente com a primeira lançada, "Magnetar", a primeira da série de graphics do Astronauta. Muito entusiasmado e sem saber se o tipo de narrativa iria me agradar, comecei a leitura. E meus amigos, eu acabei esse livro em choque, de tão maravilhado que fiquei!
O tom mais melancólico sobre a solidão do Astro no espaço, preso pelo poder do Magnetar, alucinando nos próprios pensamentos, caindo nas próprias armadilhas, ao longo das páginas, o quadrinho te faz pensar sobre isso, no que um ser pode se tornar quando isolado consigo mesmo, essa questão filosófica sempre esteve presente nas histórias do Astro e foi muito bem reproduzido aqui. E os desenhos, estão simplesmente fenomenais, os cenários são literalmente coisa de outro mundo, cada página focada no espaço é uma obra de arte digna de aplausos, fiquei realmente encantado com o trabalho feito aqui.
Resumindo, se antes havia alguma dúvida se eu queria entrar no mundo das graphics, logo a primeira já me fez querer as outras, e pode apostar que eu vou correr atrás disso!

Camila1857 04/05/2024

Sem dúvidas as Graphic MSP são maravilhosas, traz um novo olhar para os personagens que são patrimônios do Brasil.
Quem gosta de ficção científica vai amar essa Graphic.