Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan

Resenhas - Bilhões e Bilhões

Heliton 21/11/2020

O conhecimento é a nossa bênção e a nossa maldição.
Queria debater sobre cada um dos tópicos que foram abordados e minuciosamente analisados por várias perspectivas e projeções neste livro, mas eu não faço ideia do quanto eu iria escrever, porque é muita coisa. Mas há um ponto em comum entre todos eles, impossível não falar sobre, que são as consequências da interferência da nossa espécie em relação ao seu meio, advindo do seu ato de ser curioso por natureza, mas inconsequente com o uso do conhecimento adquirido.

O livro contém uma boa quantidade de artigos com assuntos variados, partindo da importância que os números tiveram e que ainda tem em nossa história como civilização; o quanto uma exponecial pode afetar de forma catastrófica em termos biológicos; abordando sobre doenças como a aids, assim como problemas de densidade populacional, controle de natalidade e fome; dando ótimas críticas sociais sobre o quanto o ser humano pode ser hipócrita com o seu próprio mundo; existência da vida em outros planetas; aborto; destruição do meio ambiente; recursos de restauração ambiental; entre outros.

Como havia dito, todos esses temas tem o dedo do ser humano. A nossa espécie se torna o ponto em comum entre eles, indo da destruição gradativa do mundo em que vivemos até o de buscar formas de reverter seus atos inconsequentes. Carl Sagan sempre cita o quanto a união de todos é o que irá salvar a nossa espécie de uma futura extinção, não só dela, mas de todos o seres vivos do planeta.

Apesar do livro ter sido lançado em 1997, um ano depois da morte do autor (1996), há muitas coisas boas para se fazer nota durante a leitura, como por exemplo: verificar se as projeções que foram feitas para os anos seguintes foram ou estão indo na direção prevista, assim como refletir sobre cada um dos tópicos dos artigos.

Carl Sagan trata de assuntos globais extremamente importantes da forma mais didática possível, pode acontecer da leitura ficar maçante, em parte pelo uso de termos mais científicos para quem não é muito acostumado a ler sobre, mas até o fim creio que se torne algo muito proveitoso, em relação a chance de ter lido sobre várias coisas e instigar o seu conhecimento.

No fim, o livro trás as ultimas escritas do autor contando sobre alguns projetos, livros escritos, sobre a sua família e as barreiras que ele teve que enfrentar em relação a sua saúde. "Bilhões e Bilhões" termina com as observações de sua esposa sobre a trajetória de sua vida até os seus últimos momentos de vida. Após a finalização da leitura, é impossível não se sentir inspirado por Carl Sagan.
Duda mota 10/08/2021minha estante
Fico impressionada com o detalhamento e a qualidade das suas resenhas. Até o momento li duas que você fez também sobre o mesmo autor e fiquei simplesmente encantada e desejando conhecer estes livros tão incríveis e que com certeza devem ter muito a ensinar, assim como Carl.

Heliton 10/08/2021minha estante
Aaa mt obg S2! Fico feliz que tenha se interessado. Carl Sagan foi uma pessoa incrível. É bom demais os livros dele, a sua mente viaja mt além após cada página lida. Vale muito a pena conhecer e ler ao menos uma obra dele.

Duda mota 10/08/2021minha estante
Com certeza a minha próxima leitura vai ser uma das obras dele (suspeito que mais provavelmente vá ser pálido ponto azul), muito obrigada, amo ler resenhas tão boas assim.

Heliton 11/08/2021minha estante
Achei ele bem mais fácil de ler. Vc faz bem começando por este (se for esse msm). Mas seja qual for, boa leitura :)

Duda mota 13/08/2021minha estante

nycolas 20/09/2020minha estante
concordo, o último capítulo é muito bom mesmo!

Aryana 20/09/2020minha estante
Quero ler

camerighi 20/09/2020minha estante
Vale a pena, Aryana!

camerighi 20/09/2020minha estante
Né Nycolas?!

Laís 27/03/2021

Bilhões de motivos para ler!
Sagan é uma lenda! Será para todo o sempre. Uma luz em meio ao negacionismo e a pseudociência. Artigos extremamente pertinentes e permeando debates ainda atuais. Epílogo de Ann Druyan comovente. Um primor! Recomendadíssimo!
Brujo 27/03/2021minha estante
Tenho o " Contato " aqui na pilha de metas para esse ano !

Laís 28/03/2021minha estante
Também quero ler Contato esse ano! Mas é romance né.. e curto mais os textos dissertativos dele. Aliás, "O mundo assombrado pelos demônios" não pode ficar de fora de qualquer lista dele!

Brujo 28/03/2021minha estante
Ah, entendi !!! E obrigado pela dica, vou acrescentar ele na minha lista de metas !!

William387 26/02/2024

Sobre os contrastes da existência
Recheado de informações relativas à física, à biologia, à história e ao ambiente, Carl Sagan analisa e repensa a maneira como as pessoas e os governos têm lidado com questões sensíveis às vivências socioeconômicas.
por isso, entre os temas apresentados sobrepuja a insistência do autor em apresentar ideias a serem utilizadas como possíveis caminhos para a resolução de problemas, ou como mecanismos de ponderação entre a manutenção da vida e a catástrofe, notadamente a nível global.
edu basílio 26/02/2024minha estante
obrigado pelos seus comentários :-) eu tenho vontade de ler "o mundo assombrado pelos demônios", também dele. conhece?

William387 27/02/2024minha estante
De nada ?... Tenho esse livro! Lê-lo-ei em algum momento (aqui a fila de leituras não para de crescer rs)

felipe.cesar 16/06/2020

Quem somos nós no universo?
Carl Sagan nos ajuda a entender nossa insignificância diante da imensidão do universo!
Brena.Freire 25/06/2020minha estante
O meu favorito ??

felipe.cesar 25/06/2020minha estante
Um dos meus também ?

llucianin 31/12/2013

confesso que chorei!!
Pois é, no final acabei chorando, porque foi muito triste a sua luta com a doença, e sua morte! Mas um homem desses nunca morre, seus conhecimentos, ensinamentos ficam ai! e arreganha os horizontes de muita gente!!!
Maria 26/08/2014minha estante
...dedicou sua vida á busca da verdade tendo como lastro a ciência quando seroa melhor um mundo governado por pessoas sensatas...

Thone 24/05/2017minha estante
Chorando hem hum sei não É VIADO

Raphaw 26/09/2020

Um amigo que nunca tive
Este livro com diversos artigos e vários temas, foi sinceramente para mim uma conversa com um amigo que sempre quis ter. desde muito tempo da minha vida venho tendo interesses sobre conhecer, debater e descobrir tudo que fosse possível sobre o mundo e o universo, e esta obre me deu exatamente isso, um diálogo sobre assuntos importantes e pertinentes que até hoje não tive oportunidade de ter com alguém real de maneira civilizada e amigável. Este livro me ajudou a entender mais sobre o mundo e a mim mesma, me deu puxões de orelha e me ensinou novas coisa e jeitos de pensar.
Acredito que esse seja o tipo de leitura no qual vou estar eternamente agradecida de ter feito, Carl vive.
Aryana 26/09/2020minha estante
Carl vive ?????????

Raphaw 26/09/2020minha estante
????

Ricardo 03/01/2024

É indispensável a leitura dos livros do Sagan
Ler Sagan é um remédio para muitos males que a sociedade contemporânea sofre. Ele consegue chegar a raiz dos problemas sem recorrer a fundamentalismo. Pelo contrário, ele denúncia os erros dos pensamentos fundamentalistas. No livro ele descreve as incoerências do comportamento da sociedade atual. Vamos ler os livros do Sagan!
Edson 03/01/2024minha estante
Grato pela dica. Quando eu tinha uns 9 anos, no início dos anos 80, todo domingo passava o programa Cosmos. Eu ficava fascinado com o que Carl explicava. Hoje estou revendo no YouTube. Sou religioso mas busco conhecimento em todas as áreas do pensamento humano. Nunca li nada dele mas agora com essa dica já está na lista para esse ano.

Ricardo 08/01/2024minha estante
A série cosmos é muito boa mesmo. Já cheguei assistir alguns episódios. Acho os livros do Sagan bem profundos. Muito bom para quem tem sede de conhecimento. Espero que você goste. Boa leitura!

Ricardo Silas 13/04/2014

Bilhões e Bilhões.
Diante dos escritos do condecorado Carl Sagan, e pelo seu brilhantismo e apego ao uso do método científico, pela propagação do ceticismo e divulgação científica, imbuído de fascínio, poesia, e uma inebriante paixão pelo cosmos, este livro foi, para mim, como um encontro de aprendiz e mestre.

Bilhões e Bilhões rompe qualquer opinião parca que imputa à ciência a responsabilidade infame de reduzir as maravilhas e encantos da natureza. Quem se atreveria? A Ciência tem feito com que seus adeptos tenham acesso às informações que constituem toda a complexidade e magnitude que envolvem as constantes leis da física, biologia, química. Somos capazes de voar a alturas antes inimagináveis; mergulhar nos mais profundos e obscuros oceanos; conhecer a diversidade da vida, a estrutura de uma célula, a ingente anatomia de uma estrela. É impossível ler os livros do Sagan sem captar a cândida essência da percepção do universo assombroso que nos abriga.

Em seus artigos, Carl Sagan exprime sua inquietante preocupação acerca dos problemas advindos da má administração da natureza, da displicência da nossa espécie e, sobretudo, da firme permanência nesses enganos intempestivos que, gradativamente, nos encaminha ao colapso global. A indiferença dos humanos aos seus semelhantes e seus absortos e frenéticos empreendimentos para a criação de armas termonucleares e bombas de hidrogênios por parte do governo norte-americano e russo, capazes de extirpar a nós mesmos, são problematizações trazidas pelo Sagan. Além disso, sua perícia meticulosa ao tratar de temáticas que só geram polêmicas desnecessárias, como o aborto, me fez observar eticamente quais as prescrições e questionamentos sustentam com maior coerência a ambivalência quase que impassível dos pró-escolha e pró-vida.

Cada capítulo deste livro merece atenção especial e repetitiva. Não se deve abrir mão de uma leitura como esta. Meu senso de proporcionalidade foi expandido ao máximo graças à visibilidade cosmológica do Carl Sagan. Afinal, somos bilhões de bilhões de seres vivos, sozinhos num dos bilhões de bilhões de sistemas solares que integram bilhões de bilhões de galáxias. Qualquer um que seja tolo o bastante para ignorar este fato aterrador, e se omita ao reconhecimento enobrecedor que nos qualifica como seres humanos insuficientes, efêmeros, frágeis e falíveis, não compreenderá as palavras intrincadas em Bilhões de Bilhões.

Triste perda. Pouco conheço das obras literárias produzidas por este nobre pensador. Mas, assumo saber o suficiente para admirar todo seu trabalho, com peculiar afinco e admirável amabilidade que incita a nossa espécie a ser mais gregária no que toca aos assuntos de premência coletiva e global. Grato ao Carl Sagan pelo seu legado racionalístico de valor inestimável.
Mateus.Ribeiro 02/05/2016minha estante
Acho que os ninjas começaram a cortar cebola do meu lado... enfim uma ótima opinião.

Fimbrethil Call 30/09/2010

Crônicas sobre tudo
Carl Sagan era um cientista brilhante, e suas crônicas a respeito de descobertas científicas ou sobre pesquisas científicas são nada menos que sensacionais.

Mas nesse livro ele não escreve apenas sobre astronomia e física, ele também discorre sobre ecologia, aborto, pacifismo e até uma crônica sobre sua luta com a doença que por fim o levou da Terra, a mielodisplasia.

Eu gostei de ler essa crônica, principalmente porque nunca tinha entendido a morte dele, pra mim foi uma surpresa total. Lembro de Carl Sagan da série Cosmos, que assisti na televisão, depois disso, não ouvi mais nada dele até sair o filme Contato, que é um de seus livros, mas nada sabia dele como pessoa, nem sabia que ele tinha sido casado duas vezes...

Avaliei como regular porque ele era um ecochato do pior tipo, daqueles bem "caga-regras", que te enchem os pacová. Como eu odeio gente assim, não consigo achar esse livro bom, e não chega a ser ruim por causa das crônicas sobre ciência.
Márcio Lima 24/10/2013minha estante
"Como eu odeio gente assim, não consigo achar esse livro bom"

Incrível como o ódio ideológico é capaz de cegar alguém ao ponto de se sentir impedido de emitir juízos imparciais sobre um simples livro que contrarie sua ideologia...

higorsoffe 28/08/2016

O livro tem uma leitura leve e apresenta seu conteúdo de maneira suave e didática. Ótimo para quem quer ser introduzido ao CArl Sagan O final é muito triste, chorei.
Kauê 03/09/2016minha estante
bilhoes shora

Patrick 07/08/2011

Excelente... e triste ao mesmo tempo...
"Os pássaros - cuja inteligência tendemos a denegrir - sabem o que fazer para não sujar o ninho. Os camarões, com cérebros do tamanho de partículas de fiapos, sabem o que fazer. As algas sabem. Os microorganismos unicelulares sabem. Já é hora de [nós, humanos] sabermos também". (pág.78)

Confesso que achei o livro difícil de ler. Não, o texto não é ruim. Não, a história não é ruim. Mas o livro narra reflexões sobre vida e morte na virada do milênio de uma forma muito real, com dados concretos, com histórias sobre o que os seres humanos fizeram, fazem e pretendem continuar fazendo - ou não - com o nosso planeta.

Ao final de alguns capítulos, eu parava pra pensar. E relia o capítulo. E pensava de novo. E custava a aceitar que somos seres racionais. E ficava puto. E parava de ler.

Depois recomeçava, e o círculo se repetia. Tenho certeza que depois que ler esse livro, qualquer um começa a ver o mundo diferente. Ou pelo menos, deveria.

O mundo está acabando. Talvez, não tão rápido quanto alguns profetas dizem. E para o nosso bem - ou mal, depende do ponto de vista - não será um meteoro gigantesco ou uma invasão alienígena que vão acabar com o nosso mundo.

Pelo menos, eu acho que não.
Julia Bischoff 13/12/2014minha estante
Exato! Impossível ler sem fazer pausas pra pensar sobre os assuntos abortados ou sobre a vastidão do cosmos.

Ladybabylon 20/11/2023

Livro excepcional de qualidade ímpar.
Que o Sagan foi um dos melhores divulgadores científicos dos últimos tempos a gente já sabe, mas pra mim continua sendo com o seu legado até os dias de hoje.
Lembro da primeira vez que assisti a um ep de Cosmos na TV cultura, fiquei arrepiada só de ouvir a trilha sonora (e isso acontece até hj kkkk).
O livro aborda assuntos variados e você não consegue ler um capítulo pela metade, a escrita é tão fluida que logo você termina o capítulo e fica olhando para o teto refletindo kkkkk.
Nossa senhorinha, pensei que fosse sair ilesa dessa leitura mesmo sabendo que esse foi a última obra escrita por ele, esse último capítulo é bem pessoal.
Uma das melhores leituras do ano, tá em algum lugar do top 3 de certeza. E uma das melhores leituras da vida tbm.
Lorran10 21/11/2023minha estante
Um milagre.

Matheus 23/06/2012

A aula perfeita!
Uma explanação interdisciplinar de uma série de temas científicos, filosóficos e sociais feita de maneira clara, concisa, atraente e contextualizada. A leitura é frenética. É uma aula de Física, Astronomia, Química, Biologia e Climatologia como ninguém faz igual.

Meu primeiro lido do Carl Sagan, e o precursor de muitos mais. Jamais um livro me havia causado lágrimas ao fechar da contracapa. Este é, certamente, uma joia em minha estante.
Jamille 11/08/2014minha estante
Recomendo O mundo assombrado pelos demônios, outro livro simplesmente maravilhoso do Sagan!