Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan

Resenhas - Bilhões e Bilhões

@pedro.h1709 13/06/2024

Bilhões e bilhões
Aparentemente esta foi a última obra de Carl Sagan antes de seu falecimento. O livro aborda, em sua primeira parte, questões relativas à reflexões sobre a humanidade, dimensões de grandeza e características planetárias.

A partir da segunda parte, o texto tem um envolvimento maior com a advertência para as implicações da poluição desenfreada do planeta Terra e os riscos de suas consequências breves para a espécie humana.

A terceira parte foi aquela que mais me interessou de todo o livro. Aborda questões moralmente discutíveis como o aborto, fala sobre questões políticas com as armas de destruição em massa, trata da ciência dos jogos e das evoluções científicas próprias do século XX.

Achei o livro um pouco difícil, não pela complexidade dos temas apresentados, afinal a linguagem é muito compreensível,
mas sim devido a uma aparente repetição sobre questões quanto à produção de clorofluocarbonetos e da destruição da camada de ozônio. Fica evidente que essas eram questões muito preocupantes na visão de Sagan, mas me parece que comprometeu a amplitude de temas que poderiam ser abordados.

O livro me parece mais um alerta para as consequências das ações humanas do que de divulgação científica. Esse livro carrega, portanto, um tema de enorme importância e nos remete à necessidade de responsabilidade diante das políticas públicas e de consumo, além dos tratados internacionais, assim como às responsabilidades individuais. Desta maneira, fiquei muito curioso para saber qual a situação vista de uma perspectiva atual sobre as questões abordadas por Carl Sagan nessa obra.

Dhenyfer.Alves 05/06/2024

Primeiro livro que li com essa pegada realmente científica, e amei, foi uma experiência incrível, a escrita e leve e compreensível, amei o Sagan.

Sales 05/06/2024

Declaração Extraordinária
Este livro começa de forma simples com a frase que aparentemente ele nunca disse: ‘bilhões e bilhões’. À medida que o livro avança, Carl Sagan nos faz refletir sobre várias questões humanas que ainda são relevantes atualmente. É verdade que algumas coisas não fazem parte da nossa época ou cultura, mas há muito a se aproveitar desse livro. Confesso que fiquei extremamente emotivo com o final, especialmente por causa da declaração final.

Marcos Bobco 02/06/2024

Maravilhoso
Bilhões e bilhões é um conjunto de ensaios escritos por Carl Sagan no fim dos anos 90. O livro é dividido em 3 partes que tratam de ciência (matemática, física e astronomia, principalmente), problemas ambientais e cultura no geral. Gosto de pensar nesse livro como o testamento de Sagan para o novo milênio, afinal, o próprio autor editou o livro enquanto estava doente e sabendo que poderia não viver por muito tempo.
Para quem gostou de cosmos é um prato cheio! Simples, interessante, empolgante, didático, importante.

Elena 27/05/2024

Vida&ciência e futuro
Gosto muito do Carl Sagan e acho que apesar de ter muitas críticas, esse livro toca onde tem que tocar! É uma troca sincera e simples com a grande massa sobre ciência, destino da humanidade e do planeta terra! Para quem for mais politizado, o Carl vai indiscutivelmente soar muito mediador. Ele quer paz entre ciência e religião, quer um acerto de contas entre aquecimento global e capitalismo, pró vida e pró aborto, colonizador e colonizado. Pra quem é engajado politicamente sabe que esses tópicos não se misturam e não podemos dar apertos de mão e vida que segue.
Mas ele conversa sim com a grande parte da população com pouco acesso a essas informações. Ele expõe a culpa das grandes empresas nas mudanças climáticas e na destruição da camada de ozônio. Traz questionamentos pertinentes sobre o que é que os pró vida defendem.
Abro um parênteses aqui para dizer que ele conseguiu me fazer refletir sobre levar a ciência para fiéis através da religião, algo que eu era terrivelmente contra.
Ele errou muito no livro, aliviou a barra dos EUA em relações a invasões territoriais que sabemos ser nojentas, mas também assume a culpa do próprio país nesses ataques de uma forma que poucos estadunidenses fazem.
no fim, ele acerta na mesma medida que erra.
Independente do grau de engajamento político, eu ainda acho a leitura super válida pois ele vai de astronomia a biologia de uma forma muito fluida, explica conceitos - como o CFC's - de forma simples e consegue ser atual 30 depois.
Pode ser um livro muito interessante pra se começar a desbravar todos os tipos de ciência e instiga no leitor p gostinho de saber mais.
Ele traz reflexão, traz conhecimento, traz análises sociais e individuais.
confesso que chorei com o final pois temos o posfácio da Annie- esposa dele- sobre a doença e a morte do Carl.
Apesar de muitos levantamentos e adendos que teria, foi uma ótima experiência e como uma estudante de astronomia e admiradora do Sagan, eu fiquei feliz em ler mais dele e saber que a vida dele foi feliz?

Mercia50 18/05/2024

A última mensagem de Sagan
Carol Sagan tem uma escrita muito boa e consegue transmitir de maneira simples coisas muito complexas.
Esse livro acompanha algumas ilustrações e gráficos que auxiliam no entendimento também.
Sendo o último livro dele, publicado postumamente, o peso dele é muito grande pra mim.
Ler um livro publicado em 1997, ano em que nasci e descobrir que as coisas que o preocupavam naquela época pioram a cada ano, é algo que não tem como não mexer com o meu ser.
Ao mesmo tempo que dá medo e até mesmo raiva em ver o mundo em decadência, ajuda a canalizar esses sentimentos para transformar em algo útil.
As reflexões de Sagan me impactam e possivelmente vai impactar você também.

Rodolfo 17/05/2024

Ciência e humanidade por um amigo
Terminando esse livro numa noite de sexta chuvosa e com os olhos encharcados pelo relato da luta de Sagan contra suas doenças que acabaram por vencê-lo.

Ler Sagan é uma experiência única e incrível em que a leitura flui como um bate papo com um amigo extremamente inteligente, capaz de comentar qualquer tema com extrema riqueza e elegância. Esse livro é basicamente isso, uma série de assuntos debatidos a partir de uma rica visão de mundo, embasada pela ciência e pelo progressismo.

É um livro que não envelheceu, pois muito dos dilemas da década de 1990 permanecem atuais (não atoa Sagan era um visionário), meio ambiente, o conservadorismo extremista de líderes inconsequentes, as prioridades políticas, a ciência como uma vela que ilumina mas arrisca iniciar uma fogueira em que perderemos o controle, enfim.

Sagan é pra ser lido, debatido e eterno.

Rayssa 22/04/2024

Cativante
A escrita do Carl Sagan, além de informativa, é cativante e fácil de acompanhar. Aqui, ele disserta sobre vários temas que continuam atuais, como exponenciais e notação científica, a possibilidade de vida em Marte e as mudanças climáticas no nosso planeta. É uma obra maravilhosa de um grande astrofísico e divulgador científico que deixou seu legado e nos trouxe muitas contribuições.

procrastiwalter 02/04/2024

Interessante
Segundo livro do Sagan que eu leio. Nenhum dos dois me pegou muito, talvez pela escrita dele? Não sei.
Livro com diversos assuntos. O que me choca mais é que em 96 o aquecimento global já era um grande problema e de lá pra cá, quase nada fizemos sobre.

Myla '_' 27/03/2024

Enfim, fim.
Demorei mais de um ano para terminar, mas finalmente consegui.
Ler esse livro foi como ter uma quase infindável conversa com alguém cujo os limites do conhecimento estão muito além dos seus, mas mesmo assim você se vê capaz de entender, discordar, concordar...
Foi uma leitura leve e pesada ao mesmo tempo, de uma forma que não consigo explicar. Enfim, acredito que todos que se interessam pelo assunto universo e humanidade deveriam ler essa obra.

Maria Rosa 29/02/2024

Realista
Autor traz vários assuntos que nos levam a pensar se a humanidade vai se tornar melhor, algum fato é capaz de florescer a empatia!?

William387 26/02/2024

Sobre os contrastes da existência
Recheado de informações relativas à física, à biologia, à história e ao ambiente, Carl Sagan analisa e repensa a maneira como as pessoas e os governos têm lidado com questões sensíveis às vivências socioeconômicas.
por isso, entre os temas apresentados sobrepuja a insistência do autor em apresentar ideias a serem utilizadas como possíveis caminhos para a resolução de problemas, ou como mecanismos de ponderação entre a manutenção da vida e a catástrofe, notadamente a nível global.
edu basílio 26/02/2024minha estante
obrigado pelos seus comentários :-) eu tenho vontade de ler "o mundo assombrado pelos demônios", também dele. conhece?

William387 27/02/2024minha estante
De nada ?... Tenho esse livro! Lê-lo-ei em algum momento (aqui a fila de leituras não para de crescer rs)

Sthefany211 21/02/2024

Perfeito no que tem que ser.
Carl Sagan foi um acontecimento. Sempre admirei a figura dele e pela primeira vez li uma obra sua. Saí com uma visão amplificada sobre inúmeros temas diferentes, pois não há uma limitação para as abordagens dele. E no último capítulo só pude chorar ao me despedir do meu novo amigo.

Felipe863 07/01/2024

Carl Sagan com visões de mundo multifacetado
Nesse livro, Carl Sagan divide os capítulos em três partes: a) o mundo dos números, onde nos mostra a variedade do macro e do micro nos Cosmos; b) uma crítica aos conservadores, e como poderíamos nos juntar para um planeta melhor, em relação à conservação do meio ambiente; c) o sentimento humano, e como poderíamos evitar a destruição da humanidade com os riscos de uma guerra nuclear.

Como um grande divulgador científico, Carl Sagan nos presenteia essa obra com uma escrita simples, mas com bastante profundidade. Nos faz refletir sobre o Cosmos, sobre a Religião, sobre a Vida e a Morte.

Recomendo a todos que queiram degustar de uma ótima leitura!

Graziele.Rodrigues 03/01/2024

Esperava pouco, mas amei!
Primeiro livro terminado de 2024, comecei nessa virada de ano, onde é uma confusão de arrumar tudo para essa noite. Nesse contexto, estava bem plena lendo meu livro. Sério, eu não gosto e nem boa nesse tema de astronomia e física, não é a minha praia mesmo. Mas eu gostei mesmo do livro, a escrita do autor é boa, além que ele explica, as vezes bem melhor que o meu professor, cada fenômeno ou situação que ele vai discutir. Resumindo, é bom, indico ele e eu já queria ler outros livros dele.